Lula segue líder e passa até o “querido Moro” na Ipsos-Estadão

Nunca antes na história da Lava Jato o prestígio público de seu “super-herói”, Sérgio Moro, esteve tão baixo.

Segunto a pesquisa “Barômetro Político”, realizada pelo Ipsos para o Estadão, o  juiz, que chegou a ter índices de aprovação de 69% em maio do ano passado – quando só tinha 22% de reprovação, baixou para meros 37% de apoio e 55% de rejeição.

Já aquele a quem Moro jurou de morte, Lula, continua sendo o candidato com maior taxa de aprovação (45%) e o de menor índice de rejeição entre os principais nomes na disputa presidencial.

Não coube, no gráfico a  Marina Silva, mas registro: 63%, estatísticamente igual a Ciro Gomes (65%) e a Jair Bolsonaro (64%)  e um pouco menos que Geraldo Alckmin (70%), a quem só Michel  Temer conforta, com seus estratosféricos 93% de reprovação.

A força da verdade é como a lava dos vulcões: pode ficar represada sob a crosta de mentiras e propaganda que os donos da mídia fazem, mas acaba por brotar e olhe lá se não numa violenta erupção, que os sismógrafos das pesquisas mostram estar se armando.

Espero que não se acuse a Ipsos, uma multinacional francesa e o nosso geriátrico Estadão de estarem em alguma aventura bolivariana de lulopetismo estatístico.

Aliás, nem destaque deu para a caríssima pesquisa – R$ 183 mil – nas páginas do jornal paulista.

Meteram os pés pelas mãos e estão colhendo os frutos da manipulação que fizeram, os aprendizes de feiticeiro do golpe judicial.

 

 

Fernando Brito:

View Comments (31)

  • LENIO STRECK

    "Moro é intocável. Ilegalidade de Moro é chamada de "agir prudente". Nosso Eliot Ness de toga. Por isso, quem o desgostar pode responder por dois crimes: porte ilegal da fala e crime de hermenêutica. E Raquel Dodge manejará a denúncia.
    É impossível não questionar: o tal "crime de hermenêutica" não servia para punir o abuso de autoridade... Mas agora, para retaliação, serve? Hein? Dra. Raquel Dodge, falei para a senhora contratar um estagiário que procedesse como o escravo nos tempos de Roma, que lhe dissesse, a cada cinco minutos: "Lembra-te da Constituição" — escrevi aqui —, e a senhora sucumbiu à política. Chame o estagiário de volta, doutora. Sim, Dodge protestou contra a emenda de Requião e agora surfa na onda do crime de hermenêutica, porque agora é... Bem, o leitor completa a frase. Isso tem nome: lawfare. O "crime de hermenêutica" era, e é, uma questão clara e puramente política. Assim como também o é o livre convencimento.
    Explicitando ainda mais: ninguém tinha qualquer problema com o LC até agora, afora eu e alguns juristas que cabem em uma Kombi — com motorista. Estou falando nisso há anos, e ninguém parecia dar a mínima. Ajudei a tirar o livre convencimento do CPC. A resposta da dogmática: "Humpf... [onomatopeia] Isso não existe. Claro que juiz tem livre convencimento". Pois é. Então agora virou problema? Daí, tem-se que ele só é bom se contenta o emissor. O LC é apoiado, aplaudido... Desde que a decisão que esteja nele baseada seja a favor da opinião política daquele que discute. A PGR Raquel Dodge e outros são a favor do LC... Mas só se ele for exercido em favor do que ela e outros pensam. Simples assim.
    E de onde Raquel Dodge e os que pensam como ela mudaram tão radicalmente de ideia sobre crime de hermenêutica a ponto de, depois de serem radicalmente contra, agora usarem a tese como retaliação a Favreto?
    E se a própria Raquel Dodge for acusada de cometer crime de hermenêutica toda vez que tiver que requerer arquivamento de uma investigação da qual resultou pedido de prisão e a prova nada apontou? Seria péssimo, não? E se olharmos para trás, quantos crimes de hermenêutica encontraremos no ato de autoridades? Com efeito ex tunc. Quantos réus haveria por crime de hermenêutica ou por "porte ilegal da fala"... A ver (sem h).
    Post scriptum: Tivesse o STF decidido as ADCs (43,44 e 54), nada disso teria acontecido. Ups. Mas a presidente do STF tem livre convencimento e discricionariedade (o que dá no mesmo) para decidir a pauta... Por isso, as consequências vêm sempre depois, como dizia o Conselheiro. Não seria melhor que fossemos ortodoxos no cumprimento das leis e da CF? Não seria melhor que os juízes não tivessem LC? Não seria melhor cumprirmos à risca as leis?
    O LC é autocontraditório. Autoimplosivo. Aliás, esse episódio jogou uma bomba na tese do LC. Alguém com LC pode ser processado por ter tido LC por alguém que usa o LC para dizer o que é LC... E o resultado tanto faz, porque o julgamento será por LC e o recurso será apreciado por LC, sendo que alguém poderá vir correndo e dizer que nem sequer o primeiro processo poderia ter sido feito porque o LC não era livre... E o final é o suicídio epistêmico. Enquanto não cumprirmos dispositivos como o 926 do CPC, o 93, IX da CF e pensarmos que cada 'cabeça é uma sentença'"

    https://www.conjur.com.br/2018-jul-19/eis-questj-trf-mpf-implodiram-livre-convencimento

  • Que bom que estão se danando! Em Pernambuco Lula tem 65% de apoio. Aliás, o Nordeste não se conforma com o que estão fazendo com Lula.

