Cunha: a malandragem que pode devorar a república dos malandros

zumbiaroeira

Li o post onde Paulo Nogueira, no Diário do Centro do Mundo, mostra-se perplexo –  como todos nós – em ver Eduardo Cunha ser, na prática, o homem que comanda os destinos do Brasil.

Um meliante que deveria estar no xilindró nunca esteve tão perto da presidência da República. E nada, nada, nada acontece.

Lembrei-me da frase de um astrólogo picareta da TV, que meu filho imitava, de gozação: “nada é fruto do acaso, tudo depende de você”.

Você, no caso, são as instituições que o consideraram – e ainda consideram – um instrumento político útil, por sua capacidade de criar dificuldades para o Governo.

Agora, com muito mais intensidade do que quando cobrava acordos obscuros e vantajosos do Executivo pelos votos de “sua” bancada, formada à base do dinheiro que destes próprios acertos brotava.

Quando expandiu este controle ao ponto de se constituir numa força própria no Parlamento, ofereceu-se à oposição para ser, na presidência da Câmara, o inviabilizador parlamentar do Governo Dilma. Oferta prazeirosamente aceita por um agrupamento PSDB-DEM-PPS  que não tinha número para ir além de 20% da Casa.

Como também o aceitou a mídia – para promovê-lo  com sua pauta conservadora e antitrabalhista – apoiada no bando de fanáticos que alimentou em seus veículos, embora alguns torcessem levemente o nariz ao fato de ser dado a fundamentalismos evangélicos.

O Ministério Público surrou como um boxeur soca um daqueles sacos de areia, conseguindo manter diante de muitos a impressão de que agia na base do “doa em quem doer” que o legitimaria para, depois, avançar sobre seus verdadeiros alvos, Lula e Dilma.

Não dói. O “saco de areia” Eduardo Cunha, como um zumbi,  não sente golpes e age com a frieza de um cirurgião: sabe que, enquanto for a peça-chave do projeto de retomada golpista do poder, está imune. Usa, sem qualquer escrúpulo, seu poder regimental para fazer o impeachment voar em um mês e seu próprio processo ético arrastar-se há meio ano, sem a menor perspectiva de resolução.

Eduardo Cunha. o instrumento que todos imaginaram poder descartar depois que servisse a seus propósitos, é, porém, alguém que sabe manobrar muito bem no mundo das conspirações e chantagens.

É inacreditável, mesmo ao mais ingênuo, que vá destruir o poder conferido numa eleição presidencial sem garantir a si próprio não apenas a imunidade, mas também a continuidade do comando político que hoje detém.

Os golpistas acharam que poderiam se servir – e serviram-se – de Cunha para seu projeto de retomar o poder sem voto.

E Cunha terá se deixado ser o cordeiro que, ao final, é sacrificado após a graça alcançada?

O lobo não tem lã, nem com implante. Tem presas.

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

42 respostas

  1. É fácil é só Juntar um MPF de pilantras, um STF de covardes e canalhas, esta mistura ia dar o que?
    EDUARDO CUNHA, simples assim!

  2. É impressionante como este período que o Brasil atravessa se parece com a Alemanha até a definitiva tomada de poder pelo Hitler e o início da guerra. Um governo fraco sem recursos morais, de pessoal, lideranças e de poder (se Dilma quiser fazer algo forte na defesa de seus direitos ela simplesmente será ignorada). Uma elite cheia de ódio, perturbada na sua razão e capaz de fazer qualquer coisa fora da lei e uma população inerme, distraída, despolitizada, sempre achando que no final tudo se ajeita (viemos a esse mundo para sofrer, não é mesmo?) e manifestações de rua que não se utilizam dos seus reais poderes, como parar esse país e interromper os ganhos do capital. Estas organizações de classe que tingem de vermelho as ruas (já está começando a dar canseira este mesmismo…) têm condições operacionais de fazer uma revolução social. Não ouvi até agora nem mesmo traços desta intenção. Comecemos a nos preparar para termos o Cunha como presidente instituindo a republica evangélica do Brasil. É uma questão de destino para esse patropi.

    1. Sem chance, tente de fato entender o que esta acontecendo e va a LUTA como a maoria imensa da sociedade civil organizada esta fazendo. Derrotismo antes da hora eh preguica demais. De uma olhada em outros blogs para sair da visao unica de derrota e impotencia. Xo gente deprimida !!!

      1. Lenita, volte a falar comigo daqui a 30 ou 40 dias para conferirmos a direção que as coisas tomaram. Eu vou me lembrar e colocarei um aviso para você. Aposto que leio mais blogs que você, entre outras coisas. A propósito, não ia ter uma manifestação monstro amanhã no Anhangabaú? Você viu o acampamento dos sem-teto do Boulos em frente à prefeitura do Haddad? A oposição golpista está tendo orgasmos múltiplos. Sugestão: leia sobre o governo, as instituições, o judiciário e a postura política do povo alemão (alegrinho e totalmente despreocupado) durante a ascensão do Hitler. Leia sobre o incêndio do Reichstag (o congresso alemão) onde queimou tudo, registros, biblioteca, documentos e obras de arte ordenado pelo Hitler para por a culpa nos… comunistas! E os idiotas do povo alemão acreditaram. Aplaudiram a chegada golpista de Hitler ao poder “para acabar com essa bagunça de corrupção”. As semelhanças são enormes e não dá para perdoar a deriva mental e a simpatia dos brasileiros neste momento.

        1. Ok veremos daqui ha 20 dias… Creia que leio mais do que vc e nao eh so blogs… Tua visao Hitleriana eh parcial e norteada pela propaganda mediatica que so convence pessoas ja propensas a falacias. Mas vc tem razao que o nivel do nazi-fascismo eh assustador. Mas vamos ver. Vamos torcer pela democracia e o fortalecimento das instituicoes. Li tudo sobre Hitler e segunda guerra mundial para meu mestrado no UK; so pra te situar.

  3. Esse Morto-Vivo Ja Era… So faz barulho, ja perdeu os dentes e a alma ha muito tempo. Esta enterrando junto com ele todos os canalhas que ainda nao perceberam que o povo esta vendo e entendendo tudo ! ##ForaCunha

  4. A eleição do Cunha e a sua permanência como presidente da Câmara de Deputados ocupando o terceiro cargo em importância da república, é mais cabal prova que as instituições públicas no Brasil estão totalmente corrompidas. Seria impensável em um ambiente político sério e honesto a presença de um político comprovadamente corrupto e desonesto como Cunha, isso só ocorre por conveniência entre uma Mídia, um legislativo e judiciário apodrecido, no qual a presença de um elemento nefasto só a dignifica pois eles são iguais ou pior do que Cunha.

  5. O judiciário, no caso, recebe da PGR a denúncia contra Cunha e não pauta o julgamento! O legislativo, sob comando do Cunha continua a fustigar o executivo que para sobreviver distribui, como sempre faz, os cargos para esse mesmo legislativo para se sustentar no poder. É assim que a coisa funciona e sempre funcionou mas a Lava Jato desorganizou totalmente estes arranjos, trouxe à tona a corrupção generalizada que reina nesta república e para se salvarem estão jogando as fichas na deposição da presidente para se perpetuarem no poder! Um país que não tem um projeto de educação de base elegerá sempre políticos corruptos! O quadro que aí está é de certa forma a representatividade da sociedade! A sociedade escolheu estes caras e está pagando o preço………

  6. Ô

    Fernandinho!

    O impeachment é obra do povo brasileiro. Cunha tem sido só um instrumento temporário.

    Vai ficar batendo em Cunha e acreditando que vai barrar o relógio?

    Ó céus, ó terra, ó mar…

    1. Falou o eleitor do Aécio, as pesquisas mostram que o povo não quer impeachment, isto é coisa da oposição.

    2. Alisson, se você estivesse sendo enganado, eu teria pena. Como não está, o que tenho é nojo.

      1. Olhe-se no espelho e relembre quantos corruptos você enaltece como heróis da pátria em seu blog.

        1. Alisson Souza, menos, menos, como voce e baixo, que pequenez,nao adianta espernear e pisar nas calcinhas, olhe-se voce no espelho, nao reconhecer os meritos das pessoas e covardia, voce esta em causa perdida, nao somos so nos brasileiros que estamos indignados e o mundo, admita perdedor!

    3. Pois veja! O que vocês, caros coxinhas, se recusam patentemente a admitir, contra tudo o que é óbvio na crise política fabricada ao longo de todo o ano passado, é o seguinte: a oposição jurídico-midiática se valeu de expedientes sujos e criminosos para derrubar a Dilma e o Lula, e nada disso tem a ver com qualquer ato de corrupção que porventura possa ser, objetivamente, imputado aos dois. Vamos lá, largue essa desonestidade intelectual e admita o que todo mundo já sabe: a queda da Dilma é a ascensão de poderes mais corruptos do que você acredita ser o PT. Seus correligionários na Paulista já se voltaram contra os principais oportunistas por trás do gorpe: Alckmin, Serra, FHC e Aécio. Contra Cunha, suspeito que há a mesma ojeriza. A diferença é que, na visão curta que vocês defendem com unhas e dentes, reivindicação nenhuma se vê contra os atalhos tomados pelo Judiciário na luta política (ou contra o fato de que o judiciário está participando da luta política, uma aberração típica às repúblicas de bananas), ou contra aqueles velhos corruptos de sempre, que já estávam na ativa muito antes de o PT ser governo. Por isso, vocês nada mais são que torcedores da turminha do Eduardo Cunha 5 milhões e do Aécio Neves hexadelatado, por mais que no seu espernear voltem seus cuspes contra aqueles que ajudam a empoderar. E, anos à frente na nossa história, serão como os fantasmas da ditadura. Os hipócritas continuarão que seu golpe era necessário, enquanto as pessoas com consciência e paixão pelo país os execrarão.

        1. A única coisa que lhe ocorre fazer é pinçar e descontextualizar uma única ponderação dos meus argumentos? Ora, depois não reclame quando aqui no blog chamem você e seus outros correligionários que vêm aqui encher o saco de ser trolls incapazes de sustentar uma argumentação plausível.

  7. O PSDB cometerá erro histórico se votar pelo afastamento de Dilma. Assim como foi erro histórico votar a favor da pauta bomba do Cunha. Atitude da qual muitos PSDBistas hoje se envergonham. Nunca mais esses fatos se desligarão da sigla. Por que fazem assim? Por que quem manda são uns velhos que daqui a 4 anos já estarão vencidos. É agora ou nunca. Não há gente nova no partido.

  8. Caro Fernando
    Esse morto vivo, representa o que setores da classe média, que é o escarro da casa grande.
    Enquanto ele for contra o PT, será adorado por eles.
    Não interessa o grau de bandidagem, afinal ele é contra o PT, afinal ele é contra o povo.
    Cunha é o novo cordeiro de deus.
    Do deus capital, na sua perversidade total.
    Saudações

  9. Bingo !
    Cunha viceja no submundo da política e como tal é usado. Claro tambem sua reconhecida capacidade de manobrar em benefício próprio com o lodo em que vive.
    Os hoje usuários que se acautelem.
    Vamos ver – se é que há dúvidas – o que o “grupo de Curitiba” fará com os inquéritos da mulher e filha. Aposto que ficarão em “prisão domiciliar” como é dado aos do “nosso lado”.
    Como no caso da Andrade Gutierrez os procuradores só perguntam sobre Lula e Dilma no quesito corrupção. A Globo só espera que achem um alfinete para fazer virar uma torre Eiffel. Se não acharem promovem pó em torre mesmo.

    1. Submundo? Quando o submundo toma conta da cadeira do chefe constitucional de uma instituição da República, os papéis se invertem. Banidos são, para o submundo escuro de becos aqueles que não se vendem ao sistema. Forçados são a falar aos sussurros e pelas costas dos famintos pelo poder, aqueles que não se curvam e que anseiam pela liberdade que nos vem sendo negada pelos nossos próprios governantes desde que D. João VI pôs os pés nessa terra. Já vemos isso acontecendo às claras. Painéis golpistas incitando a turba contra aqueles que pensam diferente, seja na questão do impítima, seja na orientação política… Convocações de hordas hidrófobas para ameaçar juízes que não se curvam… Cassação da manifestação do livre pensamento em universidades… O fascismo já mostra suas caras nas intituições – que se sabia ser loteada por tiranetes que se pensam ungidos da liderança por uma falsa meritocracia – mas agora abertamente.

      1. Verdade. Perillo e Beto Richa e Alckmin.

        Nenhum outro tirano em outro partido, ainda. Não se sabe quando…

        1. E Moro, os procuradores fanfarrões, o Janó, os policiais golpistas, os PMs assassinos e todos aqueles que são parte do Estado mas não são eleitos. Contra gente como Richa e Alckmin, o remédio é voto e manifestação. Mas que defesa temos contra os tiranos concursados?!

  10. Os golpistas que agora se servem deste “ente das trevas”, pensam que após tirar a Dilma, tomarão o poder. Coitados, estarão na mão deste criminoso e terão que se sujeitar a seus caprichos. É, o castigo vem a cavalo.

  11. A presidente falando, em cadeia de Rádio e TV, em horário nobre, é assim que comunica-se, estabelece-se o contraditório à reflexão e não trumbica-se, com a nação.
    Ás ruas, é lá que o povo derrota o golpe.
    Daqui pra frente vamos ocupa-las todos os dias, como hoje serão ocupadas em São Paulo (Praça do Patriarca 17hs) e no Rio, para denunciar o descalabro e o escárnio representado por Cunha, atropelando tudo com seu caminhão do impeachment paraguaio patrocinado pela globo e pela “justiça” e mostrar que o Brasil não será governado por facínoras de quinta, incrustrados na maquina pública, conspirando contra a Democracia, porque não deixaremos.
    Que o governo tire a bunda da cadeira do bom mocismo e do mundo das normas interpretativas, tão a gosto de bandidos de toga, nesse baile da dona Aurora em plena Gafieira rala-buxo “Cunha Mendes”, e mostre a que veio, comandando a reação, senão vai ser também atropelado, não pelo caminhão do cunha, mas pela revolta de brasileiros de saco cheio com o esculacho em que os golpistas estão a transformar a “mídia”, a “justiça” e o Brasil.

    1. * Complementando: Em São Paulo e Rio, hoje, blocos de carnaval ocupando e dançando nas ruas em defesa da Democracia.

  12. Rodrigo janot é o procurador que está inaugurando a republica da sacanagem no Brasil, já está mais do que provado, que as delações não passam de um balcão de negócios com perguntas previamente dirigidas e que só servem para aumentar e alimentar ainda mais a roubalheira no Brasil, se quiserem acabar com a roubalheira no Brasil, cadeia no Janot, no FHC, cadeia no cunha, cadeia no sr, Gilmar, cadeia no sr. Alckmim, o rei do merendão.

  13. Cunha, o impune meliante no comando de parar o governo Dilma/PT a qualquer custo, é apenas um deles. Por detrás dessa turma, de passados duvidosos, por certo que deve ter muitos dólares financiando essa gigantesca campanha “primavera brasileira” visando desmontar a economia do Brasil com os ininterruptos mentirosos factoides divulgados pela grande mídia “livre” visando derrubar o ânimo do povo, dos empresários e dos investidores, internos e externos. Pela participação do PSDB junto com outros entreguistas conhecidos, tudo indica que está a caminho uma gigantesca privatização, iniciando pela Petrobras e as riquíssimas jazidas de petróleo existentes Pré Sal. Junto, deverão ser também privatizados, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Eletrobras, CEDAE, SABESP, e outras joias do Brasil. Pela dimensão do desemprego e falências bem à vista, a guerra civil será inevitável!

  14. Estou inconformado. O Collor caiu porque supostamente não dividia o butim. A Dilma deve cair porque não rouba e não deixa roubar. Trocou a diretoria de Furnas, sabidamente o maior propinoduto do país que abastecia Aécio, Cunha et caterva. Estamos a um passo de Honduras e Paraguai. Nojo!

  15. Cunha representa nesse momento a alma da justiça brasileira. Se ele está caindo de podre, imagina a justiça…

  16. … Mais uma cópia fiel cabal
    da lástima que marca todo o Poder Judiciário nacional…

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    JOAQUIIM BARBOSA SE NEGA A MOSTRAR COMPROVANTE DE APÊ

    Embora diga que transferiu os recursos de sua conta no Banco do Brasil, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa não respondeu a solicitações do 247 para enviar um extrato bancário que comprovasse que o dinheiro da compra do apartamento de luxo que ele tem em Miami, nos Estados Unidos, efetivamente foi transferido por ele para a empresa responsável pela transação, conforme informou o ex-ministro pelo Twitter nesta semana; ele respondia a uma reportagem publicada pelo jornal americano Miami Herald, que sugeriu que JB possa ter ganho o imóvel, uma vez que não há registro de pagamento de imposto

    8 DE ABRIL DE 2016 ÀS 09:26

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/224095/JB-se-nega-a-mostrar-comprovante-de-ap%C3%AA.htm

  17. Os homens “probos” das instituições não passam de kstsguiris. E não se importam. Tudo por dinheiro.

    No andar logo abaixo, o da politica,
    Carlao Sampaio sumiu. Alvaro Dias continua falando abobrinhas., Aécio espera atrás da moita pra catar um pedaço da carniça. O velho gagá envergonhando os pares, se alguem dos pares ainda tem alguma vergonha.
    O corretor baba pelas acoes das estatais.
    O vampiro aguarda ansioso.

    Não sobram honestos entre ” bons moços ” das TVs, melhores são os que viraram a casaca rapidinho. Preferiram não morrer traidores do povo, apenas vendedores de seus serviços ao melhor preço.

    Os fundadores do Cansei, que virou Revoltados, Midiotas, Aproveitadores, etc, espiam pela cortina e dão risinhos de prazer.

    O dicionário já não dá conta dos adjetivos necessários para descrever as trevas.

  18. Tristes horas
    intermináveis dias
    dia após dia
    hora a hora
    a besta fascista mostra os contundentes

    Arde a fogueira
    da insanidade
    a aurora turva-se
    perplexa
    face ao nada

    Nada se faz
    nada se cumpre
    tudo se deforma…

    Estranha é a sensação
    de estar sozinho (ou quase..)
    enquanto a nau dos insensatos avança sobranceira…
    rasga o tecido da paz com sua cunha lépida
    e fagueira

    Mais acima, os órgãos “de Estado”
    de quem outrora muito se esperava
    hoje não escondem a vilania
    o cinismo
    a covardia…

    Pobre povo brasileiro!
    Valha-nos Deus!
    Afasta de nós este caos!

    Rid/2016

  19. Sim. Os órgãos de estado estão com câncer.

    Os abutres espumam e salivam esperando para vender as acoes da Petrobras. Muitas, para si mesmos, como aconteceu na privataria.

    Os “empreendedores” ladrões do estado, já fazem discurso sobre cassar os direitos trabalhistas remanescentes. Nojo. Nojo. Nojo.

  20. Caro Fernando Brito, é sério: já passou da hora de banir a participação desses trolls pagos por todos-sabemos-quem como o tal Alisson e outros delinquentes da mesma espécie.
    Não agregam nada, apenas semeiam a discórdia e a desinformação, ao mesmo tempo em que já deram várias provas de que têm MUITO tempo livre (que pra mim, é tempo remunerado por todos-sabemos-quem).
    Uma coisa é ser plural e permitir o contraponto, outra coisa é deixar um espaço como este ser usurpado por vendidos como estes imbecis.

  21. Li uma matéria no Jornal do Brasil que o ministro Gilmar Mendes mandou arquivar uma decisão do então Presidente do STF Joaquim Barbosa, na qual mandava investigar crimes financeiros praticados por: Eduardo Cunha, Alvaro Dias e outros figurões e ex-figurões da politica brasileira.Sinceramente, um ministro do STF com uma biografia dessa é de deixar magistrados de Suprema Corte aí fora, se perguntando: esse Brasil é mesmo uma republica constitucionada num estado democrático de direito?..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *