Lutar é um verbo sempre no presente

sisifo

Terminando com um, começando com outro, a vida é sempre matar seu leão diário.

Um por um, este blog procurou fazer sua parte num ano de decisão em que o resultado eleitoral deixou claro, mesmo para quem se acha uma formiguinha, que uma grande montanha se faz com cada pequeno grão.

Hoje, mesmo não sendo talvez não sendo o dia de uma festa como desejaríamos, onde não houvesse uma sombra sequer de preocupação a macular nossa alegria, é certamente o dia de uma celebração, e das mais importantes.

Superamos, com a vitória de Dilma no voto popular, mais um capítulo de uma luta que não terminará nunca: a de fazer do Brasil um país livre e dos brasileiros um povo na plenitude de sua felicidade e potencial.

Enfrentamos todos os poderes do atraso e da dominação, num país atrasado e dominado há séculos.

E isso não é pouca coisa, porque significa enfrentar uma máquina injusta, impiedosa e imoral.

Também não é pouca coisa termos como Presidenta uma mulher de fibra, de honradez inquestionável, de compromissos de toda uma vida – e dores indescritíveis, por isso – em favor da libertação do povo brasileiro.

Igualmente, é hora de celebrar a continuidade do que já é imenso e precisa ser muito mais: os avanços arrancados a fórceps nas estruturas iníquas.

Paradoxalmente, é hora também de pensar no lado positivo que – e isso vai depender de nosso destemor – surgidos no país, pelo que nos abrem de possibilidades de avançar para as reformas eleitorais e políticas que retirem ao máximo o poder econômico, senão da política, ao menos da eleição.

E isso incluiu dinheiro para campanhas mas, também, a expressão incontrastável do poder econômico pelos mecanismos de mídia.

Portanto, se talvez não haja, de fato, um clima para o carnaval de alegria que gostaríamos de ter, certamente há diante de nós o horizonte do campo de batalha que nos aguarda.

Que vai até o infinito, nesta maravilha que é poder sentir-se parte da história de um país que, não importam o que façam, tem o destino traçado para a felicidade.

Que não nos escape, portanto, a felicidade de estarmos começando 2015 com os desafios da vitória.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

30 respostas

  1. A luta continua, porém acho que a Dilma precisa de uma postura mais combativa, acredito que a juventude que antes se gabava de ser do PT, hj tem receio e até vergonha de dizer isso, e uma grande parte deste constrangimento se deve a uma falha da comunicãção do PT, e dos líderes com a população, principalmete a faixa etária mais nova, é necessário resgatar o Brio da politica, e provar para a toda a sociedade que nao existe a consolidação democratica de uma nação sem partidos politicos, nestes momementos de descrença (incutido na cabeça das pessoas pela midia) na politica, precisa-se mais do que nunca da POLITICA, tenho 23 anos, leitor assiduo do SITE, obrigado pela excelente contribuição que deu na eleição da Dilma!!

  2. Muito legal suas colocações. Que seu blog continue, em 2015, sendo nosso incentivador nas dificuldades e momentos de desânimos que surgirão em 2015. Muita luta e muita fé, afinal “Lutar é um verbo sempre no presente.”

  3. Esse Fernando é um poeta… Oxalá essa esperança de que vivemos “num país que, não importam o que façam, tem o destino traçado para a felicidade” seja confirmada por esta história ou por outras, ainda que das quais não façamos parte.

    Oxalá haja, de fato, um clima para o carnaval de alegria que gostaríamos de ter, apesar do horizonte belicoso que há diante de nós.

