O procurador Ivan Cláudio Marx, da 10a. Vera Federal de Brasilia, pediu a absolvição de Lula pelo “crime” de obstrução da Justiça que ele teria cometido, denunciado na delação premiada de Delcídio do Amaral, negociada com Rodrigo Janot e apresentada em 21 de julho do ano passado.
O promotor pede, ainda, a anulação dos benefícios concedidos a Amaral por ele ter, numa palavra, mentido para safar-se de suas culpas.
Lula, como se sabe, é “bom de delatar”, porque acusá-lo é “verdade” em princípio, vale barganhas maiores e, ao menos lá em Curitiba, independe de prova.
A sentença de Moro no caso do apartamento do Guarujá – a tal “tecnicamente perfeita” segundo o pré-julgamento do presidente do Tribunal que vai analisá-la antes mesmo de recebidos os autos – funcionou assim: uma série de indícios inconclusivos passa a ser motivo de condenação porque um delator disse que “Lula sabia” e pronto.
Bem, ao menos neste caso, justiça foi feita.
Mas foi feita apenas em parte.
Porque como pagar pelo abalo de imagem que isso causou ao ex-presidente? Como recolher as milhares de páginas de jornal, de revistas, de internet e os minutos preciosos de Jornal Nacional?
Ações cíveis? Vai-se alegar “liberdade de imprensa”.
E é.
Mas a de informar, não a de difamar.
Tudo facilitado por uma legislação – e uma prática do MP – de aceitar a delação antes da apresentação de provas.
View Comments (18)
Será que é uma luz no fim do túnel de que talvez a normalidade jurídica esteja voltando ao Brasil?
E o filme Farsa Jato-Aécio está solto?
Até agora não vimos nenhum golpista aqui no blog elogiando o desastrado filme,onde Sérgio Mouras deveria se chamar Maria do Bairro,aliás o filme deveria se chamar Maria do Bairro.
A decadência dos golpistas é palpável demais. A vergonha alheia acaba por bater na consciência de alguns. Só continuam teimando na mesma tecla alguns histéricos que são pertubados por natureza e os perversos assumidos, tanto de esquerda como de direita, é óbvio.
Isso não exime a imprensa. A reportagem citada é categórica: "LULA COMANDAVA O ESQUEMA". Isso é uma afirmação. Acho que cabe um processo. A manchete poderia ser diferente, não conclusiva. Pau neles Lula. Abalo moral!
Mataram Dona Marisa por simples convicções, destronaram Dilma sem crime algum, denegriram, difamaram e condenaram Lula sem prova alguma. O que mais a direita quer? O que mais os promotores e juízes querem? O que mais a mídia quer? O filme que deveria estar passando agora não é "A Lei é para todos", mas a "Saga dos inocentes", este sim faria chorar o mais bruto dos mortais e não o outro que faz o juiz rir da sua própria obstinação. Mas como diz o ditado, quem ri por último ri melhor e com os verdadeiros justos a história não será diferente.
Longe de mim defender o Delcídio, mas há de convir que apesar de senador não teve o mesmo tratamento"VIP" de Aécio (apesar das evidências mais consistentes deste último). Então vá saber em que condições ele delatou.
Lula ficará marcado pela história tbm como personagem kafkiano, injustiçado como Mandela e perseguido como Dreyfus na França. Em todo caso, Lula é um mito incontestável e o seu caso paradigmático sem dúvida servirá para um novo reordenamento jurídico. Estes juízes estão expostos ao julgamento do mundo jurídico sério e comprometido, sem dúvida nenhuma uma reforma profunda virá, e será ironicamente graças ao "caso Lula". O caso de lawfare mais descarado do século 21.
UM DOS MAIORES ESCÂNDALOS DA HISTÓRIA MUNDIAL
Um rábula ‘psicoPATO’, um caipirão arrivista colonizado… Um Bronco juizeco de piso de quinta de uma província agrícola… O juizeco protofascista DEMoTucano ‘mor(T)o’ perpetrou, entre vários, um crime hediondo que atentou contra a Lei de Segurança Nacional, favorecendo sobremaneira o golpe vagabundíssimo que está destruindo o Brasil e o honesto povo trabalhador brasileiro…
Entenda
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
Risada do Moro é bofetada no STF
Morais: a lei não é para todos
01/09/2017
“As risadas proferidas por Moro na estreia do filme, quando este retrata o seu próprio crime de vazar conversas pessoais para uso político, é uma bofetada na cara do STF e joga exatamente contra o título do filme. A lei tanto não é para todos, que o juiz que dolosamente a inflige pode sentar-se num cinema público e rir-se – livremente – enquanto seu crime é recontado e mantido para a posteridade. Cada juiz sério neste país é diminuído e espezinhado toda vez que Moro ri de seus crimes, e ainda se acha no direito de pautar os debates sobre ‘crime e castigo”.”‘
Por emérito e intrépido jornalista e ecritor Fernando Morais
FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.conversaafiada.com.br/brasil/risada-do-moro-bofetada-no-stf
MP ABSOLVE LULA E ESTEVES E DERRUBAR DELAÇÃO PREMIADA DE DELCÍDIO
Num exemplo raro de isenção para os dias atuais, o Ministério Público Federal pediu a absolvição do ex-presidente Lula na ação que o acusa de comprar silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró; o pedido foi feito em alegações finais enviadas à Justiça Federal pelo procurador Ivan Marx; o MPF também pede a anulação da delação premiada do ex-senador Delcídio Amaral, que fez a denúncia da suposta tentativa de compra do silêncio, e pediu ainda a inocência do banqueiro André Esteves, acusado de pagar a compra do silêncio
01/09/2017
(…)
FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/315124/MP-absolve-Lula-e-Esteves-e-derrubar-dela%C3%A7%C3%A3o-premiada-de-Delc%C3%ADdio.htm
O Juiz que não vai ver o filme do Moro
Se essa Justiça dá alegria… que horror!
31/08/2017
O Juiz Luís Carlos Valois, Juiz da Vara de Execuções Penais do Amazonas, se notabilizou com a corajosa atitude que tomou no episódio da degola na Penitenciária Anísio Jobim, em Manaus.
De novo, ele mostra coragem diante do deslumbramento hollywoodiano que envolveu as estrelas lavajateiras, especialmente as que foram à soirée do filme “A Lei é para todos, menos para tucanos” de camisa social do Mussolini e gravata vermelha do PT.
Do Facebook do Juiz Valois:
Se o filme fosse sobre algum processo que eu já tive em minhas mãos, ninguém iria sorrir, nem eu, nem ninguém. Talvez fosse um filme de drama, talvez um de suspense, podia até ser um de terror, mas nenhum com a capacidade de se fazer sorrir comendo pipoca. Poderia fazer chorar, fazer virar a cara, dar nojo e até dar vontade de sair do cinema, mas nunca fazer sorrir. A justiça penal verdadeira não devia ser local, motivo, de alegria, mas de tristeza sempre, porque, quando age, age demonstrando o quanto falhamos como sociedade. Não importa se a atuação da justiça penal pode ser transformada em algo plasticamente belo, o que já é uma deturpação da verdade, a justiça penal é triste, deve ser triste, para o bem da sociedade e da possibilidade de se manter são. Eu não vi esse filme, mas se ele é sobre justiça penal, polícia e prisão, e causa essa alegria toda, eu não vou ver…
FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.conversaafiada.com.br/brasil/o-juiz-que-nao-vai-ver-o-filme-do-moro
GLOBO RISCA LULA E O NORDESTE DO MAPA!
Caravana constrange a casta dos juízes
Por emérito e destemido jornalista e escritor Paulo Henrique Amorim
https://www.youtube.com/watch?v=qMTRn9wVed8
Enquanto isso o delcídio anda de motoca de 150 mil reais pela Paulista nos sábados a noite !!!
E não se avista um juiz no fim do túnel?!