Um dia após a consumação do golpe no Brasil, o jornal suíço “Tagesanzeiger”, ironiza o mais famoso ‘conto de fadas’ brasileiro: Die brasilianische Marie Antoinette.
Marcela Temer é comparada à rainha francesa Maria Antonieta, cujos hábitos extravagantes, de luxo e riqueza, contrastavam com a miséria a que o povo fora submetido.
Filha do imperador Francisco I, Maria Antonieta se casou com Luís XVI aos 14 anos. A ideia era fortalecer a aliança franco-austríaca.
No dia 14 de julho de 1789, fartos por não conseguirem comer nem o pão que o diabo amassou e, após ouvirem a suposta resposta da rainha sobre sua condição de miséria extrema (Se não têm pão, que comam brioches), os camponeses resolveram por abaixo a Bastilha (para onde eram mandados os ‘inimigos do reino’).
Luiz XVI que, segundo consta, não conseguia conter os gastos astronômicos da esposa, acabou guilhotinado. Nove meses depois foi a vez de Maria Antonieta perder, de vez, a cabeça.
A comparação feita pelo jornalista suíço Beat Metzler, é curiosa e só reforça o que já sabemos: viramos uma espécie de piada de mau gosto do mundo político contemporâneo.
Leia, abaixo, o artigo do Tagesanzeiger, que não é nenhum jornalzinho: tem “só” 133 anos de circulação…
A Maria Antonieta brasileira
A nova primeira-dama Marcela Temer gasta com prazer o dinheiro dos outros. Ela ocupa em sua residência 50 empregados. Às custas do Estado.
Marcela Temer, desde a última quarta-feira primeira-dama do Brasil, poderia ter saído de um catálogo de desejos cunhado por uma publicação voltada para o público masculino. Foi descrita por uma revista como “bela, recatada e do lar”. E isso foi entendido como elogio.
O afastamento da presidente de esquerda Dilma Roussef por Michel Temer divide o país. A esposa de Temer, Marcela, aprofunda o abismo. Para seus críticos, ela incorpora o caráter reacionário do novo governo, ocupado apenas por homens brancos, grisalhos e ricos.
Marcela escolheu o caminho mais rápido para subir: ela casou-se com um homem branco, grisalho e rico. E tinha apenas 19 anos, quando encontrou Michel Temer. Ele tinha 62. Marcela cresceu como filha de classe média em uma cidade do interior de São Paulo. Além de carregar o título de vice-rainha-da-beleza, trabalhava na recepção de um jornal local, quando, em 2002, acompanhou parentes a um evento do PMDB. Foi onde viu Michel Temer, milionário conhecido e há muitos anos deputado pelo PMDB. Ela pediu para tirar uma foto com ele, o que de fato ocorreu. E pediu também seu número de telefone. A mãe acompanhou-a no primeiro encontro e um ano depois eles já se casavam. Foi uma festa secreta, pois o abismo de 43 anos entre os dois não era exatamente apresentável.
“bela, recatada e do lar”Os pais de Marcela não estão incomodados: “Isso é só o choro dos invejosos” disse a mãe.
Marcela disse recentemente: “É como se Michel tivesse 30 anos. A idade não importa ” .
Quando Michel Temer ainda era Vice- Presidente, em 2011, rapidamente sua esposa se tornou a queridinha dos tablóides.
Louvavam seu bom estilo e ela chegou até a ser comparada com Carla Bruni e Jackie Kennedy. Temer publicou um livro de poemas sobre sua vida amorosa, fotos eróticas de Marcela foram divulgadas. Ela faz o papel de uma dona de casa fiel, que leva seu filho para a escola e tem « Michel » tatuado em seu pescoço.
Marcela desfrutava da riqueza. Na residência oficial do vice-presidente, ela mandou executar reformas milionárias “para que seu filho se sentisse em casa”. A família de três membros ocupa 50 funcionários, entre eles quatro empregadas, que cuidam apenas de lavar e passar roupas. Tudo isso pago pelo Estado. Além disso, Marcela viajou ao lado da mãe e de uma irmã, em voo de primeira classe rumo a Nova York e Miami, para fazer compras durante um dia – o que ela própria documentou alegremente na internet. Durante um encontro de cúpula da ONU, cujo tema era a sustentabilidade, ela mandou organizar um desfile de moda de jóias.
14 respostas
Dizem que os dois casais Cunha-Temer vão passear em NY e fazer compra com o cartão de crédito do Banco do Brasil. Marcela andará de braços dados com Claudia Cruz Cunha que tem mais experiência em onde gastar, o dinheiro do contribuinte. Já os maridos, “miSHELL” e Cunha visitaram Wall Street e se informar onde aplicar o dinheiro da Petrobras nas suas contas. Mandarão fotos dos passeios aos coxinhas delirantes.
Provavelmente encontrem o Moro por lá, para um jantar.
Acho que tá explicado porque liberaram o passaporte da Claudinha, não é mesmo?
Acontece que a perua original chamaria essa nova de “parvenue”. Brega enchicada.
Eugênio, vc além de imbecil, é chifrudo, idiota, midiota, babão!! Porquê td dia vc é chamado desses nomes e continua a visitar o blog e falar esse tantos de bobagens e, porque gosta. Desses adjetivos.
Caro Gilberto, não leve o alati a sério, é só um velhinho gaga bem conhecido em Campinas SP e é campineiro mesmo, daqueles que dão fama a cidade. kkkkkk Saudades Eugênio kkkkkkk
Em tempo ele não pode ser chifrudo, para se chifrudo tem que ter mulher….. kkkkkkkkk
Brincadeirinha, Eugênio, vc é um exemplo de justiça e hombridade à nossa cidade e sua esposa se a tiver não lhe coloca chifres. Abraços….
É muito triste. Mas é muito triste mesmo, estar nas mãos de um grupo de corruptos que não tem a mínima intenção de esconder que são corruptos. Temos, como afirma um belo artigo de Nirlando Beirao” O triunfo da naftalina”
Lembrei-me agora, vou comprar as raspadinhas da Caixa para aventurar a sorte.
Ainda bem que a historia narra que a Maria Antonieta da burguesia francesa morreu na guilhotina com a postura e a altivez de uma rainha…
Eu comparo ela a um Viagra.
Burra, usurpadora e do golpe.
Essa comparação é muito injusta com a rainha da França. Maria Antonieta era da realeza e seu casamento foi um arranjo de Estado, mas ela nunca deu o GOLPE DO BAÚ em um velho decrépito e deslumbrado como o fez a tal de Marcela. Enfim, espero que o destino de ambas seja idêntico.
Ela tinha 19 anos. A diferença de idade é 43 anos. Será que temos, alem de corrupto, um presidente que gosta de menininhas?
Temer não se fez um grande Homem para merecer ter consigo uma grande Mulher.
As pessoas se afinam por interesses….ela $$$, e ele poder e sexo! Para um homem idoso, coroar o poder com dinheiro, não basta. Tem que dizer que mesmo sendo um ancião, ainda “bate um bolão”….por isso, o sexo com a “novinha”, o frescor da juventude! Quanto a ela, esperar o quê, com pais dessa “estirpe”, que o diga a mãe! Um fruto nunca cai longe da árvore! A palavra proferida pela mãe, “inveja”, não cabe…o termo mais apropriado é ASCO!!!