A Ação Penal 470 é um momento triste do judiciário brasileiro, porque corresponde ao que juristas sérios chamam de espetacularização da justiça. A única coisa “boa” que os próprios ministros do STF, e mesmo a imprensa, conseguem falar sobre o julgamento do mensalão é que ele seria um “exemplo”, correspondendo a uma sinalização de que a justiça brasileira agora prenderia também “ricos e poderosos”. Ou seja, a única lógica do julgamento, é a do linchamento, de um lado, e do justiçamento, de outro. Os grupos de extermínio que agiam na ditadura também agiam com vistas a darem um “exemplo”.
É uma falácia, contudo. O mensalão não prendeu ninguém rico e poderoso. Os que são ricos não são poderosos. Alguns tinham poder em função do cargo político que ocuparam, democraticamente, como Dirceu. Mas o poder de um ministro se esgota quando ele sai do cargo. Não existe ex-ministro poderoso. Dirceu continuou influente, não poderoso. E nenhum dos petistas presos são ricos. Ao contrário. Genoíno, por exemplo, é um dos parlamentares mais pobres do Congresso Nacional.
O problema da Ação Penal 470 é que ela inverteu a lógica da justiça moderna e trouxe de volta a da inquisição. Não importava mais a existência ou não de provas. Os réus tinham de ser condenados porque já tinham sido julgados pela mídia. Qualquer recuo seria considerado uma derrota da mídia, e por isso esta usou todos os seus recursos. Pela mesma razão, o encarceramento dos réus lhe despertou os sentimentos mais sádicos, que jamais vimos por ocasião de outros políticos.
Felizmente, a democracia tem suas vacinas, e a questão política, conforme vai sendo posta de lado, dá lugar ao questionamento de ordem jurídica. Os erros e arbitrariedades da Ação Penal 470 são tantos e tão grosseiros que não podem se tornar jurisprudência, sob o risco de se voltar inclusive para os mesmos que patrocinaram a farsa. Por isso, dia ou outro, a farsa vai ruir. Ela se sustenta no senso comum construído pelos meios de comunicação.
Hoje, por exemplo, divulgou-se outra série de argumentos, todos fundamentados em farta documentação, sobre as mentiras da Ação Penal 470. Foram preparados, desta vez, pela equipe de comunicação de José Dirceu.
Confira as imagens abaixo, com calma. Qualquer dúvida, comente, para que nós, ou outros leitores, possamos responder.
10 respostas
Como ja disse o Judiciario prepara um golpe de Estado…A alegria maligna(alegria com a desgraca alheia) de Barbosa tem algo mais que uma simples compra de ap em MIAMI(FUGA DA TURMA DE BATISTA) PIOR nenhuma instituicai e nem o SUPREMO adota nenhuma providencia para defender a DEMOCRACIA…. e triste ver a mesma imprensa que deu o golpe ser subsidiada pelo PT que sonhou um dia cooptar essa midia…
~
Quando o governo não faz o que tem que fazer para proteger a sua liberdade, só resta mesmo o cidadão. Há momentos em que os cidadãos têm que tomar o destino do país nas próprias mãos e foi o que fizemos ~
Esse post deveria ficar sempre ao pé de novas matérias sobre o STF. Ele resume todos os atos persecutórios do tribunal de exceção praticados na AP 470. Deveríamos repetir à exaustão as verdades que são omitidas pela mídia corporativa e minar as mentiras de quase uma década repetidas sistematicamente por ela.
QUE TAL TROCAR O ULTRAPASSADO “DOMÍNIO DO FATO” PELA AVANÇADA “PUNITIVE DAMAGES”?:
http://www.edisonsiqueira.com.br/site/doutrinas-detalhes.php?id=130
no primeiro dia do julgamento,
os juízes sem isenção decidiram que eles próprios são superiores aos seus pares de primeira jurisdição.
resolveram enforcar logo os réus porque -“afinal isso vai acabar aqui, no supremo (de frango) mesmo”.- e qual juiz provincial tem mais conhecimento que “nosotros”?
infelizmente alguns juizes de boa índole aceitaram a decisão dos pit bull.
-não deveriam.
– o que começa errado……………..
os mensaleiros já esta na hora de recorrer a uma corte internacional
Sou Brasileiro com muito orgulho e com muito amor. Mas observo certas incongruências. Por exemplo:
Temos a segunda maior TV do mundo, possuidora de um cast de primeira grandeza(sic) – NUNCA GANHAMOS UM OSCAR,
Temos uma Academia Brasileira de Letras recheada de Génios – NUNCA GANHAMOS UM NOBEL.
Temos uma das maiores população de católicos do mundo(sic) – NUNCA TIVEMOS UM PAPA.
Temos depois da Africa, a maior população negra do mundo – MAS O NEGRO SÓ É INSERIDO NA SOCIEDADE ATRAVÉS DE LEIS, DECRETOS OU INDICAÇÃO.
Temos a imprensa mais livre do mundo – MAS ELA MORRE DE MEDO DA DEMOCRACIA – LEI DE MÍDIAS.
Tivemos o Presidente mais popular e honrado do mundo – MAS A MÍDIA INTERNA TEIMA EM DESABONA-LO.
Tivemos o Presidente mais corrupto do Brasil – MAS A MÍDIA TEME EM ENALTECE-LO.
Temos o Judiciário mais livre e aberto do mundo – MAS ELE TEIMA EM SER INJUSTO, PARTIDÁRIO, MIDIÁTICO, INCOERENTE E PARCIAL.
Temos um Governo que Governa para todos, indiscriminadamente – MAS A IMPRENSA INSISTE EM TRAZER DE VOLTA O GOVERNO PARA POUCOS.
Temos um País que em 12 anos saio da “vergonha” para o “orgulho” – MAS A IMPRENSA TEIMA EM NÃO ENXERGAR.
Temos á 12 anos resistido a todas as crises internacionais – MAS A IMPRENSA TEIMA EM VER CHIFRES EM CABEÇA DE CAVALO.
Temos um Povo feliz, orgulhoso e confiante na sua Presidenta – MAS A IMPRENSA TEIMA EM TENTATIVAS DE DESACREDITA-LA.
TEMOS UM POVO QUE NÃO ACEITA MAIS TER SUA INTELIGÊNCIA SUBESTIMADA – Mas a Imprensa insiste tentando, tentando, tentando subestima-los.
TEMOS o LULA e a DILMA remando sem parar, para manter as conquistas e assim ver o POVO triunfar. Mas se o Povo não se unirem, não tenham duvidas, o LULA e a DILMA vão morrer na prais, e eles, os da “QUADRILHA DOS TRILHOS”, os HOMENS SÉRIOS tão idolatrados pela Imprensa vão voltar a descarrilhar o BRASIL.
Uma coisa importantíssima: ao serem constrangidos e maltratados pelo Joaquim Barbosa, os juízes não julgaram livremente. Ao fazer isso,o tal presidente obstruiu a justiça e tornou nulo o julgamento.
Barbosa devia acautelar-se. Hoje põem-lhe a chibata nas mãos; amanhã dão-lhe o pelourinho.
Não vai mudar nada a ser que alguns corajosos mudem essa porra por eles mesmos, sabem por que? Porque é uma “mentira aceita”.
Metade do povo desse país apoia, não quer nem saber de justiça ou verdade, tanto faz. Se tem gente no judiciário capaz de levar uma farsa dessas até esse ponto, por que não o povão? Ninguém vai fazer nada, vai continuar por isso mesmo até que quem não concorda com isso tome suas prórias providências na marra.
Sempre teve injustiças por ai, não mudou muito.
O STF não mudou ao julgar a ação 470 – ele sempre foi assim: protetor e aliado dos poderosos e inimigo da esquerda. O que mudou foi que o PT é quem está no poder. Mas o STF continua sendo o que sempre foi, e continua engavetando todos as denúncias em que há provas, dando habeas corpus a criminosos e inocentando os verdadeiros corruptos do País.