Meirelles e BC “apertam” Temer em nome do mercado

amarildo

A ata do Banco Central sobre a reunião do Copom, divulgada hoje, e as constantes entrevistas em que o Ministro da Fazenda  são, à evidência, pressões sobre o presidente interino Michel Temer.

Meirelles e, sobretudo, o BC, creem que decisões políticas  sobre a economia são mais dependentes da vontade que da possibilidade.

Ilan Goldfajn, o itaútico presidente do Banco Central, fez a Ata do Copom ser explícita:

O processo de implantação dos ajustes necessários na economia, inclusive de natureza fiscal, apresenta-se, ao mesmo tempo, como um risco e uma oportunidade para o processo desinflacionário em curso. Os riscos se apresentariam caso houvesse percepção de que os ajustes seriam abandonados, ou postergados significativamente (…) os ajustes necessários na economia podem ser aprovados e implementados de forma mais célere, permitindo ganhos de confiança e queda das expectativas de inflação. Nesse caso, a redução de incertezas potencializaria os efeitos do ajuste monetário em curso.

Ou seja, sem garrote, esqueça a redução dos juros.

Temer, por sua vez, sabe que não será com medidas mais duras que elevará seus níveis de popularidade risíveis.

Quer “empurrar com a barriga” até novembro, quando já tiver passado o segundo turno das eleições municipais, o anúncio das que forem “impopulares”.

Há os interesses do PMDB e há, sobretudo, uma aposta pesada em Marta Suplicy, que ele quer contabilizar como vitória sua, embora sem provocar Geraldo Alckmin além do necessário com a caratonha de José Serra.

Só que deixar para agir “duro” só em novembro significa, na prática, deixar para a legislatura que se inicia em fevereiro de 2017 o início das discussões – nada fáceis e impossíveis no período eleitoral – das “maldades ” previdenciárias, trabalhistas e tributárias. Prefere ficar apenas nas orçamentárias, porque é corte que não se sente na hora, se reflete apenas no médio prazo, com a deterioração dos serviços públicos.

Mas até as fontes mais fiéis ao governo de usurpação estão inquietas.

Miriam Leitão diz, hoje, que”más notícias na área das contas públicas não param de chegar ao governo”.

Os déficits se avolumam e “a arrecadação continua em queda”.

Ela já fala que o “rombo” de R$ 170 bilhões pode estourar, porque sobrou pouco espaço para absorver o resultado negativo de estados e municípios.

E é por isso que torce para que  se aprove logo o teto de gastos para o ano que vem: “porque pelo menos se garante que o déficit vai cair no futuro”.

Não parece que Eduardo Cunha vá colaborar com essa pressa na Câmara, não…

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

8 respostas

  1. Delata,Cunha! Fora Temer!

    Nas eleições prestem atenção em seus votos, limpem os vereadores sujos. E os prefeitos corruptos. Participe das sessões da Câmara.

  2. Com um Congresso picareta nada muda.

    Então Carlos Sampaio e outros pessedebistas sabiam da maquiagem de Aécio? Alvaro sabia?

  3. “Boa-tardemente”, ‘fOOOOOra temer’!
    A ditadura do LIBANÊS nazigolpista avança sobre nossos destroços de inação!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$

    UM DIA DEPOIS DE REPRESSÃO, MINC DEMITE MAIS DE 70

    Mais de 70 servidores do Ministério da Cultura foram exonerados nesta terça-feira 26; lista inclui funcionários de secretarias ligadas à pasta, de bibliotecas, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do gabinete do atual ministro, Marcelo Calero; devassa acontece um dia depois de policiais terem invadido o Palácio Capanema no Rio, onde funcionam o Iphan e o MinC, e que estava ocupado há mais de dois meses por manifestantes contrários à extinção da pasta – decisão do governo interino de Michel Temer que acabou sendo revertida; o escritor e crítico de cinema Pablo Villaça lamentou a “desmobilização da classe” artística após a recriação do ministério; “É o Ministério da DESTRUIÇÃO da Cultura. Eu AVISEI que não era pra comemorar sua recriação, que era (outro) golpe”

    26 DE JULHO DE 2016 ÀS 13:21

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/cultura/245935/Um-dia-depois-de-repress%C3%A3o-MinC-demite-mais-de-70.htm

  4. [Aquela bolinha de papel acabou por desestruturar completamente os parcos neurônios do DEMoTucano José (S)erra!]

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    MISOGINIA DE SERRA CAUSA REVOLTA NO CONTINENTE

    A declaração machista e misógina do ministro interino de Relações Exteriores, José Serra (PSDB), no México, causou indignação internacional; com o título de “A infeliz piada sexista do ministro das Relações Exteriores do Brasil”, o jornal argentino Infobae, um dos maiores da América Latina, disse que Serra faz uma observação sobre senadores locais que “causou indignação”; “O governo interino de Michel Temer recebeu uma chuva de críticas por não ter nomeado qualquer mulher em seu gabinete. O impasse ‘macho’ parecia esquecido, mas na segunda-feira o ministro do Exterior José Serra não poderia deixar de fazer uma piada em sua homóloga mexicana sobre o “perigo” que representa o seu país por ter tantas mulheres na política”, disse o veículo; leia íntegra da reportagem
    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/mundo/245950/Misoginia-de-Serra-causa-revolta-no-continente.htm

  5. ZARKNOV, de novo falando da Venezuela? Você só repete o que lê na Veja e no Globo. Quer falar de Cuba, da Bolívia e da Venezuela? Vá no Wikipédia, que não tem partido, pesquise e depois volte aqui. Aprenda lá pir que a Venezuela atravessa sua crise financeira. Aprenda lá que Cuba tem o melhor sistema de saúde do mundo, que lá 99.8% da população é alfabetizada, que sendo um país pequeno eles tem 67 universidades (se acha que é manipulação, vá no site da Unesco). A Venezuela e a Bolívia, tão odiada por vocês, também tem altos índices de alfabetização.
    Você fala que o PT não fez nada em 13 anos. Falta muita informação prá ti, meu amigo energúmero. E essa innformação a Veja e a Globo não vão te dar nunca, pois eles tem interesse que pessoas como vocês continuem ignorantes, para poderem ser manipulados à vontade. Essa elite que você defende mandou nesse país durante 500 anos e nos levou, sempre, à uma condição de, no máximo, terceiro mundo, apesar de todas as nossas riquezas naturais. Quanto ao Lula e a Dilma, corre e leva ao Moro as provas de que ele precisa para prender o Lula. A PF inteira está à caça dele e não conseguiu nada. Talvez você saiba de alguma prova, já que até agora os incompetentes da PF, do MPF, do TSE e do TCU nada conseguiram. Conta pro Moro o que o Lula roubou. Mostre as provas de que ele e o filho são milionários. Como sempre, você vem aqui com ilações que nem a Veja ou a Globo tem coragem de publicar, pois saben que isso não existe. Quer continuar ignorante? Continue obtendo informações nessds sites golpistas.
    A propósito: o Lula e o Lulinha estão processando a Veja por essas mentirinhas engana-bobos. Eles vão ter que provar uma a uma as acusações absurdas que fazem.
    Eu, se fosse o Lula, também te processaria pelo que tu dizes aqui. Aliás, vou copiar o que publicas aqui e mandar ao Lula, via diretório do PT. Depois você sustenta o que diz, tá certo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *