Lula e os 30 anos das Diretas-Já

diretas

O ex-presidente Lula divulgou, agora há pouco, na internet um vídeo onde recorda os acontecimentos que marcaram o início do movimento pela volta do direito do brasileiro de eleger o seu Presidente, o Diretas-Já, de 1984.

Lula recorda que boa parte da imprensa era contra o movimento e, sem citar a Globo diretamente, lembra que alguns  só abriram espaços “quando o povo já tinha tomado conta das ruas”.

E, de fato, o primeiro grande comício das diretas, o do dia 25 de janeiro de 1984 – houve outro antes, recorda Lula – apareceu na Globo como se fosse uma festa pelo aniversário de São Paulo. A emissora só passou a cobrir o movimento com o comício que levou um milhão de pessoas à Candelária, no Rio de Janeiro.

Ele pede que a juventude procure saber na internet o que foi aquele movimento, para entender que “a democracia não foi de graça em qualquer lugar do mundo”.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

4 respostas

  1. Mesmo depois de 30 anos e, mesmo sabendo, que todos os brasileiros já sabem: A Globo disse que as manifestações pelas ELEIÇÕES DIRETAS, era comemoração do aniversário de fundação de São Paulo. O Lula não tem a coragem de mencionar que a Globo foi contra as diretas, como foi a favor do golpe militar e continua sendo favorável a uma virada de mesa. Ou seja a Globo a contra a democracia e o Lula e o PT morrem de medo dela.

      1. O Alberto foi claro. O Lula deixou passar a oportunidade de mencionar a Globo como a emissora que escondeu a campanha das Diretas Já.

        Prefere que os jovens consigam descobrir através de pesquisa na internet. Isto se ficarem motivados.

        Qual atitude é mais eficiente? Explicar logo de uma vez ou dar uma dica?

        O que o Franklin Martins acha disto?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *