Há uma certa Associação de Especialistas em Políticas Públicas de São Paulo que divulga uma lista de sites que seriam “suspeitos” por trazerem noticiário político sem autoria definida; isto é, sob anonimato.
E, pasmem, este Tijolaço aparece – na péssima companhia de sites de direita e sem autoria definida – como sendo “anônimo”!!!
Me desculpem os doutores, eles podem ser especialistas em políticas públicas, mas lhes falta o mínimo de responsabilidade jornalística.
Até os mais renitentes trolls que este blog pacientemente suporta sabem que, em 99% dos casos, o autor é este cujo nome vai acima, em bom português.
Mandei e-mail e mensagem pelo Facebook e, depois de alguma renitência, tratando meu nome de batismo como “nickname” (apelido) pediram “provas” no site e retificaram, com uma errata e um pedido de desculpas.
Pois, então, que fique, se tiverem humildade, a lição que deveria ser abundante em minha profissão e anda tão escassa, sobretudo nas redes sociais: notícia e honra alheia exigem muita responsabilidade, verificação, trabalho, não “pegar uma lista” e publicar.
Isso pode ser o bastante para “lavajateiros” e “vazadores”, jamais para quem leva a sério a tarefa de informar e analisar.
De tudo, porém, saem coisas boas e, por conta deste caso, que a princípio me ofendeu e irritou, ganho o presente de ter sido avisado por um dos coleguinhas mais queridos no meio jornalístico, o Ivson Alves, e de ter tido a defesa no Facebook, sem que eu pedisse ou sequer comentasse o caso, de meu sempre professor e marco do jornalismo brasileiro, Nilson Lage, de quem vez por outra me aproprio de textos e quase sempre de pautas para desenvolver.
Com o perdão pelo que possa ter de cabotinismo, o reproduzo seu texto aqui:
Uma tal “Associação de Especialistas em Políticas Públicas de São Paulo” insultou um amigo meu e aqui respondo em nome dele: divulgou em sua página no Facebook uma lista de portais ou sites da Internet que se dedicam a difundir notícias falsas, alcançando grande número de cliques. Nela incluiu o Tijolaço, de meu ex-aluno, o jornalista Fernando Brito.
Trata-se de calúnia.
O Tijolaço não é anônimo, como qualquer pessoa minimamente informada no meio jornalístico ou no meio político deveria saber – o que escapa ao primeiro critério de seleção, que é o anonimato. O editor frequentemente escreve em primeira pessoa e deixa claro que se trata de veicular interpretação e opiniões sobre os fatos.
Escapa, também, aos demais critérios: está registrado no Brasil (com.br); é feito com base em análises e comentários saídos na mídia (por ser obra de uma pessoa só, raramente publica notícias próprias); o layout não é poluído ou confuso; o nome não é parecido com nenhum outro; seu autor vive basicamente do que recebe pelos anúncios inseridos no blog, via Google, sem qualquer outro patrocínio.
Cogito quais seriam as razões da escolha.
Primeiro, algo típico da academia, a preocupação de aparentar isenção. Os sites listados inicialmente (em divulgação que teve repercussão grande) eram todos “de direita”, empenhados em campanhas de ódio. Como “pegou mal” – isto é, desagradou a estruturas de poder – , teriam cuidado de acrescentar às pressas um site anarquista e o do Fernando que é, de fato, um sucesso editorial.
Segundo, a discutível honestidade e rigor acadêmico da tal “Associação de Especialistas em Políticas Públicas” e de seus anônimos pesquisadores.
Grato pela defesa, professor, mais que pelos elogios. 58 anos de vida fazem a gente aprender, mesmo triste, a espanar o pó da ofensa – ainda que a creia involuntária – sabendo que nada pode grudar em quem tem a vida reta e o coração limpo.
28 respostas
Fora essa brincadeira sem graça da USP,aquela foto do golpista com a faixa presidencial pelo contrário é para estampar alguma marca de cigarro do Paraguai de propriedade de Horácio Cartes daquelas que ficam atrás do maço ou é algum rótulo de cachaça que eles vão lançar no carnaval?
Eu realmente não sei que país é esse em que Mishell Temer é presidente.
Caro Ademar… Vale lembrar que nosso querido Lula também usou esta mesma faixa – igualmente ao contrário, assim como Mi$hel Temer. Dá um Google aí que acha facinho. Abs
Corrigindo:
Tanto a faixa do Lula quanto a de Mi$hel estão corretas.
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3c/Lula_-_foto_oficial05012007_edit.jpg
Esse negócio da faixa ao contrário foi uma barrigada do Viomundo. Essa coxinhização da esquerda tá foda…
Podem informar o link desta tabela?
Fernando Brito, você foi merecidamente defendido pelo professor. Admiro seu trabalho.
Fica chateando não Brito.
Veja só, aquela ministra do stf que se “dignou” a não aparecer junto com aquela turma que foi ao velório do Ministro Teori não é a mesma que deixou voluntariamente uma presidenta, e seus 54 milhões de votos, ser cassada por um inexistente crime e que deixou aquele mesmo grupo assumir o comando do país?
Existe algo mais desagradável que isso?
Console-se.
Minha admiração pelo seu trabalho.
A Associação dos Especialistas em Políticas Públicas já faz parte da minha lista de entidades não totalmente confiáveis.
Fernando Brito, tu e o professor Nilson Lage são, como se fala aqui no Rio Grande, “dois palanques de puro cerne” em defesa da moralidade e da verdade dos fatos. Sempre.
Esses sites anônimos de direita que espalham mentiras na internet são anônimos apenas para não responderem por processos… os donos já foram desmascarados pelos próprios usuários. Infelizmente os blogs de esquerda não reproduziram a investigação.
Abaixo segue a investigação feita por uma leitora:
“Ernani Fernandes Barbosa Neto é priprietário de vários outros sites como o Folha Política, o FP é só o mais popular deles (talvez pq as pessoas achem que tem a ver com a Folha de São Paulo). Vamos lá, aos dados:
http://www.observatoriodafarsa.org (criado em 07 jan 2013)
http://www.politicanarede.com (criado em 06 ago 2013)
http://www.gazetasocial.com (criado em outubro de 2013)
http://www.folhadopovo.com (criado em 25 dez 2013)
http://www.humor13.com (criado em 20 jan 2014)
http://www.humorcego.net (criado em 20 fev 2014)
http://www.criticapolitica.org (criado em março de 2014)
http://www.correiodopoder.com (criado em 7 set 2014)
Todos estes sites não só estão no ar, como possuem uma página correlata no facebook. Numa visita ao site e às páginas no Face é possível ver que o objetivo principal deles é republicar os conteúdos da Folha Política, mas também republicam conteúdo uns dos outros.
Quase todas as páginas do Facebook citadas acima possuem um número alto de seguidores.
No Who.is, o nome do proprietário dos sete sites está protegido pelo serviço de privacidade. Mas vasculhando as abas do site, vemos que esse sites têm o mesmo endereço físico em comum com o MCC e FP, compatilham os mesmos IPs e os mesmos servidores. E inclusive o email para contato desses sites é o mesmo que consta no escolafilosoficarfc.org: [email protected]
Concluindo: Ernani Fernandes tem uma rede de, pelo menos, 10 sites (incluindo FP e MCC) registrados no exterior de forma anônima que se destinam a espalhar boatos e caluniar, e a se auto-referendarem para dar um ar de coisa séria.
Pertencem ao Ernani Fernandes:
folhapolitica.org
correiodopoder.com
politicanarede.com
folhadopovo.com
gazetasocial.com
criticapolitica.org
contracorrupcao.org
humor13.com
humorcego.net
observatoriodafarsa.org
redebde.org
Agora vamos a algumas páginas no Facebook que rastreei, e embora não estejam relacionadas com nenhum site, o conteúdo dessas páginas consiste majoritariamente na publicação ou replicação do conteúdo das páginas dos sites citados acima. Muitos conteúdos são publicados em várias páginas quase que simultaneamente. (perceba que o Ernani atua em várias frentes: humor, policial, meio ambiente…)
Movimento Democracia Direta
Diario Policial
Pelé da Depressão
Humor 13
Humorcego.net
Juventude Contra Corrupção
GECCOR – Grupo de Estudos para Combate à Corrupção
Movimento Revolucionário
Movimento Sustentável
Educação no Brasil
Auditoria Popular
BDE – Brasil Digital Informação e Entretenimento *
Ficha Social
Lembrando que a BDE está ligada ao canal Ficha Social no YouTube, cujo diretor de conteúdo é “Barbosa Neto”. Esse canal foi criado em setembro de 2014, publicou mais de 700 vídeos (portanto, uma média de 100 vídeos por mês). Os 20 vídeos mais acessados somam um total de 6,1 milhões de visualizações.”
Esse é apenas a primeira postagem de uma sequência muito bem feita de pesquisas que desmascaram uma rede de difamação apenas com buscas feitas na internet… espero que algum jornalista se interesse pelo assunto e aprofunde a investigação.
As postagens podem ser lidas aqui:
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/estudo-da-usp-explica-a-mecanica-dos-sites-de-noticias-falsas-no-brasil/
Brito fique tranquilo o que importa e o que as pessoas honestas e honrada pensa de voce o resto e o proprio Continue com sua postura o Brasil precisa muito de voces blogs independentes o pais esta atravessanfo uma epoca muito temereraria nao nos deixe a merce da grande midia nefasta.
Essa turma desconhecida esta atras de marketing .
E conseguiram. Era melhor ter ignorado.
Não alimente os trolls.
Ignore os retardados e bola pra frente.
E onde no blog tem essa informação sobre o autor do blog?
BRITO: Não cabe um processo neste tal de AEPPSP?
Calil: Abaixo de todos os títulos de artigos do blog tem um nome: FERNANDO BRITO. Isso responde à tua pergunta?
E no busca também tem todas as informações. És cego ou mais um coxinha desinformado?
Já foi defendido o bastante. Mas quero deixar o meu registro do jornalista serio que você e de sua é retidão na apuração da notícia!
Caro Brito, sou leitor assíduo deste blog desde os tempos do Dep. Brizola, e já algum tempo faço humildes colaborações financeiras para auxiliar a mantê-lo e este site é uma de minhas principais referências. Sou servidor público concursado do Governo do Estado de SP na carreira de Executivo Público, e conheço a carreira e colegas da Diretoria da Associação de Especialistas em Políticas Públicas de São Paulo. A Associação existe de fato e os colegas são grandes lutadores e defensores das políticas públicas no Estado, de modo que são também bastante críticos à forma como as políticas públicas são por aqui conduzidas. Aponto isso apenas para confirmar a existência da Associação, mas confesso que também não entendi e compartilho contigo a indignação por seu Blog constar na lista publicada. Confirmei que eles publicaram uma “errata”, mas também acho que o erro foi por demais grosseiro. Fica aqui também minha solidariedade, e buscarei os colegas para tentar entender melhor o ocorrido. Abraços e força sempre!
Milton, deixe pra lá. É que coisas injustas doem muito e acho que não se faz algo assim sem checar. O que mais me chateou foi que, quando reclamei, quiseram que eu “provasse” que eu era eu mesmo. Eu tenho muito critério ao aformar coisas aqui, tanto que jamais tomei um processo sequer. Quando me pedem uma retificação ou esclarecimento, publico de imediato e depois discuto, se acho que tenho razão.Também temos uma entidade, o Barão de Itararé, que poderia ter dado todas as informações, se solicitado.
Discordo de vc, Brito. Se ele pode deve mesmo buscar uma explicação, e acho até que compartilhar com sua audiência, pois inverdade e injustiça devem ser sempre sobejamente reparadas.
Caro Brito,
Retorno apenas para informar que após contatos com colegas da Associação de Especialistas em Políticas Públicas de São Paulo, cheguei à conclusão de que se tratou de um engano infeliz e, porque não, até mesmo um erro crasso. Como muitas (ou a maioria) das associações de carreira, a Associação de Especialistas não tem corpo técnico contratado, muito menos para efetuar e/ou acompanhar as postagens, e um colega voluntário da Associação é que postou o levantamento. O citado colega, ao que tudo indica, já havia postado e feito outros levantamentos muito interessantes, mas cometeu grande erro de análise na divulgação aqui discutida. Sei que esse relato não supre o erro cometido mas, como disse em minha postagem inicial, os colegas da Associação de Especialistas em Políticas Públicas de São Paulo são comprometidos com a melhora da qualidade dos serviços prestados no Estado, de modo que também espero que esse (grande) erro cometido não se sobressaia à atuação relevante que eles tem no debate com o funcionalismo e com a sociedade. Abraços!
Faça isso, Milton
Talvez, quase certeza, a própria tal de associação de “especialistas” deveria se inserir na própria lista, até porque, nunca se ouviu ou viu esses imbecis em qualquer lugar que seja na rede …
Fernando Brito, estou com você. Minas está com você!
Pra mim,a única coisa que é verídico na publicidade em geral,e não a opinião do autor,resguardados seus direitos de livre pensar, certamente É A DATA.Impressa,falada ou televisionada.
FB realmente, esses piolhos incomodam.
Mirem-se no espelho.
Esta associação deve representar os PATETAS GOLPISTAS que frequentam este blog. Os patetas sabem quem o são.