João Santana: campanha de Dilma será propositiva

foto (2)

Em palestra para secretários de comunicação do PCdoB, João Santana, coordenador geral da campanha de Dilma Rousseff, vazou algumas estratégias que serão adotadas. Ele explicou, por exemplo, que o conceito de “mudança” está sendo manipulado pela oposição e por analistas da mídia. Explicou que, por trás do termo mudança, há vários filtros: econômico, social, político, partidário, atitudinais, oferta eleitoral.

Esta é a razão, disse Santana, pela qual analistas de mídia não entendem porque o eleitorado quer mudança e ao mesmo tempo diz “estar satisfeito com sua vida” e vota em Dilma.

“O sentimento de mudança é inerente à humanidade”, observou o publicitário. Todo mundo quer mudar, mesmo quem está bem.

Ao ser cobrado pelos participantes sobre se o governo pensa em incluir o tema da democratização da mídia na campanha, Santana ressalvou que não tem “legitimidade política” para responder a essa pergunta, mas admitiu que ficaria “surpreso” se o tema não entrasse, porque o entendimento “hegemônico” na cúpula, incluindo a própria presidenta, é que se trata de um assunto que precisa ser abordado. Lembrou que o ex-presidente tem falado cada vez mais nesse tema, e a própria presidenta já tem mencionado o assunto de vez em quando.

Santana explicou também que a recente propaganda do PT, que tanta polêmica gerou por explorar o sentimento do medo, não será o mote da campanha de Dilma. “Temos o que mostrar”, revelou o publicitário.

Os participantes cobraram fortemente que a campanha da presidenta seja mais próxima das ações espontâneas da internet. Uma das reclamações é a demora da campanha em responder a ataques que a militância identifica rapidamente na internet.

A precariedade da comunicação governamental também foi duramente criticada pelos participantes, tanto diretamente, em perguntas a João Santana, quanto nos bastidores, no café e no almoço. Santana admitiu que o governo falhou neste campo.

Ele assegurou que haverá mais proximidade entre a campanha central de Dilma e a militância na internet. “Temos uma militância na internet muito mais autêntica que a oposição”, lembrou Santana.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

12 respostas

  1. Todos esperamos que a campanha seja bem mais próxima da militância. Não sei o que acontece, parece que Dilma não ouve.

  2. “Temos uma militância na internet muito mais autêntica que a oposição”. Discordo completamente desta afirmação acima, pois acredito que a maioria das pessoas que estão na internet defendendo o governo, estão fazendo isto porque acreditam que seja o certo a fazer, frente ao tsunami diários de mentiras que vimos em todos os grandes meios de comunicações. Então, A MILITÂNCIA NA INTERNET É AUTÊNTICA e feita por aqueles que acreditam que no momento este governo ainda é o melhor para o nosso pais e querem que ele continue para que sejam feitas as reformas que se fazem necessárias.

  3. Temos que ser propositivos sim, mostrar na TV, o que foi feito e o que está se fazendo. Mas, tem um porém, mostrar o que era o passado, é importantíssimo. Avaliar é comparar. Temos que refrescar a memória dos cidadãos como era o país. Com essa estratégia os mais novos vão ficar sabendo como era o país. Só assim aqueles que estão em dúvida, poderão avaliar melhor e não trocar o certo pelo duvidoso.

    1. Concordo plenamente contigo Apolonio. Ontem ao receber as Apostilas do curso Técnico excelente que faço pelo PRONATEC, eu comentei: “-bom material, bem elaborado…”o próprio professor -um guri novo- falou-me: -“é…fora a corrupção…”, e eu “-como assim, corrupção de quem?… ”
      ele “-do governo, hora.” Ai falei:”-mas como do governo, o Governo Federal, contrata a o Sistema “S” para fazer os cursos e repassa os recursos, se há corrupção é no sistema “S” não em quem dá o dinheiro!” Resumindo, o cara ficou da cor duma pimenta vermelha, de vergonha. Viu que tinha dado um tiro no próprio pé. Porém eu não tripudiei, pois sei que é mais um “ganço global” com o fígado intoxicado pela campanha da globo. Mas dá pra se ter uma clara noção do quanto a juventude Brasileira -com exceções é claro- está desinformada dos ganhos nos últimos 11 anos. Mas eles nem tem tanta culpa assim, pois são cria do sistema globo de mídia. A principal culpa é do próprio governo e sua famigerada SECOM!!! Sobra para nós o contra ponto!

  4. Santana, essa historia e tese nao me convence, e para muitos que conheço. Primeiro por que, como em todos os tempos da humanidade, ha tempos de espera e dissimulação, ha tempo de alerta, ha tempos de atitudes,e ainda de ataque. O governo do pt chegou a uma encruzilhada, pode morrer lutando, ou foge para morrer. A direita e os interesses internacionais serão contundentes e mais forte a cada vitória.Pela importancia estrategica desta país. E, será insustentável qualquer posiçao, é como andar de bicleta, parou vai cair, e sem as mudanças isto esta cada vez mais claro.Sem esta, de que a midia, isto e aquilo. Sempre, se pautando pela midia, caramba. Espero sinceramente que acordem enquanto é tempo, ja quase tarde. É ver a historia da humanidade, os profeta sem atitudes contundente e planajadas, ou de mãos vazias, fracassaram ou ficam no segundo plano, os armados triunfaram, em sua maioria, e seus legados sao mais contundentes e definitivos. É o que o Brasil precisa, de historia de coragem e ousadia.

  5. O Brasil começou a melhorar com Lula, seguiu mudando com Dilma. O Brasil não quer voltar atrás, quer continuar mudando ainda mais para melhor com Dilma!

  6. Até meu pai que não é nem um ‘petista vermelho’ disse hoje: “Só a Dilma mostrar o que fez na campanha da TV que ganha no primeiro turno”

  7. Parabéns Dínio ! É assim é que se faz. Temos que esclarecer, temos que fazer o contraponto. A luta também é nossa, isto é, de toda a cidadania consciente. O Brasil não pode retroceder. Temos que apoiar e reeleger Dilma, o modelo vem dando ótimos resultados para o país. Apoiar esse modelo de desenvolvimento e distribuição de renda é garantir o futuro do país e de seus cidadãos. Não vamos desperdiçar nossos preciosos votos, vamos procurar votar de ponta a ponta no PT, convencer amigos e amigas a fazer o mesmo. Temos argumentos, temos números para mostrar e sabemos e podemos contar para os mais novos o que era o país há alguns anos atrás.

  8. Ainda não sei para que serve a SECOM. A opinião pública está completamente contaminada pelas manipulações descaradas da mídia, sem nenhuma resposta do governo, que se deixa passar por inepto, preguiçoso, incompetente, gastador, e sobretudo ladrão. Para grande parte da opinião pública tudo que o PT faz tem roubo, todo petista é ladrão, mentiroso, quadrilheiro, preguiçoso. É isso que a “grande” mídia prega diuturnamente, sem que o PT ou os petistas retruquem ou desmintam, e para o povo, quem cala consente. O único petista que retrucou e desmoralizou prontamente as mentiras da mídia foi o Alexandre Padilha, e a mídia agora está tomando mais cuidado ao falar dele, pois ficou completamente descreditada com suas enérgicas e rápidas respostas. Os petistas todos, inclusive Lula, deveriam, ou melhor, têm o dever de imitá-lo, pois estão perdendo muito prestígio por não fazê-lo.

  9. Eu concordo com o jornalista, em genero numero e grau, até porque é obrigação da Dilma fazer uma campanha propositiva, e vou mais além, tem que execultar a gente sabe que muitas vezes aquilo que foi proposto as vezes por uma questão de estrategia dá errado, e outras dão certo, a oposição tá rezando pra que tudo saia errado pra ver se ganha essas eleições, pois sabemos que propostas eles não tem, a não o sinal de que são a favor das drogas ilicitas, uma vez que o futuro candidato do PSDB a presidencia diz que já usou droga em programa gravado em rede nacional, eu sou muito claro a favor da familia contra as drogas, más tem aqueles que defendem o mal para o Brasil. e se existe algum mal é as drogas.

  10. Santana, porque os aposentados deste país não conseguem que suas revindicações sejam atendidas pelo governo Dilma? É UM ABSURDO OS
    APOSENTADOS DO SERVIÇO PUBLICO ESTAREM CONTRIBUINDO COM 11% PARA O
    DÉFICIT DA PREVIDENCIA. JÁ CONTRIBUIMOS EM TODA A NOSSA VIDA PROFISSIONAL. O BRASIL É O UNICO PAÍS DO MUNDO QUE TAXA OS SEUS
    APOSENTADOS. O governo do PT BENEFICIOU EMPRESAS AUTOMOTIVAS E A LINHA BRANCA COM A REDUÇÃO DO IPI, MAS CONTINUA TAXANDO OS SEUS
    APOSENTADOS. A PEC555/2003 ESTA NA FILA PARA SER VOTADA NA CAMARA,
    MAS NÃO É PRIORIDADE DESTE GIVERNO. GOSTARIA QUE A PRESIDENTE DILMA
    SE PRONUNCIASSE A RESPEITO EM SUA CAMPANHA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *