Lula à CUT: “é política na cabeça”

lulacut

“Está faltando política em nossa ação sindical. O economicismo só não é suficiente”.

A frase, que abre a cobertura da própria CUT sobre a presença de Lula na manhã de hoje na reunião da Executiva Nacional da Central, em São Paulo – que a grande impresna não cobriu, embora noticie até chá com bolinhos de Fernando Henrique Cardoso – é ao mesmo tempo um apelo e uma (auto)crítica ao comportamento dos petistas da entidade (e não só eles) como serviria como uma luva para os que estão no governo.

 “O movimento sindical tem de sair do chão de fábrica, do chão das lojas, do chão dos locais de trabalho, pois o limite de representatividade passa do chão”, disse.

Como poderia dizer:

“Os dirigentes públicos precisam sair dos gabinetes, das reuniões repetitivas e das solenidades, pois o exercício do governo vai além das coberturas e salões e passa pelo chão”.”

Lula reclamou do discurso antipolítica que domina a mídia.

“Hoje me espanto quando vou na porta de fábrica e vejo muito jovem que quer fazer faculdade, não quer ser mais apenas um peão. Esse jovem sabe qual foi o papel do pai e da mãe dele? Ele sabe qual foi e qual é o papel da CUT?”, questionou, ao lembrar que a construção das condições políticas e econômicas de vida custou muito sacrifício.

Mas quem é que disse isso a ele, presidente? Se o partido no Governo e o governo do Partido dos Trabalhadores não dizem e se limitam a registrar a ascensão da nova  classe média como resultado de políticas públicas “republicanas” e de uma “eficiência do governo”, não como o resultado de lutas sociais históricas, do enfrentamento de privilégios e de uma trajetória das lutas socais que não pode ser interrompida, quem iria dizer isso aos jovens?

“Outro dia ouvi um amigo me dizer que o filho dele se formou em Jornalismo com a ajuda do Pro-Uni, mas que não vota no PT e é contra o Bolsa Família”, disse Lula.

Pois é, presidente, este é o resultado da despolitização. O guri, de tanto ouvir que isso é um direito dele – e é, embora tenha sido sempre negado – e não é dos outros, também, porque ele conquistou o Pro-Uni com sua nota no Enem, não o governo popular que financia seus estudos.

Outra fala interessante do ex-presidente foi a em que disse que governar é mais complexo que colocar uma placa num canteiro de obras onde uma placa dizendo às pessoas:  “Desculpe, governo trabalhando”.

Esta, Lula, é a versão do sindicalismo economicista que o senhor pede para que a CUT não praticar, exclusivamente.

Eu vivi dois governos com Brizola. No primeiro, mal sabíamos como lidar com a máquina, mas marcamos nossa opção política e só não elegemos Darcy porque nem Cristo resitiria ao golpe do Cruzado. Mas em 89, a votação de Brizola aqui não deixa dúvidas, não é? Do segundo, muito mais eficiente em matéria de administração e obras, saímos estropiados, porque perdemos a mensagem política.

“Qual a mensagem? Qual a ideia-força para motivar e entusiasmar as pessoas?”, perguntou Lula aos sindicalistas.

Eu me atreveria a responder que são “povo” e “Brasil”, que somados dão “justiça”.

A “turma da bufunfa”, em relação a estas palavras, só fala mal.

A mídia, idem.

E o governo, que fala bem, só fala com a turma da bufunfa e seus caudatários na classe média, que não estão nem aí para “povo” e Brasil.

Ou então, através de “institucionais” que – para serem republicanos com luvas de pelica e rendas – não emocionam, não conceituam, não mobilizam.

Por que precisamos esperar até as eleições para ver que pessoas se beneficiaram do Pronatec, ou do Bolsa-Família, ou das cisternas no sertão, ou dos mais médicos, ou de tanta coisa?

Por que seu partido, vítima preferencial do descrédito dos políticos, não se dedicou a mostrar que são os tucanos, pelas mãos de Gilmar Mendes, que barram o fim desta ignomínia de financiamento empresarial dos políticos nas eleições, que acaba levando muita gente aos Paulo Roberto Costa para ter chance de eleger-se?

Dilma, se for sábia, saberá que não pode governar sem política, embora tenha de governar sem partidarismos e com acordos.

Jamais, porém, sem a origem que tem: a de continuidade do projeto inaugurado por Lula.

O PT, se quiser sobreviver, deveria saber que tem de fazer política sem governo, embora deva estar dentro e solidário ao governo que, sob sua legenda, triunfou nas urnas.

Até porque o PT tem um líder político que não precisa estar no governo todo dia para estar, no cotidiano, com os pés bem plantados no chão.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

41 respostas

  1. “Dilma, se for sábia, saberá que não pode governar sem política”. No primeiro mandato ela não foi nada sábia, aliás, muito pelo contrário. Três semanas passadas da eleição, a pisada continua a mesma, talvez pior. Como será a partir de primeiro de janeiro?

    1. Governo e governo muito bem sim, se fosse um governo do PSDB o Brasil estaria fudido e alegação seira a crise internacional, assim como foi com FHC uma crise no mexico foi o suficiente pra flexibilizar a CLT, outa na Asia mais uma mexida na CLT, agora imagina com a Europa, America sul e america central em crise. Como pode se dizer que um governo e ruim com taxa de desemprego mais baixa de toda história do País, investimento em todas as areas sociais, 70% das obras dos Pac’s prontas, o que que é governar bem, é fica de quatro pro congresso,banqeuiros, empreiteiros, lobistas, trambiqueiros. Eu sou bancário e sou filiado no PPS. Um grande abraço Dilma,Lula, Haddad, e todos os congressistas que sempre defenderam os trabalhadores.

    2. Lula, faça uma agenda de visitas a todas as regiões do Brasil no proximo ano (2015.

      Nos ultimos 4 anos o PT e a Presidente Dilma pecaram no quesito comunicação.

      Temos que nos contrapor a Imprensa Golpista, que ataca o PT e Dilma diariamente. Vide (GLobo, Veja, Isto é e Jovem Pan).

      Reinaldo Azevedo esta a serviço de quem?

  2. Temos 3 anos para mudar isto.
    No ano 4, colhermos.
    Porque, o que a “MIDIA”, não
    aguenta é falta de assunto.
    E daqui para frente só papai noel.

    1. Se não consegue a mídia nacional, fura o bloqueio, vai na mídia regional, dorme na cidade, da entrevista para rádio, jornal local, agora o que vejo e passa duas três horas em uma capital e depois volta para brasília, ai fica difícil né.

  3. O partido dos trabalhadores, seus eleitos em todo Brasil , deve voltar as bases, muitos eleitos se julgam superiores a militancia, se continuar assim nos proximos 4 anos a idia vai continuar batendo, e o partido e o governo não fizeram nada , vai morrer pela propria arma, a midia e a distancia dos militantes, a direçao nacional sabe, o e cupula , os pensantes sabem, deve descer e calçar a sandalia da humildade ou vai ser derrotados.

  4. Toda vez que estiver um tucano fazendo um discurso qualquer. prestem bem atenção…. em momento nenhum…..eu disse em momento nenhum…. eles nos discursos empregam, usam, a palavra “POVO”.
    Isso merece uma profunda analise ou um talvez até um estudo complexo.
    Porque será… porque será….porque será?

  5. Dificilmente o PT recupera a imagem “colada”. A ideia de Tarso Genro é mais palatável: Reunir os progressistas e construir uma agenda comum para 2015 a 2022.

  6. O povo na maioria das cidades nem sabe que o governo federal que faz e ou banca a maioria das obras, em belo horizonte é o caso disso, os governos estaduais e municipais tomam conta da obra e diz que são deles, fazem propaganda na televisão no rádio, que em minas tem uma força de comunicação grandiosa, assim aécio fez a fama em belo horizonte e em minas gerais.
    Vários programas eles simplesmente apoderam.
    A Presidenta, o Ministro ou secretário tem que tirar a bunda da cadeira em brasília e ir inaugurar obra, verificar o andamento, se não consegue através de rede de tv, consegue através de rádios locais e programas locais de tv, quem lembra do Lula, toda inauguração ele esta lã, fazia discurso marcava presença.

    1. Perfeita observação.

      Há necessidade de voltarmos os olhos para as bases. O partido do governo – o PT – está perdendo, dia a dia, suas bases municipais. E é importante que, em cada obra, serviço ou maquinário, oferecido pelo governo federal aos municípios, esteja envolvida a base do governo no município. Sem isto, o republicanismo irá enterrar, de vez, o sonho de um Brasil melhor.

    1. LUIZA:
      Frei Beto é suspeito para dar opinião, ele correu da raia no primeiro
      4 anos do PT no governo, não tem moral de criticar que ele abandonou…

    2. Claro que o PT não é único responsável por politizar a população.
      Mas concordo com a análise Frei Beto no sentido de que o PT, no governo, não fez sua parte e ajudou nesta despolitização.
      Ah, e não adianta desqualificar o crítico.

  7. Neste nosso Brasil, historicamente dominado pela politica elitista e das oligarquias, é fundamental que se pratique, todo dia, a política em benefício dos que não tinham voz.
    “O pior analfabeto é o analfabeto político” (Bertolt Brecht).

  8. O PT precisa recuperar alguns procedimentos e ações que havia até alguns anos atrás e que foram aos poucos deixados de lado, como valorizar as bases, voltar a atuar em núcleos regionais e locais, mais atuação junto aos movimentos populares, combater as práticas comuns dos demais grandes partidos, de se fazer política de cima para baixo, que entre outras coisas levou ao caixa 2, quando alguns dirigentes do PT quiseram imitar a prática tucana do Valerioduto. Já o governo, precisa melhorar, e muito, a sua comunicação com o povo. Dilma deveria dar entrevistas coletivas frequentemente. Com regras claras e sem essa de entrevistador levantar a voz e o dedo para a Presidente. Dispensar outros tipos de contatos com imprensa, como ficar indo em premiações, eventos de mídia, programas televisivos, entrevistas à Jornal Nacional, etc, que só interessam aos próprios veículos de mídia, em sua briga com os concorrentes e por status, e não ao País. Cobrar do Congresso que sejam regulamentados os artigos da Constituição referentes à mídia e fazer uma lei de mídia a exemplo do que já existe nos países mais desenvolvidos, que entre outras coisas determine que concessão pública de rádio e TV tem obrigação de informar, sem ônus aos cofres públicos, atos e medidas governamentais que sejam essenciais e de interesse público, como por exemplo, campanhas de vacinação, horário eleitoral, etc.

  9. Digo e repito. A presidente DILMA precisa pelo menos uma vez por mês ir à televisão mostrar os projetos e também a história de conquistas que o PT conseguiu nestes 12 anos. Não há como a imprensa não noticiar isto.

    Chega de conformismo; chega de passar a mão na cabeça de quem só nos critica. Vamos, de forma democrática, expor a todo o Brasil o que é o governo do PT e o que era o país a 15, 20 anos atrás.

    1. Eu penso exatamente a mesma coisa. Já falei isso pra minha família e amigos: Dilma tem que ir pelo menos uma vez ao mes na TV, em pronunciamento oficial.
      Midia-oposição vão chiar? Vão e muito.
      Mas basta usar o argumento: prestação de contas à população. Pronto!

  10. O Lula nao faz autocritica. Ele pede para os outros fazerem aquilo que ele nao fez e nem faz. Ele, que tem influencia tremenda sobre a Dilma, vai fazer o que pra alterar esse sistema que massacra a cabeca do povo o ano inteiro? E eu nunca vi um blogueiro, por mais sujo que seja, fazer perguntas diretas e ferinas para que ele respondesse: por que o governo e o PT tem tanto medo da midia? Sera que a Petrobras é uma resposta?

  11. Eu penso que depois de muitos anos de ataques maciços, mentiras,
    factoides etc. em toda mídia falada,escrita, televisada, em todos
    os recantos do Brasil, o PT é um sobrevivente.
    Eu pergunto qual outro partido resistiria tanto?
    O verdadeiro PT só existe na cabeça dos mais velhos e dos jovens
    que tem acesso a uma mídia honesta e patriótica o que é raro por aqui.
    Fale uma mentira sempre, e ela tornará uma verdade através do
    tempos….

  12. Deveria disponibilizar em vídeo esse discurso do Lula. Assim as redes sociais fazem a divulgação. Mas fica restrita a quatro paredes, aí fica difícil. Ficar esperando que a mídia vá divulgar é brincadeira.

  13. Eu tenho um amigo, engenheiro, cuja filha está na Europa participando do Ciência sem Fronteiras e, no entanto, odeia o Lula, odeia a Dilma e odeia o PT. Perguntei um dia o porquê de tanto ódio me disseram assim: “porque eles não prestam” (sic). Ou seja a mídia conseguiu fazer a “cabeça” dos cultos e desfazer a “cabeça” dos candidatos a cultos…..

    1. Qualquer semelhança… Eu também tenho uma amiga, cuja filha está na Austrália participando do Ciência sem Fronteiras e, no entanto, odeia o Lula, odeia a Dilma e odeia o PT.

    2. Qualquer semelhança… Eu também tenho uma amiga, cuja filha está na Europa, participando do Ciência sem Fronteiras e, no entanto, odeia o Lula, odeia a Dilma e odeia o PT.

      1. Dr. DIAS:
        Eu tenho 53 milhões de amigos que amam DILMA,LULA,PT e o BRASIL, e 47milhões de conhecidos que odeiam a si mesmos
        coitados perdaram…

    3. IRINEU A. BATISTA:
      Sou semi analfabeto mas não me confundo conhecimento com sabedoria.
      Assim como mente culta com mente curta…
      Mostre para o engenheiro que quando ele aponta o dedo fura bolo para
      outros o pai de todos aponta para cima e trez outros dedos apontam para ele,diz aos outros, oque ele é, ele é seu conhecito não é amigo …

    4. Quem domina a informação no Brasil é a oposição, representante do entreguismo e do poder econômico. Com esse sistema de comunicação antidemocrático, os que deveriam ser mais bem informados, por terem mais acesso aos meios de comunicação, são exatamente os mais desinformados. Sem democratização e regulação da mídia não tem jeito, a lavagem cerebral continuará ocorrendo.

  14. Entrei no site da inVEJA (sou masoquista mesmo, não nego) e vi que estão fazendo uma oferta relâmpago com até 36% de desconto. É pegar ou largar. Tem pacote para assinatura digital e impressa para dois anos. Ai que nojo!

  15. O PT da minha cidade Maringá o presidente do partido não defende o gov. nas eleições nas 2 da Dilma levou de 3 a 1 vou dar um ex. o PSDB governou o Brasil de 94 a 2002 mandou de verbas fed. para Maringá RS 470 mil reais em 8 anos no gov do Lula do PT mandou para Maringá mais de RS 480 milhões de reais ai o presidente do partido não fala para a população e nem para os filiados ai a Dilma leva de 3 a 1 ai não sabe por que [acorda PT]

  16. O PT somos nós! Força Povo! Eles nos odeiam porque somos fortes. Não precisamos desta imprensa mercenária. Basta o Governo aplicar estado mínimo! Verbas para o esgoto da Veja já começou. Parabéns Presidenta!

  17. PARTICIPAÇÃO DO POVO NO PLEBISCITO POPULAR PELA REFORMA POLÍTICA! SUGIRO DARMOS NOMES E RESPECTIVOS REDUTOS ELEITORAIS DAQUELES DEPUTADOS E SENADORES, QUE VOTAM CONTRA O DIREITO A PARTICIPAÇÃO DO POVO OPINANDO SOBRE O QUE OS GOVERNOS DEVEM FAZER PARA AJUDA-LAS E NOS RUMOS QUE O BRASIL DEVE TOMAR PROPICIANDO A NOSSA MILITANCIA EXISTENTE NESTES LUGARES INFORMAÇÕES PARA QUE POSSAM CONSCIENTIZAR ESTES ELEITORES DAS ATITUDES ANTI-DEMOCRATICAS DESTES DEPUTADOS E SENADORES, SEJA ATRAVÉS DO BOCA A BOCA, DE PANFLETOS PREPARADOS PELOS PRÓPRIOS MILITANTES COM A AJUDA E PARTICIPAÇÃO MUITO INTENSIVA DE NOSSOS DEPUTADOS E VEREADORES CEDENDO-LHES COMPUTADORES E IMPRESSORAS PARA A CONFECÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DOS PANFLETOS E TAMBÉM AJUDANDO-OS COM DISCURSOS GRAVADOS EM CDs ANTES E ESPALHADOS ENTRE ESTAS POPULAÇÕES ATRAVÉS DE CARROS DE SOM NORMALMENTE A DISPOSIÇÃO DESTES NOSSOS DEPUTADOS E VEREADORES!!!! ACREDITO SINCERAMENTE QUE SÓ ATRAVÉS DESTA PRESSÃO DEMOCRATICA TEREMOS NOSSA REFORMA POLITICA E NOSSO POVO PARTICIPANDO DE FORMA DEMOCRATICA E ATIVA DO DESTINO DE NOSSO PAIS!!!!!!
    …..

    1. VC ESTÁ CERTO CARLOS,TEMOS QUE DIVULGAR PELOS CARROS DE SOM QUEM NOS TRAIU, QUE DEPUTADOS VOTARAM CONTRA A PARTICIPAÇÃO POPULAR, COM PANFLETOS NEM TODOS LEEM MAS NO SOM TODOS OUVEM ATÉ OS CABOS ELEITORAIS DE QUEM NOS TRAIU. PRA CIMA DELES PETISTAS. #DILMA13VENCEMOS.

  18. Lula podia passar sem essa: “Mas quem é que disse isso a ele, presidente? Se o partido no Governo e o governo do Partido dos Trabalhadores não dizem e se limitam a registrar a ascensão da nova classe média como resultado de políticas públicas “republicanas” e de uma “eficiência do governo”, não como o resultado de lutas sociais históricas, do enfrentamento de privilégios e de uma trajetória das lutas socais que não pode ser interrompida, quem iria dizer isso aos jovens?” Desconfio que Lula já sacou esses erros, assim espero.

  19. o PIG não ter aparecido parece ser medo desses de aparecerem em espaço do petismo se não foram chamados. Além disso, Lula nada perde por isso, fica até mais engrandecido assim, e o PIG perde por vender menos jornal

  20. ****

    *************

    . . . . Lei de Mídias Já!!!! **** … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. **** … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

  21. Discordo. O governador Agnelo não perdeu as eleições no DF por falta de divulgação ou de competência. A divulgação vinha sendo feita nos últimos meses mas não era concorrente para a mídia local de direita. Quanto a competência, se comparação for o governo Arruda e Roriz, Agnelo foi muito melhor que os dois. Desarticulou a máfia dos transportes públicos que estava pendurada na teta do governo por mais de quatro décadas e colocou em circulação novos ônibus e está construindo um sistema de transportes públicos de verdade. Evidentemente, ninguém resolves problemas de décadas em dois anos de governo, pois os outros dois anos iniciais do governo Agnelo ficou de pés e mãos atadas pelos órgãos de controle, em função da Caixa de Pandora. inaugurou mais de 20 creches de padrão de primeiro mundo e outras 120 estão em processo de construção acelerado. Construiu ciclovias em todo DF, UPAs e centros de saúde que melhoraram sim o atendimento à população. Construiu milhares de casas para a população com salários de 0 a 8.000 reais. Erradicou o analfabetismo no DF e foi o primeiro Estado a receber o selo ” Território Livre do Analfabetiismo”. Contratou mais 3.000 professores por meio de concurso público. Construiu e recuperou rodovias que só não enxerga quem não quer. Poderia enumerar uma lista longa de realizações. Talvez a grande decepção de muitos foi o fato de Agnelo nãos ter equiparado os salários dos funcionários públicos. Coisa que nunca irá acontecer em governo algum. O corporativismo no serviço público é algo que só Jesus salva. Além de tudo que foi dito, uma boa parte da população se ” politizou” por meio da cartilha de Roriz que sempre pregou ódio contra o PT. Quem não se lembra das proibições veladas aos funcionários de irem vestido de vermelho ao trabalho? O macartismo que perseguia petistas?Houve sim a demonização do PT é o vermelho era disseminado como a cor do diabo. Muitos incorporaram esse ódio insano sem refletir sobre as questões de poder que manipulavam cores e símbolos para estabelecer esse apartheid político. A irracionalidade é tanta que os que odeiam o vermelho esquecem que o sangue que corre nas veias de todo ser vivo é vermelho e não azul.

  22. Desde que o PT deixou de fazer Análise da Conjuntura, e seus parlamentares passaram a fugir da militância para não atender as demandas populares, que o partido perdeu o viés ideológico. Os militantes abandonaram a luta, o movimento sindical perdeu o discurso e se voltou para as demandas dos coxinhas, que só pensam em vantagens pessoais e dinheiro. Se não voltar a fazer a luta ideológica e contestar o PIG e a oposição fascista, que tem adotado como estratégia a desconstrução do PT, aí não vai ter conquista social ou comparação entre governos que garanta os avanços sociais conquistados e o fortalecimento da da democracia.

  23. Lula, como sempre, tem absoluta razão. É preciso uma reação imediata de nossos governantes e do povo que os elegeu para mostrarmos que aqui nesse País há dignidade. Não é novidade para ninguém de que a desinformação propositadamente utilizada pela grande imprensa como uma enorme arma para impedir a divulgação da verdade está aí para quem quises ver. Ontem, para dar mais um exemplo disso, um amigo que considero relativamente bem informado, bem de vida, com um patrimônio invejável construído com muito trabalho, ainda saiu com o antigo mantra de que o “Lulinha é dono da Friboi”. Não sabe ele, ou, no meu entender, sabe, mas continua fazendo cara de paisagem difundindo uma inverdade já julgada, que os autores tiveram que desmenti-la publicamente. Como bom direitista que é vai continuar acreditando nas “verdades” publicadas pela Veja.

  24. Percebi essa falta de informação e conhecimento das lutas e conquistas históricas. Vi muito comentário no face de Dilma e conheci uma moça que está no Canadá pelo Ciência sem Fronteiras porque o Instituto Federal de Alagoas levou os alunos para o Recife para fazer as provas e fez de um tudo para que alunos tivesseam a oportunidade de estudar no exterior. Pois bem, não sabem de onde vem o dinheiro que custeia os estudos deles por lá e muitos acham que estão lá apenas por mérito. Detalhe: a mãe da moça, pobre, não votava em Dilma e sim em Aéssim. Dá pra Bio?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *