Quando você estiver lendo este texto, já terá passado de meio milhão de assinaturas o manifesto do escritor Alberto Perez Esquivel que propõe a outorga do Prêmio Nobel da Paz ao ex-presidente Lula.
Quando escrevo, faltam apenas 60 nomes, um deles talvez o seu.
Seriam vários milhões, se os pobres e miseráveis deste país tomassem conhecimento e tivessem acesso ao texto.
Embora a indicação seja pelo que Lula fez por eles e por este país, agora o texto é um apelo pela sua libertação e para que não se confirmem os versos de Cecília Meirelles no seu Romanceiro da Inconfidência:”Quem não presta fica vivo /Quem é bom, mandam matar…”
Num país que condecora milicianos, honra a quem combateu o crime histórico de fazer do povão a vítima eterna da injustiça.
View Comments (20)
Meu nome já está lá desde a primeira semana. Infelizmente a divulgação foi mínima ou quase nenhuma. Até 200 mil assinaturas foi rapidíssimo, poucos dias, depois se arrastou por meses. É uma pena que não haja 5, 10, 50 MILHÕES de nomes, ainda assim seria pouco pelo que Lula representa.
O apoio na capa do jornal francês L'Humanité ao Nobel da Paz para Lula deve alavancar assinaturas.
Espero que a imprensa e os líderes mundiais progressistas sigam o exemplo e divulguem com destaque a indicação.
Vai ser bom para todos os povos do mundo.
Nos meios progressistas, talvez.
Mas, na grande imprensa global, como um todo, o caso Lula foi (e quando é) retratado como uma condenação “comum” sobre corrupção política.
À exceção da DW e mesmo do NYT, salvo engano, que deram espaço ao contraditório (juristas que questionaram a sentença).
Isso se deve, em especial, ao fato de que não somos um país de grande protagonismo no cenário de decisões geopolíticas.
Se a grande mídia divulgasse o abaixo assinado, teríamos 50 milhões de assinaturas.
Lula, meu eterno presidente! E, se Deus quiser, será agraciado com o Prêmio Nobel da Paz de 2019!!!
Como faço para assinar?
É só acessar o link e assinar: https://www.change.org/p/premio-nobel-de-la-paz-para-lula-da-silva-pr%C3%AAmio-nobel-da-paz-a-lula-da-silva-nobel-peace-prize-to-lula-da-silva-friedensnobelpreis-an-lula-da-silva-premio-nobel-per-la-pace-a-lula-da-silva
Deviam fazer algo mais simples. Eu não consegui assinar. Imagino qua toda milhões vao na pagipá e não conseguem tbem.
LULA LIVRE!
Assinei faz tempo e assinaria de novo de ohos fechados.
Meu nome também está lá, há tempos. Mas, caríssimos compatriotas e passageiros dessa nave sem rumo, tripulada por facínoras e comandada por um debilóide, vejam a história do prêmio Nobel concedido aos promotores da Paz, alguns nem tão pacíficos. Foi dado a Theodore Roosevelt, mais conhecido por massacrar índios, mexicanos e cubanos. Foi dado a Woodrow Wilson, presidente e comandante-em-chefe dos USA durante a primeira grande guerra quem foi premiado por fundar a Liga das Nações, precursora da ONU. Também, foi concedido a Henry Kissinger, cúmplice confesso do assassinato de milhões por coordenar do lado norte-americano o acordo de paz de Paris. Na ocasião compartilhou o prêmio com seu contraparte vietnamita Le Duc Tho quem, ao que parece, tinha vergonha na cara e recusou o prêmio em função da guerra do Vietnam. Por fim, foi dado a Barack Obama e ninguém sabe bem o por quê, nem o próprio.
Todavia, entretanto e contudo foi recusado, inclusive postumamente, a Mahatma Gandhi e somente foi concedido a Nelson Mandela após este tornar-se uma unanimidade mundial como símbolo da luta contra a opressão e pelo direito das pessoas de serem tratadas iguais.
Olhando para a história não vejo um único caso em que o prêmio foi concedido a alguém em meio à luta contra o arbítrio e cujo reconhecimento pelo comitê do Nobel fosse ao tempo um reconhecimento de seu valor como promotor da paz, o reconhecimento do mérito de sua luta. Nenhum, naquela lista, fez muito mais para promover a paz entre as pessoas do que Lula e nenhum mereceria tanto estar ali citado. Fato. Mas, crer que seja o apontado para o Nobel da Paz é ilusão.
Você tem em parte razão, BB. É fato que a politicanalhice impera na distribuição desse prêmio. Não impede,no entanto, a oportunidade política da indicação de Lula neste momento, nem o peso mundial das personalidades que o estão apoiando.
Doris, reconheço a importância do fato e do apoio à causa justa de reconhecimento e defesa do Presidente Lula. Isso, entretanto, não permite-me nutrir falsas esperanças.
#LULALIVRE