Leitão: Bolsonaro diz que cortará 43% das verbas das Forças Armadas

Não bastassem as escaramuças de Olavo de Carvalho,  mais uma – e grave – estocada de Jair Bolsonaro sobre os militares está sendo anunciada por Miriam Leitão, em O Globo.

Teria dito, segundo ela, que vai promover um corte de 43% no orçamento das Forças Armadas.

Isso significa que terão de ser paralisados todos os investimentos que já vinham sendo tocados a passo de cágado. Todos, literalmente.

Pior: significa voltar aos tempos do Governo Fernando Henrique, em que os soldados eram mandados embora dos quartéis para economizar no “rancho”.

Mas também um sinal de que a situação do Governo é desesperadora.

Diz a nota de Miriam:

Os comandantes saíram sem ter ideia de como pôr em prática um corte desta dimensão. Comentário de um dos generais presentes: “Nem no governo do PT aconteceu um corte desse tamanho.”

Não, não aconteceu, como não aconteceu a esculhambação que está ocorrendo com os militares que integram a cúpula do governo.

Não podem, entretanto, reclamar: foram eles quem conduziram seu algoz ao PalÁcio do Planalto.

Que agora façam “arminha” com os dedos, porque não vão ter nem para comprar munição.

Fernando Brito:

View Comments (51)

  • gente,
    ou Bolsonaro tem um figurão muito poderoso (que não é o Trump) que segure tudo isso,
    ou ele é um completo demente que está provocando um pais inteiro - até as FFAA

    será que ele acha que - como en-viado de deus - ele tá seguro?

      • supondo que exista um grupo dando apoio ao traste
        que poder é esse?
        seria o mesmo grupo que colocou o judiciário no bolso?

      • concordo com vc.
        mas assim? a seco? ele está afrontando as pessoas que estão na retaguarda dele - olha o perigo

        • Não sei o que se passa naquele cérebro doente e megalomaníaco...mas imagino que, em seus delírios, ele acredite que sua retaguarda esteja no ódio, nos filhos, nos milicianos, nas igrejas evangélicas ou nas tropas de imbecis que o elegeram durante 27 anos no RJ. Ele não tem noção alguma de realidade, sua eleição é resultado da estupidez da nossa classe média endinheirada, milicos e mídia tucana. Tanto fizeram contra a esquerda que produziram um cacareco monstruoso.

          • eu espero que seja isso

            mas não posso esquecer que esse traste deitou e rolou, falou as maiores barbaridades enquanto era deputado e NADA aconteceu com ele

            que raio de imunidade é essa?

    • Talvez ele esteja forcando um auto golpe. Bolsonaro tem as baixas patentes com ele. Se mandar os Generais pro paredão ele assumira o poder absoluto e fara um genocídio sem precedentes

      • será?
        ele é tão demente que dele tudo pode ser

      • Olha aí gente,...será ? Não sei não, será que esse GOLPE, já está para implodir ? Onde estão o Malafaias, os Magno Maltas, os Valdomiro Santiagos, os Felicianos ? GLÓRIA À DEUS !

      • Putz, agora me lembrei do "Gurincrível" daquele desenho da Disney, "Os Incríveis". :)

      • Se for isso o capitão é mais doido do que estamos pensando. Mais nem todo doido é burro e o capitao é burro. Isso porque a cúpula militar deve saber que para tudo tem um jeito, isto é, quando se quer realmente uma solução.

        • Bem, ao menos nas aparências, as baixas patentes e principalmente os praças parecem estar com o Boçal.

          Um golpe destes vindo da CIA, será um xeque-mate: o Cabo Anselmo do séc. XXI chegou ao comando da tropa.

          • Bem. Considerando as peripécias que ele fazia nas forças armadas quando era tenente e mais jovem, não dá para duvidar que depois de velho com a mente mais doentia e um mandato presidencial nas mãos, ele não esteja delirando a esse ponto.

  • Por Cris Penha

    Sinceramente, eu acho pouco o que a ala militar do governo está passando com Olavo de Carvalho e seus seguidores. Após comerem o pão que o diabo amassou no governo FHC, onde não tinham verbas nem pra pagar o almoço das tropas, receberam um tratamento especial dos governos de esquerda do PT, ao contrário do que imaginavam. O orçamento militar praticamente triplicou, foram comprados os caças Gripen da Suécia por escolha dos militares, foi retomado o programa para construção de submarinos sendo um deles nuclear, foram enviados para missões de paz mundo afora como no Haiti o que elevou o prestígio internacional das Forças Armadas. O PT poderia ter brigado para levar torturadores e assassinos do regime militar a julgamento, como ocorreu no Chile e Argentina, mas o máximo que fez foi criar a Comissão da Verdade. Optou pela conciliação ao invés da guerra. E o que a esquerda ganhou com isso? Nada, além da deposição de Dilma e prisão arbitrária de Lula para que Bolsonaro fosse eleito. Agora os militares sofrem ataques todos os dias de Olavo e seus seguidores nas redes sociais. Nunca foram tão humilhados quanto agora, sendo xingados por um astrólogo direto dos EUA com as bençãos de Bolsonaro e familícia. Mourão, Santos Cruz, Heleno e até Villas Boas viraram alvos dos tresloucados que ajudaram a colocar no poder. Se tivessem o mínimo de vergonha na cara, ou saiam imediatamente do governo ou tiravam Bolsonaro do poder à força. Não farão nem um nem outro e sairão desmoralizados dessa história, que seria muito diferente se não tivessem ajudado a ferrar com a democracia brasileira nos últimos anos.

    • O general Villas Boas, o golpista, bem como todo estado maior de nossas forças armadas, conspirador e golpista, recebem o tratamento justo, a que fazem jus, dado exatamente pela coisa que ajudaram a colocar na presidência.

    • Estamos vendo o que deveria ser o golpe de misericórdia a ser desferido em nossas Forças Armadas. Quem ainda não entendeu que estamos assistindo à implantação paulatina de uma ditadura, a ditadura olavista/lavajatista, que será a mais escabrosa ditadura que o Brasil já viveu? Uma ditadura na qual inexiste o interesse nacional? Só quem é cego não vê que o Bolsonaro não está nem aí para o Congresso, não está nem aí para "reformas de previdência", porque ele sabe que em breve, com a ditadura totalmente implantada, ele fará o que bem quiser com apenas um mero decreto virtual colocado no Twitter. E ai de quem ousar desobedecer. O Brasil será destruído, todas as suas instituições serão desmontadas, e as Forças Armadas não escaparão a este destino. E não mais haverá nenhuma instituição que possa defender o país. Não se sabe se o plano ditatorial traçado nos mínimos detalhes alcança os militares e os converte em mera polícia para deter explosões de insatisfação popular, ou se haverá mesmo a imobilidade militar e a formação de um novo exército tipo SS, a começar pelas milícias e pela licença para portar armas. O plano para domar os militares estava há muito preparado. Primeiro, subir alguns soldos. Depois, desmoralizá-las publicamente. Por último, começar a desmontar as Forças Armadas peça por peça, a começar por cortar-lhes o dinheiro e o ar para que não mais respirem.

  • Ao contrário, sr. general, no Governo Lula os srs. tiraram o pé da lama e ganharam investimentos importantes em modernização de equipamentos e melhora das condições nos quartéis. Agora vão comer o pão que o diabo amassou e ainda ouvir xingamentos de um desclassificado lá na Virgínia, por twitter. Bem feito!

    • Cabo e soldado vão ficar sem botina logo, logo. Se quiserem fechar o STF vai ter que ser na base das milícias.

      • Prima, o Bolsonarismo se apóia, em termos militares, basicamente nas tropas permanentes: baixa oficialidade e sargentada das FFAA. Mas o principal esteio armado de Bolsonaro está nas PMs e Polícias civis (estaduais e federais - PF e PRF). Soldados e cabos nas FFAA não são, na imensa maioria, permanentes, e vão obedecer aos sargentos, tenentes e capitães, ainda mais porque vêem no Coiso o seu maior líder (führer, em alemão). Só o estado do Rio de Janeiro tem um efetivo policial (PM + PJ) de mais de 60 mil policiais, com provavelmente mais de 80% bolsonaristas, entre fervorosos e não fervorosos. Juntando todas as polícias estaduais, o efetivo é muito maior do que o das FFAA, e a maioria tem alguma "experiência" de combate, especialmente no Rio.
        Até o final do ano veremos uma tentativa de golpe, à la Fujimori, com fechamento do Congresso, do STF e Tribunais Superiores (e vários TJs e TRFs). Resta saber se o Generalato está se preparando para isso, e em que sentido, isto é, vão ser pegos de surpresa, sem preparo, ou vão estar preparados, reagindo ou aderindo?

  • Como dizem por aí na web: Olavo de Carvalho é o Rasputin da Virgínia.

  • Vai ver o objetivo é justamente destruir o exército brasileiro, para que as forças armadas do tio sam possam tomar posse do território sem risco de reação.

  • Ué, capitao, retaliando assim na cara dura os militares porque eles não querem uma intervenção militar na Venezuela e nem aceitam bater continência para Olavo de Carvalho? Ou estás fazendo chantagem para fazê-los ceder? Você capitão e Olavo de Carvalho trabalham para os EUA. Agora que estão percebendo que não contarão com o apoio das forças armadas vocês resolveram enfraquece-las, né. Afinal, da mesma forma que os EUA querem o petróleo da Venezuela também querem o nosso Pré-Sal. Além disso querem usar a base de Alcântara para atacar a Venezuela e o próprio Brasil no momento oportuno.
    Esperemos que os senhores generais tenham entendido a jogada.

    • Assinamos em baixo, pois Donald Trump se regozija, com a derrota do povo brasileiro, e do povo venezuelano como de toda América Latina, aplicando sua política de pirataria, pois acredita que só assim conseguirá sua reeleição nos EEUU. LULA INOCENTE JÁ ! LULA LIVRE ! NINGUÉM SOLTA A MÃO DE NINGUÉM !

  • Enquanto combatem um marxismo imaginário, destroem o país, só irão acordar quando os cortes chegaram aos Soldos e Pensoes, não demora não viu ?

  • Quando vejo esses generais "corajosos" que só sabiam criticar o PT, não consigo parar de gargalhar - SIFÚ!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • A vitória de Trump nos Estados Unidos trouxe a extrema direita para o centro da disputa política. Neste novo cenário não há mais espaço nem para direita tradicional como do Macron, na França, ou para um Alckmin, no Brasil. O tempo é para radicalizar a direita sem rodeios, escrúpulos ou aparência, isso explica o comportamento de Trump em intervir abertamente na Venezuela e do guru da extrema direita Olavo Carvalho em desacatar generais como um sargento trata recrutas. Com Trump, os Estados Unidos assumem de frente seu papel de potência imperialista a ameaçar e até intervir se for o caso em nações que não se submeterem aos ditames do império. Mas nesse caminho Trump esbarra em duas pedras Rússia e China que atrapalham o êxito total dessa empreitada da extrema direita que hoje governa os EUA. Quem conhece a lógica dos impérios só a nação imperialista deve ter forças armadas para manter a sua supremacia sobre as demais nações e essas apenas forças de segurança para o controle interno. Isso explica o desprezo e agressividade do guru de extrema direita Olavo sobre os generais de que eles não representam nada no novo contexto do Brasil colônia dos EUA.

Related Post