Reportagem de O Globo hoje dá números concretos ao que se disse aqui sobre o absurdo de fazer a transferência prisional do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, não apenas com um habeas corpus pendente no STF como a um mês e meio de sua progressão de regime penal:
A partir de 23 de setembro o ex-presidente poderá pedir para deixar o regime fechado. Com isso, o preso deixa a cadeia durante o dia para trabalhar e retorna à noite para dormir. Por se tratar de um ex-presidente, a defesa pode pedir que Lula fique em prisão domiciliar. Ou, que o petista saia de casa para trabalhar durante o dia e se recolha à noite e durante os finais de semana e feriados.
Dentro de 45 dias, portanto.
Ainda que o TRF-4 use da mesma correria que empregou quando se tratava de tornar Lula inelegível, o julgamento de sua segunda condenação – de mais 12 anos, imposta pela juíza Gabriela Hardt – não se concluiria a tempo de evitar a progressão, a menos que essa fosse colocada ‘na geladeira” pela juíza Carolina Lebbos, da Vara de Execuções Penais, a quem caberia apreciar o pedido.
O Globo, esperançoso, diz que “há chance” de que a segunda sentença saia antes deste prazo.
Como ninguém duvida do jogo de cartas marcadas no Tribunal Regional Federal, estamos diante de uma nova situação vexatória: ou farão todos os atropelos para que Lula seja (re)condenado às pressas, ou congelam seu pedido de mudança de regime ou ainda teremos um “solta e prende” deprimente que, para o povão, vai ter o significado real do que se passa: Lula não pode ser solto.
Nem para ficar preso em casa.
View Comments (25)
As messalinas (desembargadores e juíza) do TRF4 vão fazer de tudo para apressar uma nova condenação, eles não tem vergonha na cara mesmo, além do que são integrantes da quadrilha do submundo.
Eis que John Bravo brincou com Moro sobre um troca-troca com o Salles na live de hoje. O homem só pensa no falo e se julga no direito de perseguir os homossexuais. Hipocrisia pouca é bobagem.
.
Sera que Bozonaro dura 45 dias? Sei que O Globo perdeu dezenas de paginas de anuncios de balsnços e isso graças ao macho deles, o Bozonaro
Valorosa servidora do justiciário, dona Lesbos!
Haverá suicídios em massa se o STF confirmar a suspensão do marreco. Automaticamente todos os processos que o marreco moveu contra o Lula serão suspensos.
E ainda tem o Vilas-Boas, que vai tuitar alguma ameaça na véspera.
E esse bosta agora anda querendo até ser maconheiro velho, a fim de se beneficiar do valor terapêutico do bagulho. O problema é que o chefe dele não quer. Sabe como é: esse negócio de tóxico é para ser tratado com o pessoal da milícia. Nesse tipo de organização o chefe nunca tem contato direto com nada.
Se o PT não colocar uma multidão na porta do STF, o monstro psicopata 'SUJO mor(T)o' irá coagir aqueles ministros e ministras acovardados(as) e cúmplices!
Amigo , MORO coagir ? MORO hoje é um zumbi no governo . se você disser os militares, aí, fica mais provável .
... "Que seja"!
Concordo Messias, mas me parece que o PT entrou num estado de inercia total.
Faz tempo que não sabemos mais o que é justiça nesse país. Juízes que decidem conforme suas convicções parece que prevalecem sobre os que ainda agem conforme as leis.
A maçonaria brasileira cheia de homens do mal: políticos, empresários, religiosos, juízes etc,ou seja, todos os neo nazifascistas estão torcendo por uma nova condenação daquele que eles se cagam de medo. Bando de hipócritas, venais e porcos.
As semelhanças mas também as diferenças entre Lula e Getúlio são evidentes. Depois de afatado da presidência, Getúlio Vargas, o ex ditador do Estado Novo, ensaiou sua volta ao Governo como candidato à presidente nas "democráticas" (ponho entre aspas porque o registro do PCB havia sido cassado em 47, apenas um ano e pouco depois de ser legalizado tendo passado outros 23 anos na ilegalidade) , num movimento que ficou conhecido como Queremismo. Diferente de Getúlio, Lula não vem de nenhuma família tradicional das oligarquias brasileiras, é o brasileiro típico da Silva, pobre, retirante nordestino, operário e depois líder sindical e mais tarde ainda líder político do principal partido de esquerda do Brasil. Diferente de Getúlio, Lula mesmo nunca tendo sido um ditador foi punido, preso, teve seus direitos políticos cassados e responde por (muitos) processos judiciais. Diferente de Getúlio, falta à Lula empresários, cardeais políticos e militares legalistas, nacionalistas, desenvolvimentista.Diferente de Getúlio, Lula não tem nenhum apoio ou defesa na Grande Imprensa. As forças reacionárias que lutaram contra Getúlio são mais ou menos as mesmas que lutam hoje contra Lula. Os métodos tão pouco mudaram tanto: moralismo udenistas, tribunais de exceção, campanhas mediáticas, histeria manipulada, arrogância, prepotência, autoritarismo, golpismo e toda uma trama de interesses. As forças reacionárias sabem que não podem deixar livres Getulios e Lulas por uma única razão: eles ganham eleições.