O Doutor Joaquim Barbosa – autor da “tuitada” acima – certamente sabe que, na Constituição, o princípio da autonomia dos poderes vem “colado” a outro: o da harmonia entre eles.
O Ministério Público, que não é um poder mas a este se assemelha, em razão da autonomia, também não deve seguir o mesmo preceito?
Ou seja, no que não lhe interfira na autonomia, não pode dialogar com o Presidente da República, com o Presidente do Congresso ou com o Presidente do Supremo?
Não apenas pode como deve. Como estes entre si.
Certamente não falta ao Dr. Barbosa a compreensão de que há uma suposição gravíssima pairando sobre os parlamentares e políticos brasileiros: a de que estejam envolvidos como co-autores ou beneficiários da ladroagem de Paulo Roberto Costa.
Ninguém, a começar de Dilma Rousseff, disse que ia se pedir a violação do segredo de Justiça em que correm as investigações sobre o caso.
Embora, fica claro na leitura da lei, este sigilo se prenda aos termos do acordo de delação e à eventual proteção do delator frente à organização criminosa e não às imputações que este faz, que sequer têm a presunção da verdade ( ““nenhuma sentença condenatória será proferida com fundamento apenas nas declarações de agente colaborador”, diz a lei), não é possível em falar em que não possa haver consultas informais sobre a extensão do que estas contêm.
Até porque listas e listas, supostamente vazadas pelo próprio Ministério Público, pululam nos jornais, sites e televisões, sem que isso provoque qualquer indignação nem em Joaquim Barbosa nem entre os procuradores.
A nomeação de um ministro é prerrogativa de quem ocupa a Presidência e isso não está em questão. Mas é dever de qualquer presidente democrático promover consultas a quem ele desejar. E às pessoas consultadas o direito de dar opinião ou de não dar.
Se quiser e puder dizer, diga. Se não quiser ou puder, não diga.
É a chamada eloquência do silêncio.
Parece incrível que um ex-chefe de Poder, como Barbosa, falte esta mínima capacidade de convívio dentro das responsabilidades de cada um.
Só deixa de ser incrível porque uma mídia que endeusa personagens destemperados como ele capaz de apontar-lhe outras “faltas que lhe abundam”.
A de educação, a de compostura, a de decoro de quem ocupou o cargo de presidente da mais alta corte brasileira.
Uma longa galeria onde Barbosa se porta como “du jamais vu”.
55 respostas
Esse capitão do mato,lambe botas dos mafiosos que se dizem “empresários da comunicação”,não passa de um grande babacão diplomado em terceiro grau.Mequetrepe de terceira instância,esse sujeito tem a capacidade de enojar quem realmente quer a grandeza do Brasil e a consolidação das suas instituições.Mariposa maribundona, está afim de ser focalizado pelos holofotes da máfia globo,veja e folha.Vá se catar “silvério”.
SOBRE UNS E OUTROS
.
O Napoleâo Desdentado de Paracatu, ex-Mulato Globeleza do último carnaval da Globo, recomeçou a chafurdar no lixo e a defecar pela boca. Junta-se assim à matilha de Aécio Neves, Bolsonaro e Lobão, pondo-se, de quatro, a latir em público (o que lhe resta), assistindo a caravana da vitória do povo passar, cantando a plenos pulmões “Apesar de Vocês”.
.
Alguns dias atrás o senhor Janot resolveu ampliar o “seu negócio”, o Ministério Público, e ofereceu-se para dar consultoria ao Governo sobre quem demitir (no caso a diretoria da Petrobras). Na verdade, o que fez foi piar, de forma vergonhosa, para a imprensa golpista com sede no Brasil, à moda do seu repugnante antecessor Gurgel. Muito bem, Dilma mandou questioná-lo sobre o que tinha contra Graça Foster, e o piador disse que “nada consta”.
.
Por outro lado, até o reino mineral sabe que o Ministério Público do senhor Janot (assim como a PF do senhor Zé) é “informante da imprensa golpista”, a quem ajuda diuturnamente a ter lucros financeiros e políticos, “unzinho” dos quais retorna para os informantes pessoas físicas (espero que não a parte em dinheiro), o que não deixa de ser corrupção, não é verdade?
.
Assim, pode-se também entender a fala da presidenta como um chamado à responsabilidade do senhor Janot para que ele cumpra com os deveres do seu cargo. Só para lembrar: quando pegaram membros graúdos do MP cometendo crimes no Mato Grosso, o senhor Janot soube rapidamente impedir vazamentos da PF e do MP, recorrendo ao STF para calar a boca de policiais e procuradores.
Sim e com toda a falta de respeito, republicanismo e no mínimo cortezia, com a maior Autoridade do Brasil, a Exma.Presidenta Dilma, hoje o MP se negou a dar informações sobre possíveis Ministeriáveis. Como confiar ou ter simpatia por um Poder Podre destes, o MPF?
Postagem irrepreensível, Francisco!
Não há absolutamente nada a acrescentar!
Além de rastaquera é pedante.
Por incrível que possa ser, apesar de tudo o “cidadão” não aprendeu nada. Continua o mesmo bossal de antes.
barbosa, grosseur du jamais vu
O antitese daquilo que se esperava de um digno representante da Raça Negra, que na busca pelo resgate das injustica, um Presidente Operário empenhou seu capital político e por isso, foi constrangido, fustigado e denegrido pelos capitães do mato moderno: Os veiculos de comunicação e seus capangas:os especilaistas e historialistas.
Desaparece Sr. Joaquim.
Gsotas da Alemanha e de Miami, não!
E o que fez ou faz para que aqui se pareça com lá???
Amigo (ou amiga)
Vou discordar de você. A cor (e não raça, pois só há uma, a humana!) em nada tem a ver com o caráter das pessoas. Ao afirmar isso, reproduzimos teorias há muito ultrapassadas, como aquela de Lombroso, segundo o qual, o caráter pode ser lido a partir da “raça”.
Aliás: denegrir, judiar, mulato etc… são palavras que foram criadas exatamente para depreciar grupos humanos.
Enfim, podemos aqui expandir o mesmo discurso para o gênero e a sexualidade. Há pessoas e há pessoas em todos os cantos, em todos os grupos, e isso não está vinculado a cor, sexo, sexualidade, condição social, etc. É individual!!
Grande abraço!!
Ana,
você está certa, mas que a figura caprichou em denegrir a cor como representante da justiça, caprichou.
Prestou um belo desserviço como primeiro juiz negro do STF, achincalhou aquele tribunal, e junto a justiça do país, deixando envergonhados seus irmãos de cor, e simpatizantes como eu.
É gente (se é que mereça ser tratado como tal) assim que colabora para fomentar o preconceito.
O que é que esse ‘piece of shit’ quer, desfilando a sua pseudo-erudição frente á plebe !?! Vá em enfer, créature rizible!!
“O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES é um brasZil-Zil-Zil para TOLOS”
A Dilma já deu o recado! Se o MP não quiser colaborar, dane-se! Depois, se aparecer algum ministro com problemas, jogue-se a responsabilidade pro MP!
Porque só o PiG tem direito de ficar sabendo das coisas antecipadamente?
O que é que se pode esperar de um cara como este?
Barbosa , candidate-se à algum cargo majoritário,torne´se vidraça,tenha a sua vida esmiuçada, e depois do mandato conversaremos. Quanta arrogância!!!
A figura não tava aposentada??
Como o covarde juízo bem o diz: não assessora mais atrapalha com as costumeiras e diárias atrapalhadas.
Prestou concurso na OAB, passou e está todo serelepe. Tem um ditado que diz que quem nunca comeu bosta quando come se lambuza. Está todo lambuzado.
Senhores, sabem o que se faz com bananeira que já deu cacho?
Bebeu umas a mais. A prudência diz para ficar longe das mídias sociais quando se bebe umas a mais.
Ao consultar o MP, Dilma se blinda contra o escandalismo-diário do PIG. Jogada de mestre de Dilma. Nos poupa da imensa quantidade de lixo impressa nos jornalecos.
Os “coxitos” ficaram frustrados, coitados.
E o JB parece estar ficando impaciente com o “anonimato”. Quer holofotes.
Não acrescentando e retirando uma vírgula das críticas feitas por Fernando Brito contra Joaquim Barbosa e, apesar de toda a repulsa que a figura de JB nos causa, por tudo o que ele fez durante e após o julgamento da AP 470, não podemos deixar de reconhecer que ele está certo em criticar a postura da presidenta Dilma de querer submeter os nomes dos seus ministros ao MP. Ora, esta é uma prerrogativa exclusiva da presidenta da República, e pega mal ela ficar abrindo mão dos seus poderes. Se escolher algum ministro que depois ficar provado que ele está envolvido com esquemas nebulosos, que ele seja substituído. Simples assim. E ela terá argumento muito sólido: como ela poderia saber se não teve acesso aos autos da justiça? Portanto, Dilma precisa mesmo de um bom conselho político que a oriente sobre decisões como esta.
Euler,
fosse simples assim, não estaríamos aturando o gilmar!
Gilmar é outra história, caro Oscar. Para afastá-lo, somente através do senado. Já os ministros de Estado do governo federal, não. Dilma tem plena autoridade para nomear e exonerar, quando bem entender.
É isso mesmo caros Web-leitores, o Senhor Joaquim Barbosa…digo Silvério dos Reis, como sempre vomitando a sua latente autocracia de quem só sabe, só decide por ele mesmo assim de qualquer instituição, razoabilidade e ponderação para com a existência dos poderes da republica.
Mesmo porque, diante do seu pedantismo, res pública é ele, só e e seu abjeto e manifesto pedantismo.
Não esqueçamos que asse senhor que se julga cima de tudo e de todos, saiu pela porta dos fundos do Supremo Tribunal Federal, após manifesta e indiscutível traição, não apenas àqueles que o nomearam, mas, sobretudo aos brasileiros que lutam diariamente e querem, de fato, um Brasil para os brasileiros e não para a meia dúzia de sempre,a qual Joaquim Barbosa…digo Silvério dos Reis insistente e renitentemente em vergar sua combalida coluna…Quinta Coluna…!!!
O mais são bazófias, diversionismos e sofismas daqueles que, imersos alienação histórica e na manifesta e pérfida má fé política não conseguem e não aceitam enxergar os avanços concretos das administrações do Partido dos Trabalhadores…!
Um baraço
FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
OAB/RN. 7318.
Essa figura é campeã de pedantismo. Está passando pela vida…sua soberba…faz com que seja tão agressivo. Humildade foi banida do dicionário dele.
Quase me arrepende de ter votado no eterno Presidente Lula. Mas foi a maior cagada dele colocar esse bosta do quinzinho no STF. Vendido de uma figa. Se acha o dono da razão. A maior crise no Brasil não é política nem corrupção, é a máquina direitista anti democrática que se transformou o judiciário no Brasil. Secreto de justiça pra esses juízes FDP só vale pra quem deseja se defender, enquanto isso pra mídia vaza tudo e ninguém é responsabilizado.
Mas que catzo ele tem a vem com isso? Por acaso, ainda pertence ao judiciário? Nessa linha, me dou o direito de palpitar sobre a gestão do Vasco, eu que nem ao menos sou vascaino.
Esse cara perde a oportunidade de ficar com a boca fechada, calado, na insignificância. Um dia a justiça o alcançará. Vamos aguardar, nós aqui, ele em Miami com o apartamento comprado na base da torpeza, coisa que os juízes gostam de aplicar em suas sentenças.
A classe dominante no Brasil sempre foi assim, arrogante, boçal se achando muito culta! Um atraso de séculos na mentalidade medieval. Esses idiotas acham que a única virtude do universo é o dinheiro, como esse paspalho medíocre que descobriu que a folha de são paulo preza muito quem fala javanês e fica fazendo citaçõezinhas cliché. Me lembro da década de 1950 em que os vendedores de enciclopédias sempre tinham umas coleções com o título genérico “Citações latinas, francesas etc…” do estilo “Rara avis in terris, nigroque simillima cygno”. O problema é que alguém já disse que o basbaque não aprendeu latim no curso de direito que fez e se limita a citar expressões coloquiais e corriqueiras de línguas vivas para afetar grande cultura. Em resumo é um infantilóide sustentado por outros infantilóides de são paulo. E palmas para os 700 CDs clássicos de JB, segundo uma reportagem constrangedoramente caipora dalgum dos panfletos roceiros paulistas: se não me engano a falha de são paulo, que sempre se presta a esse tipo de jequice.
Ja devolveu o ap do governo… E o endereco da firma por ele criada ja mudou de enderedeco???
O nome já diz tudo Joaquim baboseira.
Se eu for contratar uma empregada doméstica ou um funcionário para o meu condomínio, costumo pedir REFERÊNCIAS; nada de anormal nisso…
Para cargos TÃO importantes quanto os de Governo, não se faria ainda mais justificado?????
Penso que sim…
Mais: se a Dilma dissesse que NÃO iria consultar ninguém sobre quem vai admitir em seu Ministério, a oposição e o PIG se insurgiram TAMBÉM contra!!
Ou seja, não há o que se possa fazer, ou não fazer, que agrade esse corja!!
Típico daqueles que nada têm a apresentar DE VERDADE ao país…
Perfeito, Luiz!
Pegou na veia.
Se coorer o bicho pega, se ficar o bicho come…
Essa porcaria de volta. Ainda trabalhando a soldo do PSDB e PIG.
Vai de retro satanás.
Grande Mídia que é tratada assim pelo coroné Joaquim:”Me deixa em paz, rapaz! Me deixa em paz! Vá chafurdar no lixo como você faz sempre!”
O dono da locadora não me aluga um filme velho sem eu ter apresentado um comprovante de residencia, mas a chefe da Nação não tem o direito de descobrir se está nomeando um cidadão dob suspeita de crime para ministro…
Não sei de onde Joaquim Barbosa veio, mas sei para onde gostaria que ele fosse.
Otário.
Esse cara é um energúmeno e ingrato. Quantas vezes Dilma se negou a criticar o Supremo pois dizia que no cargo de presidenta deveria respeitar os outros poderes. Ele não se sente nem um pouco incomodado em menosprezar a presidenta da república do seu país. Se arrependimento matasse o Lula já estaria morto.
Falou o juiz hipócrita que foi controlado e assessorado pela rede Globo quando fazia tucanalhices no STF. E fica aí agora chafurdando idiotices no lixo da sua mente torpe.
Sugestao para v.exc , agradeço a partido os trabalhadores ao sr pres.lula,ao min frei beto, pelo nomeaçao a suprema corte do Brasil pois sem esta minha carreira teria o brilho e o cheiro do rio tiete.
esse indivíduo, joaquim barbosa, enterrado em inescapável obtusidade funcional, passará o resto da vida a arrotar suas insignificâncias com fumaças de sabedoria à medida dos parvos que lhe dão crédito.
de fato, j.b. é a medida do m.p. e do judiciário brasileiros: ao rés de chão.
Pensei que depois de pedir as contas, provavelmente, por explícita inapetência para o convívio respeitoso que o cargo exige para o bom funcionamento das instituições fossemos ficar livre desse sujeito. Mas, como interessa à mídia golpista, novamente esse atraso do país reaparece na cena pública.
Já que estamos no francês: “merde à l’entrée et à la sortie”
Quem é esta pessoa de quem vocês estão falando?
É um babaca de toga!
Alguma surpresa com o procedimento deste senhor?Ele plantou , está cultivando e espera colher.Ou alguém tem duvida de qudo o que fez foipara se promover?
O herói da pátria/joaquim continua o mesmo “grossièreté arrogante”.
Joaquim Barbosa, assim como FHC, é o exemplo mais claro de que erudição não é sinônimo de capacidade intelectual ou de inteligência. quando de improviso parece um cavalo a relinchar e a dar coice. O pedido da Presidente é medida de cautela, de sensatez, devido a natureza “sigilosa” da delação premiada. Esse senhor sabe disso? deveria saber porque s age por ignorância demonstra sua incapacidade para o exercício do cargo que ocupou, inclusive do MPF, se sabe, demonstra sua má-fé, motivo igualmente relevante para impedir o exercício dos mesmos cargos. Mas, para receber de volta o pagamento tem ainda que prestar mais uns servicinhos, senão adeus palestras pela qual se lava a propina, a paga pela corrupção, que passa por legal.
Fernando, esse advogadozinho do “pobre diabo” colou uma mancha no JUDICIÁRIO BRASILEIRO que nem o patrão dele (pobre diabo) conseguirá remove-la. O legado (cerca de 2.600 processos engavetados) deixados por esse ditadorzinho de meia tigela envergonhou seus próprios colegadas de STF e toda a classe jurídica do Brasil. Sem contar que ele mentiu ao declarar que comprou um AP em MIAMI por US$ 10,00. Nem bêbado acredita nesse desavergonhado. Quanto ao novo ENGAVETADOR GERAL DA REPÚBLICA, diga a ele que JÁ VOU!
Barbosa sabe que está falando baboseira, é que lá do ostracismo onde ele se encontra, a única forma de ter visibilidade é atacando a presidenta Dilma.
Por favor, não ressuscitem isso, fica no apartamento de MIAMI na internet é moleza. tem um monte de paspalho lá, até foragido da PF. Barbosa, eu já esqueci, alguém que prejulga ao domínio do fato sem prova e condena é ditador, não faz diferença na democracia. alguém que foge de imposto de herança, sendo um juiz, não passa de um “bacurau” buscando fama. ainda bem que a Dilma não respondeu esse Três zeros a direita. Um mané assumido, saiu pelas portas do fundo do STF, maculou a justiça brasileira ao ridículo, até a CNBB viu sua proeza condenatória fora das referências jurídicas da atualidade humana, não é mais possível desumanidade jurídica na sociedade moderna. Quem entende de psiquiatria sabe o que é JB, enquadra em The Mask of Sanity. leiam sobre mascara da sanidade e entenderam esse apogeu de loucuras, buscando legalidade em sua sobriedade fajuta.
O que o crioulo doido incompetente e impotente tem a dizer?
Já cantaste o samba, celerado. Agora és mero advogado de porta de cadeia. Cala-te, eunuco!
Qual é o tempo de vida médio de um asno? Teremos que esperar muito mais ainda?
Qual a historia de BARBOSA passou o tempo todo mamando nas tetas do ESTADO …Como descobriu que LULA queria um negro para o SUPREMO se apresentou …um verdadeiro professor de javanes- ver LIMA BARRETO
O Batman tem um apartamento situado em Miami, Flórida, EUA. Sua compra já foi investigada?
É isso que queremos saber. Alguém pode responder? E não é só ele, todos os brasileiros com imóveis e outros bens patrimoniais e/ou financeiros no exterior deveriam ser objeto de investigação para saber da lisura das transações. Se correta, sem problema. Se incorreta, que sejam cobrados os impostos, multados e, em alguns casos, confiscados e leiloados o patrimônio. Isso, para mim é contrabando ao contrário. Já estamos de saco cheio de negociatas. Só porque ocupa ou ocupou posição de destaque ou porque é rico não pode ser levado à justiça?
Outra coisa, os “turistas” vindo dos Esteites ou qualquer outro país precisa ser investigado na hora do desembarque. A fiscalização precisa parar de fazer a vistoria das bagagens por amostragem. Tem que olhar toda a bagagem e de todo mundo, a fiscalização é paga para isso. Dizem que ficaria inviável. Não interessa, aparelhem-se, aumente o efetivo, para cumprir com a obrigação. Não pode continuar esse privilégio de trazerem produtos para venderem aqui sem pagar imposto de importação e ainda ficarem sorrindo debochadamente por ter conseguido burlar a fiscalização. Sugiro, inclusive, que na reincidência sejam proibidos de saírem do país. Desculpem por ter ficado longo mas o Batman e outros contrabandistas me provocam nojo. Depois reclamam que está faltando serviço público para a população. A culpa é da sonegação.
O MP atua tanto na contenção do Poder Político, quanto o STF presidido pelo BAT-BARBOSA, à serviço da REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES, defendeu a CONSTITUIÇÃO. CALA A BOCA JB !!!
“O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”
Resumindo: Prenda-se os corruptos, mas não os corruptores.
O MP não pode auxiliar o poder público, no acompanhamento de processos envolvendo o poder privado que trabalha para o poder público, É isso Arnaldo?
Vazamento seletivo para a imprensa, pode, Arnaldo?