Estadão, no sábado:
Taxa de otimismo do brasileiro cai pela primeira vez desde 2009, revela Ibope
No Brasil, os que acham que o ano de 2014 será melhor que 2013 são 57%, índice 15 pontos porcentuais menor em relação à pesquisa anterior; diminuição reflete pessimismo com a economia.
Estadão, hoje:
Brasil é o 10º país mais feliz do mundo, diz pesquisa
O Brasil ficou em décimo lugar em ranking dos países mais felizes do mundo, de acordo com a pesquisa Barômetro Global de Otimismo, feita pelo Ibope Inteligência em parceria com a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN). O levantamento foi feito em 65 economias, a partir de 66.806 entrevistados.
Está vendo porque outro dia eu tive que apelar para o personagem Patropi, do Orival Pessini, para falar que o jornalismo econômico brasileiro pratica o non-sense do “Tá ruim porque está bom, mas vai piorar, entende?”
Mas, para continuar no mundo da tevê, isso não é tudo.
No Valor, do grupo Folha: Comércio cresce menos e inadimplência sobe mais que o previsto em 2013.
E na Folha, dona do Valor: Com alta do juro, inadimplência de 2013 tem um quinto do crescimento de 2012
Não apenas contradiz a outra manchete com cria o notável fenômeno de baixar inadimplência com a alta do juro, o que é uma heresia daquelas de fogueira em matéria de ciência econômica: menos gente fica devendo porque a prestação subiu…
A ânsia por dar notícias ruins e alarmantes está provocando um efeito “gráfico Globonews” no jornalismo de economia brasileiro.
Há dúzias de exemplos. Hoje, para dizer que estamos às vésperas de um apagão – quando todos os sistemas de reservatórios estão mais cheios que no ano passado – um jornal de economia chega a dizer que “por se tratar de uma usina a fio d’água, Itaipu não tem reservatório e gera energia de acordo com o volume de água que desce o rio”.
Jesus Cristo, Itaipu tem um lago artificial de 1.350 km2, que banha 16 municípios brasileiros e outros muitos no Paraguai! E está cheio, com 81% de seu volume de “só” 19 trilhões de litros de água!
Está se transformando em objeto de chacota o maior instrumento de informação e decisão econômica de que a sociedade dispõe, ou deveria dispor.
Estamos copiando, de forma agravada, o tom – mais que o tom, o conteúdo – de propaganda que havia tomado conta do jornalismo político.
Até mesmo nas publicações especializadas.
Quem dera eu achasse o jornalismo algo irrelevante e desnecessário, que pudesse apenas ser deixado para lá.
Não, minha profissão tem um valor social e lutar contra a sua desqualificação é prestar um serviço à sociedade.
19 respostas
Acredita nessas manchetes quem quer, e são cada vez menos.
“Com alta do juro, inadimplência de 2013 tem um quinto do crescimento de 2012″… Essa doeu! Então a inadimplência de 2013 foi MENOR cinco vezes a de 2012 e ralaram para criar uma forma de adicionar a palavra CRESCIMENTO na frase?!
Quem continuar acreditando, vai continuar comprando menos aparelhos de ar condicionado que poderia vender, por exemplo!
Bom, o que eu li na notícia é que o aumento das exigências dificultou o acesso das pessoas ao crédito, e quanto menor a abertura de crédito, menor o número de inadimplentes.
Mesmo não sendo de direita, é possível concluir que isso faz sentido:
quanto maior o número de pessoas que emprestam, maior o número de pessoas que correm o risco de não pagar.
É até óbvio.
Mas o título acredito que foi malicioso mesmo.
Abraço.
Me explica onde é difícil o crédito, Demetrius? Dão até sem você pedir, até porque os juros são um pudim para quem empresta.
Quem disse isso foi o Roque, economista do SPC.
Não sei te falar pra quem ele trabalha a ponto de dar uma informação falsa dessa, como você diz.
Abraço.
As notícias ruins são fornecidas diariamente com o objetivo de massagear o ego da direita e dos idiotas no Brasil
Brasileiros e Brasileiras
Este ano a mídia ( PIG ) vai adotar o “JORNALISMO CAFAJESTE ” sem escrúpulos, sem zelo e sem vergonha.
Vale-tudo no desespero eleitoral.
Preparem-se.
Belo artigo. Quando entro aqui, esqueço que o pig existe….Ainda.
Pois é espero que uma boa parte desses leitores torçam o nariz e veja outro meios(blogosfera) de informação pra cria um contraponto ou mesmo cair na real. e deixem de ler esses lixo.
O Que é que é isso minha gente?
Eles perderam as vergonhas.
A dignidade, o Respeito e a Moral. Não podem Humilhar o verdadeiro Jornalismo, levando-o a níveis tão baixos.
O JORNALISMO Brasileiro do SÉCULO XXI.
Com a palavra os Orgãos que agrupam esses (sic) Profissionais (sic) do Jornalismo (sic), com muito orgulho e muito amor, Pareas.
Fernando, para mim infelismente o jornalismo brasileiro se tornou irrelevante. A groubo garante sua qualidade.
A que nível pode chegar a dignidade humana.
Chamam isso de Jornalismo,
Chamam isso de Reportagens.
Meia duzia de Inescrupulosos Empresários, em busca de instalar um Governo, do qual possam se locupletar.
Como pode, eles, os indignos empresários conseguirem encontrar paus mandados de nível tão baixos. Imagino o orgulho das Mães, das Esposas. dos Filhos. dos Vizinhos, dos Amigos, dos Colegas, dos meios Religiosos onde eles se inserem, do meio social onde vivem. Se forem pares como eles provavelmente muito se orgulham.
O pior é que a maioria acredita na mídia.
E não é culpa da população, como a população vai se informar corretamente sem uma mídia séria. É praticamente impossível.
A internet tem informação boa mas tem bem mais informação distorcidas e erradas.
E a internet é dominada pela mídia tradicional no máximo que os blogs conseguem e refutar algumas reportagens mas a maioria fica como verdade absoluta seja correta ou falsa.
Ora sr.!Eu defendo a opinião que o JORNALISMO PRIVADO,tem aquilo que as privadas exalam!E mais,acho que é um tipo de DELINQUÊNCIA!Não existe outro adjetivo,porquanto quando invoca-se ÉTICA E MORAL,esses dois conceitos vagos,nçao se sabe pra onde ir-se…
A informação de que a Usina de Itaipu é considerada uma usina “a fio d’água” é verídica. Só não citaram o detalhe de que há mais de 50 usinas que estão acima da Itaipu nas bacias hidrográficas que desaguam nela, muitas delas com grandes reservatórios, conforme mostra o diagrama esquemático de usinas hidroelétricas do Sistema Interligado Nacional: http://www.ons.org.br/conheca_sistema/pop_diagrama_esquemat_usinas.aspx
Qualquer cidadão pode ler o Acompanhamento Diário da Operação Hidroenergético do SIN, publicado todos os dias úteis. E também consultar os diversos relatórios que permitem verificar a todo o instante a situação de abastecimento de energia elétrica no país.
Exatamente o que ocorreu na Ação que gerou o popular “Mensalão”. Houve o dinheiro, sim houve. Porem não originado das Empresas conforme as provas obtidas. O que houve foi caixa dois da campanha.
Se a própria Justiça, na pessoa do seu mais alto Representante, e devidamente acompanhado pelos seus Magistrados se comportam de tal maneira, distorcendo os “Fatos”, o que se esperar de uma Imprensa vindo dos frutos de um Golpe na Democracia. Em quem confiar, presumo serem nos Fatos apurados e não em teorias dos dominios. Só quem pode dominar é a verdade. Augusta e Cristalina. – Globo mostre o DARF, pois dos meus comunistas cuido eu. Na QUADRILHA DOS TRILHOS PAULISTA, quem era o Piloto. Alo SKAF, qual sua próxima ação contra o Povo de São Paulo, já sei, vai apoiar o Geraldo ALKIMIN.
http://www.itaipu.gov.br/energia/reservatorio
O maior lago artificial do Brasil é o de Sobradinho (BA), com 4.214 km² de área inundada.
O reservatório da Itaipu, com 1.350 km² de área inundada, é o sétimo maior do Brasil, mas dispõe do melhor índice de aproveitamento da água para produzir energia entre os grandes reservatórios brasileiros.
Na Itaipu, o índice de produção é de 10,4 MW por km² (ou seja, a cada 0,1 km² de área alagada pode gerar 1 MW).
Vamos conversar! Eu só sei dessas “informações” por que os blogs sujos repercutem. Deixem e publicar ou comentar tais coisas que eu nem fico sabendo, e nem muitos outros que também não leem o que foi feito para cachorros de madame finalizar suas refeições.