Estatística econômica tem um problema: quando mais precisa, mais atrasada é, pela natural demora na coleta e na tabulação de sua matéria-prima.
Por isso, até comentaristas econômicos que cantam, há um ano, a “melô da retomada” , como Miriam Leitão, estão com as barbas de molho diante dos índices do IBGE que acusaram um crescimento de 1% no comércio e nos serviços de abril ante março.
Porque veio os mês seguinte e não desabrochou apenas a flor de maio, mas o escândalo JBS.
E o fôlego, que já era curto, virou um arfar ansioso.
Hoje, a Folha dá com detalhes o que ontem se antecipou aqui: a arrecadação dos tributos caiu outra vez e, agora, com forte concentração naquilo que mede a atividade econômica com mais precisão.
Claro que a liberação do saldos do FGTS se refletiu no “varejo leve” e não é diferente o que se depreende das tabelas detalhadas do IBGE: crescimento na área de super e hipermercados e vestuário, estagnação ou queda no restante.
Isso em abril, com sinais de um maio piore um junho onde, nem com o friozinho, as vendas do Dia dos Namorados esquentaram, com queda de 9,61% este ano em comparação com o resultado da data em 2016.
7 respostas
Tudo que essa Mirian leitoa vomita , é o vômito de quem os paga.,a mentira é o engano e a manipulação.
Esperar o que? Milhões de desempregados, com a quebra da infra estrutura das maiores construtoras do país ( graças a lavajato), um ambiente de total insegurança jurídica, (nenhuma empresa estrangeira cogita se instalar aqui), com as indústrias de toda a natureza quebrando, um governo onde reina a maior corrupção, uma imprensa que destila ódio a quem não for reacionário, só pode resultar nisso que estamos vendo, o Brasil atolado no lodaçal, com o seu tecido social desintegrando. Este golpe esta custando mais de trilhão de reais.
SEM FALAR A PCLD(PROVISÃO PARA CRÉDITOS DE LIQUIDAÇÃO DUVIDOSAS) DOS BANCOS QUE OS ENGOMADOS DA LAVA-JATO DE CURITIBAJOGARAM NA ESTRATOSFERA.O NARCISISTA DE CURITIBA NÃO PENSOU QUE IRIA ARRASAR AS EMPRESAS E POR TABELA PREJUDICAR A RECUPERAÇÃO DA ECONOMIA DE TODO UM PAÍS.
Meu comentário com os amigos sobre Economia é sempre o mesmo. A cada número oficial do nosso desempenho econômico (sempre em queda) eu analiso assim: “Piorou. E vai piorar mais ainda”.
País sem investimento só cresce para os urubólogos de plantão.
Vocês são todos muito limitados. Por isso mesmo, jamais poderiam entender.
Miriam Leitão sempre fala da economia do planeta Marte.
Lá deve está tudo às mil maravilhas, até pelo fatos de estarem a salvo da canalhada que deu o golpe e meteu o Brasil nesta arapuca.
Um dia sairemos dessa.
Mas no duro mesmo é depressão com estagdeflação e meirelleitão.
SÓ AS EMPRESAS QUE OS JUSTICEIROS DE CURITIBA QUEBRARAM DEVEM 40 BILHÕES AO BANCOS.
PARA SE TER UMA DIMENSÃO DO QUE ESSES IRRESPONSAVÉIS FIZERAM.