Longe do advogado, Caio fala de pagamento de passagens, quentinhas e contabilidade dos “blocs”

caio

Como se falou aqui, antes, está mal contadíssima a história dos dois rapazes envolvidos no disparo do rojão que matou Santiago Andrade.

Hoje, Caio de Souza deu um depoimento a Polícia Civil, obtido pela repórter Carolina Heringer, do  jornal Extra, em que diz que Fábio raposo acendeu o rojão e ele o colocou no chão. Disse que há pagamento de passagens, refeições e ““que há pessoas que aliciam os jovens para participar das passeatas e já foi convidado para participar de forma remunerada”.

Na CBN, o polêmico advogado Jonas Tadeu, que representava os dois acusados, disse que vai abandonar o caso.

Tem batata nessa chaleira, como dizia o velho Brizola.

Leia o conteúdo do depoimento, na versão publicada pelo Extra:

Caio disse que Fábio o atiçou para disparar o rojão, dizendo “Solta, solta…”, no momento em que entregou a ele o artefato e que o tatuador disse ainda “Acende aí”. Mas, segundo a versão de Caio, quem acendeu o explosivo foi o próprio Fábio. Caio teria apenas segurado o artefato e o colocado no chão já aceso. O rapaz alega ainda ter achado que o explosivo era um sinalizador.

Ainda no depoimento, Caio admite que “nem sempre participou do movimento Black Bloc, porque trabalha e nem sempre consegue participar das manifestações”. Caio contou também que esteve na ocupação na Câmara de Vereadores do Rio, no fim de 2013, onde “teve a oportunidade de ver a chegada de até cinquenta quentinhas para alimentar os ativistas”. Ele afirma ainda “que há pessoas que aliciam os jovens para participar das passeatas e já foi convidado para participar de forma remunerada”.

Caio negou conhecer as pessoas que aparecem na manifestação e oferecem dinheiro a quem participa do ato. Segundo ele, “elas falam que se tiver com dificuldade financeira para voltar na próxima (manifestação), pode pegar com eles o dinheiro da passagem, bem como aparecem com lanches e quentinhas”.

Sobre financiadores de protestos, Caio disse que eles existem. Ele revela que chegou a ver um papel onde a contabilidade do dinheiro distribuído aos manifestantes era feita. Segundo ele, esse papel apareceu no Facebook do Anonymous Rio e do Black Bloc porque “existem discordâncias entre os próprios ativistas”. De acordo com Caio, a ativista Elisa Quadros, conhecida como Sininho, foi quem passou a contabilidade para um amigo, que o colocou na rede social.

Ainda de acordo com o depoimento, Caio nega ter sido chamado pela ativista Sininho para as manifestações. Ele diz que sabe que ela é uma das pessoas que organizam os protestos: “Não acho que ela seja líder, mas manipula a forma como a manifestação vai acontecer”.

Caio informa ainda que era convocado para os protestos por meio de seu perfil no Facebook, que depois o próprio jovem apagou. O rapaz conta também que algumas pessoas nos protestos são encarregadas de distribuir pedras e apetrechos, mas nega saber quem elas são. Caio admite que conhece Fábio Raposo das manifestações e que já o viu participando de outros atos usando máscara de gás.

Envolvimento de partidos

Em outro trecho do depoimento, Caio não é taxativo mas diz acreditar “que os partidos que levam bandeira são os mesmos que pagam os manifestantes”. Ele informa já ter visto “bandeiras do PSol, PSTU e Fip (Frente Independente Popular), sendo esta um dos grupos que organiza reuniões plenárias”.

Como a gente disse aqui, mais cedo, esta investigação está longe de terminar, se for para apurar tudo.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

33 respostas

  1. Estes partidos de suposta esquerda são facílimos de serem infiltrados e manipulados pelas mais abomináveis organizações de direita. Basta expor um charme de extremista corajoso e o infiltrado já estará rodeado de seguidores e em algum comando de ações. Os jovens querem sonhar, mas são muito tolos e caem nas garras da raposa que lhes oferece o paraíso. É a repetição de uma das mais antigas histórias do mundo.

  2. Dilma precisa urgentemente nomear alguém para o Ministério da Justiça (atualmente vago) e iniciar participação ativa (via PF) nas investigações sobre a manipulação das manifestações. É um caso nacional e não local.

  3. E o advogado dos dois que se acusam? Não haveria aí um conflito de interesses?

    Pior, o tal advogado ainda insinua linhas de investigação à polícia! Ele está agindo como advogado de defesa ou como promotor?

    Já sinto cheiro de oligopólio midiático platinado costurando um link entre o rojão e o Garotinho, conforme relatos pela Internet. Não que eu goste desse deputado, ao contrário. Mas, infelizmente, como vem acontecendo, a mídia interdita o noticiário para o que lhe convém e não para a verdade.

    1. “Devemos estar prontos a usar a fraude e o engano. Devemos estar prontos a instigar e insuflar a desobediência civil e a desordem. Devemos estar prontos para a negação e o encobrimento da verdade. Podemos e devemos escrever na linguagem que semeia entre as massas o ódio, a rebelião, o menosprezo para aqueles que estão em descordo conosco.”

  4. Se o governo do PT fosse competente já estaria monitorando tudo e já saberia quem está por trás disso.

    Com essa estória de republicanismo, de governabilidade, o governo do PT deixou a coisa correr solta e perdeu o controle.

    1. E olha que o PT vem perdendo controle mesmo sobre as coisas! A direita está se aproveitando do momento para dar um golpe contra a Democracia e contra a Presidenta Dilma Rousseff. Se nem o PT e nem o governo federal reagirem agora, amanhã poderá ser muito tarde, porque aí Inês é morta!!!

  5. No jogo pesado da inteligência , a direita dá banho na esquerda. Sempre deu. Escrúpulos não podem servir de empecilho para o serviço de investigação …a quem interessa que estejamos vulneráveis? O Brasil engatinha nessa área , o que existe são serviços locais para interesses paroquiais . A lista de fracassos nessa área é enorme : Base de Alcântara , apagões mal explicados , grampos sem áudio , manifestações públicas estranhas , etc , etc … Paulo Lacerda , Protógenes , De Sanctis , todos afastados de suas funções. Quem ocupou seus lugares ?

    1. A coisa vem desde o famigerado cabo anselmo, passando pelo jose serra e sua fala no comicio dos 100 mil em 64, pouco antes do golpe.

    2. Não que eu duvide, aliás muito pelo contrário da capacidade de inteligência da direita. Ela está aí, agora já com o rabão de fora em muitos episódios internacionais recentes. Não vejo, no entanto, como ela poderia entrar desacreditando esses movimentos, ainda mais porque é ela quem vem estimulando-os, como forma de minar as instituições e o governo popular do Brasil. Isso aí foi coisa de amador, e dia mais ou menos, estava fadado a acontecer. Aqui no Rio já supúnhamos quem eram e suas motivações, inclusive as político-paroquiais ligadas à sucessão no estado.Já apareceu o Freixo. Hoje, lá numa notinha no O Globo, apareceu mais um. O nome de guerra dele é de um bolo, e o patrão tem o pseudônimo de – em boa linguagem coloquial do português lusitano – pequeno puto. Ora pois…

  6. Já disse e repito, corroborando outros comentários:

    OU A DILMA FICA BOLADA E AGE (TROCANDO 0 ZÉ E O PAULO BERNARD) OU ELA SERÁ “E M B O L A D A ” !

    1. Acho que agora já é tarde… A eleição é amanhã.
      O trem passou… Só espero que ainda dê para correr e agarrá-lo (igual nos faroestes americanos).

  7. Tem certas horas que lendo blogs e colunas de ambos os lados, esquerda e reaças, fica difícil concordar com alguns, o que seria muito natural. Hoje, lendo o “tio Rei” (argh!!)achei muito estranho o mesmo dizer que estes bandidos infiltrados nesses black blocks, financiados pelo PT; Achei um verdadeiro absurdo pois só mesmo a candidatura da Dilma iria perder com esta instabilidade política e social. E o próprio reaça-jornalista faz um artigo falando sobre as fadas sininhos do PT. Que ele odeia o PT ou se até é financiado tb por mais alguém por baixo do pano, isso é problema dele mas acreditar nisso, só se for coxinha ou geração Miami, uns bobos que têm saudade do que nem conheceram, pois a grande maioria é de jovens, classe média ou alta, universitários e grandes babacas, que financiam outros mais babacas ainda e pobres que se deixam comprar por uma quentinha ou camiseta ou qualquer outra bobagem.

  8. a chave da questao nao esta mais proxima caso se responda a questao:

    ‘quem indicou, QUEM teria levado esse advogado, e nao outro, ate a defesa dos dois”??
    foi alguens do RJ.. Foi alguens que nao joga no time de sergio cabral.
    desconfiança, so desconfiança.

  9. Já estou quase entendendo o caso. Um dos rapazes que mandou o foguete, e matou o jornalista, deixa no ar que os partidos que dao dinheiro sao aqueles que suas bandeiras aparecem nos protestos,pstu,psol..

    Agora por trás das falas do advogado deles, as bandeiras dos tucanos e da sua imprensa aparecem mais que desfraldadas.

    Ontem fiz esta leitura pelos telejonais da vida. Apuremos pois o caso!

    José Emílio Guedes Lages- Belo Horizonte

  10. É fundamental que os meios alternativos independentes, que se alinham na luta em defesa da democracia, dêem repercussão aos acontecimentos que estão se desenrolando neste momento na Venezuela, uma vez que as forças do terror que estão buscando de todas as formas a desestabilização do Brasil são as mesmas que têm executado o mesmo serviço sujo e serviçal aos interesses da Companhia das Índias Angloamericanas na Venezuela!

    http://www.telesurtv.net/articulos/2014/02/13/canciller-de-venezuela-grupos-fascistas-buscaban-que-violencia-se-expandiera-por-todo-el-pais-1791.html

  11. A história está mal contada, continua mal contada e desconfio que vai terminar mal contada, com a responsabilização apenas dos dois acusados. Muita onda e poucas providências para evitar a continuidade do vandalismo, pois isso interessa à direita nos dias de hoje. Sem baderna nas ruas a direita não tem a mínima chance de voltar a ter a palavra ordem no poder do Estado.

  12. Super mal contada. Quem está pagando esse advogado? Cadê o MP? Com medo da Globo (de novo!)?

  13. A sociedade e os movimentos não podem permitir que o lamentável ocorrido com o cinegrafista da rede bandeirantes se torne o mote para um retrocesso democrático em nosso país. Infelizmente o debate em torno do caso está sendo conduzido por um viés essencialmente conservador e reacionário!Eu ouvi o discurso do senador Jorge Viana (PT-AC), vice presidente do senado, e fiquei estarrecido, uma peça de incitação ao reacionarismo! Lei antiterror é ATENTADO contra as liberdades democráticas! O tom da discussão deve ser outro: apontar para mais educação, quebra no monopólio das comunicações, reforma urbana sustentável, trabalho digno, distribuição de renda, conservação ambiental e a urgente a desmilitarização do Estado Brasileiro que mata diariamente, longe dos holofotes da mídia empresarial, milhares de negros, jovens e pobres. Sugiro o lançamento de uma campanha: LEI ANTITERROR: ATENTADO A DEMOCRACIA!

    abração

  14. Fernando, eu acho até que o PSOL pode ter contribuído com apoio aos Black Blocs , vide a Sininho falar em nome do Freixo, mas me parece ser uma peixe pequeno nessa “REDE”..

  15. GENTE.. GENTE..DILMA ADORA O ZÉDUARDO E PRONTO!
    Podem protestar, podem falar, o Zé pode dormir ..zzzz…
    Vai ficar até o fim do governo. Coisas do PT. A gente vai morrer e não vai entender tanta fidelidade assimm…Que o Zé não dá para ser ministro da Justiça, que ele não tem cara de ministro da Justiça.. que não se comporta como ministro da Justiça até o mundo vegetal já sabe..
    Mas Dilma gosta do ZéDuardo e pronto!

  16. Quem montou ‘Comitê Popular da Copa’? Quem é que usa a chancela do ‘Ocupa’ (Occupy) no Brasil e organiza atos de ocupação à força de canteiros de obras, câmaras, reitorias, etc? Sininho é gaúcha, base principal do PSOL, e esteve em todas essas manifestações, é uma co-organizadora a mando de partidos, embora seja peixe miúdo. Vai na pg do PSOL de 2008 e já lá se encontra a consigna de ocupar praças, reitoris, etc. Raquel Rolniq defendendo isso no programa da Regina Casé. Safatle defendendo isso em cada ‘acampada’. Vereadores do partido dando verbas a manifestantes e o partido flertando com a ‘tática black bloc’: eles organizam sim e pagam p/criar a maior quantidade de incidentes possíveis para dificultar os governos e ganharem visibilidade. Falar da violência policial em repressão a protestos também é tática, já que a violência dos próprios manifestantes, induzidas por partido, começou desde o primeiro ato com vários ônibus e abrigos queimados, lixeiras e telefones destruídos e ataques a vitrines de lojas. A PM fica na sinuca: ou age em repressão a isso ou é chamada, inclusive pelos próprios partidos, de inerte e ineficaz.

