Maia manobra para Bolsonaro não controlar Câmara

 

O anúncio, hoje, de que o MDB e o DEM deixam de integrar o “blocão” – nome parlamentar do “Centrão” – é um duro golpe na ilusão de Jair Bolsonaro de que teria, senão o controle, ao menos grande influência sobre o comando da Câmara dos Deputados, fazendo de Arthur Lira, do PP, presidente da Casa.

Mal e porcamente, teria agora apenas – e na conta do chá – os 172 “não-votos” para barrar um impeachment, se este fosse colocado em votação, aos que se lembram que para evitar o impedimento é dever obter os 342 votos – 2/3 da Câmara – favoráveis a ele.

E o Centrão cooptado pelo governo passou a ter agora 158 votos e todos estes agora subiram de preço.

O grupo de Maia, somando MDB, DEM e PSDB chega perto de 100 deputados. Com os de outros partidos, talvez 120. Os partidos de oposição de esquerda e centro esquerda, uma centena ou pouco mais.

E há um “varejo” de meia centena de deputados que oscila entre o governismo e a autonomia para negociar o que lhe for mais conveniente.

A política, sem mobilização popular, ficará por algum tempo neste impasse: ninguém tem força para afirmar suas posições.

O maior partido político, neste momento, é o ‘PSTF”, com seus 11 integrantes, uma distorção que não sabemos quanto tempo irá durar e até onde pode ir.

 

 

 

 

 

 

Fernando Brito:

View Comments (7)

  • E o povo brasileiro que vá eleger mal assim lá no inferno. É IMPRESSIONANTE a quantidade de excelentes políticos que não conseguiram se eleger, em contraste com a LIXARADA que os brasileiros colocaram no poder.
    Nenhum país resiste a esse nível de imbecilidade. NÃO há desculpa possível, além de uma estupidez patética.

    • Tenho absoluta certeza que as eleições são fraudadas. Não posso te afirmar em todo lugar, mas em BH e grande parte de MG as urnas já vem prontas para Aécio. A prova disso é a não eleição de Dilma, praticamente eleita para a vaga de Senadora (só os petistas davam a ela o primeiro lugar). Todas as pesquisas a mostravam eleita com o segundo a perder de vista, no entanto surgiram 2 Senadores que ninguém n unca ouviu falar (eu mesma nem sei quem são) e ficaram com as 2 vagas. O governador Gema é outra incógnita. Nem uma propaganda em BH, eu nem sabia que ele existia, tampouco o número dele. Pesquisei com amigos e parentes de outros locais e foi surpresa geral, todos pesquisaram quem ele era após as eleições. Nisso, Aécio que não apareceu foi eleito deputado, Zema/ BOZO entrou, Anastasia continuou senador, eliminaram Dilma e Pimentel. O que quero dizer é que o povo elege mal, MAS EM PARTE.

    • Sou pela não reeleição continuada de congressistas, no máximo uma reeleição! Dito isso, gostaria que me desse nomes desses, na sua visão, "excelentes políticos", Se for atendido, o meu muito obrigado!

  • Ora, o congresso é um puxadinho do desgoverno miliciano, ali todos os projetos que ferram os brasileiros trabalhadores são aprovados, tanto que o botafogo cobrou o envio da reforma administrativa do desgoverno............a briga é pra saber que f.... mais a vida do trabalhador...

  • Maia é o próprio centrão, Boldonaro é tão burro que quer substitui-lo, ele é o maior trunfo do Bolsonaro no congresso, aquele que parece oposição, só parece. Vem negociando com o poder desde nascido, que o diga o papai Cesar Maia.

  • Esse chileno excomungado vai levar tudo em banho maria e ano que vem tira do rabo flatulento uma dúzia de pedidos de impeachment dessa chapa maldita.

  • Esse chileno excomungado vai levar tudo em banho maria e ano que vem tira do rabo flatulento uma dúzia de pedidos de impeachment dessa chapa maldita.

Related Post