Lula está preso, “não é, babacas”?
E faz tempo, um ano e meio, fechado numa saleta da Polícia Federal do Paraná.
Acusado de tudo e mais um pouco, numa enxurrada de processos onde não há provas, mas há um monolitismo de convicções judiciárias que só agora ameaça se quebrar.
E no entanto, a Veja adverte: ele é o grande “perigo” de que a esquerda possa vencer a eleição distante de 2022.
Como há duas décadas, em 2002, de que seja ele a esperança para enfrentar os dias de medo que o país em crise, faz tempo, vive, sem consertar-se.
Claro, a pesquisa da Veja põe Bolsonaro e Moro à sua frente: há cinco anos sendo pintado nas telas de TV e capa de revistas como o demônio em pessoa, estranho seria o contrário.
Mas nada consegue disfarçar que o ex-presidente tem o suficiente – mais que o suficiente, até, para inverter a pequena vantagem que dizem ostentar contra ele.
Podem até dizer que vencem, se o adversário estiver amarrado e os juízes forem seus. Nem disso têm certeza, de tão ruins que são.
Se tivessem esta folga, não seria a liberdade de Lula, mesmo provisória, o grande terror que os apavora, ao ponto de generais crepusculares porem-se à deprimente tarefa de “tuitar” sobre a “convulsão social” que um homem às vésperas de completar 74 anos causaria, pelo simples fato de ser solto.
Logo ele, o perigoso esquerdista que não diz que vai fuzilar, prender, que não apela às armas, que não quer fazer do filho de embaixador e não coloca a prole pendurada na política.
Logo ele, que governou num período em que, para todos eles, a prosperidade imperou e se deu aos pobres sem tirar dos ricos.
E isto os desespera porque, tendo tudo nas mãos, não conseguem senão crise, privações e ódios.
Manietado em Curitiba, o ex-presidente é a negação do que fazem,
No país das divisões, é o “radical” Lula quem quer unir.
No país da grosseria, é quem chamam de analfabeto que prega o convívio civilizado.
Que quer que as pessoas riam, comam, morem, comprem, trabalhem, produzam e ganhem.
O populista que não sorteia um caminhão de prêmios, o antimilitar que reequipou as Forças Armadas, o “paraíba” que é acolhido e aplaudido nos salões do mundo.
Dá-lhes medo, numa palavra, porque, com todos os defeitos e limitações que possa ter tido, fez do Brasil o que ele não pode ser: um país respeitado.
Querem que ele não possa ir buscar o Brasil profundo e o traga para a sala da casa, em lugar de deixá-lo virar selvagem na periferia, sem sonho e sem futuro.
Ele está em cada canto deste país que não pode aceitar ser do tamanho da mediocridade que suas elites o fazem viver.
Mesmo encerrado num cárcere, Lula não está preso, babacas.
View Comments (47)
a entrelinha é clara: "vamos continuar fazendo qualquer negócio para não voltar o petê". E o petê vai continuar sendo uma "ameaça" mesmo que na capa só usem a palavra "fator".
Doria começa com dor...
Depois que a demolição generalizada do país for consumada, pouco importa quem venha a se tornar presidente. Este é o ponto: os canalhas estão criando uma situação que será irreversível sem que ocorra uma revolução autêntica. Isto não vai acontecer. "Eles" estão configurando o país para se manter desta forma por muito e muito tempo.
Querem e dividir o Brasil em 2 ou 3 paises. Ai fica facinho tomar a Amazônia
Essa é a idéia do império,acabar com qualquer chance de no futuro o seu poder venha a ser questionado com alguma posibilidade de sucesso.
Condicionaram o próximo governo argentino.
Apoiaram e coordenaram sua guerra híbrida contra os K ,que os tinham desafiado negociando com deságio sua dívida externa.
Os delinquentes neo-liberais ,(simples criminosos) arrasaram com a industria as pequenas e médias empresas,aumentaram a dívida,não produziram desenvolvimento,atrasaram-o ,etc.
Foram uma praga selvagem , destruídora, e só não avançaram mais ,pela persistente e corajosa atitude dos argentinos .
Será difícil para eles,mas,estão cientes dos culpados do estrago,e aquí?
Brasil é um caso diferente ,é o único país que não conseguiu a sua independência na base do sangue .E quando essa história é ensinada as crianças na escola desde pequenos,faz uma diferença enorme na hora da dificuldade.
Infelizmente, tá muito difícil. É o ciclo do pré-sal, agora.
Gostaria de saber como foi feita essa pesquisa que coloca Moro e Bolsonaro na frente de Lula. Se a pesquisa coloca as três opções e os dois aparecem, distintamente, na frente de Lula, é realmente muito preocupante, porque os votos de Moro vão para Bolsonaro e vice versa. Mas se são pesquisas separadas, colocando Lula contra um e depois Lula contra o outro, ai a disputa está equilibrada. Se bem que pesquisa da Veja não merece credibilidade.
Fizeram a pesquisa entre bolsonaristas, o que mostra a quantidade dos arrependidos.
Pesquisa feita nos salões das grandes lojas evangélicas!
Parabéns Ferndo essa é a essência de tudo .
EU SEMPRE DISSE: LULA NÃO MANDA EM MIM!
SE LULA MANDASSE EM MIM EU TERIA VOTADO NA CNB E NUNCA VOTEI NA CNB.
EU NÃO SEI TUDO,LULA NÃO SABE TUDO,VOCÊS NÃO SABEM TUDO,NINGUÉM É SABICHÃO EM POLÍTICA MAS EXISTEM COISAS ALÉM DE MINHA PARVA COMPREENSÃO;AO INVÉS DE EXPULSARMOS CANALHAS CONVIDAMOS CANALHAS.
ORAS LUIZ INÁCIO O QUE A PRISÃO FEZ COM VOCÊ?
CONVIDAR MARTA DE VOLTA AO PT ME CAUSA INDIGNAÇÃO E RAIVA.#MARTANÃO
Ele já tinha feito a proposta do Zé traíra,mas,pelo jeito causou rejeição.
Agora Marta ,não me surpreende ,esse é o Lula.
Ele é e será sempre um conciliador,não um confrontador,é só olhar sem emoção ,com frieza o que foi toda sua vida política,incluso quando era sindicalista.Justo é dizer que aquele Lula ainda que mais combativo ,provavelmente rejeitaría certas decisões do Lula atual.
Enquanto alguns ficam mais perto de subir ao muro com o passo do tempo ,lhe chamam --pragmatismo--,outros teimamos e ainda ficamos mais cientes da razão de nossas posições chamadas de "extremas".
Pelo jeito vc não é dos que são levados,vai junto,ao lado, por escolha própria.Sempre digo ,que quem precisa de líder,é a matilha.
CARTA AOS BRASILEIROS,SOCIALISMO DE MERCADO..QUANTA MERDA PENSAM QUE VOU ENGOLIR?
NÃO BATAM NO COCHO EU NÃO SOU GADO.
Não sou muito dado a tietagem mas não posso recusar meus cumprimentos ao FB por esta crônica
Lula esta sequestrado em Curitiba e o preço do resgate é o pré-sal com Eletrobrás de reboque. Depois eles pensam em aquifero e areas de captaçao de energia eolica.
E ja e uma evolução a 1000a capa de veja com Lula nao e vermelha. So o logo da revista q e pre-falimentar.
Nem tanto, e nem só isso.
Trata-se de um projeto do capital. Fossem só nossas riquezas isso acabaria ano que vem, com a garantia de que os gringos levaram tudo, mas a coisa é mais profunda, pois envolve o controle dos gastos de cada Estado, como se os EUA fossem o governo central do mundo.
Eu estou preso. Só vou me libertar com Lula.
Maravilha de texto. Síntese bela.
excelente! Lula livre! Hasta la vitoria siempre!