Liderança de Alckmin em pesquisa mostra força da mídia em São Paulo

TRESP04

Para quem duvida da força da mídia, e por consequência considera que nós, blogueiros, perdemos tempo tentando estabelecer um contraponto, o Datafolha deste sábado pode fazê-lo questionar suas opiniões.

Nem é o caso apenas, acho eu, de suspeitar da lisura do Datafolha, apesar de ser um tanto estranho que, com números tão positivos para eles, tenham demorado tantos meses para publicar uma pesquisa. É estranho também que Dilma obtenha uma votação tão expressiva no estado, empatando com Aécio, e o candidato de seu partido se mantenha estagnado com quase insignificantes 3%.

O próprio fato do principal jornal do estado, a Folha, ser a proprietária do principal instituto de pesquisa, exibe uma anomalia antidemocrática.

Me lembra aquelas situações que tanto se critica em países dominados por regime autoritário, tipo assim: o jornal que apóia o presidente da Síria faz pesquisa de intenção de voto que aponta a liderança máxima do… presidente da Síria.

Abaixo o gráfico do Datafolha de hoje, que mostra o atual governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, com 44% das intenções de voto, vencendo no primeiro turno.

1415817

*

Nesse outro gráfico, temos uma situação interessante. A grande maioria dos eleitores indecisos ou decididos a votar nulo/em branco, estão no Sul e Sudeste. Com isso, esta eleição, mais que nunca, será convertida em batalha midiática, entre governo e as corporações de mídia sediadas em São Paulo e Rio.

1415814

*

Eu só queria lembrá-los que o apoio da mídia ao PSDB é uma relação de troca de favores. O PSDB ajuda a mídia a ganhar mais dinheiro e ela ajuda o PSDB a se manter no poder. Apenas de um ano para cá, os gestos de ajuda do governo paulista na direção de seus jornalões tem sido cada vez mais acintosos. Primeiro, deram à Folha um espaço na TV Cultura. O espaço foi oferecido também à Veja e ao Estadão, mas somente a Folha aceitou o desafio.

Além da publicidade oficial, o governo do estado tem o costume de adquirir milhares de assinaturas da Folha, Estadão e Veja, sempre sem licitação. Somente no segundo semestre do ano passado, a blogosfera flagrou alguns contratos publicados no Diário Oficial:

dosp_veja_2013-06

doesp_folha_estadao_2013-06

Os tucanos valorizam a mídia que lhes apoia porque entendem que ela é a base política de seu poder.

Enquanto isso, o PT, no governo federal, em nome de obscuros critérios “técnicos”, continua a encher os cofres da mesma mídia, da mesma mídia que trabalha diuturnamente contra si e seu projeto político.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

26 respostas

  1. Em se tratando de “Saber Como Lidar Com a Grande Mídia” ( o PIG ), o PT deixa a desejar: Ou é muito inocente em acreditar que pode trazer a mídia a seu favor; está adotando uma estratégia extremamente BURRA pois nunca a grande mídia – PIG – estará a seu lado; ou existem pessoas petista em lugares estratégico no governo que trabalha para o PIG! Não dá pra não perceber que o PIG é Anti-Petista! Viva o Brasil, o Lula e a Dilma!

  2. O critério de “mídia técnica” do PT dá mais dinheiro ainda ao PiG sem o apoio equivalente em troca. Isso tem nome: Burrice.

  3. Não gosto e nao acredito em pesquisas e nem de horario eleitoral. O bom mesmo sao os debates. Aí a coisa “pega”.. Aguardemos ( principalmente para presidente e governador). Abr

  4. Paulista é masoquista e burro,PSDB 20 anos arruinando com o estado e eles sempre votando e sustentando esses malas.

  5. Sempre falaram que o indivíduo instruído não é manipulado, isso não é verdade pois a mídia manipula todo mundo.Esse pessoal mais instruído acredita na mídia, que o PSDB é o partido da ética e o PT da roubalheira.Quando se fala em corrupção do PSDB eles falam que é invenção do PT.

  6. Esta pesquisa está mais furada do que queijo suisso. Neste caso, somente 3% dos paulistanos são PT? E 44% do PSDB, isto está pior que aquela eleição que elegeu Sadan Russem.

  7. Eu quero ver se a tucanada de “bico seco”, sem ter mais água no Cantareira para beber, olhar as cenas da Transposição do São Francisco na propaganda eleitoral e mesmo assim ter a estupidez de votar no “xará narigudo”.
    Se fizerem isso, é caso para hospício mesmo.
    De VERGONHA, estou pensando seriamente em mudar meu nome para Arquibaldo…

  8. Povo de São Paulo infelizmente é reacionário. Continuar com essa corja que há 20 anos arruina o estado, atolados em corrupção e ineficiência (vide metrô e Cptm). Nem os recursos hídricos foram capazes de administrar com competência. E votam num picolé de chuchu que fez medicina numa uniesquina para a administrar um estado conservador e decadente. O PIG é mais forte aqui do que em qualquer outro canto do Brasil. A única forma de botar o PSDB para fora é quando a grande mídia que forma a opinião do paulistano médio começar a ser derrubada e punida. PT abra o olho. Voto Skaf.

  9. A pesquisa Datafolha tenta consolidar a ideia que mais uma vez por aqui não irá haver segundo turno para governador, mas na realidade haverá sim segundo turno, depois de muito tempo e isso está apavorando-os. Embora São Paulo seja o paraíso dos conservadores e último bastião da Casa Grande, é também aqui que está a resistência melhor preparada para enfrentar essa elite do atraso, ajudada pelo maior poderio midiático fazendo política contra o PT, do Brasil, mas podem cravar que Padilha não sai do primeiro turno com menos de 30% dos votos e estará no segundo, não se sabe ainda se com Chuchu ou com o outro repaginado conservador, o Skaf.

  10. Não acredito de jeito nenhum que o Padilha tenha só 3% de votos.
    Porque o PT no estado tem BEM mais que isso.
    E ele tem andado no estado.
    NÃO ACREDITO MESMO.

    1. Edgar onde foi que você viu esta pesquisa? Eu acho que é a mais consistente. Datafolha é para rir.

      1. Quem chuta cachorro morto? A campanha do PSDB na internet é muito forte contra o PT. Pq não batem no Sakf que tem mais votos? Estranho …

  11. O Alckimim fala todos os dias nas rádios Jovem Pan AM e Bandeirantes AM, ambas com as maiores audiências do estado. Chega a ser de 4 a 5 vezes por dia (TODOS OS DIAS), nas duas rádios. Fora CBN, Rádio Estadão, que têm audiências menores mas que também são generosíssimas ao Alckimim. Fora também as rádios católicas que alimentam os tucanos com doçura: Rádio Nove de Julho, Imaculada…A tal de Jovem Pan tem o Neuman, o Reinaldo Azevedo, o Fernando Rodrigues, o Mailson…. Que tal? A Bandeirantes tem José Paulo de Andrade, Agostinho, Rafael Colombo, Cláudio Humberto, Pondé…Que tal? Nada de calamitoso que ocorre nesse estado é noticiado nestas rádios. Enquanto o IPTU do Haddad, que golpeou fatalmente o projeto foi a Bandeirantes. O Skaf foi instrumento, mas quem apunhalou foi a Bandeirantes (que também atua no mercado imobiliário….). Como dia o Miguel, “assim fica difícil….”

  12. Sucedem-se as eleições e um fenômeno interessante se repete: O PT nunca sai com menos de 35% em qualquer uma delas, em SP.

  13. Em junho/13 Padilha tinha 6% e depois do sucesso do Mais Médicos caiu para 3% e Alckmin tinha 40% e depois de protestos em SP e da seca no Cantareira subiu para 44%. Esse pessoal do Datafolha não se envergonha de ter de publicar uma piada destas?

  14. Essas pesquisas sao missa encomendada. Lembrem da eleiçao de Hadad. Quando chegar outubro, vocês vao ver que os votos de picolé de xuxu secaram igual a Cantareira.

  15. Pesquisa eleitoral crível só se for depois de pelo menos duas semanas do programa eleitoral em andamento.
    Essa pesquisa é como perguntar junto a torcida do Vasco quem é vascaíno.
    Isenção no momento acho difícil, vejo só como uma maneira da mídia que torce contra o partido do povo, querer manipular o povo que ainda nem estão aí para a eleição.
    Outro maneira de verificar o prestígio de um candidato é, por exemplo, um blogueiro que defende um partido e que controla os comentários, fazer uma pergunta aos seus leitores. O resultado é óbvio ou direcionado.
    Quando for mostrado as realizações de uns e as não realizações de outros, duvido que haja retrocesso no caminho desse país na presidência. Na estadual, com a situação somente do “Sistema Canta Areia” e do “Trensalão”, seria muito ingênuo o paulista votar em Alckmin.
    Portanto vamos esperar o horário eleitoral e parar de torcer.
    A torcida da hora é na Seleção Brasileira rumo ao Hexa!

  16. “insignificantes 3%.
    suspeitar da lisura do Datafolha”

    então tá.
    só não compreendo uma coisa:
    cadê o voto “duro” no PT?
    ….por outro lado há uma coisa a favor do Padilha,
    se ninguém conhece, também não rejeita.
    e, com a campanha na tv, é o candidato que tem maior margem para crescer até a reta final.
    falando em rejeição, a quantas anda a do Alckimim?

  17. 1) essa amostragem só pode ter sido em algum lugar tipo os algum clube famoso daqui. Ou na maçonaria, sei lá. Nem que a vaca tussa Padilha tem só 3%, especialmente nos bairros mais distantes. Vamos lembrar que o Datafalha já “falhou” outras vezes contra o PT. Em 2012 especialmente foi grotesco. A eleição de Serra pro senado também me parece estranha, ao menos com essa vantagem. No entanto, isso vai ser certamente revertido com a aproximação do pleito.

    2) num prédio que abriga empresas públicas e secretarias estaduais (R. Boa Vista 170), de repente nos elevadores e espaços comuns do prédio surgiram uns monitores transmitindo notícias dos meios da editora Abril. Estou realmente curioso quanto ao custo delas.

    3) também estou curioso sobre quantos pontos teria o Safatle se candidato pelo Psol, já que sua presença na mídia e na esfera intelectual era a chance de um bom desempenho psolista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *