Parece estar se formando uma maioria bastante sólida entre os brasileiros de que Jair Bolsonaro é um energúmeno, um détraqué, tosco, despreparado para o convívio humano.
Mas ainda não há consciência de que um personagem como este diz mais sobre a natureza do que sobre as excrescências da gente que manda neste país.
Jair Bolsonaro é o retrato horrendo e disforme do que se tornou o pensamento conservador no Brasil.
Não produziu nada capaz de estar em seu lugar, como seu líder, sua bandeira e -perdão pelo paradoxo – como sua expressão intelectual.
Bolsonaro é resultado de ação e omissão, ambas igualmente graves.
Sua raiz remonta ao momento em que o conservadorismo trocou de instrumentos: deixou a política e entregou-se à mescla entre a ação do Judiciário e da mídia como instrumento de poder.
Não lhes parecia perigoso: afinal, tudo estava entre os homens de punhos de renda, todos frequentadores dos mesmos salões, embora o último dos “príncipes” do baile fosse bem menos respeitável que o desejado.
Mas, ainda assim, era o retrato do que se transformara a nossa elite: bon vivants, arrotando sofisticação mesmo tendo se tornado ignorante.
Não funcionou em 2006 para vencer Lula diretamente, nem para vencê-lo em 2010 e 2014, indiretamente.
Já desta última vez, decidiam-se a quebrar as regras do jogo, dando poder aos instrumentos de destruição da vida política: o partido policial-judicial.
Para não alongar o texto com tudo o que você já sabe, restaram-lhes dois personagens: Sergio Moro e Jair Bolsonaro, ambos ideologicamente talhados para exercer o poder de forma autoritária e destruir qualquer projeto de afirmação nacional.
Bolsonaro, o viável eleitoralmente e o capaz de trazer o apoio dos militares (além dos mercadores do Evangelismo) foi colocado na presidência para fazer seu turno, “fuzilar a petralhada” e passar, outra vez, o bastão de mando para as mãos do alto clero.
Colonialistas e escravocratas, sim, mas com “modos e aggiornamento, palavra que adotaram, nos anos 70, como antecessora da tal “modernidade” com que se disfarça a velhice das ideias.
Mas está difícil, mesmo para eles, aguentar os ímpetos de uma classe média medíocre, que saiu, com seus arroubos fascistas, do armário onde uma década de declínio do regime militar e três outras de democracia formal a haviam recolhido.
Há um troglodita no poder e os que o puseram lá achando que o poder lhe daria modos verificam, apavorados, que não se acanha em limpar a boca com as toalhas de fina renda.
Talvez lhe venha este pavor por verem, projetada nele, a imagem daquilo que se tornaram.
View Comments (47)
Boçal Nato é aquilo em que outros tempos se chamava de um "sem mãe", que "não teve infância".
Mas essas expressões saíram de moda, devido ao politicamente correto.
Ou seja esse governo é a cara de certo Brasil, não existe oposição entre doutor Jekyll e o senhor Hyde, entre o Brasil moderninho e o selvagem, entre a polícia e a milícia, entre a justiça e o justiciamento, o que existe é sintonia entre essas duas caras de um só país.
Maravilha,mais um texto pra emoldurar e colocar na parede.
SUBLIME!
"Há um troglodita no poder e os que o puseram lá achando que o poder lhe daria modos verificam, apavorados, que não se acanha em limpar a boca com as toalhas de fina renda."
Bolsonaro é um psicótico, sustentado em suas paranóias. A escalada de suas agressões mostram que o quadro pode se agravar perigosamente.
"ELES" todos, são a cara do BOLSOBOSTA!
Por estarmos sob o tacão de um troglodita, miliciano e nazifascista, nunca houve no Brasil uma ocasião tão propícia para a formação de uma ampla frente política que una democratas sinceros, progressistas, e esquerdistas em torno de uma agenda mínima para a recuperação do Estado Democrático de Direito. Isso foi feito em países vizinhos, como Chile e Uruguai, guardadas as respectivas realidades, e não vejo porquê não possa ser constituída aqui no Brasil, pois já fizemos algo parecido por ocasião das "Diretas Já". A situação é inédita pois o país foi irresponsavelmente lançado nas mãos de bárbaros que já demonstraram que querem a destruição do país e a entrega dos seus escombros à sanha da agiotagem internacional manipulada pelo Imperialismo Anglo-Americano. Embora seja a única providência a ser tomada, com rapidez e seriedade, não se tem notícias de que algo parecido esteja sendo cogitado pelas várias vertentes de nossa sonolenta e omissa "oposição" esteja ela nos parlamentos, nos partidos, nos sindicatos ou nos movimentos sociais. Ao que parece só o Movimento Estudantil esboça alguma reação, mas mesmo assim sem a necessária continuidade.
Já começaram:
https://www.brasil247.com/brasil/ex-ministros-de-dez-governos-se-unem-contra-retrocessos-da-gestao-bolsonaro
"Quarenta ex-ministros e ex-ministras de sete presidentes diferentes deixaram de lado as diferenças ideológicas e se uniram em defesa da Constituição, além de denunciarem as ameaças à democracia e ao desenvolvimento nacional por parte do governo jair Bolsonaro."
Desculpe por discordar, mas acho muito difícil haver qualquer reação similar às concertações platinada por aqui. Basta comparar dois itens: o nível de formação educacional mínimo das populações chilena e uruguaias com a brasileira, e o nível de hegemonia monopolista dos meios de comunicação brasileiros, contra os medios adequadamente regulados dos Estados vizinhos. Para seu desejo tornar-se concreto, precisaríamos de muito mais do que temos do primeiro item e de muito menos do que temos do segundo.
Além disto, as esquerdas mundiais - e não apenas a brasileira - estão aturdidas frente às questões impostas pela economia de mercado, e não têm sido capazes de orquestrar uma reação à altura do desafio. Basta ver como a direita avançou como um rolo compressor sobre as maiores democracias ocidentais, e a extrema-direita tratorou as democracias mais frágeis do Leste europeu. Me parece que é um momento histórico ruim para os estados democráticos de direito, e não será fácil vencê-lo. Fora o risco de tudo desaguar, como nos anos 30 do século passado, na necessidade de conflitos sociais graves para fazer frente a uma evolução parecida em muitos aspectos à atual. Hoje já não dá pra achar isto um exagero. Alguém conseguiria imaginar a Síria de hoje há apenas 10 anos atrás? Como vaticinou Denys Arkand em seu filme "As Invasões Bárbaras" o capital trouxe consigo os novos bárbaros, bem mais perigosos e capacitados que os antigos, mas tão selvagens quanto.
Muito se fala de que os conservadores ( até hoje nunca entendí como alguém pode ser conservador ,é a negação da evolução) viraram os neoliberais, em soma só mudaram as moscas ,mas a------ continúa a mesma.
Assim sendo,eles só existem porque a maioría, NÓS, explorados ,preteridos,submetidos,permitimos que aconteça.
A culpa de sua existência nunca foi mérito deles ,foi desleixo nosso.
Porque hoje se perguntar a massa de imbecis que foi enganada por esse delinquente, quer perder os 40% de multa quando for demitido?não quer ter acesso a um ensino superior de qualidade ??
quer morrer na porta de um hospital por falta de atendimento?
et,etc,óbvio todos responderíam NÃO ,ENTÃO SEU IMBECIL POR QUÉ VOTOU NO CARA???.
AS MAIORÍAS BURRAS É QUE FAZEM O PODER DAS ELITES, portanto é só EDUCAR DA FORMA CORRETA A MASSA,ASSIM ELA VIRARÁ POVO.
Aparentemente parece fácil,mas o marketing brutal,as propagandas o assédio dia e noite noite e dia de mídias compradas pelo grande capital, revistas,jornais todos financiados,patrocinados por corporações fica difícil, torço muito por uma revolta nesse país, mas acho que é apenas um sonho porque esse povo eleitor do bolsonaro migrará ou para um candidato "novo" que surgir em cima da hora que sempre foi tradição no BRASIL ou rostos já conhecidos tipo Dória,Huck, é sempre assim BRASIL é complexo demais,um povo que só se unem para festas e farras.
Mas, a pergunta que é necessário fazer : " por que não convencem vc ,eu e as pessoas que participam deste comentários ??" consciência política .Se ela não existe por uma busca pessoal,ela deverá acontecer pela EDUCAÇÃO .
Não proselitismo ou orientação idológica,mas, pelo incentivo ao questionamento,a aplicação da lógica,a privilegiar a inteligência e a criatividade.
Duvido,mas,duvido muito que sujeitos com acesso a este tipo de Educação ,sendo pobres e explorados como a maioría de nossa população ,escolhería um DELINQUENTE como este imoral.
Continuando o currículo do capitão: 56 - É o único presidente do mundo que é xenófobo em relação a uma região específica da federação do seu próprio país só porque nela mora a população mais pobre. 57 - É o único presidente que nega a fome no seu país e só pensa em filé mignon para o filho 58 - É o único presidente que conta piada chula em rede social e 59 - É o único presidente que quer abolir a cadeirinha criança.
Libera agrotóxico todo dia para matar seu povo, entrega uma mina de ouro que é o pré-sal, destrói suas industrias, desemprega milhões de brasilheiros...ninguém compra, arrecadação despencando, doenças, fome, humilhação... tudo culpa do PT? Ah, mas pelo menos assim a gente não vê preto, pobre e nordestinos nos aviões, shoppings, restaurantes finos, Universidades...
É verdade, bolsonaro é a face desnuda do conservadorismo vira-latas e entreguista brasileiro.
Do ponto de vista espiritual, acho que bolsonaro é também a vingança divina contra os que há anos propagam falácias e difamações contra Lula, contra Dilma, contra seus governos e contra os petistas em geral. A imagem horrenda que eles pintavam e todos os absurdos atos dos quais os acusavam converteram-se em realidade com bolsonaro e seu governo no poder. É como se Deus dissesse para eles: "agora vocês vão ver como funcionam governos que agem da forma que vocês acusam os governo do PT de agir".
Emília lendo seu texto recordo que assisti um vídeo de uma cristã uma pregadora,semana antes do segundo turno dizendo EXATAMENTE o que você disse, o vídeo falava que o povo que se diz "cristão" do Brasil iriam sofrer,sofrer e muito com esse bolsonaro e que ele já estava eleito,não tinha como mudar, que os tempos das dores iria começar,que o povo ia pagar e muito pela hipocrisia,demagogia sepulcros caiados falsos moralistas.
Oi amigo, se possível me envia o link desse vídeo. É como ler Jeremias após o cativeiro babilônico. O cara ficou anos avisando o povo q se eles não parassem com a opressão ao pobre, ao órfão e à viúva, Deus iria desterrá-los para a Babilônia. Acho bom resgatarmos todos os alertas dos dissidentes evangélicos desse período pré-eleição do bozo. Só isso possibilitaria um ponto de entrada na consciência evangélica q foi enfeitiçada pelos líderes picaretas q venderam o rebanho. Os evangélicos não ouvem vozes de fora, mas eventualmente ouvem vozes discordantes intramuros. Posso citar aqui Ed René Kivitz, Ariovaldo Ramos e há alguns outros, é bom fortalecer e apoiar os bons.
É muito divertido ver aqueles caras que discutiam política no bar e agora só falam de futebol, novela e o carai à quatro. E, a cada escândalo mais bizarro que o outro, do imbecil que um dia chamaram de mito, não defendem o mito. Postam coisas do Lulla.
Emilia W.R. Silva,
É verdade.
E só um reparo ao texto excelente: ele não se acanha de limpar somente a boca com as toalhas de fina renda, na mesa posta pelos iletrados, gordos e ricos membros da burguesia e da elite nacional, mas, a bunda também.
Exato, eu tembém vejo dessa forma do ponto de vista espiritual. O povo atraiu uma verdadeira ORCRIM para o poder, de tanto se dizer governados por uma organização criminosa na época do PT. Agora sim!