Não tenho idade para ser um “força cega” e já vivi governos demais para não saber que se tem de formá-los com concessões políticas, mas também que não pode dar certo aquilo que contesta a autoridade legítima do governante eleito e agride frontalmente o partido pelo qual se elegeu.
Por isso, não considero, do ponto de vista da política agrária, um retrocesso a indicação de Kátia Abreu para o Ministério da Agricultura, até porque é evidente que ela tem condições de trazer o agronegócio – que ninguém quer atirar ao mar – para próximo ao Governo e garantir-lhe as condições de produzir com respeito ao meio-ambiente e aos assalariados e pequenos produtores rurais, especialmente o de corte familiar.
Não é boa a política que ignora setores produtivos e não lhes oferece a oportunidade de participar do crescimento do país, sem que firam, ou firam menos, num ambiente de diálogo.
Mas diálogo pressupõe boa-vontade, jamais arrogância ou provocação.
Exatamente o que faz hoje, sem nenhum pudor, a senadora Kátia Abreu em seu artigo na Folha.
Não apenas erra, ao dizer que terra indígena é apenas aquela que, no momento da promulgação de 1988 estava ocupada por indígenas – que poderiam, por suposição, terem sido expulsos na véspera, com os métodos mais violentos – embora não passe pela cabeça de ninguém devolver os terrenos do centro do Rio e de São Paulo à Confederação dos Tamoios, como ela sugere se pretenda.
Errar é humano, diz o bordão, e mesmo que se considere possível e necessário dialogar sobre o conceito de terras indígenas, não se pode dialogar com provocação.
Porque não merece outro nome senão o de provocação, ao escrever que é preciso “enfatizar que o ministro Gilmar Mendes é um dos mais sérios juristas deste país, cuja obra ultrapassa nossas fronteiras. No Tribunal, sempre pautou sua posição pela estrita aplicação da lei, não sucumbido a pressões como essas que hoje o acometem. Os que contra ele vociferam são os que não possuem o mínimo respeito pelo Estado Democrático de Direito”.
Quem está na iminência de ser indicada ministra de um governo sistemática e doentiamente combatido por Gilmar Mendes, com ações jurídicas e outras nem tanto, só pode fazer isso se não tem ideia de quem governa e de quem elegeu este governo.
Do qual ela pretende fazer parte, mas certamente sabendo que não será, nele, a dona, nem a capataz.
Para participar dele, como se disse uma vez do próprio Ministro Gilmar Mendes, precisa antes saber que não está falando com seus capangas lá – no caso dela – do Tocantins.
E aprender a ter modos.
Ninguém lhe pediu que esbofetasse o mais figadal inimigo do governo no Judiciário, Gilmar Mendes.
Seria desnecessário pedir-lhe que não esbofeteasse o Governo com escancarados elogios a ele.
A menos que haja algo que não se sabe e possa explicar a manifestação brutal e grosseira.
Ou alguém que lhe explique o velho ditado gaúcho de que a luta não quita a fidalguia.
E que é gado e não criador de gado quem dá coices sem razão.
37 respostas
Repito, um Gilmar Mendes, um único na esquerda.
Cadê esse grande homem (ou mulher)? Não existe, apenas covardes.
Não vejo covardia em se ater ao que preconiza a Lei.
Se ater a lei é fundamental. Mas, se seguir o “aos amigos tudo, aos inimigos (nem) a lei” aí não dá.
Como os HC’s para Dániel Dantas e Roger estuprador?
Desde quando ele se atem ao que preconiza a lei. Para quem mandou a lei e a jurisprudência do próprio Tribunal que faz parte as favas varias vezes não só como Advogado Geral da União e continuas mandando quando trata de decidir questões jurídicas envolvendo aliados políticos como Dantas, Demóstenes, FHC e cia ltda, jamais poderá ser dito que Gilmar se atem aplicar a lei.
A Sra Katia certamente está preparando um lugarzinho no futuro ministério do golpe que está sendo preparado pelo inominável GM.
Não tem nada a vera ocupação do Ministério da Agricultura por Kátia Abreu
É preciso “enfatizar que o ministro Gilmar Mendes é um dos mais sérios juristas deste país, cuja obra ultrapassa nossas fronteiras…”
Então tá explicado: ultrapassou todas as fronteiras….
Acho que Dilma erra se mantiver essa indicação, vai ter problemas aí, e deveria mudar a escolha aproveitando para sinalizar a todos que é ela quem manda.
Mais uma vez repito, tudo isto acontece pela postura que o governo já passou, a imagem de fraco e que não enfrenta seus inimigos. Ao contrário, os acomoda em seu governo. Começa muito mal, novamente.
A Dna. Kátia falando das “obras” do GM, parece ser gozação. GM, após quase 14 anos no STF, não aprendeu a ser JUIZ (maiúsculo), continua a ser um partidário-juiz (minúsculo, mesmo !). Vai passar para história como um dos enormes fiascos jurídicos, senão o maior (depois de Kinzão Barbosa). O pior é que nem se expressa de modo elegante, nem isso ele tem. O sujeito é de muita grossura.
Ainda bem que Dilma e o PT, com essa, irá acordar! Tomara! Não era possível que isso fosse verdade. Colocar essa Kátia Abreu, o simbolo do conservadorismo agrário no governo, é pior do que se aliar a Paulo Maluf em São Paulo. Na hora da eleição, quem paga o Pato somos nós militantes, pois não temos mais argumentos para justificar tanta incoerência. Todo o lixo da direita está sendo colocado no colo do PT e do governo, dando a entender que ela (a direita) agora é a limpa, a ética, e o PT que é sujo. Isto quase deu certo agora em 2014, infelizmente.
A #Dilmautista irá acordar?
De onde menos se espera é de onde não vem nada mesmo . . .
“Quem vai aos porcos tudo se lhe ronca”.
Bom, a própria Katia está tentando mostrar para a Dilma o erro descomunal que ela está cometendo com a intenção de nomeá-la. De forma que, se insistir no erro, merece todas as consequências daí advindas. Porque burra a presidente está longe de ser, né.
Boa noite.
Comunidade CAf:
D. Kátia Ah, Breu está correta. Foi a própria quem fora convidada a compor um Grupo de Governo sem identidade ideológica, e não o inverso. Mesmo que não prime pela elegância, D. Kátia Ah, Breu pode elogiar os seus ídolos. Já tivéramos episódios, por incrível que se nos pareça, piores. Jobim, por exemplo, como Ministro desta mesma coalizão, não elogiava, simplesmente os seus. Insultava os nossos. O problema é que não votamos em coalizões. Votamos em nortes, em ideologias. Para Dilma, parece ainda nebulosa, esta ideia.
Saudações “{?????????????} Dilma, Inclusões Social e Política. Sem Educação Política, o egresso social se volta contra o seu promotor. Reformas Constituinte Exclusiva e do Judiciário, Já.“,
Morvan, Usuário Linux #433640. Seja Legal; seja Livre. Use Linux.
A sra. Kátia Abreu deveria ser DEMITIDA ANTES DA INDICAÇÃO!!! Isso é muito desaforo…
Pobres fazendeiros! Que na década de 70 em aliança junto com os militares armaram a expulsão dos Guarani Kaiowás de suas terras; Hoje eles ocupam Kurussu Ambá, “a nova faixa de Gaza”, mesmo com toda a resistência e cerco imposto pelas milícias do agronegócio que não permitem a passagem de água e suprimentos para os mesmos. Mesmo assim pobres fazendeiros Dona Kátia, que por ano assassinam 30 indígenas no Mato Grosso do Sul, mais da metade de todos os assassinatos impostos ao grupo em todo país…mesmo assim pobres fazendeiros…
PS.: O mais grave de seu texto na folha não são seus elogios ao ministro reacionário, capitalista, conservador, Gilmar Mendes, a coisa mais grave do texto é a sua autora ter sido indicada para um cargo em um ministério de um partido que se diz de esquerda! Que diz representar o interesse da massa oprimida!
Acho que ela deu um tiro no pé.
A presidente DILMA não deve ter gostado e também não precisa de ministros que fiquem dando “opiniões” e escrevendo matérias em jornais publicamente anti-governo.
Está passando da hora da presidenta começar a mudar de fato . Começando pelo ” timing ” (excelente artigo de Antônio Lassance em http://www.cartamaior.com.br/?/Coluna/O-maior-desafio-de-Dilma/32322.)
Katia Abreu…mire nela.
Ela não entra neste governo.
Não adianta esfumaçar sua entrada
com Levy, Gilmar.
Ela não.
O meu voto pede isto.
Elogiar um bandido filho da puta como gilmar mendes? Com “amizades” assim, Kátia Abreu não pode ser nem síndica de comdomínio.
Tá mal a coisa!!
…”‘PÓde’ parar!”
Até o otário do matuto aqui imaginava que essa “cheirosa” estivesse em vias de auto-superação das mazelas intrínsecas!
Ainda que num insólito auto de comiseração!
Ainda que num esforço hercúleo de adequação compulsória aos novos tempos!
E/ou instinto de sobrevivência!
No entanto, depois destas estapafúrdias e bizarras declarações de alinhamento com o gilmar DANTAS, a Kátia ‘aBREU’ deve ser considerada – mais do que nunca – ‘persona non grata’ por todos os progressistas deste país!
Isto sim!
A presidente Dilma Rousseff não poderá jogar a coerência e a ética no lixo da história!
A escolha do Joaquim Levy é uma coisa!
A suposta indicação da Kátia ‘aBREU’ será absolutamente inaceitável!
E, racionalmente, dispensável!
Só pelo fato de Kátia Abreu achar Gilmar Mendes um jurista correto e dos mais justos, conta contra si a indicação para o Ministério da Agricultura. Não me conformo com essa indicação. É um absurdo.
FFBB, essa charge, foto montagem, sei lá o nome dessa arte, está demais!
Estou também estou cético. Mas tem a Base, onerosa…
A REFAZENDA2010-blog traz hoje um excelente artigo, dica do Azenha, de Teoria e Debate. Creio que valha a pena conferir! Em: http://refazenda2010.blogspot.com.br/
Não é somente Katia Abreu que preocupa. A equipe econômica, tirando Barbosa, e um acinte à quem foi para as ruas defender Dilma. Ganhamos, mas não levamos!
Dormir com ex inimigo é uma coisa, agora, dormir com o inimigo só em Hollywood.
Querer indicar uma fascista para o governo é querer cair no descrédito de quem votou no projeto de governo representado por DILMA… A direita agradece mais uma brecha
A Dilma está botando os 5° colunas dentro do governo.
Elogiar um capitão do mato? Sra ex-futura ministra?
Katia Abreu, um elefante em loja de louças?
SAB, 29/11/2014 – 22:34
Por jornalista Luis Nassif
(…)
FONTE: http://jornalggn.com.br/notici…
O que um processo na Justiça Eleitoral não faz?
O governo Dilma não passa de um “Governo de Transição” para o próximo partido que eleger o presidente de 2018 :)
É só olhar para os ministros para ver que o PT não vai fazer nada nestes 4 anos a não ser roubar o máximo possível. Os poucos petistas que ainda tinham esperança de implementar mudanças sociais acho que estão começando a entender o que eu já entendi a cerca de 4 anos: Dilma é só discurso, e o PT está condenado. Dilma não é o Mojica… nem Lula foi. Falta humildade.
“Cria corvos e eles te comerão os olhos.” Provérbio Português
Penso que ficou insustentável, para o Governo, manter essa senhora no Ministério da Agricultura…
Ela simplesmente não se contém…
Empossá-la pode ser uma bomba relógio…
Parece mais uma infiltrada, isso sim!!
Não há como confiar…
Só quero ver o que a Dilma vai falar ou fazer sobre o que ela diz e faz…
Sempre compreendi a necessidade de uma visão mais ampla(,) de conjunto(,) em favor da tão propalada ‘governabilidade’ e/ou de um melhor governar ‘inclusivo’ de todos os setores da sociedade brasileira. Mas… Kátia Flávia “Exocet” Abreu simplesmente é intragável. Se acontecer, será sem o meu apoio. Ela vai implodir o governo, será um “Exocet” no Ministério (já está sendo, criando problemas. Será que compensa mesmo?…). Como diria o Fausto Fawcett, Reaça Belzebu (ou BoiZebu), Reaça Lucifer, Godiva do Sai-pra-lá.
**
*************
****
*************.
* . . . . **** . . . . Lei de Mídias Já!!!! **** … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. **** … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …