Lula pede que STF o julgue amanhã, apesar de Fachin

Apesar do revezamento entre tartaruga e lebre com que o Tribunal Federal da 4ª Região – o “puxadinho” de Sérgio Moro – e o velocíssimo Edson Fachin que, apenas uma hora depois que o TRF “não admitiu” o recurso de Lula ao STF, correu a tirar o processo da pauta desta terça-feira, a defesa do ex-presidente insistiu, com um agravo, para que a 2ª Turma do Supremo analise seu pedido de efeito suspensivo da sentença que o levou à prisão em Curitiba.

É, em princípio, improvável que seja atendido, porque a “patrulha” sobre o STF é intensa e impiedosa. Ai dele se ousar dar a Lula o tratamento legal e impessoal a que teria direito, porque é princípio jurídico que réu preso tem prioridade absoluta no exame de suas postulações.

Ademais, como a decisão de Fachin pode ser monocrática – temos um estranho princípio que “dá” o réu a um juiz e faz com que os outros ministros pouco ou nada possam interferir, ponderando decisões, é provável que ele o negue, de ofício, para que vá conseguindo o principal, deixar Lula, na prática, incomunicável até as eleições.

Ocorre que o clima no STF está ficando insustentável, por conta das sucessivas manobras – de pauta e de plenário – para que se mantenha a prisão de Lula tendo como único “fundamento” afastá-lo do processo político até as eleições.

Pode ser que isso leve Fachin a submeter o agravo ao plenário, embora creia improvável. Ou que o próprio plenário, alegando razões burocráticas, o recuse.

O que, a rigor, mantém o país inteiro preso a uma escolha comprometida por sua exclusão, direta e indireta (como apoiar alguém de dentro de uma “solitária”?), até que suas excelência se disponham o que têm como dever fazer: julgar.

 

 

Fernando Brito:

View Comments (21)

    • Talvez mais produtor de estrume, porque, se é que está sendo ameaçado (ou à família), não rompe o silêncio desse jogo idiota de só perder, sempre acuado. Poderia, num lance de coragem e ousadia, denunciar que sofre constantes ameaças, se é que as sofre...

      • Não tem pressão porra nenhuma!
        O Fachin é um SALAFRÁRIO !

      • Coragem e ousadia são atributos que não fazem parte do caráter de covardes!

  • REVEZAMENTO TARTARUGA (TRF-4) - LEBRE (FACHIN)
    Hahaha... Perfeita metáfora, Brito, sobre esses pulhas!

  • Assistam o vídeo onde o fachin pede voto para a Dilma e diz das grandes realizações do pt. Pt consciente. Está no Youtube.
    O fachin não é traidor, não é hipócrita, nem vende seu papel, simplesmente porque o preço que paga é incomensurável.
    Há um constrangimento muito especial para tornar um progressista em perseguidor do pt a custa de jogar no lixo a constituição, destruir o país, e tudo que foi sua vida.
    Mais do que qualquer outro personagem, fachin é a chave do mistério, é a chave do desastre a que o país está submetido.
    Quando soubermos o que "convenceu" o fachin a troco de tanto, o golpe mostrará sua cara, mostrará quem é o seu executor, quem manda, quem e porque destrói o país.
    Ele é a chave do desastre.

    • Ninguém sabe o que vai por dentro de cada pessoa, seus dramas e/ou idiossincrasias. Às vezes penso que para fazerem o que fazem, tudo muito na excessiva cara-dura, esses/essas infelizes só podem é estar sendo chantageados/as, talvez com ameaças às suas famílias, muito além das cla$$es que representam. Observe-se o caso do ministro recentemente "acidentado" Teori Zavascki, do STF : Pode ter dado mostras de que não cumpriria um "script" que lhe destinaram e teve suas possibilidades anuladas. A direita joga pesado, não tá de brincadeira, não. E o grande responsável por tudo isso é/foi, sempre foi, o longo processo de aculturação que fez com que enorme parte da população deste grande País (BraSil) se dispusesse/disponha a prestar incondicional e MISERÁVEL vassalagem aos interesses estadunidenses, servindo ao verdadeiro império do mal sem o menor constrangimento, achando tudo isso muito natural e subvertendo a razão e a lógica. Simples assim.

    • Você disse algo muito importante. Desde o mensalão eu lamento a total inexistência de um serviço de inteligência, trabalhando para o governo e não contra. É evidente que existe uma conspiração seríssima contra o Brasil, não somente o PT. Neste nível de golpe, tudo é possível, não sabemos o que pode estar acontecendo em termos de "convencimento". Infelizmente o Wikileaks também não divulgou nada de mais peso, além daquele telegrama Serra-Chevron.
      Por este motivo eu sempre achei que Lula NÃO podia ter se entregado, mas devia ter se refugiado para comandar a resistência. E ainda tem iludidos que acreditam em plano B. Só se for plano T, de traição ao povo.

    • Mas antes de fachin vem Jucá , foi ele que profetizou: " com Supremo e Tudo",, "só que sem a Dilma" .Então já havia desde muito tempo um pacto entre eles, não acho que fachin vem sofrendo ameaças p fazer o que faz. Se ele fosse realmente integro , e soubesse que não poderia suportar as ameaças , ele podia inventar uma doença e pedia p sair . Não seria a lógica ? Ele com certeza não precisa do salário p sobreviver.E um homem integro não mancha sua história por nada.

  • Insustentável mesmo, Fernando, está ficando a situação dos brasileiros, principalmente dos eleitores de Lula, com tanto jogo político de Fachin e Cármen Lúcia. O STF faz o jogo de Moro e da grande mídia. Uma pilhéria, para dizer o mínimo.

  • Todos, todos no STF são golpistas, pois são funcionários da elite mais traidora no planeta. Em Cuba suas angústias existenciais já teriam acabado...

    • Viva Cuba ! ! ! ! ! Ainda insisto em querer acreditar que o Lewandowski possa ser uma honrosa exceção...

    • Que tal dar-lhes Padrax em pó ? Na década de setenta havia uma campanha pública contra verminoses em que esse produto foi largamente propagado pela Rede Goebbels e distribuído gratuitamente.

  • Minha avaliação é quê a facção golpista do judiciário, independentemente das eleições. Manterá o ex-presidente Lula encarcerado à espera do americanizado juiz dono da farsa jato condená-lo no processo do sitio que não é dele, em Atibaia. E, na sequencia, o TRF - 4'5 repetirá toda a sua farsa nos julgamentos dos recursos; e o manterá preso indefinidamente até receber um possível indulto se um candidato à presidência da frente das esquerdas e/ou progressista_ exceto o Ciro, vencer às eleições. Isto, se os donos do golpe permitirem que às haja, em Outubro.

  • Esse Fachin se comporta como uma prostituta subalterna a Moro. Viado eu sei que ele é também.

  • Ministro Fachin manobra contra Lula mais uma vez, passa por cima da 2a turma da corte, e decide levar ao plenário do STF pedido de liberdade a Lula.

    https://goo.gl/84azxd

    A estratégia já ficou manjada. Os lavajateiros morrem de medo de Lula livre.

Related Post