O jornalista Kennedy Alencar prestou um enorme serviço ao país: entrevistar Lula.
Porque no Brasil, por incrível que pareça, ninguém na grande imprensa, em relação ao presidente mais importante do país nos últimos 50 anos, o entrevista: apenas cumpre as pautas acusatórias.
Kennedy não foge completamente a este roteiro, é verdade. Ao contrário, esmera-se em interromper, contraditar, apontar o que acha incoerente. Talvez tenha, até, receio de ficar “maldito” na mídia por não ser feroz.
Mas deixa Lula falar.
E Lula fala de maneira que as pessoas entendem, o que faz dele o terror da direita, embora nada de mau tenha feito a ela o ex-presidente.
Não fala de maneira pausada, formulando explicações. Fala o que pensa e quer ser entendido.
Lembra certa história que ouvi algumas vezes de Brizola, embora não recorde o nome dos personagens. Era a de um rei que, sob cerco, ia negociar junto às muralhas onde seu povo se apinhava para ver, a rendição da cidade. Só exige que o diálogo seja na língua dos atacantes, não na sua e dos que se penduravam nos muros para entender o que se passava.
Lula, falando, é um “perigo”. Por isso é preciso calá-lo. Ou, pelo menos, tirar-lhe o equilíbrio.
E o que se viu, ontem, foi um Lula absolutamente calmo, ciente que o clima de histeria só serve à direita.
Até o “não tenho medo de ser preso”, que virou manchete dos jornais, é apenas uma passagem casual.
Muito mais importante é o que diz – aliás, repete – no final da entrevista: “nós não podemos retroceder, nós temos é que avançar”.
Assista à entrevista, em duas partes.
Primeira Parte
Segunda Parte
PS. Kennedy, gentilmente, disponibiliza a transcrição integral da entrevista, em vídeo e em texto, em seu blog. Não é preciso mais que isso para, mesmo com toda a dureza da entrevista, mostrar que age com honestidade.
23 respostas
Conversa de família:
Filho 1: Meu pai, estão batendo muito no senhor. Acha que tem a chance de perdermos essa eleição?
Filho2: Temos que ganhar! Acho que todos os filhos do senhor têm que ter o mesmo patamar financeiro, só que o rei dos elefantes partiu na frente!
Pai: Calma, meus fi, aqui no Brasil há muita riqueza e eu sou socialista. A riqueza destinada à nossa família será igual, mas pra isso nóis precisa ganhar em 2018, para que todo mundo aqui chegue ao patamar do rei nos elefantes.
Filha: eu quero sair na Caras!
Pai: está maluca, minha filha! Já viu exibir riqueza conseguida com a política?
Filho 2: então eu quero duas coisas, pai. A primeira é não ser convocado para CPIs e não ser mais importunado pela PF e a segunda é que cada membro da família consiga chegar ao duzentos e dezenove milhões de Palocci.
Pai: meus camaradas já bloquearam as CPIs, blindando o nosso incorruptível clã e já dei um jeitinho na juíza do Zelóti, mas a PF ainda é um pobrema.
Filho 2: e quanto a Palocci?
Pai: aquele Palofi é um ponto fora da curva, meu filho! Vou agora das umas entrevista e afirmar que o progresso (principalmente o da nossa família) não pode parar!!!
Sério que você não tem vergonha de ser tão idiota e patético? Acha mesmo que alguém vai perder tempo lendo um texto longo e confuso como o seu? É típico de reaças e coxistóides….
Allison, acho que você deveria usar seu gênio para a ficção para contar historinhas dos filhos de outros políticos também, como Paulo Henrique Cardoso (FHC) ou Verônica Serra, só para ficar em dois exemplos. Se bem que, nesses casos, não se trata bem de ficção; o gênero literário estaria mais para um documentário.
Por que será que os coxinhas insistem em entrar no site apenas p/ falar mal do Lula? Sem idéias, sem contrapontos, sem frases como um básica de inteligência. Será que são funcionários Trolls do psdb? ou apenas são paulistinhas intolerantes, homofóbicos, preconceituosos, reaças, dinossaurovangélicos ou simplesmente xenofóbicos e racistas.
Klaus? Já decidiu qual o nome vai usar depois do almoço para ecoar ideias coxinhas?
Pode ser que ele use o codinome Marcita (ou Marcito?), Alatti ou qualquer outro nome “coxista”.
Perde tempo com ele não! Para parecer ser muitos aqui em nosso querido blog que ele cria outros Nicks. Também conhecido por klaus, cloves, bronco capiau etc. A obsessão por LULA já é caso de internação, ele comenta a seus próprios post…aliás…já fez um post abaixo comentando a si mesmo…tststs
Tenham compaixão desta pobre criatura, não deve ser fácil o que está vivendo, afinal acreditar por anos em cada manchete mentirosa da Veja et caterva, e a cada matéria sair vociferando “Lularápio atrás das grades” ” Chorem petralhada kkkkkkk” não poderia dar em outra coisa senão neste quadro grave de patologia coxinha. Se ele processasse a Veja por anos de propaganda enganosa…talvez conseguisse uma boa indenização e pudesse se mudar para a coxinholândia Miami.
Mas está mais para síndrome FHC…sofre é de inveja pura!!
Alisson você é um IDIOTA !
Que babaca!!!
Sujeito desprezível esse. Bom que tivesse um camburão da PF na porta do SBT para prender o chefe da quadrilha.
E o PMDB, o partido de aluguel do Brasil, pretende retroceder, voltar aos níveis da época do governo entreguista e neo-liberal do finado FHC.
Em 2018 Lula será eleito e reeleito em 2022. É isso que desepera a direitalha…
Lula terá 73 em 2018 e 78 em 2022, rebus sic standibus.
Apesar de evocar em latim a teoria da imprevisão, você não sabe fazer continha de mais. Se Lula tiver 73 em 2018 em 2022 terá 77.
Poxa, é mesmo! Dilma baixou em mim. Lá ele!
Luis Inácio Lula da Silva. O nosso amado e adorado Lula. Nosso Presidente da República em 2015. Viva o Brasil!
Digo: 2018
O SBT nao e mais PIG “cumpanherada”!!!
E a Record de PHA é PIG?
O Kennedy estava tão afoito na entrevista quanto o Aécio na campanha de 2014. Tinha lista de corrupção nas perguntas, como se não fosse para criar clima.
É dificil de entender, né. Onde vc passa boa parte do tempo e onde publicam suas observações não é PIG.
Excelente texto ! Irreverante, sarcastico e hilario, parabens e apenas uma ressalva: segundo a nova ortografia lulistica, revisada e atualizada, a forma correta eh POGRESSO .
Toda vez que vejo o Lula falar me orgulho, o motivo é simples: ele é claro e não se acovarda com acusações.
Isso é um tapa na cara dessa direita que tenta desmerece-lo por não ter cursado uma faculdade. Vimos que isso não influenciou seu perfil político, pois ele tem um discurso que nenhum outro homem público tem.
Em 2018 sou Lula, assim como fui nas eleições em que ele saiu vitorioso.