Maioria dos brasileiros chama o golpe de… golpe

Para desespero dos comentaristas de política, que insiste em dizer que o impeachment foi “democratico” e chegam a criticar instituições acadêmicas dispostas a estudar o golpe de 2016 com este nome, a maioria dos brasileiros acha que o golpe foi… um golpe.

Pesquisa do Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação, braço do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INTC), com 2.500 entrevistas domiciliares em 179 municípios, mostrou que 47,9% dos brasileiro identifica a derrubada da presidenta como um golpe de estado, contra 43,5% que acha que o episódio seguiu ritos democráticos.

O levantamento está publicado no Valor  e revela porcentagem muito semelhante aos que concordam, no todo ou em parte com a condenação de Lula (45,5%)

É incrivel que uma das maiores ofensivas de mídia de que se tem notícia na vida brasileira não tenha conseguido arrastar sequer a metade da opinião pública.

A verdade é uma rocha que as ondas de mídia podem encobrir, mas não podem destruir.

PS. A proposito, para os que acham que as redes sociais são as rainhas da formação da opinião sobre a política, o mesmo levantamento indica que 52,4% das pessoas se informa pelos noticiários de TV e apenas 5,6% que fazem isso via fecebook e outros programas de relacionamento via web.

Fernando Brito:

View Comments (30)

  • Golpe é golpe, aqui e em Marte. Golpe o rebento bastardo dos golpistas.

  • A NET pode ter apenas 5,6%, mas dá pra informar aos amigos e desmoralizar os inimigos que é uma blz.

    • A pesquisa não leva em conta que, na média, as pessoas que se informam pelas redes sociais tendem a se qualificar mais como formadoras de opinião (a exceção dos proto fascistas. Mas, ainda assim, lembrando que grande parte deles são robots ou trolls remunerados) do que as pessoas que se informam pela mídia. Em suma, a pesquisa não leva em conta o boca a boca. A troca de informações entre vizinhos, amigos, colegas de trabalho e familiares. Isso desequilibra. É óbvio que a mídia tradicional ainda domina o pedaço mas isso está mudando. Se voltássemos no tempo, a uns 20 anos atrás (ou seja sem as redes sociais e os blogs alternativos), a essa hora, com essa conjuntura, creio, que já tinham matado o Lula.

  • 100% DA GRANDE MÍDIA FALA QUE NÃO FOI GOLPE
    47,9% DOS BRASILEIROS ACHA QUE FOI GOLPE... com o STF... com tudo...

    TEM ALGUMA COISA ERRADA AÍ... OU A POPULAÇÃO ENLOUQUECEU... OU NOSSA MÍDIA É UMA DESGRAÇA!

    Imagina se houvesse uma mídia plural e democrática... onde todas as opiniões recebem o devido espaço...

    Se houve golpe... ele foi midiático: PMDB+STF+Globo+Veja+PSDB+Moro+Dallagnol+Manifestoches...etc.

  • HAHAHAHA ... Acreditar no Valor ??? Piada do dia !!!
    No Brasil, e fora do Brasil, é GOLPE 100% ! Até aqueles que dizem não ser golpe, sabem que é Golpe. O mesmo para o Lula que deve estar batendo pelo menos 89% dos que sabem q ele é inocente e esta sendo perseguido pelo MoroCiaGlobostaCasaGrande. Até o papagaio e a tartaruga do meu vizinho bolsoasno entenderam tudo isso.....So falta contar outra do Ciro Abutre !

  • O problema dessa minoria ruidosa e raivosa tem sido entender e, principalmente, aceitar e acatar aquele "incômodo" Parágrafo único de nossa Constituição que afirma que "todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição."

  • Se levarmos em conta que a grande e bandida mídia nunca se referiu ao golpe como golpe, acho que não há a mínima dúvida que todos sabem que foi golpe e que o golpe continua.
    Senhores do stf, acordem, vocês levam consigo uma dívida com o povo gravíssima e impagável.
    Abortem o golpe, ou obrigatoriamente, abortem a continuação deste golpe; liberem logo o LULA, e liberem as eleições de 2018.
    Sendo claro e sincero, sem eleições livres e com o LULA no páreo o stf suicida. Se destroi.
    Acordem senhores!-

    • É isso aí. Se todos sabem que foi golpe e a mídia continua falando que não foi, então se deduz que todos sabem que a mídia mente. Pior para a mídia, ter que manter uma mentira que todos sabem que é mentira. Está desmoralizada.

  • Boa noticia pra mostrar que a velha midia nao emplaca mais seu faz de conta encenado, perderam a moral e o controle da informaçao...

  • Vivemos não tempos difíceis,vivemos TEMPOS ABSURDOS,onde uma grande parcela da população insiste em NEGAR A LÓGICA ,justamente o ÓBVIO.
    perguntas que os imbecis deveriam se responder,
    1° por que a Dilma foi "impichada" ?
    2° se ela fosse corrupta, seria impichada ?
    3° alguém votou o programa de governo que foi aplicado depois?
    4° alguém votaria ?
    5° vc tem cérebro?

Related Post