Lula reage ao uso malicioso do nome de Marisa por Josias de Sousa

No seu inexcedível ódio a Lula, o colunista Josias de Souza, do UOL, publicou um texto onde diz que Marisa Letícia virou um álibi post-mortem de Lula, por este dizer que  era ela quem cuidava do dinheiro do casal, o que aliás é um tanto quanto óbvio, dada a quantidade de atividades do seu companheiro. Levou como resposta uma “carta aberta” no Facebook, onde o irônico testemunho que serve para comprovar isso é o do diretor de jornalismo da Globo, Ali Kamel, que, no livro em que tenta apresentar Lula como um personagem tosco, registra que ele disse exatamente isso em 2008, muito antes de todas estas histórias ridículas que vivemos hoje.

Leia a carta:

Caro jornalista Josias de Souza,
O senhor tem feito declarações que transitam entre a ironia e a baixaria, cheias de desrespeito e mentira contra a memória da ex-primeira-dama Dona Marisa Letícia. O objetivo é o mesmo já há alguns anos: ter protagonismo profissional em uma imprensa parcial — a mesma que apoiou um golpe parlamentar rejeitado pela população — e perseguir politicamente o ex-presidente Lula, talvez pelo temor e inconformismo diante de sua liderança nas pesquisas eleitorais. Mas mesmo neste jornalismo parcial seria importante algum limite ético e humano, por exemplo, não desrespeitando com mentiras pessoas que já faleceram.
Lula jamais acusou ou usou sua esposa de “álibi”. Quem acusou, injustamente, sua esposa foram os procuradores da Lava Jato chefiados por Deltan Dallagnol, que o fizeram em processos sem sentido sobre pedalinhos e imóveis que jamais foram da família Lula, para tentar atingir o ex-presidente. Nem Lula nem Dona Marisa cometeram qualquer crime. Errada foi a divulgação de conversas telefônicas privadas da primeira-dama para fins políticos e midiáticos.
O ex-presidente tem muito orgulho de Dona Marisa, do apoio que ela dava para que ele pudesse lutar pelo Brasil, sendo pai e mãe dos seus filhos ao mesmo tempo e cuidando das contas da família desde os tempos do sindicalismo.
Essa é a verdade dos fatos. E é assim há muito tempo, como prova uma declaração de Lula de 2008 registrada no livro “Dicionário Lula” do chefão do jornalismo da Globo, Ali Kamel, que poderia encaminhar para os seus subordinados de Curitiba, que editam matérias desequilibradas sobre os processos da Lava Jato contra Lula para os telejornais da emissora. Kamel também poderia presentear com seu livro outros funcionários das Organizações, como Cristiana Lobo e Thais Heredia, que já desrespeitaram Dona Marisa dentro da sanha da Globo contra Lula.
Na fala de 19 de fevereiro de 2008, em Cachoeiro do Itapemirim, registrada no primeiro parágrafo da página 445 do livro, Lula diz que Marisa é quem cuida do dinheiro do casal “desde 1975”. Essa é a verdade dos fatos. E fatos, em tese, para jornalistas, deviam importar mais que maledicências falaciosas. Mas o jornalista deve achar melhor servir maledicências falaciosas contra Lula do que fatos aos seus leitores.

Fernando Brito:

View Comments (21)

  • Maravilhosa carta para nós pessoas de bem, que sabemos a importância desse grande estadista Lula!! Ave Lula! Quem sabe o vendido Josias de Souza aprenda alguma coisa!

  • O Brasil não vai sair da crise, que esse golpe criou, com mentiras plantadas na mídia por esse tipo de jornalismo desrespeitoso e de encomenda.
    Isso é proprio de quem não se respeita.

  • Imprensa? Que imprensa? Aqui temos capitães de mato defendendo a opinião e interesses 24 Hs por dia de uma elite . Alguém ouve a miséria de hoje? Roubo, desemprego, hospitais e escolas a beira da falencia fim de programas econômicos e sóciais....etc...antes todo o dia ....se um cachorro morria na rua a CULPA era do governo....

  • As pessoas, nesse momento negro que vive o Brasil, perderam o pudor. Fico pensando o que passa na cabeça de jornalistas como Josias de Freitas, Vilas, Pontual, e tantos outros, que deixaram de esclarecer e pautar pela verdade suas declarações e artigos. O jornalista no seu trabalho, sério e imparcial, tem obrigação de clarear a obscuridade. Levar pra sociedade o esclarecimento de fatos, sem que nele manipule sua opinião pessoal. Mas, como já disseram, é o preço pago por esse período pós-verdade.

  • GABRIEL BRITO VIEIRA: um cara com tamanho desequilibrio emocional, como você, jamais será um bom profissional. Imagino você sendo juiz de Direito. Eu teria o prazer de te enfiar a mão na cara. Aí você dava um carteiraço e mandava me prender. E, quando eu saisse da cadeia, voltaria a te enfiar a mão na cara, que é o que canalhas merecem.

  • Esse jornalista parece que gosta de frequentar os campos de alfafa daquela - “região agrícola do país”(José Roberto Batochio).

    • Por favor Pereira,não seja tão injusto!

      Maringá.com.Fr,está para passar o Rio de Janeiro e se tornar a mais importante cidade do País.

      A estátua de Sérgio Irineu e Erivaldo Souza,já recebe mais fiéis que a basílica de Nossa Senhora de Aparecida,com 88 milhões de visitações em 2017,só perdendo para 2015 ano do auge da Farsa Jato com 193 milhões de turistas.

  • Outro mito,por exemplo,que afirmou que sua esposa era quem cuidava de todo seu dinheiro foi Chacrinha,o maior comunicador da televisão brasileira em todos os tempos e torcedor do Vascão da Gama.

    Tem outros grandes exemplos,mas a matéria do Tijolaço foi tão brilhante que nem vale a pena perder mais tempo com o desesperado,medíocre jornalista Josias Égua de Souza.

Related Post