Lula: 45 dias para mudar regime ou “arranjarem” nova condenação

Reportagem de O Globo hoje dá números concretos ao que se disse aqui sobre o absurdo de fazer a transferência prisional do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, não apenas com um habeas corpus pendente no STF como a um mês e meio de sua progressão de regime penal:

A partir de 23 de setembro o ex-presidente poderá pedir para deixar o regime fechado. Com isso, o preso deixa a cadeia durante o dia para trabalhar e retorna à noite para dormir. Por se tratar de um ex-presidente, a defesa pode pedir que Lula fique em prisão domiciliar. Ou, que o petista saia de casa para trabalhar durante o dia e se recolha à noite e durante os finais de semana e feriados.

Dentro de 45 dias, portanto.

Ainda que o TRF-4 use da mesma correria que empregou quando se tratava de tornar Lula inelegível, o julgamento de sua segunda condenação – de mais 12 anos, imposta pela juíza Gabriela Hardt – não se concluiria a tempo de evitar a progressão, a menos que essa fosse colocada ‘na geladeira” pela juíza Carolina Lebbos, da Vara de Execuções Penais, a quem caberia apreciar o pedido.

O Globo, esperançoso, diz que “há chance” de que a segunda sentença saia antes deste prazo.

Como ninguém duvida do jogo de cartas marcadas no Tribunal Regional Federal, estamos diante de uma nova situação vexatória: ou farão todos os atropelos para que Lula seja (re)condenado às pressas, ou congelam seu pedido de mudança de regime ou ainda teremos um “solta e prende” deprimente que, para o povão, vai ter o significado real do que se passa: Lula não pode ser solto.

Nem para ficar preso em casa.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

25 respostas

  1. As messalinas (desembargadores e juíza) do TRF4 vão fazer de tudo para apressar uma nova condenação, eles não tem vergonha na cara mesmo, além do que são integrantes da quadrilha do submundo.

  2. Eis que John Bravo brincou com Moro sobre um troca-troca com o Salles na live de hoje. O homem só pensa no falo e se julga no direito de perseguir os homossexuais. Hipocrisia pouca é bobagem.

    .

  3. Sera que Bozonaro dura 45 dias? Sei que O Globo perdeu dezenas de paginas de anuncios de balsnços e isso graças ao macho deles, o Bozonaro

  4. Haverá suicídios em massa se o STF confirmar a suspensão do marreco. Automaticamente todos os processos que o marreco moveu contra o Lula serão suspensos.

    1. E esse bosta agora anda querendo até ser maconheiro velho, a fim de se beneficiar do valor terapêutico do bagulho. O problema é que o chefe dele não quer. Sabe como é: esse negócio de tóxico é para ser tratado com o pessoal da milícia. Nesse tipo de organização o chefe nunca tem contato direto com nada.

  5. Se o PT não colocar uma multidão na porta do STF, o monstro psicopata ‘SUJO mor(T)o’ irá coagir aqueles ministros e ministras acovardados(as) e cúmplices!

    1. Amigo , MORO coagir ? MORO hoje é um zumbi no governo . se você disser os militares, aí, fica mais provável .

  6. Faz tempo que não sabemos mais o que é justiça nesse país. Juízes que decidem conforme suas convicções parece que prevalecem sobre os que ainda agem conforme as leis.

  7. A maçonaria brasileira cheia de homens do mal: políticos, empresários, religiosos, juízes etc,ou seja, todos os neo nazifascistas estão torcendo por uma nova condenação daquele que eles se cagam de medo. Bando de hipócritas, venais e porcos.

  8. As semelhanças mas também as diferenças entre Lula e Getúlio são evidentes. Depois de afatado da presidência, Getúlio Vargas, o ex ditador do Estado Novo, ensaiou sua volta ao Governo como candidato à presidente nas “democráticas” (ponho entre aspas porque o registro do PCB havia sido cassado em 47, apenas um ano e pouco depois de ser legalizado tendo passado outros 23 anos na ilegalidade) , num movimento que ficou conhecido como Queremismo. Diferente de Getúlio, Lula não vem de nenhuma família tradicional das oligarquias brasileiras, é o brasileiro típico da Silva, pobre, retirante nordestino, operário e depois líder sindical e mais tarde ainda líder político do principal partido de esquerda do Brasil. Diferente de Getúlio, Lula mesmo nunca tendo sido um ditador foi punido, preso, teve seus direitos políticos cassados e responde por (muitos) processos judiciais. Diferente de Getúlio, falta à Lula empresários, cardeais políticos e militares legalistas, nacionalistas, desenvolvimentista.Diferente de Getúlio, Lula não tem nenhum apoio ou defesa na Grande Imprensa. As forças reacionárias que lutaram contra Getúlio são mais ou menos as mesmas que lutam hoje contra Lula. Os métodos tão pouco mudaram tanto: moralismo udenistas, tribunais de exceção, campanhas mediáticas, histeria manipulada, arrogância, prepotência, autoritarismo, golpismo e toda uma trama de interesses. As forças reacionárias sabem que não podem deixar livres Getulios e Lulas por uma única razão: eles ganham eleições.

  9. Enquanto não houver mobilização popular nossa querida justiça fará o que quiser, inclusive prender o Glenn e manter Dalagnol e Moro como “otoridades”.

  10. Fernando,

    Quero chamar sua atenção para este pequeno trecho do artigo do Paulo Moreira Leite no Brasil 247:

    “Lula passaria a usar uniforme e, caso tivesse direito a progressão da pena, que em muitos locais permite que o prisioneiro passe o dia fora para trabalhar, seria forçado a permanecer na prisão. Em Tremembé II, três empresas privadas têm autorização para empregar a mão de obra de prisioneiros.”

    Bingo!

    Esta é a explicação para a decisão extemporânea da transferência de Lula para Tremembé: ele não precisaria (logo, não poderia) sair para trabalhar.

    O objetivo era só esse: impedir que, com a progressão da pena, Lula pudesse colocar os colocar os pés fora da prisão.

    Mas eles exageraram na maldade, e o tiro saiu pela culatra.

  11. Tem um tal de Glenn Greenwald, que aguarda a chegada da data do Julgamento para disponibilizar as conversas entre DELTA , ROBITO e o MARRECO sobre o HC e sobre o TRF4…espero, torcendo, que a tal Cadela Togada, HARDT, tb seja citada…

  12. Essa raça de víboras já estão combinando entre si qual a palhaçada que vão fazer pra não soltar o Grande Lula…Pq será que o novo Pres. do Trf4 foi visitar o marreco esses dias atrás?????????….Alguma coisa boa é que não foi…

  13. Brito,
    Com total certeza eles vão apressar e atropelar tudo para condenar novamente o Lula. A própria juíza Carolina Lebbos, já afirmou recentemente, que estava tudo pronto para a segunda condenação de Lula, quando da recente decisão de transferir Lula para São Paulo. Não se enganem não, Lula não será solto. Há muitos interessados na sua prisão. Como já disse em outras vezes, O STF não terá a coragem de soltá-lo, porque sabe que se assim o fizer, os seus ministros serão imediatamente trucidados. Os militares estão de olho.

  14. Há mais de 500 dias o maior dos brasileiros, LULA, sem ter cometido qualquer deslize, está preso.
    O que não faria um judiciário que faz isso?
    Lei não há , portanto…

  15. Não gosto do Reynaldo, que se fazendo de bonzinho faz o trabalho para a direita perversa, mas vale a pena citar suas palavras:
    “Está de volta o defensor da ditadura, o apologista da tortura, o justificador de decapitações em presídios, o inimigo do meio ambiente, o adversário dos índios, o zombeteiro dos direitos humanos, o fanático das armas, o depreciador de minorias, o propagador do ódio à imprensa livre…”
    E, aqui, o judiciário…

  16. Soube pelo UOL que a Glesi está falando em lula para 2022.
    Eu queria dizer para ela o seguinte: Glesi, o Lula está sofrendo muito.Ele tem 73 e já teve um câncer. A política é nojenta. Lula precisa de um pouco de paz, ainda mais se for libertado. Até porque, depois da eleição de Bolsonaro ficou claro que esse pais não merece ser governado por ele. Vamos lutar pela liberdade dele mas não vamos coloca-lo nesta cumbuca mais não. Lula não merece esse fardo. Espero que voce reflita sobre as minhas palavras.

    1. Isso é uma ameaça? Sabendo o quanto Gleisi vem sendo pressionada por todos os lados para não manter posição de liderança dentro do PT, a quem beneficia, neste momento, dizer que Lula – e Gleisi, pessoa de confiança dele, por conseguinte – deve ser neutralizado politicamente? Vale lembrar que a atual presidente do PT segue sendo proibida pela VEP curitibana de atuar como advogada de Lula.

  17. O Intercept ja revelou inconveniências jurídicas e éticas entre o desembargador relator do julgamento de Lula no TRF-4, Gebran. Tomara que revele as conversas entre Moro, Gebran, Thompson Flores e o delegado da pf de curitiba no caso prende-solta de Lula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *