Médicos assinam manifesto em favor de Dilma Rousseff

Nos últimos dias, tenho recebido pedidos de diversas categorias de profissionais, sobretudo professores, e agora médicos, pedindo-me ajuda para divulgar manifestos de apoio à presidenta Dilma Rousseff. Tentarei divulgar todos no Tijolaço e no Cafezinho.

São iniciativas espontâneas, apartidárias, puramente idealistas, do tipo que a mídia brasileira, por exemplo, que vive num mundinho onde o único valor é o dinheiro, nunca vai entender.

É emocionante constatar que as placas tectônicas estão se mexendo.

Sentimentos profundos em prol de mais justiça social, mais soberania, mais democracia, estão aflorando e se tornando mais fortes.

As pessoas estão ganhando coragem para expor suas preocupações com essa falácia chamada “nova política”,  já identificada com o mais um  cavalo de tróia da direita e do conservadorismo.

Dessa vez, a manifestação veio de um grande grupo de médicos. Sem mais delongas, reproduzo abaixo:

*

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Médicos com Dilma, por mais Futuro

1. No nosso trabalho como médicos e médicas, seja atendendo diretamente a população ou em outras funções no Sistema Único de Saúde (SUS), percebemos claramente o impacto das políticas públicas nas condições de vida do povo brasileiro nos últimos anos. Acompanhamos com empatia e senso de responsabilidade as dores e a vida sofrida do povo, os ganhos sociais e as alegrias do povo. Arregaçamos as mangas fazendo o nosso melhor. E assim como participamos das transformações pelas quais o Brasil passou nos últimos anos e não deixamos de nos posicionar em defesa dos interesses nacionais, hoje novamente o fazemos.

2. Na saúde o saldo é positivo. Somos o maior sistema de saúde público universal do mundo, com um SUS que pertence a 200 milhões de brasileiros. Com a lei do Mais Médicos promulgada pela presidenta Dilma, hoje o país ampliou o atendimento médico diretamente a 50 milhões de brasileiros. Além da ampliação do acesso ao atendimento médico, numa só tacada a Lei do Mais Médicos ampliou também o envolvimento dos serviços de saúde na formação dos jovens médicos e o acesso ao ensino superior. Dilma efetivou como nunca a formação de profissionais de saúde enquanto responsabilidade do Estado Brasileiro, como previsto em nossa Constituição. Estamos diante da mais importante ação de ampliação de acesso à saúde desde a criação do SUS.

3. A candidatura da presidenta Dilma Rousseff (PT) é a candidatura que representa as mudanças que aconteceram no Brasil a partir das políticas sociais desenvolvidas desde os governos Lula na saúde, educação, economia, diplomacia, meio ambiente, geração de energia, na exploração do pré-sal, no combate a miséria e a fome, direito à memória e à verdade, bem como na ampliação dos direitos das minorias.

4. Esse ciclo de desenvolvimento trouxe grandes ganhos sociais, como redução das desigualdades, melhoria dos indicadores de saúde (como a mortalidade infantil, que reduziu enormemente), baixos índices de desemprego, ampliação do acesso à saúde e educação, aumento da participação popular e da transparência na gestão pública, redução do desmatamento florestal, reativação de vários segmentos da indústria nacional, baixa inflação, aumento do investimento público e importante redução dos juros da dívida pública.

5. As duas principais candidaturas da oposição, Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB) cada uma a sua maneira, flertam com a demagogia que tenta esconder quais seriam as consequências para o país das políticas de governo que ambos propõem com tanta semelhança, bradando “choque de gestão” de cá e “nova política” de lá. Num Brasil que quer seguir reduzindo desigualdades sociais, e ampliando e melhorando os serviços públicos não pode ser admissível propostas econômicas que gerem desemprego, aumento de impostos, mais poder aos bancos, perda dos aumentos anuais do salário mínimo ou violações dos direitos das minorias.

6. Dilma é a presidenta que representa o novo ciclo para o Brasil. É um ciclo democrático, com disposição para apoiar a ampliação da participação do povo nas decisões do Estado brasileiro, e também uma Reforma Política que estabeleça no mínimo: a) limites a influência do dinheiro dos bancos e das empresas sobre o processo eleitoral (proibindo assim as suas doações para as campanhas eleitorais), b) reduza as distorções que mantém certas populações sub-representadas nos processos decisórios e c) avance nos mecanismos de participação direta na democracia.

7. A disposição em promover tal Reforma Política ficou clara com o apoio ao “Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político” que colheu votos de 1º a 7 de setembro em todo o país e já aponta para um novo cenário na luta dos movimentos sociais nos próximos períodos, onde se quer mais participação social nas decisões sobre a Reforma Política.

8. Por tudo isso, os médicos e médicas abaixo assinados apoiam a reeleição da presidenta Dilma Rousseff, que hoje representa o projeto nacional que vem transformando o Brasil!

Assinaturas:

1. Marcos Vinícius Soares Pedrosa, Médico de família e comunidade e professor da UFPE – Caruaru(PE)
2. Aristóteles Cardona Júnior, Médico de família e comunidade e Professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) – Petrolina(PE)
3. Paulo Roberto de Santana, Médico de família e comunidade e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Camaragibe(PE)
4. Ana Cristina de Lima Pimentel, Médica e Doutoranda no Instituto Fernandes Figueira / Fiocruz – Rio de Janeiro(RJ)
5. Alexandre José de Melo Neto, Médico de família e comunidade e professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – João Pessoa (PB)
6. João Batista Cavalcante Filho, Médico sanitarista e Médico de família e comunidade, professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS) – Aracaju(SE)
7. Marco Túlio Aguiar Mourão Ribeiro, Médico de família e comunidade –Fortaleza(CE)
8. Marco Tulio Caria Pereira, Médico de Família e Comunidade – Petrolina(PE)
9. Marcos Oliveira Dias Vasconcelos, Médico de família e comunidade – João Pessoa(PB)
10. Pedro Carvalho Diniz, Médico Clínico – Petrolina-PE
11. Flávio Cardoso Arcângelis, Médico e residente de Medicina de Família e Comunidade pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) – Petrolina(PE)
12. André PetragliaSassi, Médico de família e comunidade e Professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – João Pessoa (PB)
13. Danyella da Silva Barreto, médica de família e comunidade e professora da UFPB (PB)- João Pessoa(PB)
14. Claudia Bonan, Médico/Instituto Fernandes Figueira / Fiocruz – Rio de Janeiro(RJ)
15. João André Santos de Oliveira, Médico Sanitarista – Salvador(BA)
16. Paulo Roberto Marinho Meira, residente em medicina de família e comunidade – Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) – Petrolina(PE)
17. Rafaela Alves Pacheco, Médica de família e comunidade e Professora do curso de medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Caruaru(PE)
18. Mario Francisco Giani Monteiro, Médico PHD em Demografia e professor aposentado do Instituto de Medicina Social / UERJ – Rio de Janeiro(RJ)
19. Thiago de Carvalho Milet, Médico Cirurgião geral/aparelho digestivo – Vitória da Conquista(BA)
20. Thiago Henrique dos Santos Silva, médico de família e comunidade – (São Paulo – SP)
21. Carlos Eduardo Gomes de Melo, Médico de família e comunidade –Recife(PE)
22. Tomaz Pinheiro da Costa, Médico e Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Rio de Janeiro(RJ)
23. Pablo Kokay Valente, Médico residente R3 do Instituto de Infectologia Emílio Ribas – São Paulo(SP)
24. Emerson Elias Merhy, Médico formado em 1973 pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e Professor titular de saúde coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Macaé(RJ)
25. Carolina Albuquerque da Paz, Médica de família e comunidade e Professora do curso de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Caruaru(PE)
26. Maria Bernadete de Cerqueira Antunes, Médica Sanitarista, MSC em Saúde Coletiva e Professora Assistente da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (FCM/UPE) – Recife(PE)
27. Paulette Cavalcanti de Albuquerque, Médica, doutora em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2003), Professora adjunta da Universidade de Pernambuco (UPE) e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz – Recife(PE)
28. Aristides Vitorino de Oliveira Neto, Médico de família e comunidade –Brasília(DF)
29. Bruno Pedralva, Médico de família e comunidade – Belo Horizonte(MG)
30. Tania Maria Lago Falcão, Médica e Professora adjunta da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (FCM-UPE)
31. Ademir Abreu Magalhães, Médico cirurgião Geral – Vitória da Conquista(BA)
32. Adriana Cardoso Freitas Arcângelis, Residente em Medicina de Família e Comunidade – Petrolina (PE)
33. Afra Suassuna Fernandes, Médica Pediatra – Recife(PE)
34. Agostinho Hermes de Medeiros Neto, Médico Pneumologista – João Pessoa(PB)
35. Ailton Vieira de Souza Júnior, Médico Generalista – São Paulo(SP)
36. Alexandre Câmara – Diretor de Saúde e Rede Credenciada – Correios – Distrito Federal(DF)
37. Alzira de Oliveira Jorge, Médica e professora Depto Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG – Belo Horizonte (MG)
38. Ana Maria A. Figueiredo, Médica – São Paulo(SP)
39. Ana Paula Guljor, Médica Psiquiatra – Rio de Janeiro/Niterói (RJ)
40. Angela Aparecida Capozzolo, Médica Pediatra – São Paulo (SP)
41. Antonio da Cruz Gouveia Mendes, Médico Doutor em Saúde Pública– Recife(PE)
42. Ariovaldo Vieira Boa Sorte, Médico dermatologista – Bahia
43. Arlete Avelar Sampaio, Médica e Deputada Distrital – Distrito Federal(DF)
44. Beatriz Mac Dowell Soares, Diretora Presidente da Fundação Hemocentro de Brasília – Distrito Federal(DF)
45. Beatriz Selles,Médica de família e comunidade – Niterói (RJ)
46. Bernardo Lentz da Silveira Monteiro, Médico Generalista – Belo Horizonte(MG)
47. Camila Boff, Médica de família e comunidade – Florianópolis(SC)
48. Carina Almeida Barjud, Médica de família e comunidade – Valinhos (SP)
49. Carla FrauchesFinotti Barbosa, Médica Pneumologista – Belo Horizonte(MG)
50. Carla Pontes de Albuquerque, Médica pediatra – Rio de Janeiro(RJ)
51. Carlos Alberto Trindade, Médico sanitarista – Salvador(BA)
52. Carlos Armando Lopes do Nascimento, Médico Clínico – São Paulo(SP)
53. Carlos Frederico Dantas Anjos, Médico Infectologista– São Paulo(SP)
54. Carlos Henrique Nery Costa, Médico Infectologista – Teresina(PI)
55. Carolina Chaccur Abou Jamra, Médica – São Paulo(SP)
56. Cátia Maria Justo, Médica intensivista e professora universitária da UFS – Aracaju(SE)
57. Celso Matias, Médico e professor da Universidade Federal de Juiz de Fora – Juiz de Fora (MG)
58. ClaunaraSchilling Mendonça, Médica de família e comunidade e Profa. FAMED UFRGS, médica do SSC/GHC – Porto Alegre(RS)
59. Daniela Donação Dantas, Residente de Medicina de Família e Comunidade – João Pessoa(PB)
60. Daniela Batista Leite,Médica Hematologista Pediatra do Instituto Estadual de Hematologia do Rio de Janeiro (HEMORIO) – Rio de Janeiro(RJ)
61. Débora Ávila de Carvalho, clínica médica e geriatria – Pouso Alegre(MG)
62. DorcasLamounier Costa, MédicoPediatra – Teresina(PI)
63. Eduardo Simon, Médico de família e comunidade e Professor da Universidade Federal Da Paraíba (UFPB) – João Pessoa(PB)
64. Eduardo Simon, Médico de Família e Comunidade e Professor do DPS-CCM-UFPB – João Pessoa(PB)
65. Elza Ferreira Noronha, Professora adjunta da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília, núcleo de medicina tropical, à Área de Clínica Médica – Brasília(DF)
66. Emilio Rossetti Pacheco, Médico de Família e Comunidade – Fortaleza(CE)
67. Erika Siqueira da Silva, Médica de Família e Comunidade – Brasília(DF)
68. Erivelto Pires Martins, Médico sanitarista – Vitória(ES)
69. Estevão Toffoli Rodrigues, Médico sanitarista – Salvador(BA)
70. Eymard Mourão Vasconcelos, Especialização em Clínica Médica e Saúde PúblicaProfessor da Universidade Federal da Paraíba – João Pessoa(PB)
71. Fabio Luiz Alves,Médico Sanitarista – Campinas(SP)
72. Felipe Anselmi Corrêa, Médico de Família e Comunidade – Porto Alegre(RS)
73. Felipe Augusto Reque, Medico sanitarista – Ponta Grossa(PR)
74. Fernanda Correa Pires Quintão, Médica de Família e Comunidade, Coordenadora Técnica do Programa Médico de Família de Niterói – Niterói(RJ)
75. Fernando Miziara, Médico Patologista – Distrito Federal(DF)
76. Flávia Henrique, Médica de família e comunidade – Santa Catarina
77. Francisco Hideo Aoki, Médico infectologista – (São Paulo – PE)
78. Francisco Torres Troccoli, Médico sanitarista – São Paulo(SP)
79. Frederico Fernando Esteche, Médico de família e comunidade –Fortaleza(CE)
80. Geniberto Paiva Campos, Médico Cardioologista – Distrito Federal(DF)
81. Gerlane Alves Pontes da Silva, Médica pediatra – Recife(PE)
82. Gilberto José Spier Vargas(Pepe Vargas), Médico e Dep federal PT/ RS
83. Gilvanice Delgado Noblat, Médico Psiquiatra – Pernambuco
84. Gines Villarinho, Médico residente em medicina de família e comunidade UFPB- João Pessoa(PB)
85. Giovana Bacillieri Soares, médica de família e comunidade e professora da UFS – Aracaju(SE)
86. Graciela Esther Pagliaro, Médica da saúde da família – Rio de Janeiro(RJ)
87. Gustavo Adolfo Sierra Romero, médico infectologista e prof UNB (DF)
89. Hêider Aurélio Pinto, Médico sanitarista – Brasília(DF)
90. Heleno Rodrigues Corrêa Filho, Médico e livre docente em epidemiologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/FCM) – São Paulo(SP)
91. Hugo Crasso Oliveira do Nascimento, MédicoGeneralista – Belém(PA)
92. Idê Gomes Dantas Gurgel, Coordenadora do Fórum Pernambucano de Combate aos Efeitos dos Agrotóxicos, na Saúde do Trabalhador, no Meio Ambiente e na Sociedade Laboratório de Saúde,Ambiente e Trabalho (LASAT) – Recife(PE)
93. Igor Tavares da Silva Chaves, Médico de Família e Comunidade -Florianópolis(SC)
94. Joana Carvalho Ribeiro de Jesus, Médica de Família e Comunidade – Rio de Janeiro(RJ)
95. Jorge Esteves Teixeira Junior,Médico de família e comunidade e Professor do Departamento de Medicina de Família e Comunidade da UFRJ – Rio de Janeiro(RJ)
96. Jorge José Santos Pereira Solla, Médico epidemiologista – Salvador(BA)
97. José Ângelo LaulettaLindoso, médico infectologista – São Paulo(SP)
98. José Bonifácio Carreira Alvim, Secretário de Saúde do DF – Distrito Federal(DF)
99. José Gustavo Sobreira de Oliveira, Médico pediatra, residente de UTI pediátrica – São Paulo(SP)
100. Jose Luiz dos Santos Nogueira, Clínico Geral – Belo Horizonte(MG)
101. José Noronha, Médico e Pesquisador da Fiocruz e Conselheiro do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde – CEBES – Rio de Janeiro(RJ)
102. José Santos Souza Santana, Médico sanitarista- Salvador(BA)
103. Karina BarrosCalife Batista, Médica sanitarista – São Paulo(SP)
104. Karla Santa Cruz Coelho, Médica – Rio de Janeiro(RJ)
105. Karoline Cornejo, Médica psiquiatra, Instituto Nise da Silveira – Rio de Janeiro (RJ)
106. Kathleen Tereza da Cruz, Médica – Rio de Janeiro(RJ)
107. Lara Ximenes Santos, Médica de Família e Comunidade – Recife(PE)
108. Laura Camargo MacruzFeuerwerker, Médica sanitarista e professora universitária – São Paulo(SP)
109. Leandro Domingues Barretto, Médico de família – Salvador(BA)
110. Leila BitarMoukachar Ramos,Médica Sanitarista – Belo Horizonte(MG)
111. LisianeSeguti Ferreira, Médica neuropediatra – Distrito Federal(DF)
112. Lorene Louise Silva Pinto, médica epidemiologista e professora da UFBA – Salvador(BA)
113. Lourival Rodrigues Marsola, Médica Infectologista–Belém(PA)
114. Luciana Cajado, Médica de Família e Comunidade e mestranda em Saúde Pública na FIOCRUZ – Rio de Janeiro(RJ)
115. Luciana Guimaraes Nunes de Paula, Médica de família e comunidade – Distrito Federal(DF)
116. Luciana Utsunomiya, Médica sanitarista – Sumaré(SP)
117. Luciano Bezerra Gomes, Médico sanitarista e professor da UFPB – João Pessoa(PB)
118. Luis Augusto de Faria Cardoso, Médico Clínico – Minas Gerais
119. Luis Cláudio de Carvalho, Médico – Rio de Janeiro(RJ)
120. Luis Eugenio Portela Fernandes de Souza, Médico e Professor da Universidade Federal da Bahia – Salvador(BA)
121. Luiz Renato de Rezende Lopes, Médica pediatra – Pouso Alegre (MG)
122. Luiz Ricardo Stinghen, Especialista em Auditoria Médica e Saúde Coletiva – Curitiba(PR)
123. MaraCosta Vieira, Médica generalista – Salvador(BA)
124. Marcelo Coltro, Médico de família e comunidade – Florianópolis(SC)
125. Márcio Leno Maués, Perito Médico Previdenciário do INSS – Pará
126. Marco Paulo Tomaz Barbosa, Médico cardiologista – Belo Horizonte(MG)
127. Marcos Heridijanio Moura Bezerra, Médico ortopedista – Serra Talhada(PE)
128. Margarida Barreto, Médica do trabalho – São Paulo(SP)
129. Margarita Silva Diercks, Médica de Família e Comunidade – Porto Alegre(RS)
130. Maria Aparecida Affonso Moyses, Médica – São Paulo(SP)
131. Maria da Conceição Stern, Médica pediatra e homeopata – Niterói(RJ)
132. Maria do Carmo Cabral Carpintero, Médica sanitarista – São Paulo(SP)
133. Maria Inês Vasconcelos Lopes Ferreira, Médica – Recife(PE)
134. Maria InesBattistellaNemes, Médica Sanitarista e Professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) – São Paulo(SP)
135. Maria Martins Aléssio, médica de família e comunidade – Brasília(DF)
136. Maria Regina Fernandes de Oliveira, Médica Epidemiologista – Brasília(DF)
137. Mariana Amorim Alencar, Médica de Família e Comunidade – Distrito Federal(DF)
138. Mariana Troccoli de Carvalho, Médica de família e comunidade –Recife(PE)
139. Marília Gava, Médica do trabalho e sanitarista, Perita Médica do INSS –Brasília(DF)
140. Marina Guimarães, Médica de saúde da família – Juiz de Fora(MG)
141. Mario Adriano dos Santos, Médico alergista e imunologista – Aracaju(SE)
142. Marita Pinho Cerqueira, Médica da Estratégia Saúde da Família – Salvador(BA)
143. Marta Teixeira Rocha, Médica Generalista – Salvador(BA)
144. Michele Lopes Pedrosa, Chefe da Divisão Médica do Instituto de Ginecologia da UFRJ – Rio de Janeiro(RJ)
145. Mônica Ávila de Carvalho, médica ginecologista e obstetra – Pouso Alegre(MG)
146. Mônica de Medeiros Eloy, médica anestesiologista – Recife(PE)
147. Mônica Sampaio de Carvalho, Médica Sanitarista – Distrito Federal(DF)
148. Murilo Leandro Marcos, Médico de Família e Comunidade – Florianópolis(SC)
149. Natália de Souza Magalhães, Médica cirurgiã pediátrica – Vitória da Conquista(BA)
150. Nilton Pereira Júnior, Médico sanitarista e Professor do Departamento de Saúde Coletiva na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia – Uberlândia(MG)
151. Odalci Joé Pustai, Médico e Prof. Adjunto do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina da UFRGS – Porto Alegre(RS)
152. Paula Ávila Fernandes, Médica patologista- Belo Horizonte(MG)
153. Paula Garcia de Araújo, Médica de família e comunidade – Distrito Federal(DF)
154. Paulo Afonso Martins Abati, Médico Infectologia – São Paulo(SP)
155. Paulo J. B. Barbosa, Médico Cardiologista – Salvador(BA)
156. Pedro Miguel dos Santos Neto, Médico sanitarista – Recife(PE)
157. Priscilla D. C. Batista, Médica Sanitarista – Sergipe(SE)
158. Rafaela Cordeiro Freire, Médica Sanitarista– Salvador(BA)
159. Renato Penha de Oliveira Santos, Médico de Família e Comunidade – Rio de Janeiro(RJ)
160. Ricardo de Sousa Soares, Médico de Família e Comunidade e Professor da UFPB – João Pessoa(PB)
161. Ricardo Duarte Vaz, Médico psiquiatra – Rio de Janeiro(RJ)
162. Rodrigo Alves Torres Oliveira, Médico Sanitarista – Rio de Janeiro(RJ)
163. Rodrigo de Oliveira Silva, Médico de família e comunidade – Recife(PE)
164. Rodrigo Macedo Pacheco, Médico de família e comunidade e Preceptor da Residência de Medicina de Família e Comunidade SMS – Rio de Janeiro(RJ)
165. Rogério Cássio Leal Rodrigues, Médico dermatologista – Juazeiro(BA)
166. Ronaldo Zonta, Médico de Família e Comunidade – Florianópolis(SC)
167. Ruben Araujo de Mattos médico, Médico e professor da UERJ – Rio de Janeiro(RJ)
168. Sawllus Coelho Marques Silvaira, Médico psiquiatra, Rio de Janeiro(RJ)
169. Silvio Roberto Medina Lopes, Médico Sanitarista – Salvador(BA)
170. Sonia Maria CoutinhoOrquiza, Médica de família e comunidade – Londrina(PR)
171. Teresa de Jesus Martins, Médica sanitarista – São Paulo(SP)
172. Thiago Carvalho de Lima, Médico anestesiologista, Hospital Universitário Pedro Ernesto – Rio de Janeiro(RJ)
173. Tiago Salessi Lins, Médico de família e comunidade, Universidade Federal Da Paraíba (UFPB) – Paraíba
174. Ticyana Ferreira d Azambuja Ramos, MédicoAnestesiologista – Rio de Janeiro(RJ)
175. Valeska Antunes, Médica de Família e Comunidade – Rio de Janeiro(RJ)
176. Verônica Gomes Alencar, Médica ginecologista, sanitarista e homeopata – Campinas(SP)
177. Viviane Xavier de Lima e Silva, médica de família e comunidade e professora da UFPE – Caruaru(PE)
178. Emile Sampaio Cordeiro, Médica generalista – Juazeiro do Norte(CE)
179. Natália Madureira Ferreira, Médica de família e comunidade – Uberlândia(MG)
180. Rodrigo Caprio Leite de Castro, Médico de família e comunidade – Porto Alegre(RS)

Fernando Brito:

View Comments (109)

  • ESSES MÉDICOS, SÃO BRASILEIROS RESPONSÁVEIS, CIDADÃOS PREOCUPADOS COM OS OUTROS BRASILEIROS. PARABENS. VAMOS COM DILMA. NÃO VAMOS ENGOLIR ESSA CONVERSA FIADA DA "FADINHA DA FLORESTA" JUNTAMENTE COM OS QUEM TAMBÉM QUEREM DERROTAR O BRASIL.

    • Para os queridos amigos, vamos trabalhar a guerra ainda não acabou - o PIG TA LOUCO -------------------------------------------------------------------É na classe C, que se travará a batalha destes últimos dias,
      João Franzin
      Se é na classe C, o PT precisa acordar e falar direto com:
      1) Os 4/5 milhões de domésticos que passaram a ter direitos da CLT;
      2) O 1 milhão de vigilantes, agora recebendo o sonhado adicional de risco de vida;
      3) Os 400 mil moto taxistas, a quem Dilma garantiu o Adicional de Periculosidade.
      É evidente que esse contingente precisa ser abordado nos programas de rádio de TV. Acrescente aí milhões de agricultores familiares a quem não falta mais crédito ou apoio. ACORDA, JOÃO SANTANA!

      • Um Brasil só, um povo. Vamos deixar claro que o projeto de governo é o desenvolvimento igualitário, fraterno, com liberdade econômica e social. Como na Revolução Francesa Liberdade-Igualdade-Fraternidade a todos, um Brasil desenvolvido, sem miséria, ordeiro, trabalhador, irmão.
        Repulsa a homofobia, ao preconceito, ao racismo. Um só povo, um só pais. Dilma 13, Dilma presidente de todos ao brasileiros.

  • emociante os motivos do manifesto e mais ainda o sentimento humano nele embutido. estão de parabéns todos aqueles brasileiros que dependeram ou dependem destes verdadeiros médicos para sua saúde.
    mais nada a comentar : lagrimas

    • Para os queridos amigos, vamos trabalhar a guerra ainda não acabou - o PIG TA LOUCO -------------------------------------------------------------------É na classe C, que se travará a batalha destes últimos dias,
      João Franzin
      Se é na classe C, o PT precisa acordar e falar direto com:
      1) Os 4/5 milhões de domésticos que passaram a ter direitos da CLT;
      2) O 1 milhão de vigilantes, agora recebendo o sonhado adicional de risco de vida;
      3) Os 400 mil moto taxistas, a quem Dilma garantiu o Adicional de Periculosidade.
      É evidente que esse contingente precisa ser abordado nos programas de rádio de TV. Acrescente aí milhões de agricultores familiares a quem não falta mais crédito ou apoio. ACORDA, JOÃO SANTANA!

      • É isso aí Iryna! Pra cima deles! Mas sem perder a ternura jamais! Cabeça fria e coração quente!

        • SEM PERDER A TERNURA...JAMAIS! Cabeça fria, CORAÇÃO VALENTE e sem remorso, afinal somos FICHA LIMPA e NUNCA DESISTIMOS do BRASIL apesar dos 500 anos DELES.

  • Por que será que a esmagadora maioria desses médicos que têm visão humanista, são da área de médicos de família, de comunidade e socorristas? Creio que é porque são próximos do povão, dos mais necessitados e trabalham no SUS. Aparentemente pelas suas posições manifestadas, não são médicos-coxinhas...

    • Concordo plenamente com você. Estes sim podemos chamar de médicos, pois estão preocupados com a saúde de nosso povo e não de seus bolsos. Nada contra ganhar dinheiro mas quando você decide ser médico, a principal razão tem sim que ser a humanista, em cuidar do próximo. Todo profissional que é capaz em sua profissão ganha dinheiro sim, mas com dignidade e amor ao que é justo.

      • Detalhe: tem médico colocado ali como especialista, QUE NÃO TEM O REGISTRO NO CRM COMO ESPECIALISTA, é falso se anunciar especialista sem o ser.

        • Prezado Marco, eu fiz o Curso de Especialização de Médico de Saúde Pública na USP, sou PhD em Demografia Médica na London School of Higiene and Tropical Medicine, fui Professor Visitante na Universidade de Cambridge, UK, e Visitante Acadëmico na Universidade de Newcastel, UK, Fui Professor Associado no Instituto de Medicina Social da UERJ,tentei várias vezes me registrar no CRM como Médico de Saúde Pública, e não consegui nunca o título de Especialista em Saúde Pública porque não havia esta especialidade (não sei se existe hoje).

        • Resposta para Marco, eu fiz o Curso de Especialização de Médico de Saúde Pública na USP, sou PhD em Demografia Médica na London School of Higiene and Tropical Medicine, fui Professor Visitante na Universidade de Cambridge, UK, e Visitante Acadëmico na Universidade de Newcastel, UK, e tentei várias vezes me registrar no CRM como Médico de Saúde Pública, e não consegui nunca o título de Especialista em Saúde Pública porque não havia esta especialidade (não sei se existe hoje).

          • Parabéns, Doutor, pelo talento e pela finesse com que responde ao coxinha alienado e desinformado.

  • Médicos de verdade, mourejam na medicina com o objetivo de libertar dos males um povo que durante séculos fora relegado a própria sorte.
    Médicos que mourejam pela saúde mas que possuem a compreensão nítida que saúde envolve solidariedade que vai além de viagens a Miami para fazer compras.
    Médicos que compreendem que uma consulta de atendimento não se resume a escrever receituário em um prazo de 3 minutos de forma mecânica e desumanizada.
    Belo manifesto, conciso e abrangente, muito além da capacidade daquela turba que vaiou os médicos de Cuba em diversos pontos do País.
    Parabéns a eles que perceberam o "cavalo de troia" que significa Osmarina e seu blablablá vazio.

  • Magnífico . Em nome de toda minha família sinceros agradecimentos .

    E não usamos o SUS .

    Brito, para te cutucar . Aquela médica cearense que agrediu os cubanos não vai aderir ? Parece que o nome dela é Mayra ou Nayra .

    • É Maira e é candidata a deputada federal pelo PSDB. Está sendo apadrinhada por Seu Tasso Jereissati, aquele que quase aniquilou os funcionários públicos, quando governador do Ceará.

  • Tô com eles, sou tratado DIGNAMENTE NO SUS por ELES, e sempre serei grato a estes verdadeiros profissionais da saúde que honram o juramento que fizeram a HIPÓCRATES. Já os coxinhas mercenários juraram ao Hipócritas em não quererem o MAIS MÉDICOS, para o Povo mais humilde. Por isso sempre devemos valorizar as classes e não colocar todos na mesma maca! Isto vale para Policiais, Advogados, Políticos, Juristas etc...Hoje aqui no Campeche, em Floripa, com orgulho e luta dos Profissionais da saúde e da comunidade do bairro, conseguimos ultrapassar os trâmites burocráticos, e está em construção a sede própria do Centro de Saúde do Campeche, dobrando de 2 para 4 equipes de atendimento, com verba do Governo Federal, de Dilma, e sendo justo, com o empenho também da Secretaria Municipal da Saúde. É isso, a luta continua!

  • PARABÉNS aos médicos que assinaram esse manifesto e que esse mesmo sentimento se estenda aos seus colegas por todo o Brasil.

  • Sou medico no interior do Ceara e acompanho o manifesto dos colegas,reconhecendo os avanços sociais nestes 12 anos de governos trabalhistas . Nem só de reacionarios e ultra-conservadores é composta a categoria medica.

  • Nem tudo está perdido.È compensador ver profissionais conscientes Honrando a profissão e defendendo com dignidade um feito tão significativo em prol dos desvalidos, quando p0or outro lado, ouve-se a noticia de um hospital que funsionas com o dinheiro publico empenhado em eleger aqueles q

  • Será que os Conselho regionais de medicina irão exigir os ditos CRM´s destes médicos que assinaram tal manifesto ?

Related Post