A liberdade que não nos podem tirar

Ontem, o país viveu um das últimos – e certamente o maior – obstáculo ao despenhadeiro do fascismo e da perda da institucionalização.

O maior, tenham em mente, desde o dia em que o circo da Câmara dos Deputados votou pela abertura do processo de impeachment da presidente democraticamente eleita, Dilma Rousseff.

Não se iluda por questões de legalidade constitucional, destas que há muito a maioria do Supremo deixou para trás e que fizeram soar patética a aula de constitucionalismo dada pelo insuspeito Celso de Mello em seu voto.

A Constituição é lana caprina, expressão que os advogados usam para dar nome a algo de pouco valor, tal como foi o impeachment sem crime de responsabilidade há dois anos.

Sob certos aspectos, porém, o que se deu ontem é pior, muito pior que o domingo da vergonha de 2016, porque ali apunhaláva-se o presente mas sobrevivia o futuro do processo eleitoral.

Agora, o que se fez foi matar a esperança de que  se pudesse voltar ao leito democrático em outubro.

Há um ar inescondível de tragédia.

Tintas de uma releitura do agosto de 1954, onde a cena trágica será ainda vivida, com as imagens mórbidas da condução de Lula à cadeia, num féretro que será festejado pelos corvos e abutres de uma classe média, enfim, condenada a roer a sua vida miserável pondo a culpa de todas as nossas mazelas no povo brasileiro, esta gente -para eles – indolente, desonesta, negra e parda, inferior ao ponto de merecer o nome de “povinho”.

O processo que começou com os udenistas de 2013, os do “padrão Fifa”, deságua na cena previsível, mais ainda pelo próprio Lula, ao resumir, na única declaração da qual, até agora, se tem publicada: ““Ninguém deu um golpe para me deixar candidatar.”

Ontem, antes do trágico espetáculo que Cármen Lúcia dirigiu no Supremo com o mesmo cinismo com que Eduardo Cunha comandou a apresentação circense – Luís Roberto Barroso, aliás, com seu demagógico discurso, encarnou uma versão “cult” daqueles que prometiam o Brasil dos céus ao votarem pela ruptura democratíca – o analista de pesquisas Antonio Carlos Almeida, autor do clássico “A cabeça do brasileiro”, escreveu o que se pode sentir no imaginário deste país:

Lula é politicamente grande porque tem voto, e isso é o fundamento da democracia. Lula tem voto para receber e transferir, quem trabalha com pesquisa sabe disso. Porque tem voto, ele motiva medo em seus adversários e esperança em seus seguidores.(…)Vale aqui novamente o contrafactual: se Lula não fosse do tamanho que é, não estaríamos nem escrevendo, nem lendo sobre ele, nem conversando nem ouvindo o que dizem dele, tampouco estaríamos preocupados com o desfecho dos julgamentos que a ele dizem respeito. Os ministros do Supremo, ao julgarem o habeas corpus de Lula, independentemente do resultado, apenas dizem o mesmo que esse artigo: Lula é politicamente grande. É importante que o país tenha consciência disso.

Na gente que não fala, que é o personagem ausente da polêmica política, fica algo que, nas pesquisas, só aparece nas intenções de voto, não em respostas explícitas: Lula é perseguido porque ousou fazer algo pelos pobres.

Esta é a sua resistência, como foi, há mais de 60 anos, a transformação de Getúlio Vargas em um fantasma a assombrar e maldizer a direita.

É preciso não fazer bravatas, cantar vitórias ou propor tolices.

A dor pode ser combustível de nossas chamas, mas não a mão que nos guia.

O primeiro passo é recusar o processo autofágico e recordar que tudo isso ocorre não pelos defeitos e erros do petismo ou de Lula, que existem, é claro.Ocorre por seu significado, ocorre pelo seu simbolismo, ocorre pelo que ele representa para o Brasil.

E não vai deixar de representar porque meia-dúzia, exatamente meia-dúzia, de algozes da elite negaram, por algum tempo, seu direito de ser um homem “externamente livre”.

Porque as nossas cabeças, as nossas idéias, os nossos pensamento e ações, a estes não há grades capazes de conter.

 

Fernando Brito:

View Comments (119)

  • Pouco importa o que dirão os fascistas, Lula deve pedir asilo em alguma embaixada para comandar a resistência a partir do exterior. Também precisa denunciar, dia após dia, a nova ditadura na qual a "elite" submissa aos interesses dos EUA mergulhou o país. Quanto ao futuro, ficou claro que conciliação, controle remoto e republicanismo não funcionam mesmo. É preciso punir os golpistas e eliminar a possibilidade de que eles se reorganizem. Isso não foi feito a partir de 1985, eles se reorganizaram e voltaram.

    • O QUE FALTA NESTE PÁIS É PAREDE. O PT PRECISA PARAR COM ESTE PAPINHO DE CONCILIAÇÃO. NÃO HJÁ CONCILIAÇÃO COM FASCISTA E GOLPISTAS. CHEGA.

      • Conciliação só é valida para uma perspectiva de ganha-ganha.

        Quando um dos lados não abre mão de querer o ganha-perde, então que venha o perde-perde! O que não pode é deixar barato.

        Confesso que sempre tive cuidado em não me manifestar de forma que pareça apologia à violência, mas depois das barbaridades que temos visto dos fascistas nas redes sociais há meses e mais meses, entendo que a "jurisprudência de fato" a respeito do assunto já foi estabelecida pela omissão de nossas autoridades.

    • Outra coisa que não funciona Carlos, é a governabilidade que fez, durante 13 anos de governo, o pt ter como aliados de primeira linha todos estes elementos fascinorosos que deram o golpe e governam o país. O oba oba seguido de tapinha nas costas de Lula (e em menor escala da Dilma, mas sim) e também a compulsão trágica e histriônica dos políticos do pt de serem entrevistados nas páginas amarelas da Veja, cumpliciados a esta gente criminosa do pmdb, partido que nunca teve ideologia, mas sempre procurou as sombras do poder para se locupletar. A injustiça com o Lula não é maior do que a tragédia que se abate contra o país de forma tal que não se pode negar o protagonismo tosco e covarde do pt que ficou o tempo todo vendo a banda passar sem reagir à altura. Agora o pobre Lula vai ficar com sua voz rouca gritando lá do fundo do cárcere: vocês me devem um pedido de desculpas. Quanto à organização dos golpistas, ela não precisa ser impedida, ela está aí muito bem azeitada e articulada com propósitos nefastos perfeitamente tangível e que veio se organizando há muitos anos, debaixo das barbas dos governos do pt. E não foram poucos os que alertaram reiteradamente.

      • Houve por parte de alguns membros do PT, até de Lula, uma ingenuidade muito grande. Mas aí temos uma coisa interessante e didática nesta tragédia: foi provado que não existe conciliação possível com a direita. Parece que o PT acreditou que as regras do jogo democrático seriam respeitadas, mesmo regras não redigidas, como o caixa 2 e outras formas de financiamento eleitoral. Também desconsiderou que mídia/judiciário/partidos de direita são todos farinha do mesmo saco e trabalhariam juntos para retomar o poder, como já haviam feito em outros momentos da história recente. É como se esta fosse uma lição necessária. Que esta lição fique bem gravada na memória, não só da esquerda, mas de todos os nacionalistas. Não podemos esquecer que Getúlio Vargas, que nunca foi esquerda e nem era de origem humilde, foi vítima deste mesmo tipo de gente. Vou além, e chego em Maluf: o homem era de direita, mas como não tinha "origem nobre", nunca foi bem aceito, só teve trégua quando sua disputa era contra o PT. Fora isso, a mídia sempre desceu o sarrafo no lombo do maluf por coisas muito parecidas com aquelas que fazem os tucanos, mas estes são protegidos porque, afinal, fazem parte da casa grande. Então o que resume bem a disputa política no brazil é: nós contra eles.

        • Marxista por formação, sempre refleti em termos de lutas de classes e a justiça, as leis, os tribunais nada mais são do que instrumentos das classes dominantes. A história do STF é basicamente a história de sua sujeição aos governos de plantão ou aos grupos dominantes. Acreditar na possibilidade de democracia com a direita latino americana é uma utopia. Isto só aconteceria se houvesse forças iguais, sobretudo uma imprensa livre e plural e um congresso eleito não pela força do dinheiro mas sobretudo pela vontade do povo e um judiciário...(é mesmo preciso dizer?) Ugo Chavez sem dúvidas apontou um caminho baseado num sólido apoio popular, desenvolvendo forte consciência política e criando mecanismos para impedir que a direita retomasse o poder. O Brasil e a América Latina precisam avançar nesse sentido. caso contrário seremos sempre o continente da miséria e da exclusão.

          • Eu não tenho uma formação teórica. Tudo o que penso é fruto do que tenho observado há mais ou menos meio século

        • Na média, o PT de São Paulo é de doer. E eu concordo com o que José escreveu: é ridículo e patético o deslumbramento que alguns tem pelas câmeras da globo, páginas amarelas da veja ou pelas Falhas e Estragões da vida. O PSOL tem que começar a se preocupar em não seguir o mesmo caminho.

      • Cansei de falar aqui na web que o PT estava alimentando um monstro (globo) que iria devora-lo mais cedo ou mais tarde, foram mais de SEIS BILHÕES de REAIS em 13 anos.

      • Tenho refletido bastante sobre o Ugo Chávez e cada vez posso perceber mais sua visão ao apoiar-se totalmente no povo, inclusive consultando-o sobre todas as decisões importantes, e, ao mesmo tempo, criando mecanismos que não tornassem tão fácil um golpe por lá como foi entre nós. A bem da verdade, as forças progressistas entre nós fizeram exatamente o contrário, limitando-se à luta parlamentar e esquecendo-se de criar consciência crítica na população. Com razão culpamos muito a mídia, mas o PT infelizmente foi extremamente omisso, permitindo inclusive que as igrejas ocupassem seu espaço.

        • Acho que temos que considerar diferenças entre brazil e Venezuela, a começar pelo tamanho e características da população. Temos um grande território e uma população formada por gente de diversas origens. Talvez Chavez não conseguisse fazer num país do tamanho do nosso o que fez lá. Mesmo quando penso na revolução cubana, penso nas características humanas e geográficas do país, além de levar em conta que tudo aquilo aconteceu ainda nos anos 50, onde a tecnologia era bem diferente, inclusive para a espionagem e monitoramento de deslocamentos dos guerrilheiros.

          • E por uma razão que desconheço, Chávez teve o apoio do exército de lá.

            Em tempo, diga a um coxinha: você quer intervenção militar? Então vá para a Venezuela! Ele provavelmente vai responder:

            - Mas eles são comunistas, etc e tal.

            Aí você arremata: então deixa de ser hipócrita, exército interventor que presta é só aquele que pensa igual a você, não é?

          • Porque ele era militar e mesmo assim houve uma parcela de milicos que tentaram o golpe contra ele apoiado pela elite.

          • Certamente. Acho que não me expressei direito: A questão é porque os militares apoiaram uma posição política anti-imperialista - algo extremamente raro em se tratando de América Latina.

      • Acho que sem estas alianças, em 2002, Lula nao se elegeria. E se eleito fosse, nao tomaria posse ou governaria. Mas, a partir do segundo mandato em diante, ai foi ingenuidade mesmo.

      • Para não depender tanto do PMDB (e mais PP, PR, etc) deveriam desde cedo ter feito uma campanha simples, com linguagem direta:

        - Não adianta votar no anjo para presidente e no diabo para deputado e senador. Vote em pessoas do mesmo partido do presidente.

        O número nanico de deputados do PT eleitos para o segundo mandato de Dilma é simplesmente inconcebível.

      • Pois é, se tudo isso que aconteceu no brazil desde a década de 50 não servir pelo menos como lição, todo este sofrimento terá sido vão...

        • ESSE NEGÓCIO DE BLABLABLA PELA INTERNET NÃO RESOLVE NADA. PALAVRAS ENFEITADAS POR FALSOS INTELECTUAIS AFOITOS POR APARECER NÃO AJUDAM A DEFENDER O POBRE POVO BRASILEIRO QUE NÃO TEM TEMPO PARA CONSULTAR DICIONÁRIO. PRECISAMOS DE PALAVRAS DE ORDEM, MESMO QUE CHAVÕES PARA ENCORAJAR A MARCHA PARA A LUTA.

          • Não escreva em caixa alta, é incomodo para ler. A capacidade de tecer longos blablablablas tentando compreender melhor o que se passa é que nos diferencia dos coxinhas. Por isso a gente não cai na poderosa manipulação promovida pela mídia golpista.

    • Venho dizendo isto há um bom tempo, Carlos. Não vejo o menor sentido em o Lula ou o José Dirceu serem presos. Outros processos virão e não duvide que lá o manterão pelo resto dos seus dias (sou apenas 12 dias mais velho que ele). Inúmeras figuras políticas viveram no exílio e isto em nada diminuiu suas biografias. Baseado num país amigo que lhe desse liberdade de movimento e de palavra, ele poderia ser muito mais útil ao país. Sou nordestino e valorizamos muito a coragem física. Temos um exacerbado sentido de honra e é nosso o ditado que "em homem não se bate, se mata". Receio que Lula esteja sendo mais nordestino do que o necessário

    • Entao precisamos mesmo de uma candidatura expressiva de esquerda, assessorada e endossada por Lula, para forçar esta corja a mostrar a verdadeira face da ditadura. Pois eles pretendem manter branda, mas forte e latente o suficiente para manter a sociedade no cabresto. Uma vez demascarada esta ditadura(que ja' é uma realidade, mas disfarçada) os argumentos dos progressistas terao mais relevancia e força.

  • Reação terá que haver, tão forte quanto natural. E estarei presente. Fora Globo. #LulaLivre

  • Como qualquer democrata desse país, sinto-me triste, descrente, revoltado por assistir algo vergonhoso aos olhos do mundo mas "aceitável" aos olhos do Brasil. Tenho 2 tias que moram na Europa e que me perguntam: o "quê" explicar aos seus amigos europeus que está ocorrendo no Brasil? Perguntaram a ela o que Lula fez para ser perseguido assim? Perante os olhos e ouvidos europeus, Lula conduziu o Brasil a uma liderança mundial, o Brasil era respeitado e admirado por muitos. Como explicar esse absurdo?

    • Paulo Roberto, aqui em Portugal a sensação é terrível! Acompanhámos com enorme interesse a situação. Eu fiquei, uma vez mais, chocada com mais uma enorme arbitrariedade na negação do HC a Lula (já tinha havido a legalização da pedalada fiscal pelo congresso, logo após a destituição de Dilma, pelo mesmo congresso). Vemos e ouvimos mais e mais brasileiros que estão a chegar a Portugal em perfeito estado de negação relativamente uma sociedade que atualiza a cada instante o mais feroz racismo social. Todavia, aqui também sabemos do emergente movimento social que nasce na base da sociedade brasileira. É creio, pela sua força e comprometimento, que o sistema estrebucha!!! Força aí!!!!

  • Agora Carmem "Procrastinadora" Lúcifer senta em cima das ADC's, dorme e ronca, cagando pros hipossuficientes, que não tem acesso à defesa jurídica, com o beneplácito da Defensoria Pública da União (em omissão em sua missão), de 700mil encarcerados, muitos ladrões de galinha, sem HC's, sem Justiça, sem direitos. Parabéns, justiceiros! Que seus filhos sejam pegos com drogas e não tenham acesso a um advogado!

  • Estou triste! Mas, não derrotada! Não me conformo de forma nenhuma, que venham a prender Lula como um criminoso, sendo humilhado publicamente, enxovalhado por meio dos recursos que a globo e classe dominante nos têm roubado, para mostrarem o grande estadista Lula como um estuprador, pedófilo, sei lá mais o que!

  • Pra mim chega. joguei a toalha. O que falta é radicalizar. Ou prende os ladrões do PSDB e a quadrilha to Temer que assaltou o Brasil . Lula deve fugir para não ser preso e pedir resistência ao golpe. é preciso radicalizar. O que falta é pegar em armas para defender a democracia com paredon para fascistas de todos poderes. Polia federal. golpista, ministério público golpista. e onze ministros do STF golpistas. .

  • OS PETISTA LEVARAM ATÉ CHICOTADAS NO RIO GRANDE DO SUL E NADA ACONTECEU. CHEGA DE SER CARNEIRINHO PARA ESTES FILHOS DA PUTA GOLPISTAS QUE MERECEM A MORTE.

  • Eles não podem conter nossas idéias, mas mutilam nossos braços e pernas. Idéias apenas não salvarão o Brasil, que pra mim está morto como país. Forças armadas, judiciário, executivo, legislativo, tudo tomado, ocupado, ensandecidos a dizer e fazer barbaridades. O que resta ? O povo ? Este não fala, não se manifesta, só abaixa a cabeça.
    Lula preso ? Passando pelo que fizeram com Cabral ? Não, ele não merece, e o que resta de seres humanos no Brasil também não merece ver isto. O asilo político me parece mais que solução, uma exigência humana.

  • Cada vez mais me certifico da tese do professor Jessé de Souza. A elite é do atraso, é lógico para manter o status quo e seus privilégios e, a classe média odiosa dos pobres, corrobora para mantê-la no poder. O Barroso ontem superou a pitada do outro e derramou uma conchada de psicopatia com sua voz em tom fraterno fingida a esconder um punitivista a adular os sensos comuns do prende, encarcera que o Brasil conserta. Sem falar nos consertadores, o fundamentalista do jejum e o general saudoso da ordem militar. Que boa bosta esse país virou. Tudo isso se soma a privação de uma educação cidadã de qualidade e uma mídia totalitária a deixar no chinelo as ficções políticas totalitárias.

  • Pois,infortunadamente,ninguém lê nossas postagens,aqui nem em nenhum outro lugar,senão com o desdem característico da classe social que é considerada INTERNAUTA. Toda ela,essa classe social,se limita em falar e pensar, como todo o DEMOCRATA,sem se preocupar em buscar na historia,o que significa o CONCEITO, DEMOCRACIA.Pois se buscassem,talvez tivessem achado as respostas para o que se assistiu la longe,no passado,seja ele qual for ,no presente e no futuro,sejam eles o que são e serão.Pois os DONOS DO MUNDO,sempre invocarão o CONCEITO,DEMOCRACIA,como o supra sumo da convivência social,e os INCAUTOS aplacarão suas dúvidas,com o que os DONOS DO MUNDO mandarão o que devam pensar.Pois O REGIME DEMOCRÁTICO,não passa de uma FRAUDE ,que se utiliza da LÓGICA,para se impor nos cérebros dos que lhes são obedientes.E a PLEBE IGNARA,não tendo quem lhes oriente,crê serem desígnios divinos os postulados dessa FRAUDE.A ABSTRAÇÃO DE QUE TODO PODER SERÁ EXERCIDO PELO POVO,somente as emanações fétidas desse poder, é que sempre estarão na ordem do dia,emanações vindas da classe BURGUESA e o POVO,somente entra COM SEU ÓRGÃO OLFATIVO. O resto todo,são SOFISMAS.

Related Post