    • Morro de inveja. Qualquer dia crio coragem e me mando para o Nordeste, está insuportável viver no tucanistão.

  • O povo é que é, e reconhece ser, a vítima do golpe.
    O golpe mudou sem que estes idiotas golpista, burros, percebessem.
    O grande golpe do judiciário não é mais contra o enorme LULA, caiu a ficha, mas contra o SOBERANO POVO BRASILEIRO.
    Erraram a dose das bandidagens e as infâmias, ilegalidades e inconstitucionais atitudes contra o LULA levou o povo a entender a desgraça do golpe, se sentir golpeado,a reassumir sua fé no LULA e assumir sua inconteste liderança. Sabe que Lula é LULA. E cada dia mais.
    Atenção golpistas, o povo se pôs a frente de LULA e o golpe agora é sentido por ele, povo. Ele já sabe que está apontado para ele, e ele, o povo, é a verdadeira vítima.
    Terão que cassar ilegalmente e sem a mínima justificativa, senão mentiras criminosas, o direito do povo de escolher o seu melhor e único candidato.
    A conclusão do golpe como está será um crime inominável e um terá peso esmagador.

  • Lula, o encarcerado mais respeitado e querido do Povo brasileiro, ao contrário de seus carcereiros, estejam na PF, no Ministério Público ou no PJB - Partido do Judiciário Brasileiro. O Povo não caiu no "conto do vigário", digo no conto dos juízes e sabe que a Lava jato em relação ao Lula é essencialmente política. Perdeu, playboy de Curitiba, perdeu. #OPovoQuerLulaLivreEPresidente

    • O tal PJB é apenas uma das variações elitistas do próprio PSDB. Outra variação, esta mais popular, é esse tal de MDB ou PMDB. No fundo, no fundo, é tudo PSDB.

    • O tal PJB é apenas uma das variações elitistas do próprio PSDB. Outra variação, esta mais popular, é esse tal de MDB ou PMDB. No fundo, no fundo, é tudo PSDB.

      • "Espero que não se acuse a Ipsos, uma multinacional francesa e o nosso geriátrico Estadão de estarem em alguma aventura bolivariana de lulopetismo estatístico." Hahahahahahahahaha...

        • Não sei do que vc tá fazendo piadas, aliás, vcs do psfbosPS e PSDBosta e partido do judiciáriobosta... que são a maior piada da história do Brasil...hahahahaha.

        • Gurgel Xavante;
          Não sei do que vc tá fazendo piadas, aliás, vcs do PMDBosta, PSDBosta e partido do judiciárioDbosta... que são a maior piada da história do Brasil...hahahahaha.

          ENão sei do que vc tá fazendo piadas, aliás, vcs do psfbosPS e PSDBosta e partido do judiciáriobosta... que são a maior piada da história do Brasil...hahahahaha.

          Editar

    • O povo não caiu no conto do vigário.
      Nem no conto do juiz vigarista!

  • Parece que vai ser isso mesmo... não é nesse ano que vamos resolver os problemas brasileiros.

    Quem sabe em 2022? Isso se o Brasil não virar uma Venezuela até lá.

      • Daonde infernos você tirou que o meu candidato é Flavio Rocha?

        É cada sem noção que me aparece

  • Principalmente depois do PRENDE, SOLTA LULA. O eleitor viu naquilo, perseguição escancarada contra Lula e muita politicagem.

  • muito bom, mas queria entender a razão de se medir a popularidade/rejeição de um juiz. De piso! Ele é candidato? Está, oficialmente, em algum partido? Cada jabuticaba....

  • HAHAHA estou aqui imaginando a carranca dos Nêumannes e outros que tais lá na redação da marginal do Tietê, sob os eflúvios "perfumados" do rio que outrora foi um marco da pujança paulista. O jornal, assim como o rio, já era. Viraram mero fluxo de detritos enquanto Lula segue impávido. Imagino também a cara de choro do "Lampião do Judiciário", aquele que jurou Lula de morte, segundo muito bem analisa o Brito. E já peço desculpas à memória de Virgulino "Lampião", certamente muito mais homem do que aquele pateta curitibano. Na verdade a minha comparação não é historicamente correta, Moro está mais para capitão de "volante", mercenário e traiçoeiro.

  • Desde quando moro é "sem partido"?
    Até nisso a midia golpista manipula. Era simples, bastava dizer Juiz Federal sem fazer referência a partido, já que nunca dirão que é tucano comandado pela CIA.

Related Post