Lula e o Brasil da esperança que vai morrendo

Há menos de dez anos, discutíamos o progresso, os avanços do país, jovens pobres e negros ingressando na Universidade, pobreza minguante; até uma marca de uísque fantasiava um gigante de pedra erguendo-se, uma revista estrangeira dava jatos ao Cristo Redentor, rumo ao céu.

Hoje, falamos de mais armas, mais cadeias, de menos  direitos, de aposentadorias e pensões menores que o mínimo, de trabalhar até morrer e de deixar para os filhos um trabalho quase escravos.

Muitos, cujo ódio lhes habita a alma, banidos dela qualquer sonho ou compaixão, festejam os tempos de moralidade, onde a corrupção não mais assaltaria os dinheiros públicos, permitindo as escolas, estradas e hospitais “padrão Fifa”, tão inexistentes quanto o tal “padrão”, que só encobre negócios milionários dos flamantes picaretas que dirigem o futebol-marketing.

É terrivelmente verdadeira a questão que Laura Carvalho coloca em seu artigo, hoje, na Folha:

Independentemente do peso atribuído às múltiplas causas da crise – entre erros de governos e choques externos e internos -, fica uma sugestão para as agências de checagem: quanto representa o custo total para os cofres públicos atribuído a atos de corrupção nas investigações em curso em relação ao déficit público ou à queda no PIB de 2015-2016?
Assim como os ataques a imigrantes, vendidos como “ladrões de emprego” nos EUA e na Europa, a “roubalheira do PT” como causa da crise é apenas uma simplificação sórdida forjada para alimentar uma parte da população sedenta por identificar o grupo de culpados a ser combatido. 
A esta altura, a humanidade já deveria ter aprendido que uma mentira, por ser repetida mil vezes, não se torna verdade.

Não, Laura, isso não foi e nem será aprendido nestes tempos em que a principal atividade da mídia – pior, do pensamento único refeito da economia para o comportamento – é a de escolher culpados universais e salvadores que não salvam.

O que “atrapalha” o Brasil passou a ser tudo aquilo que produziu nosso parco desenvolvimento: o Estado, os direitos sociais, um mínimo de inclusão dos miseráveis, as liberdades públicas e as garantias individuais, a Universidade, os resquícios de uma pretensão a nos firmarmos como Nação.

Na “pauta de costumes”  – só de haver um troço destes já causa calafrios – quer-se o direito de carregar um trabuco no porta-luvas, definir a cor das roupas de “príncipes e princesas” que viverão no Reino da Selva e expulsar os “marxistas globalistas” que devem estar escondidos sob as carteiras escolares, ensinando que a terra é redonda e promovendo o turismo bestialógico.

Não há simbolo mais completo desta autofágica regressão do que o único que, nas últimas décadas, foi capaz de encarnar um Brasil tão grande como é esteja numa minúscula cela em Curitiba, só maior do que as idéias miúdas dos que vêem nisso uma “grande conquista” nacional.

O gigante deve voltar a ser pedra, muda, parada, inerte e, princialmente, mantido fora das vistas, para que não seja um monumento assustador na planície da mediocridade.

Trocamos sonhos por pesadelos, talvez por, de nosso modo, acharmos que desejos bastam para fazer realidades.

Fernando Brito:

View Comments (27)

  • Num país de analfabetos funcionais e que não conseguem, sequer, concluírem uma frase com lógica, não dá para esperar muita coisa mesmo. Aqui no próprio Nordeste, que JAMAIS viu um desenvolvimento geral durante os governos populares de Lula e Dilma ainda ouvia-se os quadrúpedes falando que a "corrupção do pt quebrou o Brasil". Como dialogar com quem sequer consegue ouvir a não seu seus próprios relinchos?

    • Isto se aplica a quase 100% das rádios do interior do nordeste. Algumas chegam a chocar pela desonestidade intelectual, como a Clube, de Jacobina, Ba

  • NÃO ME RENDO,NUNCA ME RENDEREI.
    O BRASIL DA ESPERANÇA CONTINÚA VIVO PORQUE É O QUE NOS FAZ ESTAR VIVOS.
    O ABRAÇO DA MORTE É A PERDA DA ESPERANÇA.E ISSO ,NUNCA ACONTECERÁ COMIGO.
    ATRÁS DE NÓS VEM MUITA GENTE INOCENTE COMO PRA DEIXAR ELES SEREM DEVORADOS PELOS DELINQUENTES QUE HOJE OCUPAM O PODER.

    • Nós não ouviremos o grito dos revoltados, mas eles estão lá. O SNI está ativo novamente desde 2016, reuniões de diretório, movimentos sociais, sindicatos, internet... ... silêncio... Ninguém que suba o tom fará isso em publico, penso.

      #LulaLivre

  • belíssimo e tristíssimo texto. tomara que chegue a quem está acreditando que "matar, entregar, extinguir, liquidar" pessoas, direitos soberania, dignidade seja um modo de "governo".

  • É algo que sempre tento a dizer a meus conhecidos: que a corrupção leva uma parcela menor de nossos impostos que os juros da dívida pública - e que como esse tema é tabu na Globo porque ela tem o interesse dos bancos, ela precisa buscar o "espantalho" da corrupção como justificativa ao cidadão comum pela razão dos impostos serem altos e o serviço público sofrível.

    A "jogada de mestre" nesse caso é que conseguiram vincular a corrupção como exclusividade da esquerda.

  • Parabéns Brito! É de causar angústia, ler o seu texto e ver que é tudo verdade. O país está sendo banhado por uma sombra profunda, sob a qual recrudescem males de todas as ordens.

  • O grande erro de todos, TODOS mesmo, foi não compreender que se tratava de uma GUERRA. É assim que tem de ser encarada a missão de transformar o Brasil ou qualquer país, em uma grande e poderosa nação. Nenhum país se projeta no mundo sem ter consciência disto. É preciso estar preparado, de preferência com a bomba atômica. Infelizmente o Brasil não tem sequer forças armadas realmente nacionalistas.

      • Uma juíza como esta que condenou Lula evidentemente não sabe quem é Lula, além de não ter a exata noção daquilo que deve ser um juiz. Ela aproveitou sua própria sentença para nela elogiar o Moro, como quem se definisse claramente por uma ideologia, por um posicionamento político e por uma "visão especial" do estado e da justiça. Seu desempenho lembra o dos juízes que julgaram com o fígado e condenaram os autores do atentado a Hitler. Eles tremiam de tanto ódio, embalados pelo fanatismo nazista. A diferença é que aqueles tinham provas concretas da autoria do fracassado atentado. E o atentado que Lula cometeu foi semear um pouco mais de igualdade neste país que tem a maior desigualdade social do mundo. Deste grande atentado lulista há, sim, sobejas provas.

    • Disse tudo, sonhar que poderíamos nos tornar atores no cenário global, criando o próprio bloco independente, e mantendo autoridade sobre o pre sal, no quintal do Império, sem uma estratégia geopolítica muito bem planejada... E um exército LEAL e temido é... em fim, se quando criança jogou "war" sabe que nenhum dos seus adversários permitiria. Mas... Acredito que aprendemos com o erro, e da proxima vez daqui uns 30 ou 40 anos...

    • Bolsonarismo se gruda diretamente no tornozelo do Tio Sam, por isso se julga mais poderoso que os militares. E o Titio já começa a enviar abutres para emitir sinais de querer os militares fora do projeto de descarnamento do boi abatido Brasil. Pelo jeito, nem o mocotó vai sobrar para o povo brasileiro.

  • Como após 1929, os "NAZISTAS", "novamente", querem provar que são eles, a solução do Mundo pós 2008,...as crises econômicas, sempre as crises econômicas, quem são os criminosos ? O ódio está no ar, e as armas já são solicitadas ! O Brasil, não pode ser usado como " o bode" do Capitalismo Decadente, vamos à luta, para defender o Brasil, contra os corruptos que o governaram durante séculos, vamos à luta para conquistarmos finalmente, nossa independência, contra aqueles que nos colonizaram, nos saquearam durante 5 séculos, e que querem continuar o saque em pleno século XXI. O LULA-"Maior Líder Popular da História do Brasil" não errou, e por isso é amado pela maioria do povo brasileiro, e odiado pelos invejosos, pelos traidores. A LUTA CONTINUA, POIS O SONHO NUNCA ENVELHECE, E SÓ ACABA, COM A VIDA ! LULA LIVRE !

  • Essa "tacada" foi duríssima, mas não inesperada, os sonhos nunca acabarão, principalmente hoje, quando mais de 70 milhões de eleitores (some-se a isso, seus familiares), sonharam com a volta de LULA. Os vendilhões da Pátria, não matarão nossos sonhos, e não ficarão impunes. SOMOS TODOS LULA !

  • Lula estava a caminho de poder repetir, também na ONU, a frase de Fidel: "Essa noite, milhões de crianças vão dormir na rua, mas nenhuma delas é cubana". Lula, lógico, trocaria cubana por brasileira. Isso foi interrompido. O país perdeu o bonde da história.

Related Post