Lula pede que STF o julgue amanhã, apesar de Fachin

piruetas

Apesar do revezamento entre tartaruga e lebre com que o Tribunal Federal da 4ª Região – o “puxadinho” de Sérgio Moro – e o velocíssimo Edson Fachin que, apenas uma hora depois que o TRF “não admitiu” o recurso de Lula ao STF, correu a tirar o processo da pauta desta terça-feira, a defesa do ex-presidente insistiu, com um agravo, para que a 2ª Turma do Supremo analise seu pedido de efeito suspensivo da sentença que o levou à prisão em Curitiba.

É, em princípio, improvável que seja atendido, porque a “patrulha” sobre o STF é intensa e impiedosa. Ai dele se ousar dar a Lula o tratamento legal e impessoal a que teria direito, porque é princípio jurídico que réu preso tem prioridade absoluta no exame de suas postulações.

Ademais, como a decisão de Fachin pode ser monocrática – temos um estranho princípio que “dá” o réu a um juiz e faz com que os outros ministros pouco ou nada possam interferir, ponderando decisões, é provável que ele o negue, de ofício, para que vá conseguindo o principal, deixar Lula, na prática, incomunicável até as eleições.

Ocorre que o clima no STF está ficando insustentável, por conta das sucessivas manobras – de pauta e de plenário – para que se mantenha a prisão de Lula tendo como único “fundamento” afastá-lo do processo político até as eleições.

Pode ser que isso leve Fachin a submeter o agravo ao plenário, embora creia improvável. Ou que o próprio plenário, alegando razões burocráticas, o recuse.

O que, a rigor, mantém o país inteiro preso a uma escolha comprometida por sua exclusão, direta e indireta (como apoiar alguém de dentro de uma “solitária”?), até que suas excelência se disponham o que têm como dever fazer: julgar.

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

21 respostas

    1. Talvez mais produtor de estrume, porque, se é que está sendo ameaçado (ou à família), não rompe o silêncio desse jogo idiota de só perder, sempre acuado. Poderia, num lance de coragem e ousadia, denunciar que sofre constantes ameaças, se é que as sofre…

  1. REVEZAMENTO TARTARUGA (TRF-4) – LEBRE (FACHIN)
    Hahaha… Perfeita metáfora, Brito, sobre esses pulhas!

  2. Assistam o vídeo onde o fachin pede voto para a Dilma e diz das grandes realizações do pt. Pt consciente. Está no Youtube.
    O fachin não é traidor, não é hipócrita, nem vende seu papel, simplesmente porque o preço que paga é incomensurável.
    Há um constrangimento muito especial para tornar um progressista em perseguidor do pt a custa de jogar no lixo a constituição, destruir o país, e tudo que foi sua vida.
    Mais do que qualquer outro personagem, fachin é a chave do mistério, é a chave do desastre a que o país está submetido.
    Quando soubermos o que “convenceu” o fachin a troco de tanto, o golpe mostrará sua cara, mostrará quem é o seu executor, quem manda, quem e porque destrói o país.
    Ele é a chave do desastre.

    1. Ninguém sabe o que vai por dentro de cada pessoa, seus dramas e/ou idiossincrasias. Às vezes penso que para fazerem o que fazem, tudo muito na excessiva cara-dura, esses/essas infelizes só podem é estar sendo chantageados/as, talvez com ameaças às suas famílias, muito além das cla$$es que representam. Observe-se o caso do ministro recentemente “acidentado” Teori Zavascki, do STF : Pode ter dado mostras de que não cumpriria um “script” que lhe destinaram e teve suas possibilidades anuladas. A direita joga pesado, não tá de brincadeira, não. E o grande responsável por tudo isso é/foi, sempre foi, o longo processo de aculturação que fez com que enorme parte da população deste grande País (BraSil) se dispusesse/disponha a prestar incondicional e MISERÁVEL vassalagem aos interesses estadunidenses, servindo ao verdadeiro império do mal sem o menor constrangimento, achando tudo isso muito natural e subvertendo a razão e a lógica. Simples assim.

    2. Você disse algo muito importante. Desde o mensalão eu lamento a total inexistência de um serviço de inteligência, trabalhando para o governo e não contra. É evidente que existe uma conspiração seríssima contra o Brasil, não somente o PT. Neste nível de golpe, tudo é possível, não sabemos o que pode estar acontecendo em termos de “convencimento”. Infelizmente o Wikileaks também não divulgou nada de mais peso, além daquele telegrama Serra-Chevron.
      Por este motivo eu sempre achei que Lula NÃO podia ter se entregado, mas devia ter se refugiado para comandar a resistência. E ainda tem iludidos que acreditam em plano B. Só se for plano T, de traição ao povo.

    3. Mas antes de fachin vem Jucá , foi ele que profetizou: ” com Supremo e Tudo”,, “só que sem a Dilma” .Então já havia desde muito tempo um pacto entre eles, não acho que fachin vem sofrendo ameaças p fazer o que faz. Se ele fosse realmente integro , e soubesse que não poderia suportar as ameaças , ele podia inventar uma doença e pedia p sair . Não seria a lógica ? Ele com certeza não precisa do salário p sobreviver.E um homem integro não mancha sua história por nada.

  3. Insustentável mesmo, Fernando, está ficando a situação dos brasileiros, principalmente dos eleitores de Lula, com tanto jogo político de Fachin e Cármen Lúcia. O STF faz o jogo de Moro e da grande mídia. Uma pilhéria, para dizer o mínimo.

  4. Todos, todos no STF são golpistas, pois são funcionários da elite mais traidora no planeta. Em Cuba suas angústias existenciais já teriam acabado…

    1. Viva Cuba ! ! ! ! ! Ainda insisto em querer acreditar que o Lewandowski possa ser uma honrosa exceção…

    1. Que tal dar-lhes Padrax em pó ? Na década de setenta havia uma campanha pública contra verminoses em que esse produto foi largamente propagado pela Rede Goebbels e distribuído gratuitamente.

  5. Minha avaliação é quê a facção golpista do judiciário, independentemente das eleições. Manterá o ex-presidente Lula encarcerado à espera do americanizado juiz dono da farsa jato condená-lo no processo do sitio que não é dele, em Atibaia. E, na sequencia, o TRF – 4’5 repetirá toda a sua farsa nos julgamentos dos recursos; e o manterá preso indefinidamente até receber um possível indulto se um candidato à presidência da frente das esquerdas e/ou progressista_ exceto o Ciro, vencer às eleições. Isto, se os donos do golpe permitirem que às haja, em Outubro.

  6. Ministro Fachin manobra contra Lula mais uma vez, passa por cima da 2a turma da corte, e decide levar ao plenário do STF pedido de liberdade a Lula.

    https://goo.gl/84azxd

    A estratégia já ficou manjada. Os lavajateiros morrem de medo de Lula livre.

  7. :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra??S??il e postando: Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários (!??!!!????) em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. :: Poemas (acrósticos) de autoria do PoeTa anarcoexistencialista Cláudio Carvalho Fernandes para alguns dos valorosos blogueiros progressistas:

    Para o Paulo Henrique Amorim, do ConversaAfiada:

    Progressista dos melhores é o Paulo Henrique Amorim
    A certeza do bom combate na blogosfera
    Um batalhador pela democracia, por você, por mim
    Lutando sempre contra o pig, que é a besta-fera
    O império do mal, a ditadura midiática que quer do BraSil o fim

    Honrado e ansioso blogueiro, jornalista de primeira
    Estimado por todos os que o veem em ação
    Na internete é uma referência brasileira
    Realizando também excelente trabalho na televisão
    Indiscutivelmente seu nome é uma bandeira
    Querida de amor pelo Brasil, seu povo e nação
    Um guerreiro pela pátria justa e verdadeira
    Esse nosso prezado mestre e irmão

    Alimentando sempre uma boa ConversaAfiada
    Mantém-se como um digno baluarte da civilidade
    O perfeito crítico, irônico, inteligente e camarada,
    Revelando as mazelas da política e sociedade
    Instrumentalizadas pelo poder da informação monopolizada
    Mantém vivo em todos nós o amor consciente pela liberdade.
    ::
    Para o ilustrador (humorista) Bessinha, do ConversaAfiada do Paulo Henrique Amorim:

    Boas e saudáveis gargalhadas nos faz ter
    Esse humilde gênio do humor na internete
    Sua criatividade é de fonte inesgotável, a valer,
    Sempre trazendo nova perspectiva, pintando o sete
    Inventando e reinventando o riso cotidiano
    Na sua melhor tradução sempre nos prega uma peça
    Hors concours do humor, (con)sagrado e profano,
    A mostrar que a sua bossa de criação é boa à beça
    .:.

    Para o Luiz Carlos Azenha, do Viomundo:

    Luiz Carlos Azenha, a senha para a boa informação
    Um jornalista que dignifica o jornalismo
    Investigativo do poder e a liberdade de expressão
    Zênite do mais humano altruísmo

    Comunicação com amor à verdade
    Ao nobre propósito de bem servir bem
    Rumo a uma nova sociedade
    Livre para se ir mais além
    Observando criticamente a realidade
    Somando experiência(s) e multiplicando-as também

    Admirável ativista do bem humano
    Zelando sempre pela justiça social
    Entusiasta da liberdade, igualdade e fraternidade, no plano
    Natural de quem é tal e qual
    Homem civilizado, honesto, bom e lhano
    Ah, se todo ser fosse a você igual!

    .:.

    Para o Luís Nassif:

    Luminoso baluarte do melhor humano
    Um exemplo digno de pessoa e profissional
    Íntimo amigo do que é bom, justo e lhano
    Superando as limitações do trivial

    Nobre ser de grande dignidade
    Ampliando o fraterno bem
    Sobre a própria humanidade
    Somando e multiplicando, indo além
    Infinitamente transcendendo a realidade
    Frugal: igual a você, ninguém!

    .:.

    Para o Brizola Neto, do Tijolaço:

    Bom de luta como o avô honrado
    Raiz de tudo o que é melhor
    Ilustre democrata já (a)provado
    Zelando pelo bem maior
    O povo ao seu lado
    Lutando livre mas não só:
    A realidade nos tem irmanado

    Nobre guerreiro do melhor debate
    Este poema é um agradecimento
    Te louvando pelo bom combate
    Orientado por humano pensamento
    ::

    Para Fernando Brito, do Tijolaço:

    Feliz quem pode te ler
    Espectador do melhor pensamento
    Resgatando o próprio prazer
    Natural de também pensar o momento
    Ampliando a visão sobre a realidade
    Nas críticas (e) reflexões
    De um País em busca da verdade
    Ou da própria humanidade, sem ilusões

    Brasileiro com muito orgulho e amor
    Registro vivo de pia humanidade
    Igual, livre e fraterna, multicor
    Tentando sempre de tudo a verdade
    Onde haja a comum-união de vida e labor

    .:.

    Para Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania:

    Eduardo Guimarães, prezado blogueiro progressista
    Digno cidadão, responsável e muito humano
    Uma boa pessoa, sempre e sempre altruísta
    A expressão verdadeira do ser lhano
    Revelando a cada gesto nobre humana conquista
    Do que de melhor há no fraterno plano:
    O bem de todos na prática humanista

    Gostar de gente, bem humana, é opção
    Um jeito de encarar a própria vida
    Incentivando cada ser a ser mais irmão
    Muito mais fraterno e justo, na lida
    Amorosa de sempre buscar dar atenção
    Real a cada um, na igual medida
    Ãnte a crítica observação
    Especial da experiência refletida, vivida
    Semeando o bem no bem sentir a razão

    .:.

    Para Miguel do Rosário, de O Cafezinho :

    Muita informação de boa qualidade
    Isso a gente encontra nO Cafezinho
    Gostoso encontro com a brasilidade
    Um exercício do jornalismo em alinho
    Entre o bem de todos e a humanidade
    Longa vida para este nosso maninho.

    Dialética com o melhor da razão
    O Miguel sempre nos traz de montão.

    Rimando bom jornalismo com crítica
    O Cafezinho faz a construtiva obra
    Ser ainda melhor, aliando política,
    Área nobre, à reflexão que se cobra
    Rumo ao ser pleno, cultura altruística
    Informando o bem fazer que se desdobra
    Onde é séria a boa atividade jornalística.

    .:. :: .:.

    Poema acróstico para o maior e melhor brasileiro de todos os tempos :

    L ouvemos quem bem merece o mais pleno louvor:
    U m homem simples, como as coisas boas da vida,
    Í ntimo camarada, nosso irmão e amigo de valor,
    Z elando sempre pelo bem da humanidade querida.

    I nimigo dos maus, amigo dos bons, trabalhador
    N ascido do povo que muito o ama e admira,
    Á rvore de bons frutos, os de melhor sabor,
    C onsciência plena de tudo que no mundo gira,
    I magem perfeita do homem de si senhor,
    O humano defensor de humana lira.

    L uz de nossa gente, lutador incansável,
    U m verdadeiro herói do povo brasileiro,
    L úcido e consciente do mais admirável
    A mor pelo ser humano e verdadeiro.

    D igno e sincero, fraterno e muito humano,
    A migo do povo, honesto e sempre lhano.

    S eja o meu/nosso canto para te louvar,
    I sso que a voz do povo já disse várias vezes:
    L ula, o BraSil vive mais feliz só por te amar,
    V itória da melhor sorte no número treze,
    A fazer do brasileiro a humanidade a se ampliar.
    ::
    Autor: Cláudio Carvalho Fernandes ( PoeTa anarcoexistencialista )
    .:.
    L uz do povo brasileiro,
    U m digno e fiel lutador,
    L astreando com real valor
    A honra do BraSil inteiro.
    .:.
    L ula livrou 36 milhões da pobreza,
    U m feito memorável, sem precedentes,
    L utando contra a mídia venal, teve a certeza
    A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes.
    .:.
    L ivrando da miséria extrema 36 milhões de brasileiros,
    U m feito sem igual, que, por si só, já bastaria,
    L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
    A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia.
    .:.

    ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) ! ! ! ! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem contemporizações indevidas, ou seja : SEM VASELINA) 2018 neles/as (que já PERDERAM, tomaram DE QUATRO nas 4 mais recentes eleições presidenciais no BraSil) ! ! ! ! !
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?
    ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
    :: ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
    ::

  8. Finalmente, percebi nas palavras do blogueiro a mesma cautela e a mesma desconfiança que já me ocorre ha bastante tempo.
    Na verdade, mais do que cautela ou desconfiança, a praticamente certeza de que os subordinados do Torquemada das Araucárias (TRF4 e STF) sempre buscarão uma forma (ardil) de negar justiça.
    Uma coisa a que se dizer dos integrantes desse conluio: são diligentes cumpridores das ordens que receberam!

    1. Se há que se dizer tal de tais, nem por isso deixam de ser menos culpados/as pelo que fazem, devendo pagar tanto mais por tão duvidosa qualidade… Paredón preles/as ! ! ! ! !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *