Janio: ser contra Lula é a “razão de viver” da neodireita

lularelax

Janio de Freitas, em sua coluna de hoje, na Folha, sai do tiroteio da votação da denúncia contra Temer e olha para frente, enxergando em nome de quê se apresentam os candidatos da neodireita brasileira, em meio aos frangalhos de suas representações tradicionais, as ruínas tucanas e o vasto e desmoralizado horizonte dos agrupamentos políticos convencionais.

E, com a experiência que as décadas de janela lhe dá, vê o que poucos percebem, embora evidente.

A direita não tem um projeto, tem uma negação de projeto. Não importa como e com quem, seu negócio é impedir que o poder seja ocupado por quem o tenha.  Vibra com a destruição que o clima de histeria judicial fez ao país. Espécie oportunista, sabe que só tem chances de vicejar em terra arrasada e, afinal,  porque se importa pouco ou nada com a terra e a gente que nela vive.

Pela negação, representam a afirmação de que este país – pelo desamor que lhe têm suas elites e pela mediocridade com que a mídia as revestiu – acabou reduzido a uma só esperança de voltar àquilo que descobriu, na década passada, que podia ser “o normal’:  ter paz, crescer e tornar-se mais justo.

Sem mostrar ao que vêm, novatos
dividem desejo de Lula ser candidato

Quando João Doria passar por São Paulo, talvez não perceba, mas seus apoiadores estarão em menor número. Sua base eleitoral esfarinha aos poucos e sem cessar. O que é perceptível até pela diminuição de espaços e tempo que o projetam nos jornais e TV. Sem indício algum de que o desejo de se fazer conhecido resulte em mais notoriedade sua, por aí afora, do que em decepção do seu possível eleitorado. A agenda de Doria para a semana previu sua presença nesta quinta (26) em Aracaju e sexta (27) em Maceió. Para o que pode obter por lá, bastaria ir a quase qualquer um dos municípios paulistas.

Henrique Meirelles, posto diante da realidade de que a presunção e promessas de êxitos no comando da economia não se cumprem, passou-se para o caminho da salvação. Não a da alma. A do mais terreno voto: as igrejas evangélicas e sua comprovada potência eleitoral. Neste caminho, porém, outra ambição neófita busca converter o seu conceito para o de pessoa confiável também pelo eleitorado civil, que sempre desprezou. Meirelles e Bolsonaro estão em disputa entre si.

Jair Bolsonaro, o ex-tenentinho que planejou explodir as entradas de água potável no Rio, pensou que fazer falas de bom moço nos Estados Unidos desse à sua imagem, aqui, alguma dubiedade brasileira. Azeitada, em seu caso, com a evidência de filiação ao americanismo mais vulgar. Mas, entre outras cabeçadas agora sem capacete, oficializou a sujeição dando Trump, o abominável, como sua inspiração. Nem a direita mais monetária gostou.

Luciano Huck não vai nem fica. Não sabe que, em política, ir inclui a possibilidade de desistir com uma desculpa, e até mesmo na excepcionalidade de uma explicação honesta. E protelar decisão, além de sugerir inseguranças, quase sempre leva a perder oportunidades. Logo aparecerá outro aventureiro a comprovar a meia verdade de que em política não há espaço vazio (exceto Lula, nenhum político à esquerda pode empregar tal conceito). Existe, ainda, a velha crítica: “…viu o cavalo passar e não montou”. O DEM já confirmou essa tradição: mal iniciou conversações com Huck, “desistiu dele, porque em três encontros não decidiu se quer ou não quer”.

Nenhum dos quatro novatos da “renovação” (Bolsonaro pensa que é político veterano, sem jamais ter ido além de agitador de extrema direita) mostrou ainda ao que vem. Têm, em comum, o traço básico de serem portadores do desejo inconfessável de que Lula seja candidato. Por serem, todos, pretensos candidatos gerados na visão oportunista de que representar o anti-Lula é uma chance eleitoral como nenhuma outra. Em boa medida, suas candidaturas de direita e a candidatura de Lula são uma coisa só.

contrib1

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

32 respostas

  1. Fizeram tudo e de tudo para criminalizar e “acabar com essa raça”, não só não conseguiram acabar com o PT como fortaleceram enormemente a figura de Lula. Foram cabos eleitorais inconsequentes e inconsciente: a demonização de Lula só podia gerar seu contrário, sua “canonização”, e tem uma coisa ainda pior para os golpista. A demonização se dá numa faixa muito estreita do eleitorado, as mínimas classe média, as grandes maiorias sociais parecem cada vez mais imunes ao vírus da radicalização histérica da d demonização. Por isso, o tempo político corre agora contra os golpistas. A bala de prata do golpismo não é a inabilitação de Lula, é a recuperação econômica.Essa a única chance de o golpismo se estabilizar.

  2. O diagnóstico que os médicos deram que o temer tem uma obstrução fecal no cérebro, pode estar errado, devido ao tanto de cagadas que está fazendo no país.

  3. Quando eu era adolescente, cresci durante a ditadura de 1964, achava que o brasil era uma merda. Passaram-se muitos anos, muita água rolou por baixo da ponte e hoje eu não acho mais que o brasil é uma merda. Eu tenho certeza!

  4. O Sr Luciano M Silva adora vir aqui arrotar sabedoria. Um banda podre como poucas vezes já se viu assumiu o poder por meio de um golpe de Estado e ele segue achando que é o Lula que vai transformar “a presidência em um covil do crime e da impunidade”.

    Tem razão o coronel-aviador Sued Castro Lima quando afirma que o “pensamento político do militar brasileiro está estacionado na década de 1960”. Tire essas viseiras de cavalo de padeiro, Sr Silva, e vá estudar para amenizar essa tremenda ignorância que o senhor insiste em esparramar aqui neste sítio.

    A entrevista do coronel Sued está disponível em http://www.viomundo.com.br/politica/coronel-o-pensamento-politico-do-militar-brasileiro-esta-estacionado-na-decada-de-1960.html.

  5. Ser contra Lula é ser contra

    O Petrolão

    O BNDESzão

    O Foro de São Paulo

    A Lei Rouanet

    A venezuelização do Brasil…

    Acredite, Fernandinho! Temos, além desses, muitos outros excelentes motivos pra sermos contra Lula.

    1. Enquanto havia algum risco dos nazistas voltarem a dominar a França, é óbvio que a sua eliminação se sobrepunha a qualquer outra questão. Do mesmo modo, enquanto a Justiça não descarta de vez o fürher petista, ele se torna a referência de quem não quer a repetição do desastre econômico e ético do lulopetismo.

      Mas eu estou estranhando a falta de notícias da “caravana mineira”.
      No Nordeste, o pessoal transformava público de mil em 30 mil.
      Agora nem isso. Vou até ajudar mostrando um dos vídeos dela.
      https://www.youtube.com/watch?v=ftn9aSTAAzI

      1. O Lula passou em Itaobim/MG.
        A cidade tem 21 559 habitantes (estimativa IBGE/2017), mas o Ernesto exige que milhões estivessem presentes…então, ta…né!?!

      2. Sou daqui viu Enesto. e garanto, A caravana Mineira está sendo um sucesso! E isso, mesmo com o boicote da grande mídia. Quase que sem divulgação.

      3. A caravana de Lula em Minas é um sucesso absoluto, tão grande quanto foi no Nordeste. O problema é que Temer, comprando votos e passando mal, tem tomado o noticiário, que de resto é inimigo declarado de Lula. Aqui a neodireita ainda não deixou de tentar produzir vídeos mentirosos sobre a Caravana, o que é outro traço de quem não tem noção do tamanho do inimigo que estão enfrentando. Quiseram produzir estes vídeos também no Nordeste, a partir da Bahia, com uma equipe grande de mentirosos, cinegrafistas, repórteres e locutores metidos a cômicos. Desistiram rapidamente diante da avassaladora marcha da Caravana. A propósito, foi estupendo ver os grupos vocais do Vale do Jaquetinhonha, um celeiro inesgotável de talentos teatrais e musicais, cantando as canções mais belas da região para que o presidente Lula as apreciasse. Foi emocionante!

        1. Houve um tempo em que o PT manipulou muito a informação. Mas hoje qualquer um pode filmar um evento. Veja outros exemplos da fiascovana mineira:
          https://www.youtube.com/watch?v=A27RHSebXuk

          Quanto ao Nordeste, o PT preferiu fazer tudo à noite e em lugares onde era difícil alguém filmar de cima. Mas bastava você analisar o espaço ocupado (GoogleMaps) para ver que os números dados pelo partido eram impossíveis. Sem contar que praticamente todos os participantes eram soldadinhos uniformizados da CUT e do MST.

          1. É babaca, mas pesquisas coxinhas dizem a mesma coisa: Lula 2018 e não tem para doria, moro, alckmin, huck, quem mais??? podem colocar, Lula DERROTA todos e JUNTOS!!
            Dilma, que para voces era um poste, ganhou DUAS VEZES e contra TODA a imprensa canalha e coxinhas imbecis.
            Lula/PT enfiaram no rabo de voces QUATRO VEZES e sem SAIR de CIMA!!!!
            E vai para o PENTA, HEXA
            Ou Guerra Civil. Escolha.

          2. Tu é um bosta que consegue dando pulos respirar fora da merda e pensas ser rico.Rico fosses estarias curtindo a vida e não desfilando tua miséria.
            POBRE E DE DIREITA , o detrito das elites.
            Se eleições houver,terá Lula (povo) e o anti-lula ( a casta),mais uma vez serás obrigado a votar contra alguém e não a favor de uma ideia.Um coitado (de coito)

    2. Vocês tem um defeito de nascença: nasceram com um intestino extra dentro da caixa craniana. Dizer que energúmenos como vocês não tem nada na cabeça seria até um elogio.

      1. Quem vê alguns “comentaristas” falarem da Venezuela, chega a pensar que se trata de pessoas com formação em Ciência Política e doutorado em história da evolução política da América Latina. Mas não. São apenas propagandistas ideológicos da Neodireita internacionalista, fazendo valer sua doutrinação de baixo nível.

  6. O Jânio desta vez pisou na bola. Não existe neodireita. Existem neófitos, jovens que passam a se interessar pela direita. A direita é a coisa mais antiga, mais conservadora e atrasada que existe. A propósito, fiquei sabendo que o Olavo de Carvalho mora e milita em… Curitiba! Mas, onde mais poderia ser?
    Informação para o desenvolvimento da cultura nacional: ritiba quer dizer “do mundo”.

    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk assistindo a Globo e a imprensa fascista vc jamais vai ver público nas caravanas de Lula, será que vc não utiliza a internet. É por isso que vcs são chamados de coxinhas, são burros e manipulados pelo fascistas.

  7. O pior disso tudo é o excremento político que não vê meio palmo alem das narinas e NÃO conhece a VASTIDÃO do Brasil e PENSA, PENSA que sabe e opina igual um avestruz fugindo do guepardo na savana africana. Mas na democracia tem aqueles que votam até em animais, vide HISTORIA, HISTÓRIA: cacareco e macaco tião…

  8. Enquanto isso, Lula continua avançando, sem improvisações, com o apoio da população que sabe o que ele pode fazer, ainda, pelo Brasil.
    Quanto mais difamado, caluniado, condenado sem nenhuma prova, fica estampada a decência de Lula.
    Isso é tudo que os sabujos não têm.

  9. Já comeram a papinha do Dória, já trocaram as fraldinhas, já passaram hypoglos, prontos para mais um dia de trabalho duro de espalhar mentiras e ódio e passar vergonha na rede?
    tic tac tic tac…
    continuam sem candidato viável?
    tic tac tic tac
    vivo ou morto, preso ou solto, candidato ou não Lula é a eleição de 2018
    tic tac tic tac
    os capitães do mato do mbl/rl não podem com tanto negro fujão né?
    tic tac tic tac
    o dia de vocês estão contados, os senhores de engenho vão descobrir que vocês não servem para nada e dar um chute nos seus traseiros
    tic tac tic tac
    nem para o serviço sujo vocês prestam, escória das escórias

  10. O blefe da Lava Jato virou mico

    Por Guilherme Scalzilli
    26/10/2017

    (…)
    É um caso clássico de esperteza que engoliu o sabujo. Acostumados aos confortos da pós-verdade coercitiva, os procuradores achavam que os recibos deixariam de existir apenas porque isso convinha à trama do Lula falsário. Terminaram enredados numa comédia em que os próprios acusadores ajudam o réu a desmoralizá-los.
    (…)
    A ingenuidade presunçosa do MP conseguiu estremecer toda a linha de trabalho da perseguição a Lula. Desqualificou os informantes. Colocou a questão das provas materiais em destaque. Forneceu um triunfo simbólico à defesa e, principalmente, permitiu a ela constranger Sérgio Moro na delicada seara ética. Em resumo, demonstrou um amadorismo que decerto embaraçou muitos profissionais tarimbados do Judiciário.
    (…)
    De qualquer forma, quanto maior o silêncio da mídia a respeito, mais eloquente é o sinal da importância que o assunto vem ganhando nos bastidores.

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://jornalggn.com.br/blog/guilherme-scalzilli/o-blefe-da-lava-jato-virou-mico-por-guilherme-scalzilli

  11. E os papagaios de pirata só sabem repetir os bordões do filósofo, ops, astrólogo Olavo de Carvalho e do Tio Raivoso Rei. Na próxima eleição vão eleger um cavalo (ou jumento, como eles) para senador, pois devem achar o máximo as loucuras da Roma Antiga. Mas não se preocupem, sua burrice pode piorar, pois vem aí a ração para jumebtos do Doriana.

  12. Sr.Jânio.Não existe a NOVA DIREITA. Existe sim,o que outrora se definiu como PEQUENA BURGUESIA,que hoje,de forma mais acentuada,se revestiu de outra designação ideológica.a PEQUENA IDOLATRARIA.Ou seja,que idolatram as GENITÁLIAS BURGUESAS,e que defendem seu ideário.são aqueles,que entre outros,apregoam o ESTADO MÍNIMO,mas passam a vida inteira,em cargos do ESTADO,com OUTORGA DE CONCURSOS DITOS PÚBLICOS, com matérias elaboradas pelos seus cúmplices ideológicos,os de cima,e como exemplo pode citar-se o MINISTÉRIO PÚBLICO E JUDICIÁRIO.Odeiam OUTORGAS,concedidas pela ”VILANIA ALARVE”, o voto popular,que chamam de POPULISMO.Não existe críticas que os demovam de seus IDEÁRIO,senão a CRÍTICA DAS ARMAS,como apregoava há exatamente um século,UM ANTIGO PENSADOR, VENCEDOR EM SUAS TESES.

  13. Excelente a denominação de Neodireita. A direita é novidadeira, depende disso para conservar tudo como está ou avançar na construção do pior. Foi a pedra que faltava para fechar o quebra-cabeças. Um campo de restos, que vão se agrupar em breve em torno de um nome, não importa se para disputar eleição ou não. A mídia se voltará para ela como flechas. E a velharia mais antiga definirá outro campo, uma espécie residual de centrão (sempre sobrevivente) em decadência, que vai se alimentar da Neodireita enquanto ela precisar dele. Configurando uma espécie de Psol da direita, mais intelectualizados, estarão partidos “éticos” e preocupados com o meio ambiente, como a Rede. O que não se sabe é se a Neodireita aproveitará ou afastará quadros da extrema direita, que tão bem souberam usar para darem o golpe. Como Bolsonaro, que já começa a ser hostilizado por grupos como o MBL acusado de ser politicamente correto em algumas coisas. Claro que Moro será o astro da Neodireita, seu apetite pelos holofotes já começa a ser disfarçado por intenções expressas de “entrar na vida para tentar mudá-la”, a desculpa de miríades de políticos que tardiamente resolvem enfrentar a urna. .

  14. Do lado da esquerda e de um projeto nacionalista tem outros, um exemplo seria o Requião! Se precisar o PT e Lula vão indicar.
    Os corruptos entreguistas golpistas da direita entre eles as elites, a mídia ,judiciário vão quebrar a cara achando que o povo vai aceitar qualquer tipo de condenação ou impedimento de Lula ser candidato. Vão quebrar a cara achando que a esquerda nacionalista tem só Lula. A verdade é que o povo a cada dia toma noção do estrago que essa direita golpista que tomou de assalto o país faz todos os dias e o lixo que são é o mal que fazem para o próprio povo.
    É por isso que a direita tem medo do povo, patrulha todo mundo, quer se meter e mandar na vida de todo mundo espalhando ódio e preconceitos, e não se contentam em rouba-lo, querem mata-lo de fome!
    A direita é inimiga do povo e do Brasil e o povo vai dar a resposta!
    Não existe mal que sempre dure!

  15. O povão está com o Lula.
    Lulão está parecendo um popstar, onde quer que vá é só abraço da multidão.
    E tudo isso sem aparecer um segundo nas TVs, em nenhuma delas, nem rede esgoto ou sbt, ou band, ou recorde.
    Lulão, companheiro, mais atenção com a sua segurança. Já sabem que só matando!

  16. Maravilha Janio! Seus artigos sempre oportunos . Saia da “folha”.Este jornal não merece sua presença

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.