  4. Aqui do Alto Xingu, os índios continuam indicando como melhor livro do século XXI — no caso, em dois volumes com cerca de 1.200 páginas — o monumental “Política de la liberación: História mundial y crítica” e “Política de la liberación II: Arquitectónica”, de Enrique Dussel, um dos maiores filósofos vivos e seguramente o mais importante filósofo do Hemisfério Sul. Os dois volumes foram editados pela Editorial Trotta, da Espanha, em 2007, mas o primeiro volume vem de ser publicado no Brasil pela visionária Ifibe Editora, de Passo Fundo (RS). Os índios recomendam vivamente que todo o pessoal do “blog” leia, assim como cada um dos leitores. A visão do mundo de muita gente mudará.

  5. Bom dia,

    sim, lutar é um verbo que tem que ser empregado no presente e em todos os momentos da nossas vidas. E o momento que o Brasil passa, esse verbo tem que torna mais presente contra essa ditadura midiática que nós assola e tenta a todo modo vender nossas riquezas e tornamos escravos.

  6. Parabens pela texto e pela excelente colocação do sentimento, que eu e todos que aqui frequentam, temos dentro de nossos coracões!
    Feliz Ano Novo!
    Abracao!
    Tamo junto!

  7. é um estímulo e um grande incentivo pra mim ler este site. Obrigado Fernando Brito pela sua dedicação! Feliz 2015 pra vc, sua familia e para os amiguinhos leitores aonde me incluo.

  8. Felicidade te desejo para o Ano de Lutas.E muito obrigada.
    Pensou que eu não passaria por aqui justo hoje?!Errou!

  9. Em primeiro lugar um maravilhoso ano de 2015 a todos.No mais,espero que a Presidenta Dilma não vá na onda de mexer em leis trabalhistas para agradar os cínicos e oportunistas Skafs da vida,por exemplo,já que seria celebrado hoje pelo mercado mas seria usado contra a Presidenta e o seu sucessor em 2018.Também é importantíssimo deixar o republicanismo de lado e começar a nomear alguns juízes bolivianos para o Stf.Reforma política com esse congresso que o povo escolheu em outubro,dificilmente saíra do papel.Enfim,nada de refrescar para a máfia do pig(rede globo,panamericano Sbt,bandeirantes,falha,veja,estadão)e seus passivos trabalhistas impagáveis e viva a nossa INTERNET!

  10. Desde a volta do TIJOLAÇO que venho aqui todos os dias.
    Muita alegria poder participar desta festa! E disposição para lutar contra o que já se nos anuncia no ano!

  11. Muito bom começarmos 2015 tendo o prazer de ler o Fernando.

    Parabéns, por saber suportar tanto e sem “abrir o bico”…

    Você, juntamente com o pessoal “dos blogs sujos”, nos faz acreditar que estamos na rota certa….

    Outra vez, parabéns….
    E vamos acompanhar a posse da Presidente.

  12. Isso mesmo! Eu aqui comecei a assistir a cerimônia de posse da nossa presidente na Globo News mas ficou insuportável, ficam o tempo todo pontuando críticas e urubuzando, já na Band é normal, a gente pode assistir a cerimônia normalmente, em paz. Feliz 2015!

  13. Brasil Pátria Educadora, Dilma hoje mostra-se quão grande é sua altivez, senhores excepcional o discurso!

  14. Também adorei o lema Pátria Educadora, e a presidenta já amarrou no discurso o lema à porcentagem do Pré-Sal destinada à educação. Espero que isso escanteie os que desejam privatizar a Petrobras e consideram que ela não terá condições de gerir o sistema de partilha. Com a inteligência e a criatividade do brasileiro, só falta a igualdade de oportunidade e a qualidade na educação para esse povo finalmente ter o que merece. Com todas as dificuldades que teremos nesses próximos anos, estou esperançosa. Feliz 2015!

  15. Fernando, muito obrigado por nos servir de lenitivo nestes dias tão difíceis de são paulo preconceituosa, pt e governo vacilantes.

  16. Pimentel toma posse em MG e assume compromisso: “Auditoria completa no choque de gestão”

    possePimentel

    Ao tomar posse como novo governador Minas Gerais, Fernando Pimentel, do PT, sinalizou que irá colocar em novos termos a história do famoso ‘choque de gestão’ vendido pelos tucanos, que governaram o estado nos últimos doze anos, com os senadores Aécio Neves (PSDB-MG) e Antonio Anastasia (PSDB-MG).

    possePimentel001 possePimentel002

    Pimentel prometeu uma ‘auditoria completa’ nas contas do Estado. “Não se trata de uma mera auditoria de contas públicas. É algo maior e muito mais importante até. É uma explicitação do ponto de onde estamos partindo, como sociedade, em termos econômicos, sociais, de desenvolvimento e também, claro, das finanças”, disse ele.

    O novo governador também prometeu tomar, como primeira medida, a criação dos conselhos regionais de governo – uma de suas principais promessas, na campanha, foi a descentralização da gestão.

    “A primeira medida será criar os conselhos regionais de governo. Serão conselhos populares em todas as regiões do Estado. Vamos mudar o conceito de governar. Não vamos governar trancados em gabinete, vamos governar ouvindo os mineiros”, disse ele. “A interação, a conexão, a convergência e a colaboração não podem ser conceitos que existem em todos os lugares, na prática de todos, menos na prática dos governos. O nosso grande desafio é tirar o governo do isolamento, de uma política antiquada. Temos que abrir a administração, ouvir os mineiros, modernizar a plataforma social chamada governo.”

    Ele também falou sobre sua equipe, que buscou quadros em vários partidos. “A formação do secretariado obedeceu a um critério que buscou equilibrar representação política e competência técnica e profissional dos companheiros que foram indicados e escolhidos para ser secretários. Eu acho que ficou um secretariado muito equilibrado.”

    (Brasil247)

  17. Altamiro Borges: Em 2015, as bicadas entre tucanos deverão ser sangrentas

    por Altamiro Borges, em seu blog

    Os tucanos estão cantando de galo desde a proclamação do resultado do segundo turno das eleições presidenciais.

    Eles festejam a maior votação obtida pelo partido desde a reeleição de FHC em 1998.

    Afirmam que estão mais fortes e que farão uma “oposição mais dura” ao governo Dilma.

    Alguns mais hidrófobos — entre eles, o vice derrotado Aloysio Nunes — até aderiram às marchas organizadas pela direita golpista em São Paulo.

    Numa delas, Aécio Neves até prometeu participar, mas preferiu curtir uma praia em Santa Catarina, deixando o “ex-roqueiro” Lobão com cara de otário.

    Toda esta alegria, porém, não se justifica. Na verdade, é puro teatrinho!

    O PSDB foi derrotado nas eleições de outubro e, pior, deve encarar bicadas ainda mais sangrentas no ninho no próximo período.

    Nas eleições de 2010, os tucanos conquistaram oito governos estaduais: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Pará, Alagoas, Roraima e Tocantins.

    Já no pleito deste ano, o PSDB fez apenas cinco governadores. A sigla garantiu a reeleição em quatro (SP, PR, GO e PA) e venceu no Mato Grosso do Sul.

    Os tucanos foram derrotados em quatro estados: RR, TO, AL e, na surra mais doída, ainda foram escorraçados de Minas Gerais — que mandavam há 12 anos.

    Aécio Neves foi duplamente derrotado — na corrida presidencial e no seu próprio Estado. Como ironizam os mineiros, quem conhece o senador mineiro-carioca não vota nele. De fato, ele também perdeu no Rio de Janeiro.

    Os tucanos estão cantando de galo desde a proclamação do resultado do segundo turno das eleições presidenciais.

    Eles festejam a maior votação obtida pelo partido desde a reeleição de FHC em 1998.

    Afirmam que estão mais fortes e que farão uma “oposição mais dura” ao governo Dilma.

    Alguns mais hidrófobos — entre eles, o vice derrotado Aloysio Nunes — até aderiram às marchas organizadas pela direita golpista em São Paulo.

    Numa delas, Aécio Neves até prometeu participar, mas preferiu curtir uma praia em Santa Catarina, deixando o “ex-roqueiro” Lobão com cara de otário.

    Toda esta alegria, porém, não se justifica. Na verdade, é puro teatrinho!

    O PSDB foi derrotado nas eleições de outubro e, pior, deve encarar bicadas ainda mais sangrentas no ninho no próximo período.

    Nas eleições de 2010, os tucanos conquistaram oito governos estaduais: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Pará, Alagoas, Roraima e Tocantins.

    Já no pleito deste ano, o PSDB fez apenas cinco governadores. A sigla garantiu a reeleição em quatro (SP, PR, GO e PA) e venceu no Mato Grosso do Sul.

    Os tucanos foram derrotados em quatro estados: RR, TO, AL e, na surra mais doída, ainda foram escorraçados de Minas Gerais — que mandavam há 12 anos.

    Aécio Neves foi duplamente derrotado — na corrida presidencial e no seu próprio Estado. Como ironizam os mineiros, quem conhece o senador mineiro-carioca não vota nele. De fato, ele também perdeu no Rio de Janeiro.

    Ele serviria de recado: “pó pará, Aécio”.

    Existe ainda o risco dos famosos dossiês, tão comuns no galinheiro tucano. O cambaleante parece até que já sentiu o bafo do tucanato e pediu uma trégua.

    Em entrevista à Folha, Aécio Neves afirmou que “já cumpri meu papel” e disse que Geraldo Alckmin tem melhores condições para a disputa em 2018.

    Mas ninguém levou muito a sério a mineirice do mineiro. A briga interna será divertida em 2015!

  18. Parabéns, Brito, por seu trabalho. Continuarei visitando seu blog neste 2015, com muito prazer pela leitura que sempre esclarece, sem dúvida.

  19. caros amigos e amigas.

    eu vejo essa midia cretina. canalha. que vai contra o país. fernando tenho uma materia quase pronta pra vc meu amigo que se um dia eu puder conhece lo me fara uma pessoa muito feliz.
    discurso de posse de FHC elogiando a midia sobre seu papel na democracia.
    já que a midia vendida safada tenta desqualificar o discurso de posse da nossa presidenta.
    na memoria globo se vc digitar 25 01 1984. vai aparecer a reportagem de ernesto paglia falando que no aniversario de SP nao foi ato politico. HAHAHAHAHAHAHAHAHA.

    VEJAM:
    http://youtu.be/CAxACfw7U2s

  20. Feliz Ano Novo, que Deus continue iluminando seu caminho, para que possamos continuar lendo textos lúcidos, claros e interessantes. Abraços nossos. Continuaremos colaborando com o blog. Obrigada pelo ano 2014.

  21. Prezado Fernando, obrigada pela força em 2014, conseguistes me deixar mais confiante, positiva e mais leve para enfrentar a batalha das eleições. Um feliz 2015, com muita saúde!!! Que venha a Nova Mídia! Grande abraço!

  22. Acho que nunca me desgastei tanto lutando por um candidato, mas ver a posse valeu o esforço. Feliz 2015 para todos.

  23. Fora de Pauta.

    Fernando, estou na casa da minha irmã utilizando seu laptop e ocorreu o seguinte problema:
    Digito o endereço do Tijolaco em qualquer navegador e a página da globo.com é quem abre.

    Ao digitar a pagina aparece o seguinte caminho “www.tijolaco.com.br – globo.com”.
    Já fiz toda a varredura no computador, que está dentro do meu conhecimento, e ainda não resolvi o problema.
    Tentei acesso pelo link do Conversa Afiada e o problema se repetiu.

    Te faço esse relato por achar que outros usuários devem estar com a mesma dificuldade.

    O jogo deles é muito sujo.

    Te desejo muita força nesse ano de2015.
    Feliz Ano Novo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *