Janio de Freitas, em sua coluna de hoje, na Folha, sai do tiroteio da votação da denúncia contra Temer e olha para frente, enxergando em nome de quê se apresentam os candidatos da neodireita brasileira, em meio aos frangalhos de suas representações tradicionais, as ruínas tucanas e o vasto e desmoralizado horizonte dos agrupamentos políticos convencionais.
E, com a experiência que as décadas de janela lhe dá, vê o que poucos percebem, embora evidente.
A direita não tem um projeto, tem uma negação de projeto. Não importa como e com quem, seu negócio é impedir que o poder seja ocupado por quem o tenha. Vibra com a destruição que o clima de histeria judicial fez ao país. Espécie oportunista, sabe que só tem chances de vicejar em terra arrasada e, afinal, porque se importa pouco ou nada com a terra e a gente que nela vive.
Pela negação, representam a afirmação de que este país – pelo desamor que lhe têm suas elites e pela mediocridade com que a mídia as revestiu – acabou reduzido a uma só esperança de voltar àquilo que descobriu, na década passada, que podia ser “o normal’: ter paz, crescer e tornar-se mais justo.
Sem mostrar ao que vêm, novatos
dividem desejo de Lula ser candidato
Quando João Doria passar por São Paulo, talvez não perceba, mas seus apoiadores estarão em menor número. Sua base eleitoral esfarinha aos poucos e sem cessar. O que é perceptível até pela diminuição de espaços e tempo que o projetam nos jornais e TV. Sem indício algum de que o desejo de se fazer conhecido resulte em mais notoriedade sua, por aí afora, do que em decepção do seu possível eleitorado. A agenda de Doria para a semana previu sua presença nesta quinta (26) em Aracaju e sexta (27) em Maceió. Para o que pode obter por lá, bastaria ir a quase qualquer um dos municípios paulistas.
Henrique Meirelles, posto diante da realidade de que a presunção e promessas de êxitos no comando da economia não se cumprem, passou-se para o caminho da salvação. Não a da alma. A do mais terreno voto: as igrejas evangélicas e sua comprovada potência eleitoral. Neste caminho, porém, outra ambição neófita busca converter o seu conceito para o de pessoa confiável também pelo eleitorado civil, que sempre desprezou. Meirelles e Bolsonaro estão em disputa entre si.
Jair Bolsonaro, o ex-tenentinho que planejou explodir as entradas de água potável no Rio, pensou que fazer falas de bom moço nos Estados Unidos desse à sua imagem, aqui, alguma dubiedade brasileira. Azeitada, em seu caso, com a evidência de filiação ao americanismo mais vulgar. Mas, entre outras cabeçadas agora sem capacete, oficializou a sujeição dando Trump, o abominável, como sua inspiração. Nem a direita mais monetária gostou.
Luciano Huck não vai nem fica. Não sabe que, em política, ir inclui a possibilidade de desistir com uma desculpa, e até mesmo na excepcionalidade de uma explicação honesta. E protelar decisão, além de sugerir inseguranças, quase sempre leva a perder oportunidades. Logo aparecerá outro aventureiro a comprovar a meia verdade de que em política não há espaço vazio (exceto Lula, nenhum político à esquerda pode empregar tal conceito). Existe, ainda, a velha crítica: “…viu o cavalo passar e não montou”. O DEM já confirmou essa tradição: mal iniciou conversações com Huck, “desistiu dele, porque em três encontros não decidiu se quer ou não quer”.
Nenhum dos quatro novatos da “renovação” (Bolsonaro pensa que é político veterano, sem jamais ter ido além de agitador de extrema direita) mostrou ainda ao que vem. Têm, em comum, o traço básico de serem portadores do desejo inconfessável de que Lula seja candidato. Por serem, todos, pretensos candidatos gerados na visão oportunista de que representar o anti-Lula é uma chance eleitoral como nenhuma outra. Em boa medida, suas candidaturas de direita e a candidatura de Lula são uma coisa só.
View Comments (32)
PARABENS PELO TEXTO!!!!doria foi com muita sede ao pote!!! sua base esfarinha.....
Doria sujeriu deixar lula livre para derrotá-lo nas urnas. Háá; coitado
Fizeram tudo e de tudo para criminalizar e "acabar com essa raça", não só não conseguiram acabar com o PT como fortaleceram enormemente a figura de Lula. Foram cabos eleitorais inconsequentes e inconsciente: a demonização de Lula só podia gerar seu contrário, sua "canonização", e tem uma coisa ainda pior para os golpista. A demonização se dá numa faixa muito estreita do eleitorado, as mínimas classe média, as grandes maiorias sociais parecem cada vez mais imunes ao vírus da radicalização histérica da d demonização. Por isso, o tempo político corre agora contra os golpistas. A bala de prata do golpismo não é a inabilitação de Lula, é a recuperação econômica.Essa a única chance de o golpismo se estabilizar.
O diagnóstico que os médicos deram que o temer tem uma obstrução fecal no cérebro, pode estar errado, devido ao tanto de cagadas que está fazendo no país.
Quando eu era adolescente, cresci durante a ditadura de 1964, achava que o brasil era uma merda. Passaram-se muitos anos, muita água rolou por baixo da ponte e hoje eu não acho mais que o brasil é uma merda. Eu tenho certeza!
O Sr Luciano M Silva adora vir aqui arrotar sabedoria. Um banda podre como poucas vezes já se viu assumiu o poder por meio de um golpe de Estado e ele segue achando que é o Lula que vai transformar "a presidência em um covil do crime e da impunidade".
-
Tem razão o coronel-aviador Sued Castro Lima quando afirma que o “pensamento político do militar brasileiro está estacionado na década de 1960”. Tire essas viseiras de cavalo de padeiro, Sr Silva, e vá estudar para amenizar essa tremenda ignorância que o senhor insiste em esparramar aqui neste sítio.
-
A entrevista do coronel Sued está disponível em http://www.viomundo.com.br/politica/coronel-o-pensamento-politico-do-militar-brasileiro-esta-estacionado-na-decada-de-1960.html.
Ser contra Lula é ser contra
O Petrolão
O BNDESzão
O Foro de São Paulo
A Lei Rouanet
A venezuelização do Brasil...
Acredite, Fernandinho! Temos, além desses, muitos outros excelentes motivos pra sermos contra Lula.
Enquanto havia algum risco dos nazistas voltarem a dominar a França, é óbvio que a sua eliminação se sobrepunha a qualquer outra questão. Do mesmo modo, enquanto a Justiça não descarta de vez o fürher petista, ele se torna a referência de quem não quer a repetição do desastre econômico e ético do lulopetismo.
Mas eu estou estranhando a falta de notícias da "caravana mineira".
No Nordeste, o pessoal transformava público de mil em 30 mil.
Agora nem isso. Vou até ajudar mostrando um dos vídeos dela.
https://www.youtube.com/watch?v=ftn9aSTAAzI
O Lula passou em Itaobim/MG.
A cidade tem 21 559 habitantes (estimativa IBGE/2017), mas o Ernesto exige que milhões estivessem presentes...então, ta...né!?!
Sou daqui viu Enesto. e garanto, A caravana Mineira está sendo um sucesso! E isso, mesmo com o boicote da grande mídia. Quase que sem divulgação.
A caravana de Lula em Minas é um sucesso absoluto, tão grande quanto foi no Nordeste. O problema é que Temer, comprando votos e passando mal, tem tomado o noticiário, que de resto é inimigo declarado de Lula. Aqui a neodireita ainda não deixou de tentar produzir vídeos mentirosos sobre a Caravana, o que é outro traço de quem não tem noção do tamanho do inimigo que estão enfrentando. Quiseram produzir estes vídeos também no Nordeste, a partir da Bahia, com uma equipe grande de mentirosos, cinegrafistas, repórteres e locutores metidos a cômicos. Desistiram rapidamente diante da avassaladora marcha da Caravana. A propósito, foi estupendo ver os grupos vocais do Vale do Jaquetinhonha, um celeiro inesgotável de talentos teatrais e musicais, cantando as canções mais belas da região para que o presidente Lula as apreciasse. Foi emocionante!
Houve um tempo em que o PT manipulou muito a informação. Mas hoje qualquer um pode filmar um evento. Veja outros exemplos da fiascovana mineira:
https://www.youtube.com/watch?v=A27RHSebXuk
Quanto ao Nordeste, o PT preferiu fazer tudo à noite e em lugares onde era difícil alguém filmar de cima. Mas bastava você analisar o espaço ocupado (GoogleMaps) para ver que os números dados pelo partido eram impossíveis. Sem contar que praticamente todos os participantes eram soldadinhos uniformizados da CUT e do MST.
É babaca, mas pesquisas coxinhas dizem a mesma coisa: Lula 2018 e não tem para doria, moro, alckmin, huck, quem mais??? podem colocar, Lula DERROTA todos e JUNTOS!!
Dilma, que para voces era um poste, ganhou DUAS VEZES e contra TODA a imprensa canalha e coxinhas imbecis.
Lula/PT enfiaram no rabo de voces QUATRO VEZES e sem SAIR de CIMA!!!!
E vai para o PENTA, HEXA
Ou Guerra Civil. Escolha.
Tu é um bosta que consegue dando pulos respirar fora da merda e pensas ser rico.Rico fosses estarias curtindo a vida e não desfilando tua miséria.
POBRE E DE DIREITA , o detrito das elites.
Se eleições houver,terá Lula (povo) e o anti-lula ( a casta),mais uma vez serás obrigado a votar contra alguém e não a favor de uma ideia.Um coitado (de coito)
Vocês tem um defeito de nascença: nasceram com um intestino extra dentro da caixa craniana. Dizer que energúmenos como vocês não tem nada na cabeça seria até um elogio.
Quem vê alguns "comentaristas" falarem da Venezuela, chega a pensar que se trata de pessoas com formação em Ciência Política e doutorado em história da evolução política da América Latina. Mas não. São apenas propagandistas ideológicos da Neodireita internacionalista, fazendo valer sua doutrinação de baixo nível.
O Jânio desta vez pisou na bola. Não existe neodireita. Existem neófitos, jovens que passam a se interessar pela direita. A direita é a coisa mais antiga, mais conservadora e atrasada que existe. A propósito, fiquei sabendo que o Olavo de Carvalho mora e milita em... Curitiba! Mas, onde mais poderia ser?
Informação para o desenvolvimento da cultura nacional: ritiba quer dizer "do mundo".
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk assistindo a Globo e a imprensa fascista vc jamais vai ver público nas caravanas de Lula, será que vc não utiliza a internet. É por isso que vcs são chamados de coxinhas, são burros e manipulados pelo fascistas.
O pior disso tudo é o excremento político que não vê meio palmo alem das narinas e NÃO conhece a VASTIDÃO do Brasil e PENSA, PENSA que sabe e opina igual um avestruz fugindo do guepardo na savana africana. Mas na democracia tem aqueles que votam até em animais, vide HISTORIA, HISTÓRIA: cacareco e macaco tião...
A doença politica é igual ao CANCER que começa comendo por dentro sem o elemento SABER
Enquanto isso, Lula continua avançando, sem improvisações, com o apoio da população que sabe o que ele pode fazer, ainda, pelo Brasil.
Quanto mais difamado, caluniado, condenado sem nenhuma prova, fica estampada a decência de Lula.
Isso é tudo que os sabujos não têm.