  17. Essa história está muito mal contada mesmo, p/ começar o acusado em questão nem parece fisicamente com a imagem em vídeo que foi divulgada.

  18. Estes dois marginais disseram que partidos como :PSOL e PSTU estariam por traz destra tramoia.Então vamos abrir uma “GUERRA” através das redes contra os inimigos do BRASIL.NÃO VOTAR EM NENHUM CANDIDATOS DELES.

  19. Falaram em partido político financiando os BB. Um dos acusados pelo assassinato não se diz taxativo e acredita que os partidos que levam bandeira podem ser os mesmos que financiam os BB. Ou seja, ficou pressuposto que PSOL, PSTU e etc., são os responsáveis. De uma hora pra outra, a palavra do suposto assassino é digna de crédito.
    Não sou filiado a nenhum partido, mas duvido que os partidos citados estejam envolvidos com o assassinato e o financiamento dos assassinos.
    Mas uma coisa me chama atenção, pode ser coincidência, em SP, nos 2 últimos anos, o governo vem sendo desmoralizado pela caótica administração a frente ao Estado. Absurdos vem sendo denunciado e nesse período, não se viu qualquer manifestação dos BB contra o governo paulista.
    Realmente, começo a acreditar em “partidos” envolvidos.

  20. “teve a oportunidade de ver a chegada de até cinquenta quentinhas para alimentar os ativistas”.

    Já que a TV,e os repórteres que cobrem esses falsos protestos e a polícia não vêem nada, seria bom que todos que presenciam esses fatos passassem a fotografar, filmar e denunciar na internet, pois se depender do PIG e dos governos estaduais, nunca se descobrirá quem alicia essas pessoas.

  21. Não quero dar uma de juiz nem de advogado, mas qual a credibilidade desse rapaz? Primeiro só falaria em juizo. Depois deu entrevista para a Globo (plim!plim!) dizendo que acendeu o rojão. Depois segundo o advogado disse que recebia dinheiro para ir as manifestações. Agora é totalmente inocente, quem fez tudo foi o outro e ele nunca recebeu dinheiro. O objetivo é óbvio: causar confusão, criar o caos.O caos material, o caos psicológico o caos de informação (na internet tem um batalhão do pessoal da ‘organização’ fazendo o caos da informação). A alta cúpula da ‘organização’ procurou quebrar o PT com a condenação sem provas de seus dirigentes; agora mobiliza a SA pós-moderna (como pós-moderna é fake, diz que é uma coisa mas é outra) para quebrar a oposição de esquerda ao governo do PT.Objetivo óbvio é acabar com a esquerda, mesmo a mais moderamente rosada.
    A quem interessa o caos? NA história qual grupo criou o caos para chegar ao poder? Bem quem conhece a história do nazismo sabe a resposta. Os nazis nunca tiveram a maioria parlamentar na Alemanha, a populaçao em sua maioria nunca apoia regimes fascistas; por isso nunca usam somente a via eleitoral. Os nazis chegaram ao poder com um jogo de mentiras e terror. Será que é só uma semelhança histórica estarmos vendo isso acontecer simultaneamente no mundo todo?
    Não seria o partido nazista brasileiro – um partido ilegal, oculto, com membros em várias organizações partidárias, movimentos sociais, associações profisionais, grandes empresas e no aparelho de Estado o Estado, com ramificações no mundo todo – o partido que financia isso?

  22. É um absurdo acusar PSTU e PSOL de aliciar Black Blocs para “quebrar tudo”… imagina que os caras que tão com “más intenções” vão trazer bandeira e carteirinha do partido??? Tem que ser muito besta ou de má fé para acreditar nisso…

    Esse tipo de prática tem toda a pinta da direita mais mafiosa, que quer desestabilizar o governo do RJ para ganhar a eleição.

    Efim, PT criticando PSOL; PSOL criticando PT… uma idiotice. O perigo real é a direita.

  23. Ta cheirando mal.
    Estao querendo desviar a atenção para os partidos de esquerda. Isso me faz lembrar dos sequestradores do abilio diniz com camisas do PT.
    Tudo isso tem o dedo do pig e da casa grande. Claro que psdb, dem , pp, pps e outros entreguistas estão envolvidos.

    Com um ministro da justiça desses, nada será apurado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *