O Vitor Teixeira, cartunista que já ajudou e ajuda este Tijolaço, recebeu uma notificação da Igreja Universal do Reino de Deus, por conta de uma charge feita por ele em que aparece um gladiador com o símbolo da igreja evangélica na camisa dando um golpe de espada em uma mãe de santo ajoelhada.
Vitor, prudentemente, tirou de sua página no Facebook, a ilustração, como eu próprio fiz quando publiquei um relatório daquela Empíricus “Fim do Brasil” que mostrava seu fiasco como promotora de carteiras de investimento.
Não temos uma estrutura que nos torne capazes de suportar na Justiça o poder de quem tem dinheiro.
Se alguém acha isso estranho, compre, baratinho, nos sebos, um pequeno volume do autor de “best-sellers” Frederick Forsyth, chamado “Sem Perdão”.
É a história de um pequeno corretor da City londrina contra um colunista de um grande jornal.
O Vitor, portanto, está agindo certo: obedece e mostra publicamente porque o está fazendo, por que a liberdade que nos tiram, se gritamos, não está perdida.
Quem está agindo errado é a igreja de Edir Macedo, inclusive do ponto de vista da comunicação.
Duvido que Vitor se negasse a publicar uma nota dizendo que se pautava pelo respeito a todas as crenças, sem abrir mão de suas próprias.
Duvido que ele se mantivesse indiferente a uma declaração de que não se transforma a fé em ódio aos diferentes.
Os evangélicos no Brasil precisam se despir do ódio, ódio que ajudaram a construir.
Ninguém é porta-voz de Deus e, segundo me lembro, Deus não precisa ser defendido.
Muito menos com ameaças de ação judicial.
31 respostas
A sociedade brasileira, principalmente nos grandes centros, está entrando em uma onde de fundamentalismo chato e perigoso. Na parte política já temos a separação, muito nítida, entre Petista e o resto. Enfim, a continuarmos assim não sei onde isto pode ir parar….
Enquanto formos um País desigual continuaremos assistindo alguns se aproveitando de muitos inocentes desamparados
Caro MacCain. Concordo quanto ao País desigual, se bem que sob a administração do 13 caiu bastante a desigualdade…tem “Aeroporto parecido com Rodoviária” – segundo o pessoal dos “Jardins em SP”. Agora “inocente e desamparados” não dá. São idiotas mesmos, compram a “salvação…não sei do que??? Tenho um vizinho que frequentava a Assembléia e o Pastor começou a pressionar que “Deus PRECISAVA” dos 10% do salario dele para continuar sua “obra”…deve ser mais uma dessas igrejinhas tipo o templo do Salomão! Sabe o que meu vizinho fez? Não frequentou mais a igreja e comprou uma moto financiada com os 10% que iriam para a obra do “Senhor.” Agora ele economiza a gasolina do carro. Mas ele me garantiu que continua sendo cristão…bom pra ele!
A charge foi tão infeliz quanto a dos franceses. Chega de considerar os evangélicos uns pobres coitados manipulados. Estão lá por que querem. Votam nestas bancadas reacionárias e obtusas por que querem. Há de se respeitar para que sejamos, eventualmente, respeitados em nosso agnosticismo…
O fundamentalismo cristão no Brasil há muito esta correndo frouxo.Triste realidade, pois leve a intolerância religiosa.
Essa charge foi bem infeliz,não gostei dela, por mais que se questione as atitudes de alguns membros de alguma igreja não se pode generalizar desta forma.
Sou católico e considero estas charges exageradas e desrespeitosas, penso haver diversas outras maneiras de criticar sem generalizar.
Qual foi a atitude concreta desse pessoal, para merecer uma charge executando uma mãe de santo?
Uma charge que prega o ódio só pode ser taxada de ofensiva.
Esse tipo de atitude é reprovável, poderiam ser mais sutis e ofenderem menos, inclusive estão condenando por algo que consideram um crime que será cometido, isso não existe.
O pessoal na França jamais deveriam ter sido assassinados, isso é ponto de consenso entre todos os religiosos não fundamentalistas, mas não seriam eles também “fundamentalistas” com aquelas charges?
Não podemos confundir Igrejas (administradas por homens) com Deus, são coisas distintas, e deixo claro que considero as Igrejas, sejam elas de que religião for, como essenciais a sociedade e sua evolução.
Fernando Brito sou fã do blog, mas neste caso concordo com a retirada e até acionar na justiça, afinal isso é melhor que sair ofendendo e ameaçando fisicamente.
Costumo brincar quando dizem ter uma igreja em cada esquina e consideram isso ruim, pois não vejo ninguém reclamar de ter um bar em cada esquina vendendo drogas ditas lícitas e matando gente de câncer e no trânsito todo dia.
Tanto nas igrejas quanto nos bares se vai utilizando o livre arbítrio.
Santa ingenuidade! Os ataques aos terreiros e aos membros das religiões afros são comuns por parte de várias seitas evangélicas e já viraram casos de polícia. O fundamentalismo e a intolerância dessas seitas estão aí para quem quiser ver, desde que não seja o pior cego.
Templo é dinheiro!
Concordo com Joao Santos em alguns aspectos, até pq não sou de Igreja nenhuma, embora tenha propriedade por ter sido membro por imposição ai mormonismo que hoje tenho repulsa e tbm por livre arbítrio ter sido batizada Batista. Agora o chargista generalizar a IURD dizendo que só pq os crentes em geral acham que o espiritismo não seja de ” Deus”,não da o direito do chargista desenhar a IURD como se estes tivessem matando a mulher só pq ela é mãe de santo. Todas as igrejas dao cheias dos dogmas e fundamentalistas.Mas todas elas seitas,evangélicas, católica não ensina ninguém a matar ou odiar mãe de santo. Falo com convicção pq frequentei por anos assiduamente mas hoje não vou em nenhuma pq não preciso de Pst me dizendo o que é certo ou errado. Agora desnecessária a Liberdade de Expressão do jor alista chargista estar acima da Liberdade Religiosa. Engraçado todo jornalista quer usar a liberdade de expressão como um direito fundamental acima dos outros direitos fundamentais: Como Liberdade Religiosa e Direito a honra. É de extremo mal gosto insinuar que a IURD com o projeto Gladiões da fé que tem por objetivo restaurar pessoas que se marginalizaram nas drogas e outros vícios de forma perjorativa este desenho, como se eles fossem assassinos dos espiritas,candomblés e afins. Ora tenham bom senso e seus direitos não prevalecem ao te os de ninguém.
Depois que o HOMEM criou deus, o diabo faz cisas que até deus duvida.
Eu me acho capaz e inteligente e nunca nenhum pastor me obrigou a fazer nada, ate pq sou pessoa capaz e formadora de opinião. Mas conheço muito as igreja evangélicas, tenho horror aos dogmas e religiosidade de todas elas, do católico que não come carne na Páscoa, do Mórmon que não bebe café que batiza pessoas que morreram, do evangélico que dizem manter a castidade e bla bla bla, mas essa é minha opinião e não pretendo impor a ninguém,são ingênuos os “pré”conceito que as pessoas estão lá por serem manipuladas, elas tem livre arbítrio.Respeitem a liberdade religiosa dos evangélicos. Agora criticar religiosidade faz parte de qualquer sociedade, fazer desenhos tudo bem, o que nao pode é desenhar um projeto como Gladiões da fé matando a mulher de santo.Qual a mensagem que o chargista quis propagar? Eu não entendi.
Desculpe os erros de digitação, faço meu comentário de forma apressada pelo celular.Pq esse mês nós estudantes de Direito tivemos a oportunidade de conhecer o outro lado e é impressionante como todos os alunos já são discipulados sobre a famosa Liberdade de Expressão, Liberdade de Imprensa etc. Conheci o Paixão, Bennet, Priscilla . Eles repudiaram com veemência essa agressão a liberdade de expressão no Caso Charlie, mas não entendem que houve um excesso. Assim como esse desenho contra a IURD, ofensa gratuita, desnecessária, parece que o chargista é pai de santo e se ofende pq os evangélicos não concordam com sua religião, ai ele resolveu desenhar uma insinuação que os gladiadores da IURD vão matar a mãe de santo..Nada a ver esse desenho.Ridículo! Queria saber a opinião do chargista ele foi pesquisar esse projeto?
Alunos de Direito e Jornalismo na Palestra Sonos todos Charlie em Curitiba. Pergunto o chargista sabe o que significa esses gladiadores da IURD?
Eles são “religiosos” que se entendam…
Não creio em amiguinho imaginário e nem em cobra falante ou chifrudo de “colant” vermelho.
A religião é o ópio das massas, já dizia o grande Karl Marx.
Mas a imagem é sugestiva.
Afinal de contas, o que pensar de um líder religioso que cria um “exército” de imbecis acéfalos, denominados “Gladiadores do Altar”?
Qual a finalidade se não, a princípio, intimidar?
E depois?
Agressão sistemática a quem não comunga da mesma fé?
Acho um absurdo que a televisão esteja se tornando cada dia mais um monopólio nas mãos de Marinhos e Macedos. As concessões de rádio e tv ficarem tão concentradas nas mãos de poucos. Tanto poder sendo depositado nas mãos de donos de igrejas, acumulando, cada vez mais, dinheiro e poder, por falta de critérios e total omissão governamental na área de comunicação. Mas parece-me que uma charge dessas somente serve para reforçar desentendimentos entre as religiões e preconceitos contra os seguidores.
Muito bom! “Deus não precisa ser defendido.” Cada religião parece ter um Deus diferente da outra, caso contrário, por que tantas religiões?
Na verdade, quem precisa se despir do ódio não são os fiéis; são aqueles que os orientam.
Deixaram esses monstros crescerem .eles participam da politica com o foto de cabresto de um povo alienado que acredita piamente que milagres existem,esta na hora de chamar esses cidadãos a fala e inclusive pagar impostos como eu pago por isso posso opinar e participar politicamente.
A ambição pelo dinheiro, por parte de alguns líderes religiosos, reduziu a função da igreja a meros hospitais públicos: os fieis não buscam mais a salvação do espírito, mas a cura da carne.
Será que vão atrás do Carlos Ruas também?
http://www.umsabadoqualquer.com/1486-gladiadores-do-altar/
Como se sabe , e como está ficando a cada semana mais evidente…
TEMPLO é dinheiro!
As religiões começam com muito conteudo doutrinário e espirito de amor/sacrifico coletivo e individual.
Com o tempo quando se institucionalizam, passam a ter bem maiores despesas e é natural que peçam doaçoes e passem a organizar isso. (a diferença, creio eu, está entre aquelas que constrangem/pressao psico e pública quase irresistivel ao fragilizado fiel… e as que deixam isso p/opçao livre de cada um).
Mas hoje ja estou convencido de que, no devir historico delas, o que conta
é a ENFASE que passam a dar a determinados pontos de s doutrina… Pela razao que em muitos pontos ha um elenco de teses COMUNS a quase todas entre si. Essa enfase pode ir e mesmo VAI em direçao ao poder e á manutençao do poder da instituiçao ja crescidinha.Assim tem sido a enfase no medo, enfase no castigo, ou enfase na alegria interior ou em outras na bençao implicita em quem enriquece que é sinal de pura bençao divina.
E por ai vai. O que afirmo é que a clivagem estará residindo mais nas enfases do que outra coisa.
A ênfase que se dá a determinados pontos de divergência na doutrina das religiões ocorre de fato, mas não é somente com as religiões que isso acontece, mas em quase tudo o que se refere ao ser humano, ainda mais quando há disputa em questão. Por exemplo, nos partidos políticos, empresas, sindicatos, nações, grupos em geral. Mesmo com as pessoas individualmente, desde o nascimento, os familiares sempre dão ênfase às diferenças entre os filhos e isso vai reforçando as diferenças de personalidade entre eles, por exemplo, e até certo pont,o isso faz parte da construção da identidade das pessoas ou grupos. O problema é quando há exagero, radicalismos, intolerância. Mas é importante que as religiões busquem o diálogo, valorizem as convergências, pois o objetivo maior deve ser o bem comum. Mas hoje em dia, no Brasil, com o grande crescimento dos evangélicos há muita disputa com o catolicismo, então ocorre essa ênfaze nas divergências. Já entre os próprios evangélicos, que são muitas igrejas distintas, parece que tem havido mais sintonia. Em relação às religiões passarem a ter como objetivo o poder, baseados nos pontos que enfatizam, isso é outra característica comum do ser humano, que pode ocorrer em muitos casos além das religiões. Quase sempre busca-se o poder, ou como um meio para se chegar ao bem comum, ou como finalidade, para ser dominante. Mas nem sempre se ressalta as diferenças para se obter o poder, as vezes é o contrário, os grupos esquecem as diferenças e se unem para assim ter mais força e poder.
Chutar santa pode né ,o pior de tudo é ver Malafaia gritar histérico contra as minorias e você ver na sua plateia o quanto tem de negros e pobres que lhes sustentam , sera que esses agentes da fé não tem medo que Deus possa realmente existir.
é triste.
http://goo.gl/qQCvl9
vc menciona ” Os evangélicos no Brasil precisam se despir do ódio, ódio que ajudaram a construir”. Desculpe, mas me inclua fora desta expressão preconceituosa sua. Nada a ver…Não dá prá generalizar….isso é muito apelativo e sem profundidade…
Malafaia é o que tem de podre no meio evangélico, mas ao menos sabemos o que esse perturbado quer, ele tem sede de poder e se aparecer.Agora tem outros que são passarinhos que cantam dao mais perigosas.Ex: Ana P.Valadão, usa a influência para dizer aos cordeirinhos que o PT ñ presta. Grandes coisa o Pst chutar a santa.Isso não significa nada. Agora ninguém disse que a mãe de santo merece morrer.Nunca ouvi isso em nenhuma seita …e olha que conheço vários fanáticos de todos os tipos. Até ateus que por ñ crer em nenhum Deus se julgam superiores.A religião não afeta a ninguém Faz parte do controle e contribui significativamente com politicas públicas onde o Estado não consegue atuar com precisão.Falo pelo projeto dos Gladiadores da IURD que foi profanada na liberdade de expressão do chargista. Enfim eles tem um projeto maravilhoso de entrar nas favelas e recuperar drogados. E os traficantes não se intimidam e permitem a presença deles.Ou seja reduzir sofrimento de muitas famílias. Portanto caro Fernando Brito, o desenho não reflete a realidade e não me traz reflexão nenhuma. Qual o dano que esses religiosos estão causando a sociedade?
Qual direito deve prevalecer? Liberdade de Expressão? Ou a Liberdade de credo? (liberdade religiosa).
Os evangélicos fazem fortunas deturpando a palavra de Deus e pregando o ódio. São os fariseus modernos. Dizem que seguem os ensinamentos de Deus. Uma falácia! Na verdade são seguidores de Lúcifer, Satanás,…. “Você não pode servir a dois senhores”, então os pastores preferem servir ao dinheiro (Mamon). Os pastores são representados na bíblia pelo fazendeiro que pergunta a Jesus como entrar no reino dos céus. Jesus proibiu a mistura entre fé e política (não apoiou a insanidade de Barrabás), pois Deus não quer seguidores forçados por leis políticas. Quer uma fé verdadeira. Pastores no Congresso é uma aberração! Ao entrar em uma “igreja”, ou melhor seita, evangélica, você está seguindo os ensinamentos do Diabo. Os pastores devem ser expurgados do mundo!
Ora, o Edir macedo é um estelionatário costumas, entretanto o Mp são coniventes criminosos ricos.