Maio aprisionado

Durante muito tempo, a imagem-símbolo do 1° de Maio no  Brasil foram os comícios de Getúlio Vargas no estádio de São Januário, no Rio de Janeiro. Num deles, há exatos 75 anos, anunciou-se a CLT, ainda hoje e apesar dos ataques que sofre, a maior garantia do trabalhador.

Depois, desde 1978, a imagem do trabalho ficou sendo a de outro estádio, o de Vila Euclides, em São Bernardo do Campo, onde os metalúrgicos faziam uma greve por melhores salários, ainda em plena ditadura militar. À frente dela, um Lula de cabelos e barba ainda fartos e pretos, surgia na cena brasileira.

40 anos depois, o 1° de maio tem como símbolo uma prisão.

O país está transformado num estado policial, onde a política é feita por delatores, promotores e juízes.

Contra os dois símbolos da luta do povo brasileiro por sua afirmação e da elevação do trabalho a valor capaz de produzir esta identidade, esta camada dos controladores do Estado brasileiro levantou-se assim que pôde, com métodos fortemente assemelhados.

A República de Curitiba é o sucedãneo da República do Galeão: um centro de pressões e armações que visa, desde o início, a um objetivo, colocar Lula na cadeia.

Se a este objetivo alcançou, de outro está a cada dia mais distante: o de tirá-lo das mentes dos brasileiros.

Fernando Brito:

View Comments (27)

  • Lula é grande demais para caber na prisão injusta de Sérgio Moro. Seus corpo está encarcerado. Seus Sonhos, Idéias, Legado e Liderança transitam livres entre seu Povo, como um Pássaro Libertário rumo a um Brasil Democrático e de Inclusão Social.
    #LulaLivre

    • Trabalhadores,
      Àqueles conscientes, parabéns pela luta! Àqueles que ignoram as amarras que os prendem, juntem-se ao movimento! Já àqueles que são pobres de direita, só tenho a lamentar a síndrome de Estocolmo que os acometem...
      Os pêsames às famílias do Largo do Paissandu !!
      Lula Livre!
      LULÃO 2018!!!

  • As forças do atraso e da entrega continuam em ação , eles não pararam enquanto o povo estiver sentado no seu sofá assistindo a globo e ao mesmo tempo de celular nas mãos , vendo as mentiras e agressões aos direitos humanos e a democracia . E passivamente acreditando em tudo que ouve e vê .
    O que esta mais presente no discurso dos meios de comunicação dominante mantém esse mesmo povo bem sentadinho e acabrestados , numa gangorra de sentimentos aonde predomina a difusão do ódio e a ignorância política .
    Na sua maioria desses crédulos são frutos estragados ao longo dos últimos governos , que não souberam ou não se interessaram em esclarecer de onde vinha os benefícios sociais promovidos , como e porque . Nada do que foi feito caiu do céu , era obrigação do governante ?, sim . Mas nem todos tem o interesse em beneficiar a população , vide caso atual , os benefícios só vão para os 10% mais ricos .
    Se indignar pelas redes sociais não vai dá em nada . Só povo nas ruas . " LULA LIVRE E JÁ ".

    • Sim, não se interessaram em saber, que foi uma escolha política dos governos de Lula e Dilma, preferiram ficar nessa de que esses governos não faziam mais do que sua obrigação. E, creditaram tudo ao esforço pessoal e "ao mérito". Coisas que mesmo com todo esforço e mérito não foram possíveis em governos anteriores, pois a maioria sempre terminava morrendo na praia.

  • Era uma vez, ou " Nunca na história deste país", um trabalhador de origem pobre se revelou o maior personagem da história do Brasil. Um trabalhador de origem pobre chegou a presidente da república e a dignificou como nunca.
    Sua ousadia foi demais.
    Em primeiro de maio de 2018, ele está preso.
    Nunca um dia do trabalhador foi tão Dia do Trabalhador.

  • Venceremos.
    Idéias justas nunca serão destruídas.
    O futuro é socialista.

  • Düsseldorf - Alemanha : DIA INTERNACIONAL DO TRABALHADOR

    "" DIA 1 DE MAIO: TRABALHADORES NAO TEM NADA A PERDER, A NAO SER SUAS CORRENTES... ""

    PRECISAMOS INEVITAVELMENTE FALAR DO LULA,PARA QUE ELE VOLTE,A OCUPAR,O CARGO MAIS ALTO DO PAIS.
    LULA LIVRE!
    LULA PRESIDENTE!
    LULA PRESIDENTE DO BRASIL!

  • Talvez alguns leitores se lembrem. O ano era 1969 e na época havia as Praças da Sé e a Praça Clóvis, em SP. A primeira, inteiramente lotada, com gente espraiando-se pelas ruas laterais. Deveria ser um primeiro de maio chapa branca, com governador e tudo mais. Para surpresa deles, os trabalhadores reagiram, Abreu Sodré et caterva foram expulsos do local, seguiram-se discursos de líderes de partidos, todos clandestinos. Dali, saímos em passeata e a "festa" continuou. Detalhe:para o ato, toda a esquerda da época - como disse, na clandestinidade - se uniu. Um primeiro de maio inesquecível para quem estava lá

Related Post