Juiz que recusou queixa do MP contra Noblat aceita a de delegada contra Auler

O juiz federal Elder Fernandes Luciano rejeitou,em setembro de 2014, denúncia do Ministério Público Federal contra o jornalista e colunista Ricardo Noblat, de O Globo. por ter dito que o então presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, estava “fora do eixo”.

Narrou, na época, o Conjur que “o MPF justificou a denúncia contra Noblat argumentando que ao “fazer crítica ao ministro do STF, no exercício de sua função, extrapolou os limites da liberdade de expressão e de manifestação de pensamento, passando à ofensa deliberada do ofendido”. Afirmou ainda que “a crítica foi altamente ofensiva e injuriosa”. E sustentou “que o modo de agir do denunciado não apenas constituiu injúria racial. O texto publicado também estaria envolto à prática de racismo”.

Na decisão, Elder reconheceu que o texto era “ríspido”, mas que  “é compreensível que qualquer pessoa que se sujeitasse a ser objeto de artigo também não gostaria da opinião jornalística da forma como foi exposta. Natural também que o ser humano se deleite com o elogio e seja avesso a críticas”.

Agora, porém, o mesmo juiz aceitou uma queixa-crime da Delegada Érika por ter escrito, na Carta Capital, que “segundo um colega, ela (a delegada) costuma compartilhar com jornalistas as operações de vulto (da PF) que abranjam pessoas relevantes, politica ou economicamente, inclusive por meio de vazamentos.”

Ele acolhe,  na famosa “cognição sumária” o argumento de que “o blogueiro (…)  visando  informações jornalísticas de cunho sensacionalistas (sic) e sem qualquer ênfase probatória, o querelado utilizou-se, em matéria veiculada pela revista “carta nova capital” (impressa e virtual – edição 888, páginas 20 e SS, de informações inverídicas.

Mas de onde, afinal, Marcelo Auler tirou as tais “informações sensacionalistas”?

Exatamente de um documento oficial, o depoimento do também delegado federal Paulo Renato de Souza Herrera que disse ter “conhecimento” que “a doutrina de trabalho defendida pela doutoria Érika era no sentido de (que), as investigações que envolviam quadro de pessoas relevantes politicamente ou economicamente deveriam ter atenção da mídia, inclusive por meio de vazamentos, para que a investigação não perdesse força ou fosse esvaziada por pressãos política”.

Ou seja, Marcelo Auler está sendo processado criminalmente por simplesmente registrar – transcrevendo, na prática – o que uma autoridade policial disse num depoimento formal!

Todos os documentos, detalhadamente descritos e reproduzidos estão no blog do Auler, aliás já censurado antes por iniciativa da mesma delegada federal.

Se o Dr. Elder for o mesmo que recusou a queixa de Joaquim Barbosa, endossada pela Procuradoria Geral da República, contra o jornalista Noblat por ter expressado, em “texto realmente ríspido”, apenas ao que era uma opinião, como irá levar adiante um processo contra o jornalista Auler por ter cumprido o seu dever profissional de transcrever o que consta de uma manifestação de uma autoridade pública?

 

Fernando Brito:

View Comments (23)

  • LENDO O LIVRO - O CORCUNDA DE NOTRE DAME- VOêE VAI ENCONTRAR JUíZES DESSA MESMA LAIA- isto é, juizecos

  • o signifidado do termo "juiz" está sendo mais esticado que chiclete de bola.
    afinal juiz julga.
    emitir opinião tem outro nome.

  • O golpe foi perpetrado pelos três poderes, mas quem manda hoje no Brasil é o Judiciário e a Globo. E chega de churumelas..

  • No Brasil que tem um stf que é órgão supremo da justiça do País se torna totalmente golpista e ajê contrario à Constituição, tendo dois pesos e duas medidas dependendo de quem apela para sua jurisdição, permite e incentiva que centenas de outros magistrados sigam pelo memo diapasão, Juiz no Brasil que pratica verdadeira justiça, não interessando sua posição política e social e é contra as mordomia do judiciário é mal visto pela Classe e pela Mídia. Quando um Canalha como Temer edita uma MP implementando a escravidão e a Justiça se cala, é porque perdemos toda a dignidade e não temos mais valores morais. Por isso nada mais surpreende no país com esses fantoches togados

  • São os braços periféricos da truculenta ditadura midiático-judicial que oprime a nação.

  • Depois do golpe, o caos.
    Eles destruíram o país e agora não têm mais limites nem sabem o que fazem. Destruíram-se.
    Desastre.

    • ... O infame títere da CIA rábula 'psicoPATO' 'mor(T)o' &$ o restante da PORCA-tarefa lesa-pátria absolutamente 'DESmoroLIZADOS!

      • ... Se o Sistema de Justiça desta *'Republiqueta da Cloaca' fosse minimamente decente esta pantomina medievalesca nem teria começado!
        E 'nois' sustentando nababescamente esta cambada de pseudos funcionários públicos!
        PORCA-tarefa lesa-pátria do 'miniSTÉRIO' PRIVADA!
        *Ou 'República do CUnha do mundo', como queira o freguês!

        • ... E o Brasil ladeira abaixo derrapando na bocarra do abismo do lamaçal do MT!
          Somente uma guerra civil nos salvará destes canalhas depravados!

        • ... "'Tá' bom!"
          Glaucos não é mentiroso!
          Glaucos é laranja, é abacaxi, é lima, é maça, é jaca... Do Lula!
          O Hospital Sírio Libanês omitiu a visita do advogado do Lula porque a direção da Unidade de Saúde é toda petista!
          E considerando a verdade factual que comprovam que o advogado Roberto Teixeira não visitou o Glaucos, infere-se, pois, que os recibos verdadeiros, atestados por perícias técnicas, são falsos!
          "'Tá' bom", PORCA-tarefa?
          A redação está perfeita?
          Ou será que o gebran 'cumpadi' do 'mor(T)o' poderá reclamar de algum detalhe?
          E o Bonner ex da Fatinha?
          PORCA-tarefa abençoada... Pelo Diabo!

  • MAIS UMA PROVA CABAL: o golpe vagabundíssimo é jurídico sob a batuta da CIA!
    O STFede acumpliciado até o talo das togas imundas no golpe vagabundíssimo que está destruindo o Brasil!
    Daí as asas do rábula 'psicoPATO' 'mor(T)o'!
    E a indecência da PORCA-tarefa do 'miniSTÉRIO' PRIVADA lesa-pátria!!

    ***

    Lula perde no STF recurso contra o envio de delações da Odebrecht ao Paraná
    O ex-presidente defendia a apuração dos fatos atribuídos a ele em Brasília ou São Paulo

    20/10/2017

    (...)
    O recurso do ex-presidente foi enviado ao Supremo no mês de abril, mas o julgamento foi concluído somente nesta quinta-feira (19). A Segunda Turma rejeitou os argumentos do ex-presidente por unanimidade.

    [Unanimidade, 'capiche'?]

    FONTE [IMUNDA!]: http://epoca.globo.com/politica/expresso/noticia/2017/10/lula-perde-no-stf-recurso-contra-o-envio-de-delacoes-da-odebrecht-ao-parana.html

    • ... O STFede ajuda a explicar porque este 'mor(T)o' tem asas!

  • … Ou seja, o STFede ajuda a explicar por que este ‘mor(T)o’ tem asas!

Related Post