Marina quase foi o tudo. E pode virar o nada.

adeus

É muito curioso o que ocorre quando a política, em lugar de se dar como emanação de um processo social, passa a viver à base de jogadas, truques de esperteza e arranjos de marketing.

Não que eles não possam ser bem sucedidos, como foram, por exemplo, na eleição de Fernando Collor, em 89, quando se tratava, antes e acima de tudo, de não permitir a eleição de um favorito de esquerda, primeiro Leonel Brizola e, a seguir, Luís Inácio Lula da Silva, separados por ínfimo meio por cento no primeiro turno.

Antes que digam que estou comparando Marina Silva a Collor, digo que não vejo a menor semelhança entre ambos, exceto a arrogância.

Interessa-me é o que se une em torno e o que, depois do seu desmanche, o que resta nas forças políticas que representam como “salvadores da pátria” que se proclamam fora da política.

E o que pode, surpreendentemente, fazer com que parte da direita brasileira, diante da inviabilidade de uma vitória de Marina Silva, prefira que a eleição se encerre no primeiro turno, o que é menos improvável do que muita gente pensa.

Vejam: o crescimento de Marina Silva veio, essencialmente, de três vertentes.

A primeira, a não-política, espécie de hipocrisia alimentada pela mídia e seu falso moralismo nas classes médias urbanas. É algo que não tem voto, mas tem “estampa”. É um espaço eleitoralmente minúsculo, mas barulhento, onde se aninham “udenistas de esquerda”, de direita e psolistas em geral, abrigados antes no PT “pré-poder”.

A segunda, deformação politiqueira de confissões evangélicas que pretendem se comportar, espalhadas pelos partidos, como um partido político e uma ferramenta de poder.

E, por último, a mais importante: a falta de um candidato da direita orgânica, tradicional, que, diante da rejeição  e repetidas derrotas de seu general José Serra e da inutilidade pomposa do Marechal Fernando Henrique, teve de adotar um candidato pífio, sem luz própria e cuja carreira foi o arranjo de um “filhinho do vovô”.

A fatalidade da queda do avião de Eduardo Campos reciclou Marina Silva e a transformou na “grande esperança verde” para dar fim ao ciclo trabalhista-desenvolvimentista que começou com Lula ( e, ainda assim, depois que ele percebeu que a direita não o aceitaria como solução intermediária a um regime  entreguista e excludente, porque a direita brasileira não aceita – e nunca aceitou – qualquer regime que não fosse o da espoliação selvagem deste país).

Marina tinha o “physique du rôle” para isso: de origem pobre, aparência frágil, evangélica e de personalidade arrogante, em tudo servia para apresentar-se como capaz de capturar os votos da pobreza, o que de fato fez em certa classe média baixa, em parte e durante algum tempo.

Além disso, caprichou em sua conversão à uma imagem de “selvagem domesticada”, cuidando de exibir suas companhias “confiáveis” –  a senhora do Itaú e os economistas neoliberais – como penhor de sua docilidade ao stablishment.

Marina, porém, esbarrou em alguns limites.

O primeiro, a fantástica lucidez do povo mais pobre deste país que, embora vivendo os maiores sacrifícios e carências, soube, quase que instintivamente, proteger suas conquistas.

O segundo, também um instinto de sobrevivência, este de Dilma Rousseff, que abandonou a despolitização que marcou seu governo e assumiu, de frente e sem covardias, o combate político, inclusive e sobretudo no horário político.

O terceiro – e este foi fatal a Marina –  o tempo de exposição de suas próprias fraquezas. A necessidade de atender a tantos senhores quanto os que necessitada em seu inorgânico ajuntamento – de Malafaia a Setúbal, de tudo um pouco – foi-lhe expondo as contradições, as companhias e, sobretudo, a inevitabilidade de um governo de concessão aos ricos e arrocho aos pobres.

Agora, chegamos a um possível – para mim, provável – paradoxo.

A direita paulista – e direita paulista é um pleonasmo e uma definição – prefere agora a morte rápida, com uma decisão de primeiro turno.

A vitória de Alckmin já na primeira rodada parece assegurada e o mesmo ocorre com algo que irá definir seu futuro nos próximos anos: a eleição de José Serra para o Senado.

Este é o eixo de poder real que irá se agrupar na oposição a Dilma, com Aécio reduzido a expectativas no máximo estaduais e Marina Silva, enfim descartada do cenário político, como bananeira que já deu – e na segunda vez não o pôde dar – cacho.

Não estou dizendo que a eleição se encerrará no primeiro turno, até porque os movimentos eleitorais tem um quê de insondável.

Estou registrando, agora com mais clareza, aquilo que já vinha afirmando desde o dia 3: “se a direita convencer-se que Marina não será o seu “cavalo” nesta disputa presidencial, poderá “sacrificá-la” antes da hora. E juntar os cacos do PSDB.”

Para que levar Marina a um segundo turno e deixá-la como “player” em 2018?

A política, não me canso de repetir a frase do velho Brizola, ama a traição, mas logo acaba por abominar o traidor.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

52 respostas

  1. Me assusta esta tendência do povo brasileiro de votar em um presidente com o lado emocional ao invés de usar a racionalidade. Se o avião de Eduardo Campos tivesse caído hoje, Marina ganharia a eleição. Pensem nisso…

    1. Emoção + PIG = efeito manada.

      Me parece normal. É da sociedade.
      Isso pode acontecer em qualquer sociedade do planeta.

      Não se trata de algo típico do brasileiro!

      Pense nisso, Manoel!!!

    2. Mas os evangélicos malafaios entenderão que a providência não quis que o avião caísse hoje.

      1. Precisamos entender que “Deus” segundo dizem os que o conhecem…ainda não tive esta honra…também tem duas mãos, ou seja, a ESQUERDA e a DIREITA. Vai ver que o “cara” -segundo a Ismigol Brasuca- com a DIREITA derrubou o Cesna-Cia do Dudu e liberou a Ismigol Brasuca, para incendiar como o Diabo as eleições, que estavam muito mornas. Depois o “cara” raciocinou melhor…e para não colocar em risco as conquistas do povão que é fiel, decidiu usar a MÃO ESQUERDA e ERGUER A DILMA para a VITÓRIA!!!
        Segundo dizem…o CARA É BRASILEIRO!!! Quem duvidada?

  2. São Paulo= Direita:São Paulo=Serra. O que é o paulista? É um americano médio que, por azar, nasceu no Brasil? O que é São Paulo? Tudo,francês, italiano, português, espanhol, árabe,judeu, protestante,socialight antisocialista, educador fashion e colunista internacional social, tudo, menos brasileiro? Acho que vou mesmo pelo popular, no momento São Paulo é o estado da água quando se evapora. Parabéns ao nobre povo paulista, especialmente, os dos Jardins e à sua gloriosa mídia reacionária. Com grandes exceções, claro, meu povo paulista, dos que vieram de várias partes desse país e ali fincaram raízes. Nobres e em grande número, para alívio nosso.

    1. Não colocaria a culpa no paulistano, mas no paulista. O paulistano, um pouco mais cosmopolita, já colocou na prefeitura Marta Suplicy, Erundina, Haddad.. O paulista jamais teria colocado.

      Mas como paulistano assumo o fracasso de nossa sociedade paulista.

  3. Se em 1989 houvesse Internet, Collor não ganharia a eleição…
    O que eu escrevo aqui é lido imediatamente por milhares de pessoas. Ganhei um poder que nunca pensava que existisse. Todos estão mais informados e podem formar opinião. A verdade aparece rapidamente dissolvendo as mentiras das manchetes.
    A velha imprensa não tem mais o monopólio da informação.

    1. Concordo totalmente, naquela época não tinha internet e a audiência do JN era mais de 50%. Eu mesmo era assinante da Folha. Isso nunca mais vai se repetir. Se eu fosse a Dilma eu investia 75% do pré -sal e 25 em banda larga gratuita para todo o país.

    2. Infelizmente eu concordo parcialmente com você.
      Tenho tentado informar as pessoas , mas elas se recusam a acreditar.
      O ser humano é muito complexo, como diz o Manoel Vieira acima, muita gente age emocionalmente.Eu percebo isso na minha família, e com as pessoas que convivo.Tem opinião, e sentam nela como se fosse uma verdade absoluta.Existe muita gente teimosa, intransigente, reacionária, que não sabe ouvir e refletir.Mas é claro que a internet como ferramenta diminui a desinformação, mas só para os que buscam a verdade dos fatos.

      1. Mauro, deparo-me neste caso também. Mas precisamos ter paciência, podemos ganhar estes votos até a última hora, não podemos desistir e muito menos brigar, pois fecha-se o diálogo né ?!
        É difícil, mas tentemos com insights, são renitentes com suas verdades midiáticas, são reptilianos e com eles temos que ter tato, bloqueá-los.

    1. Que coisa, não? Pra quem assistiu na íntegra e assiste isso….quanta diferença!!!!
      Cid prestando serviço à democracia!
      Mande meu abraço ao Alves e outro pra vc, companheiro!

  4. Bem notado, Fernando. A pleonástica direita paulista está em desencanto e percebe que só lhe resta juntar os cacos do PSDB. Sob este aspecto, dar mais fôlego a Marina é contraproducente pois a vida continua e em 2018 eles não querem uma Marina forte. Pode ser que os tucanos tenham em 2018 uma batalha pior do que esta, em que contracene o próprio Lula…
    Hoje de manhã espionei o blog do Reinaldo Azedo e li todos os comentários dos paulistas desencantados. Ficou clara a disposião dos reinaldettes, em abandonar Marina imediatamente. Isto parece apenas o início de um movimento da parte tucana de Marina.
    Esperemos atentos para ver se a senha de abandono é deflagrada pelos gurus tucanos durante esta semana. O “toque de recolher” deve ser acionado através do PIG e dos blogs cheirosos.

  5. Quero ver serra apanhar todo o dia no Senado.
    Vai Juntar Alvaro Dias e Serra..
    Que pobreza politica será este Senado…
    Por isto voto no PT e no PCdoB..

  6. Enquanto em Pernambuco o candidato da coligação do PT, Armando Monteiro já entregou os pontos, você não ver um militante pago dele pela rua. Só está atrapalhando a Presidenta Dilma em Pernambuco.

  7. Talvez os Franceses estão preocupados com o acordo Brasil- França para construção do submarino nuclear e a França deve exportar para o Brasil Now how e equipamentos e engenheiros. Marina sendo evangélica talvez não concorde com a construção de um submarino nuclear que é um aparato de guerra.

  8. se desistirem de um segundo turno, é porque tão arquitetando um tapetão… é preciso cuidado com essa turma. mas calma eu, um passo por vez!!

  9. Eu concordo em parte com as críticas a São Paulo, concordo totalmente que existe essa direita enlouquecida, que a mídia blinda o PSDB etc., isso é inquestionável, mas acho que faltou também uma estratégia mais elaborada para São Paulo. Há quanto tempo o PT conhece São Paulo? O que fez o Lula Na eleição para a prefeitura? Sacou que não adiantava colocar os mesmos de sempre, colocou o Haddad, ganhou. Eu vi o programa do Padilha no papel, ótimo, mas não vi uma ênfase que seria necessária para diferenciá-lo do Alckmin no horário eleitoral, por exemplo, o Skaff fez isso, falou que São Paulo merece mais, por exemplo. O que fizeram Alemanha e Holanda quando vieram jogar no Brasil? Enquanto a maioria dos europeus ficaram reclamando, eles se prepararam para o calor. Estou passando um tempo na casa da minha mãe. Há na rua principal a maioria das bandeiras dos adversários do PT, uma apenas do PT, aqui o PSDB fez um convênio com as igrejas evangélicas, já que elas fazem um trabalho social, de trazer o bom prato. Ou seja, o PSDB fez um trabalho de longo prazo, cadê a presença visível do PT aqui? É preciso também pensar em outras estratégias, a propaganda eleitoral da Dilma está maravilhosa, primorosa, mas e a do Padilha? Apagada.

  10. Creio que acaba no primeiro turno .

    A crise econômica mundial aos poucos vai se extinguindo . Dilma, vai nadar em águas tranquilas . Não será fácil para os tucanos em 2018 . Com Lula ou sem ele .

  11. Caro antonio quem sabe usar os submarinos nucleares para transportar os funcionarios das plataformas do pre-sal e tambem guarnecer a costa braileira???(as vezes ate eu mesmo tenho que concordar com minha demencia,hehehe).

  12. Se os paulistas elegerem o picolé de chuchu, e mais o tal de cerra, a província, que um dia se achou locomotiva, vai virar a poita do Brasil. Aí é só cortar o cabo e deixar afundar.

  13. Qual a semelhança entre Serra e Marina? – Os dois não sabem aritmética; principalmente, a operação divisão. Quem assistiu a entrevista de Marina no Bom dia Brasil vai constatar. Chico Pinheiro, no final, diz para a candidata:
    Chico Pinheiro: Candidata Marina Silva, muito obrigado pela sua participação aqui no Bom Dia Brasil. A senhora que tem dois minutos, teve 30 minutos aqui para expor mais as suas ideias. Agradeço muito a sua presença.
    Marina Silva: Olha, pensando assim, isso dá quantos programas de televisão meus, Chico?
    Ana Paula Araújo: Quinze.
    Marina Silva: Tomara que eu tenha me saído bem.
    Serra, dando aula de porcentagem em uma escola pública de São Paulo, encontrou o quociente 48 para a operação: 170:37 (ver no youtube). Talvez, por isso ela disse que irá escolher os melhores para governar junto com ela, se presidente fosse.
    Marina pode ter sido alfabetizada, como ela afirma, aos 16 anos, porém,até hoje não foi aritmetizada.

  14. Não acredito nisto. Ainda é muito cedo e são capazes de tudo. O que a Marina foi fazer agora nos EUA? Calma com o andor.

  15. Fernando,

    Antes de enfraquecer Marina como “player” para 2018, é muito mais estratégico para a direita não fortalecer Dilma, o que se daria com sua eleição em primeiro turno. Até porque não é muito difícil à direita enfraquecer Marina a qualquer tempo, e, por outro lado, como ela já se agasalhou, sem retorno, no colo da direita, continuaria sendo um ótimo investimento para a direita em 2018, ainda mais amarradinha do que hoje.

    Com um segundo mandato de Dilma iniciando em 6 de outubro, cuja grande força já se faria sentir, de imediato, na eleição de diversos governadores alinhados no segundo turno, seria a direita que se enfraqueceria ainda mais.

    Neste caso Dilma não precisaria realizar novos acordos de segundo turno, com novos compromissos restritivos, e estaria muito fortalecida no encaminhamento de propostas ao Congresso, já a partir de 6 outubro.

    Pelo contrário, muitos candidatos de centro-direita a governos estaduais é que teriam de fazer acordos com Dilma para terem seu apoio no segundo turno.

    Não se espere, portanto, a eleição imediata de Dilma, no primeiro turno, com um apoio adicional direto, ou corpo mole, da direita.

    Pelo contrário, o que a campanha de Dilma deve procurar, para alcançar este objetivo, é aumentar o apoio de vastos setores da população, dos novos integrantes da classe trabalhadora à juventude. Comprometendo-se formalmente com seus anseios, demonstrando que a eleição em primeiro turno significa fortalecer a chance de serem realizados, e chamando-os todos para participar diretamente na luta por tais objetivos.

    1. Perfeito raciocínio. Mas sobre o último parágrafo, numa tentativa de ganhar no primeiro turno, será muito difícil. Lembrem-se que no meio do caminho tem uma greve dos bancários que começa na terça, nas vésperas do pagamento aos aposentados. E como o sindicato adotou já a um certo tempo a “mesa única”, mas quem só faz greve de fato são os funcionários dos bancos públicos, precisa esperar como a população vai receber este transtorno, e como será explorado pela mídia. É preciso deixar claro que a categoria esperou até o último dia possível, dia 30, mas não poderia esperar mais, pois o mês do dissídio é setembro. E as negociações não avançaram, como em todos os anos. Parece que os banqueiros fazem de propósito, sem a mínima necessidade, pois no fim as coisas se acertam por uma pequena diferença. Uma jogada da Dilma poderia ser acenar para a categoria, e com isto fazer que os funcionários do BB e da Caixa saíssem com adesivos de Dilma na campanha. Desta forma jogaria a população ainda mais contra os bancos privados, que no fim é quem atravanca a “mesa única”.

  16. Nossa fadinha querida! Volte pras florestas pra defender os seringueiros! Brasília é pra quem conhece. O Tiririca, por exemplo: mostrou a Brasília dele ao vivo no programa eleitoral!

  17. Primeiro: Quem já fez alguma coisa boa para o povo não precisa de criar factoides, mentiras, golpes baixos contra os adversários, basta mostrar com fatos concretos o que fez e isto, Lula e Dilma tem de sobra para mostrar no horário politico e nos debates. Segundo: Não adiante mentir e distorcer os fatos se fazendo de perfeito e desqualificar os adversários como está fazendo o Aécio. Quando ele criticou a Dilma por não ter cumprido totalmente o projeto de 6.000 creches e fez a falsa promessa de construir 6.000 creches, eu pesquisei na internet sobre as creches que ele havia feito nos seus 8 anos de governo. Resultado Zero! Terceiro: Marina, iludida pelos falsos elogios da mídia, se encheu de vaidade, das vaidade e se apresentou como a melhor, a única capaz de salvar o Brasil e a primeira coisa que fez foi trair os seus aliados antigos e velhos eleitores. Só tem um adjetivo para ela e eu falo isto com tristeza, pois gostaria muito de ter de volta a velha Marina que conheci dos tempos de senadora. Esta Marina de agora é uma farsa, votar nela é entregar o Brasil novamente nos braços dos continuadores e saudosistas do regime militar.

  18. Brito, sempre com textos brilhantes ! Mas este post foi simplesmente fenomenal, maravilhoso.
    Penso como você, não haverá interesse em Marina como player em 2018, mas isso eles podem conseguir depois, somente explorando as futilidades e fragilidades dela post segundo turno.
    Ela não passa de uma idiota arrogante e a direita cerebrina sabe disso muito bem.
    Vamos ver, continuemos trabalhando, quem sabe venhamos a comemorar ainda na noite do dia 05.10 nossa vitória que será a vitória do povo sofrido desta Nação.

  19. Esquerda-direita-esquerda-direita-esquerda-direita…

    Vejo com muita tristeza as forças de esquerda divididas.
    A direita está sempre unida e pronta para comer todo o bolo sozinha.
    Ela não compartilha nada e esgota todos os recursos do planeta e da população até à exaustão.
    São como gafanhotos e praticam a política de terra arrasada.

    Alguém falou em alternância de poder?!?! Fala sério!
    O PT só está no poder há 12 anos e a direita está há mais de 500 anos!
    Desde que foi descoberto começou o saque no Brasil.

    A direta muda de nome, muda de côrte, de capitania hereditária, muda de partido mas é sempre a mesma direita sanguessuga.
    São como os vampiros de Hollywood, que duram milhares de anos.
    Essa praga até morre porque ninguém vive pra sempre mas deixa herdeiros como ratos de esgoto.

    O sistema deles não morre.
    Alguém aí NÃO assistiu Matrix? Procure assistir.

    Os outros partidos de esquerda que concorrem à Presidência ficam tentando se eleger mas sem sustenção nenhuma e sem qualquer base de apoio.
    Se por um acaso um desses conseguisse subir a rampa do Planalto seria esquartejado pelos lobos da direita.

    O PT levou décadas para consolidar uma base grande e crescer a ponto de ter sustentabilidade política, expressão popular e apoio da sociedade.

    O PSOL nasceu outro dia e já quer comandar o 5.º maior país do mundo em extensão territorial e uma das maiores potências do planeta?
    O PV também?
    O que isso gente? São loucos, bobinhos ou movidos apenas pelo ego?
    São como adolescentes sonhadores que querem no primeiro emprego o cargo de presidente de poderosa multinacional.

    Muitos já foram do PT, saíram e formaram seus partidos cheios de ideais puristas mas nada práticos.
    A realidade é feita de pedra não de sonhos.

    Eles podem, sim, criar seus novos partidos com idéias avançadas de progresso sustentável mas antes têm que criar uma base partidária grande e amadurecida para ter apoio da sociedade.
    Antes da Presidência deviam pensar em formar centenas de vereadores, deputados estaduais e federais e senadores.
    A partir daí ir crescendo como partido consolidado, apresentando propostas, lutando por elas nas câmaras municiais, estaduais e federais.

    Neste momento tão crítico deveriam estar todos unidos para apoiar o PT do Lula, da Dilma, partido que se mostrou muito mais confiável que os outros.
    Desta união sairia algo melhor do que simplesmente a divisão!

    No futuro, depois de ter muitos projetos progressistas aprovados e com ampla penetração nos estados e municípios, aí sim, poderiam lançar seus candidatos apoiados no bom trabalho realizados nos anos anteriores.

    Fora disso, só fazem arrancar votos valiosos do PT e colocar em risco a democracia para dar lugar a uma selvageria neoliberal que está destruindo a Europa e corroendo os Estados Unidos e outros países do mundo.

    Eu JAMAIS votaria num candidato inexperiente e sem expressão das massas, assim como não comeria uma fruta verde e dura.
    Tem que esperar amadurecer!!!

    A Marina tem um projeto apenas PESSOAL.
    Ela tem um ego enorme e se acha muito especial, enviada por Deus e melhor do que os outros mas ela tem apoio dos LOBO$ BANQUEIRO$ (e que apoio!) e gente do tempo do FHC.
    É uma maluca e me causa grande repugnância.
    Se, por acaso, fosse eleita não duraria muito tempo no poder. O vice acabaria com o restante depois.

    O Aécio… bem… …nem precisa falar muito.
    Repugnância é pouco.

    É um pau mandado das “famiglia$” de vampiro$ millenari$ta$ e representante perfeito do neoliberalismo DEVASTADOR e PRIVATISTA.
    Como um novo Collor não duraria muito no poder mas antes de cair entregaria/jogaria todo o patrimônio público na privada.

    Mas…

    …a grande doença, o grande câncer desse país chama-se PMDB.

    Alguém já reparou que eles SEMPRE estão no poder?
    São SEMPRE a principal base de apoio de quem quer que esteja no poder?
    São o maior partido do Brasil e crescerá ainda mais nessas eleições. Ninguém fala dele mas está sempre crescendo, como uma infecção.

    O que o PMDB quer é PODER, PODER, PODER, PODER e nunca parar de PODER.

    Seus velhos e novos caciques se eternizam em todos os cargos públicos do país, em todos os meandros, dos municípios à União.
    SEMPRE estão lá oferecendo seus “serviços”…

    São tão onipresentes que quem for eleito tem que compor com eles e sempre ceder algo (ou muitos “algos”).
    A Luciana Genro e o Eduardo Jorge, tão puristas, vão conseguir apoio do PMDB ou vão cair na segunda semana depois de eleitos?

    A Marina e o Aécio já são do esquema neoliberal, adoradores confessos do deus MERCADO.
    Com eles vai estar tudo dominado!

    O PT teve que compor com o PMDB mas como é um partido muito grande tem banca para negociar em melhores condições.

    Alguém falou em corrupção?!?!

    Nunca houve corrupção no país antes do PT assumir o governo, né mesmo, inocente?
    Fala sério!
    A corrupção é quase genética no ser humano. Ela é o caminho mais fácil num mundo já há muito corrompido.
    Começou lá atrás com os “anjos caídos”…

    A corrupção começa quase dentro das famílias.
    Quem pode atirar a primeira pedra depois de fazer um auto-exame de consciência? Quem???

    Ah, a mídia corporativa e golpista tá mostrando corrupção todo dia na TV e nos seus tablóides? Por quê será, inocente?
    Alôo! Quem são os donos da mídia? Qual a origem de suas incalculáveis e bilionárias fortunas?
    Quem banca-os para que ataquem somente um partido, dia e noite?

    Alguém esqueceu que eles têm também dívidas bilionárias e não pagam ao governo o que devem?
    Será que é por isso também que latem e mordem tanto, noite e dia sem parar, inocente?
    Desligue a televisão correndo!

    Aaaahhhhh, a polícia federal tá denunciando um monte de corruptos depois que o Lula assumiu o seu primeiro mandato?
    Que coisa boa, né?

    Antes a polícia do governos anteriores não pegava ninguém, né mesmo?
    Pôxa, que coisa ruim era antes…
    Quando algo aparecia todos os processos eram ENGAVETADOS. Coisa chata, né inocente!

    O Lula e a Dilma nunca tiveram maioria no Congresso, porisso, enfrentaram tantas dificuldades.
    Para conseguir apoios tiveram que ceder além da conta.
    Em 2013, depois dos “clamores das ruas”, a Dilma tentou fazer a engrenagem andar em projetos que o povo tanto queria.
    Nada andou por falta de maioria ou de quorum.

    Por falar em clamor das ruas, cadê a crise tão propalada pela mídia golpista?
    Cadê o quebra-quebra?
    Cadê os desempregados?!?! Uai, sumiram!

    Dê uma chegadinha na janela e veja a zueira do novo “clamor das ruas”. Nada? Aqui também não! ;o)

    Você viu uma violência grande típica de cidade grande e inchada?
    Sugiro que se candidate a um cargo eletivo e lute pela interiorização e redistribuição das populações, crie projetos para incentivar a migração das grandes populações das metrópoles para fazer crescer as cidades pequenas e diminuir a miséria do interior do país.

    Tanta gente entulhada nas metropolis nao pode dar certo.

    Faça isso e eu voto em você!
    Não fique aí só reclamando.

    Todo mundo tá comprando carro novo, moto nova, casa nova, tá andando de avião, tá na Universidade ou na escola técnica.
    Os supermercados vivem lotados e tome churrasco todo fim de semana!
    O povão tá até mais gordinho, caramba.

    Até a minha vida melhorou.
    Coisa boa, né?

    Ôpa, não é todo mundo? Calma, demora um pouco sair de 500 anos (!!!) de exploração de um país para algo digno que possamos chamar de NAÇÃO.
    Se dividirmos votos demora um pouco mais…

    Então, porque não confio em mais ninguém, e sei muito bem de que lado da trincheira estou, todos os meus votos vão para o Partido dos Trabalhadores nestas eleições.

    E PT saudações!

    Abs,

  20. Esquerda-direita-esquerda-direita…

    Vejo com muita tristeza as forças de esquerda divididas.
    A direita está sempre unida e pronta para comer todo o bolo sozinha.
    Ela não compartilha nada e esgota todos os recursos do planeta e da população até à exaustão.
    São como gafanhotos e praticam a política de terra arrasada.

    Alguém falou em alternância de poder?!?! Fala sério!
    O PT só está no poder há 12 anos e a direita está há mais de 500 anos!
    Desde que foi descoberto começou o saque no Brasil.

    A direta muda de nome, muda de côrte, de capitania hereditária, muda de partido mas é sempre a mesma direita sanguessuga.
    São como os vampiros de Hollywood, que duram milhares de anos.
    Essa praga até morre porque ninguém vive pra sempre mas deixa herdeiros como ratos de esgoto.

    O sistema deles não morre.
    Alguém aí NÃO assistiu Matrix? Procure assistir.

    Os outros partidos de esquerda que concorrem à Presidência ficam tentando se eleger mas sem sustenção nenhuma e sem qualquer base de apoio.
    Se por um acaso um desses conseguisse subir a rampa do Planalto seria esquartejado pelos lobos da direita.

    O PT levou décadas para consolidar uma base grande e crescer a ponto de ter sustentabilidade política, expressão popular e apoio da sociedade.

    O PSOL nasceu outro dia e já quer comandar o 5.º maior país do mundo em extensão territorial e uma das maiores potências do planeta?
    O PV também?
    O que isso gente? São loucos, bobinhos ou movidos apenas pelo ego?
    São como adolescentes sonhadores que querem no primeiro emprego o cargo de presidente de poderosa multinacional.

    Muitos já foram do PT, saíram e formaram seus partidos cheios de ideais puristas mas nada práticos.
    A realidade é feita de pedra não de sonhos.

    Eles podem, sim, criar seus novos partidos com idéias avançadas de progresso sustentável mas antes têm que criar uma base partidária grande e amadurecida para ter apoio da sociedade.
    Antes da Presidência deviam pensar em formar centenas de vereadores, deputados estaduais e federais e senadores.
    A partir daí ir crescendo como partido consolidado, apresentando propostas, lutando por elas nas câmaras municiais, estaduais e federais.

    Neste momento tão crítico deveriam estar todos unidos para apoiar o PT do Lula, da Dilma, partido que se mostrou muito mais confiável que os outros.
    Desta união sairia algo melhor do que simplesmente a divisão!

    No futuro, depois de ter muitos projetos progressistas aprovados e com ampla penetração nos estados e municípios, aí sim, poderiam lançar seus candidatos apoiados no bom trabalho realizados nos anos anteriores.

    Fora disso, só fazem arrancar votos valiosos do PT e colocar em risco a democracia para dar lugar a uma selvageria neoliberal que está destruindo a Europa e corroendo os Estados Unidos e outros países do mundo.

    Eu JAMAIS votaria num candidato inexperiente e sem expressão das massas, assim como não comeria uma fruta verde e dura.
    Tem que esperar amadurecer!!!

    A Marina tem um projeto apenas PESSOAL.
    Ela tem um ego enorme e se acha muito especial, enviada por Deus e melhor do que os outros mas ela tem apoio dos LOBO$ BANQUEIRO$ (e que apoio!) e gente do tempo do FHC.
    É uma maluca e me causa grande repugnância.
    Se, por acaso, fosse eleita não duraria muito tempo no poder. O vice acabaria com o restante depois.

    O Aécio… bem… …nem precisa falar muito.
    Repugnância é pouco.

    É um pau mandado das “famiglia$” de vampiro$ millenari$ta$ e representante perfeito do neoliberalismo DEVASTADOR e PRIVATISTA.
    Como um novo Collor não duraria muito no poder mas antes de cair entregaria/jogaria todo o patrimônio público na privada.

    Mas…

    …a grande doença, o grande câncer desse país chama-se PMDB.

    Alguém já reparou que eles SEMPRE estão no poder?
    São SEMPRE a principal base de apoio de quem quer que esteja no poder?
    São o maior partido do Brasil e crescerá ainda mais nessas eleições. Ninguém fala dele mas está sempre crescendo, como uma infecção.

    O que o PMDB quer é PODER, PODER, PODER, PODER e nunca parar de PODER.

    Seus velhos e novos caciques se eternizam em todos os cargos públicos do país, em todos os meandros, dos municípios à União.
    SEMPRE estão lá oferecendo seus “serviços”…

    São tão onipresentes que quem for eleito tem que compor com eles e sempre ceder algo (ou muitos “algos”).
    A Luciana Genro e o Eduardo Jorge, tão puristas, vão conseguir apoio do PMDB ou vão cair na segunda semana depois de eleitos?

    A Marina e o Aécio já são do esquema neoliberal, adoradores confessos do deus MERCADO.
    Com eles vai estar tudo dominado!

    O PT teve que compor com o PMDB mas como é um partido muito grande tem banca para negociar em melhores condições.

    Alguém falou em corrupção?!?!

    Nunca houve corrupção no país antes do PT assumir o governo, né mesmo, inocente?
    Fala sério!
    A corrupção é quase genética no ser humano. Ela é o caminho mais fácil num mundo já há muito corrompido.
    Começou lá atrás com os “anjos caídos”…

    A corrupção começa quase dentro das famílias.
    Quem pode atirar a primeira pedra depois de fazer um auto-exame de consciência? Quem???

    Ah, a mídia corporativa e golpista tá mostrando corrupção todo dia na TV e nos seus tablóides? Por quê será, inocente?
    Alôo! Quem são os donos da mídia? Qual a origem de suas incalculáveis e bilionárias fortunas?
    Quem banca-os para que ataquem somente um partido, dia e noite?

    Alguém esqueceu que eles têm também dívidas bilionárias e não pagam ao governo o que devem?
    Será que é por isso também que latem e mordem tanto, noite e dia sem parar, inocente?
    Desligue a televisão correndo!

    Aaaahhhhh, a polícia federal tá denunciando um monte de corruptos depois que o Lula assumiu o seu primeiro mandato?
    Que coisa boa, né?

    Antes a polícia do governos anteriores não pegava ninguém, né mesmo?
    Pôxa, que coisa ruim era antes…
    Quando algo aparecia todos os processos eram ENGAVETADOS. Coisa chata, né inocente!

    O Lula e a Dilma nunca tiveram maioria no Congresso, porisso, enfrentaram tantas dificuldades.
    Para conseguir apoios tiveram que ceder além da conta.
    Em 2013, depois dos “clamores das ruas”, a Dilma tentou fazer a engrenagem andar em projetos que o povo tanto queria.
    Nada andou por falta de maioria ou de quorum.

    Por falar em clamor das ruas, cadê a crise tão propalada pela mídia golpista?
    Cadê o quebra-quebra?
    Cadê os desempregados?!?! Uai, sumiram!

    Dê uma chegadinha na janela e veja a zueira do novo “clamor das ruas”. Nada? Aqui também não! ;o)

    Você viu uma violência grande típica de cidade grande e inchada?
    Sugiro que se candidate a um cargo eletivo e lute pela interiorização e redistribuição das populações, crie projetos para incentivar a migração das grandes populações das metrópoles para fazer crescer as cidades pequenas e diminuir a miséria do interior do país.

    Tanta gente entulhada nas metropolis nao pode dar certo.

    Faça isso e eu voto em você!
    Não fique aí só reclamando.

    Todo mundo tá comprando carro novo, moto nova, casa nova, tá andando de avião, tá na Universidade ou na escola técnica.
    Os supermercados vivem lotados e tome churrasco todo fim de semana!
    O povão tá até mais gordinho, caramba.

    Até a minha vida melhorou.
    Coisa boa, né?

    Ôpa, não é todo mundo? Calma, demora um pouco sair de 500 anos (!!!) de exploração de um país para algo digno que possamos chamar de NAÇÃO.
    Se dividirmos votos demora um pouco mais…

    Então, porque não confio em mais ninguém, e sei muito bem de que lado da trincheira estou, todos os meus votos vão para o Partido dos Trabalhadores nestas eleições.

    E PT saudações!

    Abs,

  21. Pois eu refuto a afirmação do Dr.Leonel.Deve te-la feito,num momento de soslaio.Não,não é a política que gosta da traição,e a PARTIDIRIZAÇÃO DA POLÍTICA que adora a traição.A política a abomina.O que adora a traição,é a CANALHA NA POLÍTICA.Não duvido que o Dr.Leonel a tenha dito,longe de mim tal proeza,contudo continuo a refutar.Quem gosta de traição,são os partidos,haja visto quantos traidores produziu.Os partidos são quem amam os traidores,quem os abomina é a POLÍTICA!Quem traiu o Dr.Leonel,foi o PTB,quem o resgatou foi a POLÍTICA!

  22. Aécio, Anastasia e mais uma penca acabou de chegar à minha cidade….
    blé!
    Coronelismo aqui é forte ainda. O Prefeito tá desesperado…E pensar que derrubaram o PT nas eleições passadas..E aqui que vivo…
    Acho que vou lá! hahahahhh!

  23. Sr.Fernando,quero agregar ao meu desaforado comentário,que sempre que falam algo da POLÍTICA,meu primeiro impulso é proteger-me,já que por vaidades minhas,considero a POLÍTICA,MINHA AMANTE INCONDICIONAL!

  24. Deixa vir Serra e Alckmin. E deixa vir o trensalão e a seca. Veremos se não será o fim desses moralistas entreguistas.

  25. A sorte de Marina foi ter pouco tempo de exposição no horário plítico. Caso contrário teria caído muito mais rápido por falta de contúdo.
    Nos resta torcer para que Aécio chegue em segundo e se mantenha vivo para se contrapor ao tucanato paulista
    e acirrar a briga entre eles em 2018. Briga que começa, em caso de vitória no primeiro turno a Presidenta Dilma, já em outubro, com os primeiros movimentos de afastamento de Aécio da presidência do PSDB.

  26. Brito,

    será que a Marina não passou de MARINONETE do PIG, penso com meus botões…………

    O PiG lança ela como BOI DE PIRANHA , na eleição perdida desde sempre para presidencia.

    O PT cai na armadilha e gasta todas as energias para ganhar a eleição Presidencial e não investe contra a jóia da coroa : resgatar São Paulo das asas Tucanas………

    Tem lá a sua lógica…..

  27. A arrogância é um dos maiores males da humanidade, não vou enumerar aqui o que ela pode causar, citarei apenas um exemplo pelo que li e ouvir. Quem não lembra de Hitler? o louco levou o mundo ao cous e morte de milhões, primeiro a sua arrogância levou a isso, e depois a própria arrogância fez ele perder a guerra por não ouvir os comandados, então meu caro, a arrogância de uma pessoa por si só ja diz tudo.

  28. Eu acho que o “player” que os paulistas preparam para 2018 é o Alckmin.
    Mas aí tem um baita problemão pois o “picolé” vai ter que se explicar sobre o DESERTO em que vai se transformar a “terra da garoa”.
    É quase certo que haverá uma CATÁSTROFE ECONÔMICA (comércio, indústria, serviços) e SOCIAL, que vai atingir principalmente a população da baixa renda (desemprego, desabastecimento, condições sanitárias).
    Segundo alguns especialistas, a previsão de recuperação do Sistema Cantareira é de TRÊS(3) a SETE(7) anos – e isso com chuvas normais e abundantes no verão.
    Enquanto isso…. zzzzzzzzzzzzz
    Resumindo, a ELITE paulista vai ter “dar nó em pingo d’água” para convencer o restante do Brasil que eles são os “mais preparados”…

  29. Marina foi um bocado longe, bem mais além do jardim.

    Mas acontece que ela mesma cuidou de se colocar no devido lugar e caminha celeremente para o terceiro lugar. Não se pode dizer que é o lugar merecido, mas fica melhor em terceiro. E quando ela voltar para o Acre ou for convocada para a presidência do Itaú, aí, sim: ela estará no lugar certo.

    Vejam o que diz a pessoa, candidata à Presidência da República:

    “A Minas inconfidente sabe o que quer para sua gente. É preciso inconfidência contra patinar no mesmo lugar, uma inconfidência contra andar para trás. Essa Minas inconfidente tem que se insurgir contra a velha política”

    O que ela fala é ininteligível ou então ela se enrola com fatos históricos de conhecimento de qualquer estudante que faz o ENEM.

    Mesmo sendo diplomada em história, ela desconhece o significado da Inconfidência Mineira e até o significado da própria palavra “inconfidência”.

    No discurso que ela fez em Minas, ela mistura as duas coisas: ignorância do fato histórico e ignorância do significado das palavras que usa.

    E essa mulher se candidata à Presidência da República?

    E o PSB aceita essa criatura como candidata? Não havia coisa melhor nesse partido?

  30. vamos olhar este artigo publicado num blog de economia de esquerda português chamado de ladroes de bicicleta:
    http://ladroesdebicicletas.blogspot.com.br/2014/09/refens-de-um-banco-central-independente.html
    Reféns de um Banco Central “independente”

    No dia 12 de Novembro de 2010, o governador do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet, escreveu uma carta ao governo irlandês. A carta era e continua a ser secreta, mas consta que exigia à Irlanda um pedido de resgate imediato sob pena de suspensão do financiamento do Eurosistema à banca irlandesa. No dia 21 de novembro o governo irlandês solicitou o resgate.

    No dia 5 de Agosto de 2011, Jean-Claude Trichet escreveu mais duas cartas, uma ao primeiro-ministro de Espanha Zapatero, outra ao primeiro-ministro italiano Berlusconi. Ambas foram mantidas secretas durante muito tempo, mas deixaram de o ser para desgosto do BCE.

    Resumo abaixo o conteúdo de ambas as cartas., Mas vale a pena ler os originais. São autênticos programas de governo, escritos num tom impertinente e imperativo do tipo ou cumprem ou… O “ou” está implícito, mas tendo em conta o contexto, é evidente que a ameaça era a suspensão das compras de dívida espanhola e italiana nos mercados secundários por parte do BCE.

    As cartas transportavam um veneno letal. Poucos meses depois de as receberem Zapatero e Berlusconi desapareceram do mundo da política ativa. Na realidade Zapatero já havia decidido entregar o poder ao PP, mesmo antes de receber a carta, quando a 29 de Julho de 2011 convocou eleições antecipadas. Mesmo assim Zapatero, não quis desaparecer de cena sem negociar com o PP a alteração constitucional que consagrou a famosa “regra de ouro” do equilíbrio orçamental. Berlusconi tentou sobreviver e conseguiu prolongar a agonia até 12 de novembro de 2011.

    “No dia 1 de Agosto de 2014, o Conselho do Banco Central Europeu decidiu suspender o estatuto de contraparte do Banco Espírito Santo, SA, com efeitos a partir de 4 de Agosto de 2014, a par da obrigação de este reembolsar integralmente o seu crédito junto do Eurosistema, de cerca de 10 milmilhões de euros, no fecho das operações no dia 4 de agosto.” Isto é o que se passou a saber desde que a ata do Conselho de Administração do Banco de Portugal de dia 3 de Agosto de 2014 foi oportunamente divulgada por um advogado português que a ela soube aceder. Como se pode ler nesta mesma ata, estas decisões do BCE tornavam “insustentável a situação de liquidez” do Banco, isto é, ditavam a sua morte.

    Estes quatro casos ilustram o extraordinário poder do Banco Central Europeu e a extraordinária debilidade de Estados e governos da zona euro, perante esse poder.

    Sabemos que não há soberania sem moeda e capacidade de emissão monetária. Quem manda é quem tem o poder de dizer “não há dinheiro”. Dizem-nos que os países da zona euro “partilham” essa soberania. Mas o que significa “partilha da soberania” monetária? Pelos vistos sujeição a um Banco Central dito “independente” que não responde perante nenhum parlamento e que não hesita em exorbitar do seu mandato para impor programas de governo com um claro viés de direita e, como no caso do BES, decisões políticas que põem em risco milhares de milhões de todos nós.

    Isto é um problema, por ventura o nosso maior problema.

    Carta a Berlusconi (resumo)

    Na conjuntura presente consideramos que as seguintes medidas são essenciais:

    1. a) Liberalização total dos serviços públicos e profissionais, particularmente privatizações em grande escala de serviços municipais; b) Reforma do sistema de contratação coletiva permitindo que os salários e as condições sejam determinados por acordos de empresa; c) Revisão abrangente das regras que regulam a contratação e o despedimento a par do estabelecimento de um sistema de seguro de desemprego e de um conjunto de medidas ativas de emprego capazes de facilitar a realocação de recursos em favor das empresas e setores mais competitivos.

    2. a) Reduzir o défice público previsto para 2011, alcançar um défice de 1% em 2012 e conseguir um orçamento equilibrado em 2013, principalmente através de cortes na despesa. Tornar mais exigentes os critérios de elegibilidade das pensões de velhice; alinhar rapidamente a idade de reforma das mulheres do setor privado à do setor público. Reduzir o custo dos funcionários públicos se necessário reduzindo os salários; b) Introduzir uma clausula automática de redução do défice estabelecendo que quais desvios das metas serão automaticamente compensadas por cortes horizontais em despesas discricionárias

    c) Controlo firme do endividamento das regiões municípios

    3. Grande reforma da administração pública para melhorar a eficiência tornando-a mais amiga dos negócios: uso sistemático de indicadores de desempenho nos sectores da saúde, educação e justiça; abolição de níveis intermédios da administração pública; aproveitamento de economias de escala nos serviços públicos locais.

    Carta a Zapatero (resumo)

    Na conjuntura atual consideramos essencial a execução das seguintes medidas:

    1.a) Reforçar o papel dos acordos no âmbito da empresas com vista a garantir uma real descentralização das negociações salariais; b) Suprimir clausulas de indexação dos salários à inflação; c) Moderação salarial no setor privado em consonância com as reduções significativas dos salários públicos; d) Redução das indemnizações por despedimento e das restrições à renovação de contratos a prazo.

    2.a) Redução do défice estrutural em 2011 para 0,5 do PIB; controlo dos orçamentos regionais e locais; b) Publicação das contas trimestrais de todos os subsectores; c) Aplicação da regra que indexa o aumento da despesa à taxa de crescimento tendencial do PIB a todos os subsetores da administração.

    3. a) Refletir os custos nos preços da energia e reduzir a dependência energética; b) Promover o mercado de arrendamento habitacional; c) Aumentar a competitividade do setor dos serviços abordando especificamente a regulação dos serviços profissionais.

  31. Este artigo do Luciano Martins Costa captou há um mês atrás coisas interessantes.
    Marina tem um problema: se acena para o mercado, desagrada os eleitores; se reafirma seus princípios, espanta o mercado e perde apoio na imprensa.

    A pesquisa Ibope que será divulgada na tarde de terça-feira (26) registra o pico da “onda” Marina. O debate na TV Bandeirantes, que se realiza em seguida, vai refletir esse quadro.

    O problema, para Aécio Neves, será administrar o dano que o crescimento da ex-ministra vai causar em seus indicadores neste primeiro movimento. Para a presidente Dilma Rousseff, trata-se de ficar onde está e esperar o refluxo das águas.

    A campanha pra valer começa exatamente nesse ponto.
    “http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/a_candidata_da_bolsa_de_valores

  32. Fernando,
    Para mim está claro:
    – Dilma logo no primeiro turno.
    – Em SP, segundo turno e com o Padilha.
    Tenho andado por aí e tenho visto isso. As pesquisas em SP são todas fajutas. O Geraldinho da Cantareira não vai levar no primeiro turno e o Padilha, que tentam esconder, vai levando pelas bordas. É só aguardar e conferir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *