Lira perde sua arma

Arthur Lira pode até conseguir uma vitória na votação de hoje, aprovando a PEC dos Precatórios, tanto pela intensa mobilização do governo quanto, sobretudo, por uma reação corporativa da Câmara dos Deputados à decisão do Supremo Tribunal Federal que manteve suspensa a execução da emendas do chamado “orçamento secreto” que dão a anônimos deputados e senadores quase R$ 17 bilhões para irrigar suas bases de apoio.

Mas está fechada, a partir de agora, ao menos temporariamente, uma das torneiras que irrigam a cooptação parlamentar num espetáculo vergonhoso de um governo rejeitado majoritariamente nas ruas, mas absolutamente poderoso no Legislativo.

Pode não ter sido o suficiente para que se empurre para futuros governos compromissos financeiros que pertencem a este, mas significará, que o processo eleitoral corra com menos interferência do fisiologismo político e, com isso, danoso aos candidatos do governismo que, sem pequenas obras caça-votos, acabarão por alinhar-se às candidaturas presidenciais que representem mudança.

Lira e o Centrão, portanto, terão menos facilidade em carregar o espantalho do “Bolsonaro Presidente”.

Mas, sobretudo, começa a perder a sua principal arma usada no “tratoraço” legislativo que estamos assistindo desde que ele assumiu a residência da Câmara.

Talvez tenha gasto, na votação da PEC, seus últimos cartuchos pesados.

Para a oposição, fica a advertência de que, apesar disso e da decisão do STF, o espírito de Eduardo Cunha segue dominando o parlamento e isso só não atrapalha Bolsonaro porque este não está nem um pouco em governar.

Fernando Brito:
Related Post