Cunha: a malandragem que pode devorar a república dos malandros

Li o post onde Paulo Nogueira, no Diário do Centro do Mundo, mostra-se perplexo –  como todos nós – em ver Eduardo Cunha ser, na prática, o homem que comanda os destinos do Brasil.

Um meliante que deveria estar no xilindró nunca esteve tão perto da presidência da República. E nada, nada, nada acontece.

Lembrei-me da frase de um astrólogo picareta da TV, que meu filho imitava, de gozação: “nada é fruto do acaso, tudo depende de você”.

Você, no caso, são as instituições que o consideraram – e ainda consideram – um instrumento político útil, por sua capacidade de criar dificuldades para o Governo.

Agora, com muito mais intensidade do que quando cobrava acordos obscuros e vantajosos do Executivo pelos votos de “sua” bancada, formada à base do dinheiro que destes próprios acertos brotava.

Quando expandiu este controle ao ponto de se constituir numa força própria no Parlamento, ofereceu-se à oposição para ser, na presidência da Câmara, o inviabilizador parlamentar do Governo Dilma. Oferta prazeirosamente aceita por um agrupamento PSDB-DEM-PPS  que não tinha número para ir além de 20% da Casa.

Como também o aceitou a mídia – para promovê-lo  com sua pauta conservadora e antitrabalhista – apoiada no bando de fanáticos que alimentou em seus veículos, embora alguns torcessem levemente o nariz ao fato de ser dado a fundamentalismos evangélicos.

O Ministério Público surrou como um boxeur soca um daqueles sacos de areia, conseguindo manter diante de muitos a impressão de que agia na base do “doa em quem doer” que o legitimaria para, depois, avançar sobre seus verdadeiros alvos, Lula e Dilma.

Não dói. O “saco de areia” Eduardo Cunha, como um zumbi,  não sente golpes e age com a frieza de um cirurgião: sabe que, enquanto for a peça-chave do projeto de retomada golpista do poder, está imune. Usa, sem qualquer escrúpulo, seu poder regimental para fazer o impeachment voar em um mês e seu próprio processo ético arrastar-se há meio ano, sem a menor perspectiva de resolução.

Eduardo Cunha. o instrumento que todos imaginaram poder descartar depois que servisse a seus propósitos, é, porém, alguém que sabe manobrar muito bem no mundo das conspirações e chantagens.

É inacreditável, mesmo ao mais ingênuo, que vá destruir o poder conferido numa eleição presidencial sem garantir a si próprio não apenas a imunidade, mas também a continuidade do comando político que hoje detém.

Os golpistas acharam que poderiam se servir – e serviram-se – de Cunha para seu projeto de retomar o poder sem voto.

E Cunha terá se deixado ser o cordeiro que, ao final, é sacrificado após a graça alcançada?

O lobo não tem lã, nem com implante. Tem presas.

 

 

Fernando Brito:

View Comments (42)

  • É fácil é só Juntar um MPF de pilantras, um STF de covardes e canalhas, esta mistura ia dar o que?
    EDUARDO CUNHA, simples assim!

  • É impressionante como este período que o Brasil atravessa se parece com a Alemanha até a definitiva tomada de poder pelo Hitler e o início da guerra. Um governo fraco sem recursos morais, de pessoal, lideranças e de poder (se Dilma quiser fazer algo forte na defesa de seus direitos ela simplesmente será ignorada). Uma elite cheia de ódio, perturbada na sua razão e capaz de fazer qualquer coisa fora da lei e uma população inerme, distraída, despolitizada, sempre achando que no final tudo se ajeita (viemos a esse mundo para sofrer, não é mesmo?) e manifestações de rua que não se utilizam dos seus reais poderes, como parar esse país e interromper os ganhos do capital. Estas organizações de classe que tingem de vermelho as ruas (já está começando a dar canseira este mesmismo...) têm condições operacionais de fazer uma revolução social. Não ouvi até agora nem mesmo traços desta intenção. Comecemos a nos preparar para termos o Cunha como presidente instituindo a republica evangélica do Brasil. É uma questão de destino para esse patropi.

    • Sem chance, tente de fato entender o que esta acontecendo e va a LUTA como a maoria imensa da sociedade civil organizada esta fazendo. Derrotismo antes da hora eh preguica demais. De uma olhada em outros blogs para sair da visao unica de derrota e impotencia. Xo gente deprimida !!!

      • Lenita, volte a falar comigo daqui a 30 ou 40 dias para conferirmos a direção que as coisas tomaram. Eu vou me lembrar e colocarei um aviso para você. Aposto que leio mais blogs que você, entre outras coisas. A propósito, não ia ter uma manifestação monstro amanhã no Anhangabaú? Você viu o acampamento dos sem-teto do Boulos em frente à prefeitura do Haddad? A oposição golpista está tendo orgasmos múltiplos. Sugestão: leia sobre o governo, as instituições, o judiciário e a postura política do povo alemão (alegrinho e totalmente despreocupado) durante a ascensão do Hitler. Leia sobre o incêndio do Reichstag (o congresso alemão) onde queimou tudo, registros, biblioteca, documentos e obras de arte ordenado pelo Hitler para por a culpa nos... comunistas! E os idiotas do povo alemão acreditaram. Aplaudiram a chegada golpista de Hitler ao poder "para acabar com essa bagunça de corrupção". As semelhanças são enormes e não dá para perdoar a deriva mental e a simpatia dos brasileiros neste momento.

        • Ok veremos daqui ha 20 dias... Creia que leio mais do que vc e nao eh so blogs... Tua visao Hitleriana eh parcial e norteada pela propaganda mediatica que so convence pessoas ja propensas a falacias. Mas vc tem razao que o nivel do nazi-fascismo eh assustador. Mas vamos ver. Vamos torcer pela democracia e o fortalecimento das instituicoes. Li tudo sobre Hitler e segunda guerra mundial para meu mestrado no UK; so pra te situar.

  • Esse Morto-Vivo Ja Era... So faz barulho, ja perdeu os dentes e a alma ha muito tempo. Esta enterrando junto com ele todos os canalhas que ainda nao perceberam que o povo esta vendo e entendendo tudo ! ##ForaCunha

  • A eleição do Cunha e a sua permanência como presidente da Câmara de Deputados ocupando o terceiro cargo em importância da república, é mais cabal prova que as instituições públicas no Brasil estão totalmente corrompidas. Seria impensável em um ambiente político sério e honesto a presença de um político comprovadamente corrupto e desonesto como Cunha, isso só ocorre por conveniência entre uma Mídia, um legislativo e judiciário apodrecido, no qual a presença de um elemento nefasto só a dignifica pois eles são iguais ou pior do que Cunha.

  • O judiciário, no caso, recebe da PGR a denúncia contra Cunha e não pauta o julgamento! O legislativo, sob comando do Cunha continua a fustigar o executivo que para sobreviver distribui, como sempre faz, os cargos para esse mesmo legislativo para se sustentar no poder. É assim que a coisa funciona e sempre funcionou mas a Lava Jato desorganizou totalmente estes arranjos, trouxe à tona a corrupção generalizada que reina nesta república e para se salvarem estão jogando as fichas na deposição da presidente para se perpetuarem no poder! Um país que não tem um projeto de educação de base elegerá sempre políticos corruptos! O quadro que aí está é de certa forma a representatividade da sociedade! A sociedade escolheu estes caras e está pagando o preço.........

  • Ô

    Fernandinho!

    O impeachment é obra do povo brasileiro. Cunha tem sido só um instrumento temporário.

    Vai ficar batendo em Cunha e acreditando que vai barrar o relógio?

    Ó céus, ó terra, ó mar...

    • Falou o eleitor do Aécio, as pesquisas mostram que o povo não quer impeachment, isto é coisa da oposição.

    • Alisson, se você estivesse sendo enganado, eu teria pena. Como não está, o que tenho é nojo.

      • Olhe-se no espelho e relembre quantos corruptos você enaltece como heróis da pátria em seu blog.

        • Alisson Souza, menos, menos, como voce e baixo, que pequenez,nao adianta espernear e pisar nas calcinhas, olhe-se voce no espelho, nao reconhecer os meritos das pessoas e covardia, voce esta em causa perdida, nao somos so nos brasileiros que estamos indignados e o mundo, admita perdedor!

    • Pois veja! O que vocês, caros coxinhas, se recusam patentemente a admitir, contra tudo o que é óbvio na crise política fabricada ao longo de todo o ano passado, é o seguinte: a oposição jurídico-midiática se valeu de expedientes sujos e criminosos para derrubar a Dilma e o Lula, e nada disso tem a ver com qualquer ato de corrupção que porventura possa ser, objetivamente, imputado aos dois. Vamos lá, largue essa desonestidade intelectual e admita o que todo mundo já sabe: a queda da Dilma é a ascensão de poderes mais corruptos do que você acredita ser o PT. Seus correligionários na Paulista já se voltaram contra os principais oportunistas por trás do gorpe: Alckmin, Serra, FHC e Aécio. Contra Cunha, suspeito que há a mesma ojeriza. A diferença é que, na visão curta que vocês defendem com unhas e dentes, reivindicação nenhuma se vê contra os atalhos tomados pelo Judiciário na luta política (ou contra o fato de que o judiciário está participando da luta política, uma aberração típica às repúblicas de bananas), ou contra aqueles velhos corruptos de sempre, que já estávam na ativa muito antes de o PT ser governo. Por isso, vocês nada mais são que torcedores da turminha do Eduardo Cunha 5 milhões e do Aécio Neves hexadelatado, por mais que no seu espernear voltem seus cuspes contra aqueles que ajudam a empoderar. E, anos à frente na nossa história, serão como os fantasmas da ditadura. Os hipócritas continuarão que seu golpe era necessário, enquanto as pessoas com consciência e paixão pelo país os execrarão.

        • Lula não é nem suspeito.
          FHC é acusado. Aécio é acusado poupado.
          Todos os outros.

        • A única coisa que lhe ocorre fazer é pinçar e descontextualizar uma única ponderação dos meus argumentos? Ora, depois não reclame quando aqui no blog chamem você e seus outros correligionários que vêm aqui encher o saco de ser trolls incapazes de sustentar uma argumentação plausível.

  • O PSDB cometerá erro histórico se votar pelo afastamento de Dilma. Assim como foi erro histórico votar a favor da pauta bomba do Cunha. Atitude da qual muitos PSDBistas hoje se envergonham. Nunca mais esses fatos se desligarão da sigla. Por que fazem assim? Por que quem manda são uns velhos que daqui a 4 anos já estarão vencidos. É agora ou nunca. Não há gente nova no partido.

  • Caro Fernando
    Esse morto vivo, representa o que setores da classe média, que é o escarro da casa grande.
    Enquanto ele for contra o PT, será adorado por eles.
    Não interessa o grau de bandidagem, afinal ele é contra o PT, afinal ele é contra o povo.
    Cunha é o novo cordeiro de deus.
    Do deus capital, na sua perversidade total.
    Saudações

Related Post