Não bastassem as escaramuças de Olavo de Carvalho, mais uma – e grave – estocada de Jair Bolsonaro sobre os militares está sendo anunciada por Miriam Leitão, em O Globo.
Teria dito, segundo ela, que vai promover um corte de 43% no orçamento das Forças Armadas.
Isso significa que terão de ser paralisados todos os investimentos que já vinham sendo tocados a passo de cágado. Todos, literalmente.
Pior: significa voltar aos tempos do Governo Fernando Henrique, em que os soldados eram mandados embora dos quartéis para economizar no “rancho”.
Mas também um sinal de que a situação do Governo é desesperadora.
Diz a nota de Miriam:
Os comandantes saíram sem ter ideia de como pôr em prática um corte desta dimensão. Comentário de um dos generais presentes: “Nem no governo do PT aconteceu um corte desse tamanho.”
Não, não aconteceu, como não aconteceu a esculhambação que está ocorrendo com os militares que integram a cúpula do governo.
Não podem, entretanto, reclamar: foram eles quem conduziram seu algoz ao PalÁcio do Planalto.
Que agora façam “arminha” com os dedos, porque não vão ter nem para comprar munição.
View Comments (51)
gente,
ou Bolsonaro tem um figurão muito poderoso (que não é o Trump) que segure tudo isso,
ou ele é um completo demente que está provocando um pais inteiro - até as FFAA
será que ele acha que - como en-viado de deus - ele tá seguro?
Eu não diria figurão, mas sim figurões.
supondo que exista um grupo dando apoio ao traste
que poder é esse?
seria o mesmo grupo que colocou o judiciário no bolso?
Ele é um demente.
concordo com vc.
mas assim? a seco? ele está afrontando as pessoas que estão na retaguarda dele - olha o perigo
Não sei o que se passa naquele cérebro doente e megalomaníaco...mas imagino que, em seus delírios, ele acredite que sua retaguarda esteja no ódio, nos filhos, nos milicianos, nas igrejas evangélicas ou nas tropas de imbecis que o elegeram durante 27 anos no RJ. Ele não tem noção alguma de realidade, sua eleição é resultado da estupidez da nossa classe média endinheirada, milicos e mídia tucana. Tanto fizeram contra a esquerda que produziram um cacareco monstruoso.
eu espero que seja isso
mas não posso esquecer que esse traste deitou e rolou, falou as maiores barbaridades enquanto era deputado e NADA aconteceu com ele
que raio de imunidade é essa?
Talvez ele esteja forcando um auto golpe. Bolsonaro tem as baixas patentes com ele. Se mandar os Generais pro paredão ele assumira o poder absoluto e fara um genocídio sem precedentes
será?
ele é tão demente que dele tudo pode ser
Olha aí gente,...será ? Não sei não, será que esse GOLPE, já está para implodir ? Onde estão o Malafaias, os Magno Maltas, os Valdomiro Santiagos, os Felicianos ? GLÓRIA À DEUS !
Putz, agora me lembrei do "Gurincrível" daquele desenho da Disney, "Os Incríveis". :)
Se for isso o capitão é mais doido do que estamos pensando. Mais nem todo doido é burro e o capitao é burro. Isso porque a cúpula militar deve saber que para tudo tem um jeito, isto é, quando se quer realmente uma solução.
Não vão demorar a dar um jeito.
Bem, ao menos nas aparências, as baixas patentes e principalmente os praças parecem estar com o Boçal.
Um golpe destes vindo da CIA, será um xeque-mate: o Cabo Anselmo do séc. XXI chegou ao comando da tropa.
Bem. Considerando as peripécias que ele fazia nas forças armadas quando era tenente e mais jovem, não dá para duvidar que depois de velho com a mente mais doentia e um mandato presidencial nas mãos, ele não esteja delirando a esse ponto.
Será uma espécie de Hitler cagado.
O figurão é este, Rita: $
quero só saber até quando vão segurar
Por Cris Penha
Sinceramente, eu acho pouco o que a ala militar do governo está passando com Olavo de Carvalho e seus seguidores. Após comerem o pão que o diabo amassou no governo FHC, onde não tinham verbas nem pra pagar o almoço das tropas, receberam um tratamento especial dos governos de esquerda do PT, ao contrário do que imaginavam. O orçamento militar praticamente triplicou, foram comprados os caças Gripen da Suécia por escolha dos militares, foi retomado o programa para construção de submarinos sendo um deles nuclear, foram enviados para missões de paz mundo afora como no Haiti o que elevou o prestígio internacional das Forças Armadas. O PT poderia ter brigado para levar torturadores e assassinos do regime militar a julgamento, como ocorreu no Chile e Argentina, mas o máximo que fez foi criar a Comissão da Verdade. Optou pela conciliação ao invés da guerra. E o que a esquerda ganhou com isso? Nada, além da deposição de Dilma e prisão arbitrária de Lula para que Bolsonaro fosse eleito. Agora os militares sofrem ataques todos os dias de Olavo e seus seguidores nas redes sociais. Nunca foram tão humilhados quanto agora, sendo xingados por um astrólogo direto dos EUA com as bençãos de Bolsonaro e familícia. Mourão, Santos Cruz, Heleno e até Villas Boas viraram alvos dos tresloucados que ajudaram a colocar no poder. Se tivessem o mínimo de vergonha na cara, ou saiam imediatamente do governo ou tiravam Bolsonaro do poder à força. Não farão nem um nem outro e sairão desmoralizados dessa história, que seria muito diferente se não tivessem ajudado a ferrar com a democracia brasileira nos últimos anos.
O general Villas Boas, o golpista, bem como todo estado maior de nossas forças armadas, conspirador e golpista, recebem o tratamento justo, a que fazem jus, dado exatamente pela coisa que ajudaram a colocar na presidência.
Estamos vendo o que deveria ser o golpe de misericórdia a ser desferido em nossas Forças Armadas. Quem ainda não entendeu que estamos assistindo à implantação paulatina de uma ditadura, a ditadura olavista/lavajatista, que será a mais escabrosa ditadura que o Brasil já viveu? Uma ditadura na qual inexiste o interesse nacional? Só quem é cego não vê que o Bolsonaro não está nem aí para o Congresso, não está nem aí para "reformas de previdência", porque ele sabe que em breve, com a ditadura totalmente implantada, ele fará o que bem quiser com apenas um mero decreto virtual colocado no Twitter. E ai de quem ousar desobedecer. O Brasil será destruído, todas as suas instituições serão desmontadas, e as Forças Armadas não escaparão a este destino. E não mais haverá nenhuma instituição que possa defender o país. Não se sabe se o plano ditatorial traçado nos mínimos detalhes alcança os militares e os converte em mera polícia para deter explosões de insatisfação popular, ou se haverá mesmo a imobilidade militar e a formação de um novo exército tipo SS, a começar pelas milícias e pela licença para portar armas. O plano para domar os militares estava há muito preparado. Primeiro, subir alguns soldos. Depois, desmoralizá-las publicamente. Por último, começar a desmontar as Forças Armadas peça por peça, a começar por cortar-lhes o dinheiro e o ar para que não mais respirem.
Ao contrário, sr. general, no Governo Lula os srs. tiraram o pé da lama e ganharam investimentos importantes em modernização de equipamentos e melhora das condições nos quartéis. Agora vão comer o pão que o diabo amassou e ainda ouvir xingamentos de um desclassificado lá na Virgínia, por twitter. Bem feito!
Então o homem resolveu dar o golpe do cabo e do soldado ?
Cabo e soldado vão ficar sem botina logo, logo. Se quiserem fechar o STF vai ter que ser na base das milícias.
Prima, o Bolsonarismo se apóia, em termos militares, basicamente nas tropas permanentes: baixa oficialidade e sargentada das FFAA. Mas o principal esteio armado de Bolsonaro está nas PMs e Polícias civis (estaduais e federais - PF e PRF). Soldados e cabos nas FFAA não são, na imensa maioria, permanentes, e vão obedecer aos sargentos, tenentes e capitães, ainda mais porque vêem no Coiso o seu maior líder (führer, em alemão). Só o estado do Rio de Janeiro tem um efetivo policial (PM + PJ) de mais de 60 mil policiais, com provavelmente mais de 80% bolsonaristas, entre fervorosos e não fervorosos. Juntando todas as polícias estaduais, o efetivo é muito maior do que o das FFAA, e a maioria tem alguma "experiência" de combate, especialmente no Rio.
Até o final do ano veremos uma tentativa de golpe, à la Fujimori, com fechamento do Congresso, do STF e Tribunais Superiores (e vários TJs e TRFs). Resta saber se o Generalato está se preparando para isso, e em que sentido, isto é, vão ser pegos de surpresa, sem preparo, ou vão estar preparados, reagindo ou aderindo?
Como dizem por aí na web: Olavo de Carvalho é o Rasputin da Virgínia.
Vai ver o objetivo é justamente destruir o exército brasileiro, para que as forças armadas do tio sam possam tomar posse do território sem risco de reação.
Ué, capitao, retaliando assim na cara dura os militares porque eles não querem uma intervenção militar na Venezuela e nem aceitam bater continência para Olavo de Carvalho? Ou estás fazendo chantagem para fazê-los ceder? Você capitão e Olavo de Carvalho trabalham para os EUA. Agora que estão percebendo que não contarão com o apoio das forças armadas vocês resolveram enfraquece-las, né. Afinal, da mesma forma que os EUA querem o petróleo da Venezuela também querem o nosso Pré-Sal. Além disso querem usar a base de Alcântara para atacar a Venezuela e o próprio Brasil no momento oportuno.
Esperemos que os senhores generais tenham entendido a jogada.
Assinamos em baixo, pois Donald Trump se regozija, com a derrota do povo brasileiro, e do povo venezuelano como de toda América Latina, aplicando sua política de pirataria, pois acredita que só assim conseguirá sua reeleição nos EEUU. LULA INOCENTE JÁ ! LULA LIVRE ! NINGUÉM SOLTA A MÃO DE NINGUÉM !
Enquanto combatem um marxismo imaginário, destroem o país, só irão acordar quando os cortes chegaram aos Soldos e Pensoes, não demora não viu ?
Quando vejo esses generais "corajosos" que só sabiam criticar o PT, não consigo parar de gargalhar - SIFÚ!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
A vitória de Trump nos Estados Unidos trouxe a extrema direita para o centro da disputa política. Neste novo cenário não há mais espaço nem para direita tradicional como do Macron, na França, ou para um Alckmin, no Brasil. O tempo é para radicalizar a direita sem rodeios, escrúpulos ou aparência, isso explica o comportamento de Trump em intervir abertamente na Venezuela e do guru da extrema direita Olavo Carvalho em desacatar generais como um sargento trata recrutas. Com Trump, os Estados Unidos assumem de frente seu papel de potência imperialista a ameaçar e até intervir se for o caso em nações que não se submeterem aos ditames do império. Mas nesse caminho Trump esbarra em duas pedras Rússia e China que atrapalham o êxito total dessa empreitada da extrema direita que hoje governa os EUA. Quem conhece a lógica dos impérios só a nação imperialista deve ter forças armadas para manter a sua supremacia sobre as demais nações e essas apenas forças de segurança para o controle interno. Isso explica o desprezo e agressividade do guru de extrema direita Olavo sobre os generais de que eles não representam nada no novo contexto do Brasil colônia dos EUA.