Maio aprisionado

laertemaio

Durante muito tempo, a imagem-símbolo do 1° de Maio no  Brasil foram os comícios de Getúlio Vargas no estádio de São Januário, no Rio de Janeiro. Num deles, há exatos 75 anos, anunciou-se a CLT, ainda hoje e apesar dos ataques que sofre, a maior garantia do trabalhador.

Depois, desde 1978, a imagem do trabalho ficou sendo a de outro estádio, o de Vila Euclides, em São Bernardo do Campo, onde os metalúrgicos faziam uma greve por melhores salários, ainda em plena ditadura militar. À frente dela, um Lula de cabelos e barba ainda fartos e pretos, surgia na cena brasileira.

40 anos depois, o 1° de maio tem como símbolo uma prisão.

O país está transformado num estado policial, onde a política é feita por delatores, promotores e juízes.

Contra os dois símbolos da luta do povo brasileiro por sua afirmação e da elevação do trabalho a valor capaz de produzir esta identidade, esta camada dos controladores do Estado brasileiro levantou-se assim que pôde, com métodos fortemente assemelhados.

A República de Curitiba é o sucedãneo da República do Galeão: um centro de pressões e armações que visa, desde o início, a um objetivo, colocar Lula na cadeia.

Se a este objetivo alcançou, de outro está a cada dia mais distante: o de tirá-lo das mentes dos brasileiros.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

27 respostas

  1. Lula é grande demais para caber na prisão injusta de Sérgio Moro. Seus corpo está encarcerado. Seus Sonhos, Idéias, Legado e Liderança transitam livres entre seu Povo, como um Pássaro Libertário rumo a um Brasil Democrático e de Inclusão Social.
    #LulaLivre

    1. Trabalhadores,
      Àqueles conscientes, parabéns pela luta! Àqueles que ignoram as amarras que os prendem, juntem-se ao movimento! Já àqueles que são pobres de direita, só tenho a lamentar a síndrome de Estocolmo que os acometem…
      Os pêsames às famílias do Largo do Paissandu !!
      Lula Livre!
      LULÃO 2018!!!

  2. As forças do atraso e da entrega continuam em ação , eles não pararam enquanto o povo estiver sentado no seu sofá assistindo a globo e ao mesmo tempo de celular nas mãos , vendo as mentiras e agressões aos direitos humanos e a democracia . E passivamente acreditando em tudo que ouve e vê .
    O que esta mais presente no discurso dos meios de comunicação dominante mantém esse mesmo povo bem sentadinho e acabrestados , numa gangorra de sentimentos aonde predomina a difusão do ódio e a ignorância política .
    Na sua maioria desses crédulos são frutos estragados ao longo dos últimos governos , que não souberam ou não se interessaram em esclarecer de onde vinha os benefícios sociais promovidos , como e porque . Nada do que foi feito caiu do céu , era obrigação do governante ?, sim . Mas nem todos tem o interesse em beneficiar a população , vide caso atual , os benefícios só vão para os 10% mais ricos .
    Se indignar pelas redes sociais não vai dá em nada . Só povo nas ruas . ” LULA LIVRE E JÁ “.

    1. Sim, não se interessaram em saber, que foi uma escolha política dos governos de Lula e Dilma, preferiram ficar nessa de que esses governos não faziam mais do que sua obrigação. E, creditaram tudo ao esforço pessoal e “ao mérito”. Coisas que mesmo com todo esforço e mérito não foram possíveis em governos anteriores, pois a maioria sempre terminava morrendo na praia.

  3. Era uma vez, ou ” Nunca na história deste país”, um trabalhador de origem pobre se revelou o maior personagem da história do Brasil. Um trabalhador de origem pobre chegou a presidente da república e a dignificou como nunca.
    Sua ousadia foi demais.
    Em primeiro de maio de 2018, ele está preso.
    Nunca um dia do trabalhador foi tão Dia do Trabalhador.

  4. Düsseldorf – Alemanha : DIA INTERNACIONAL DO TRABALHADOR

    “” DIA 1 DE MAIO: TRABALHADORES NAO TEM NADA A PERDER, A NAO SER SUAS CORRENTES… “”

    PRECISAMOS INEVITAVELMENTE FALAR DO LULA,PARA QUE ELE VOLTE,A OCUPAR,O CARGO MAIS ALTO DO PAIS.
    LULA LIVRE!
    LULA PRESIDENTE!
    LULA PRESIDENTE DO BRASIL!

  5. Talvez alguns leitores se lembrem. O ano era 1969 e na época havia as Praças da Sé e a Praça Clóvis, em SP. A primeira, inteiramente lotada, com gente espraiando-se pelas ruas laterais. Deveria ser um primeiro de maio chapa branca, com governador e tudo mais. Para surpresa deles, os trabalhadores reagiram, Abreu Sodré et caterva foram expulsos do local, seguiram-se discursos de líderes de partidos, todos clandestinos. Dali, saímos em passeata e a “festa” continuou. Detalhe:para o ato, toda a esquerda da época – como disse, na clandestinidade – se uniu. Um primeiro de maio inesquecível para quem estava lá

  6. Exatamente, Brito:

    “estado policial, onde a política é feita por delatores, promotores e juízes.

    …visa, desde o início, a um objetivo, colocar Lula na cadeia.

    …está a cada dia mais distante: o de tirá-lo das mentes dos brasileiros.”

  7. O Primeiro de Maio aprisionado é triste, assim como é triste a notícia do incêndio do prédio ocupado por 150 famílias pobres em SP. Mas vai melhorando: o contraponto entre as imagens de Curitiba, com milhares de pessoas aclamando o Presidente Lula, e Temer sendo escorraçado na base da pedrada do centro de SP já vale este começo de dia do Trabalhador. Lamento pela tragédia do povo humilde que ali morava, mas dou meus parabéns a eles por terem corrido com o golpista canalha! Prova de que o povo brasileiro sofre um bocado mas também sabe reagir e enfrentar os safados que o exploram! a cada dia isso vai ficar mais forte!

  8. (OFF TOPIC) um prédio ocupado pegou fogo e desabou ontem de madrugada no centro de SP, alguém tem mais informações? ou algum site isento onde posso ter mais informações? Não quero entrar em folha, UOL, g1, etc. (OK achei uma matéria no GGN)

  9. Nós somos a maioria, em 2018 não podemos aceitar a manipulação das leis para incriminar o maior presidente que já tivemos, mesmo porque as acusações apresentadas são muito muito fracas e sem sentido, querem nos fazer de idiotas, e seremos, se aceitarmos essa imposição do judiciário, Sempre forjaram leis e motivos para escravizar a classe trabalhadora, mas com os meios que temos atualmente para nos comunicarmos, através da internet, podemos nos unir e nos organizar para fazermos um levante e temos tudo para sermos vitoriosos por isso vamos postar e convidar a população para participar dessa luta por justiça, vamos jovens, vamos lutar por nossos direitos vamos tirar essa corja do poder.
    SOMOS A MAIORIA, VAMOS A LUTA. LULA LIVREEEEEEEE>

  10. 1° de maio, dia comemorativo? Não para o mpf (ministério da privação do futuro), e para os seus, dia de vingança como este, ou dia de exercitar convicções de oportunidade como nos tempos de seu barbosa. Fora lata velha ! ( Dodge 1951, muito popular na monha infância).

  11. Fogo no Largo do Paissandu

    Não duvido da possibilidade de incêndio criminoso com objetivo de desviar atenção do maior 1o de Maio das últimas décadas. Ainda mais se as vítimas são sem teto.

    O prédio pertencia à União e era uma antiga instalação da PF.

    1. … Com certeza!…
      A direita criminosa é inveteradamente criminosa!
      Sanguinária e covarde!

  12. Curitiba, terra onde moram Moro, Rosangela Moro, Dallagnol, Carlos Zucoloto, mãe de Zuculotto (Olga), Carlos Fernando, Carolina Lebbos (carcereira do Lula), Beto Richa, Rafael Greca, Delegado Igor Romário de Paula tem que ser a capital da resistência. O ato unificado do primeiro de maio aponta que lá deve ser o palco dos movimentos contra a ditadura da toga e o fascismo. Acredito que seria pertinente a transferência das sedes de todos os partidos progressistas, das confederações dos trabalhadores e dos movimentos sociais nacionais para Curitiba. Prenderam o maior líder operário do país, prenderam o maior político popular do país, prenderam o maior líder social do pais com uma farsa judicial do Triplex agora aguentem povo na rua.
    P.S. Charge genial, parabéns

  13. Lula jamais sairá da história. A sua voz é e será nossa voz e suas ideias permanecem cada vez mais lúcidas e aos poucos e aos trancos o povo vai percebendo o absurdo que á sua prisão e um dia, não se pode precisar quando, o grito entalado e sufocado se livrará das amarras e então será o dia do povo, o nosso dia de gritar forte a liberdade e a paz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *