Essa vai ficar para os anais da história mundial do cinismo.
Em sua coluna de sábado, o principal analista político da Globo afirmou que há uma diferença entre o “petrolão” e o “trensalão”.
O petrolão é do mal, porque visava financiar partidos políticos.
O trensalão, por sua vez, é do bem, porque é uma corrupção “tradicional, digamos assim”. Ou seja, não faz tanto mal à república.
Merval, isso não existe.
Toda corrupção na política visa a preservação do poder político. Ou melhor, toda corrupção, em política, busca se preservar, por uma razão óbvia: para continuar roubando e para não ser pego.
A diferença é que alguns casos são investigados, outros não.
Além do mais, o trensalão envolveu nomes que faziam a arrecadação de recursos para o PSDB.
Então mesmo a sua hipótese cínica, mesmo a sua crise terminal de farisaísmo, não cola.
O Ministério Público já pediu a devolução de quase meio bilhão de reais roubados pelo cartel de trens de São Paulo, escândalo no qual políticos do PSDB estão profundamente mergulhados.
A diferença entre os escândalos é que ninguém jamais cogitou o impeachment de Geraldo Alckmin. Pensou-se um pouco nisso por causa da falta de investimento em infra-estrutura hídrica, mas não no caso do trensalão.
A menos, é claro, que se encontrem provas bastante concretas sobre seu envolvimento pessoal no esquema.
A hipocrisia merválica é tão suprema que ele esquece que o maior caso de corrupção visando a continuidade do poder político foi a compra de votos para a reeleição de FHC.
Havia gravação de deputado admitindo ter recebido dinheiro para votar em favor da emenda que garantia a reeleição para o então presidente Fernando Henrique Cardoso.
FHC mudou as regras do jogo com o jogo em andamento. Para beneficiar a si mesmo.
Os bolivarianistas, quando instituíram a reeleição em seus países, consultaram o povo através de plebiscito popular, elegeram novas assembleias constituintes, fizeram mudanças constitucionais sempre com a presença do voto.
FHC, não. Mudou uma regra de ouro da Constituição, instituindo a reeleição, sem fazer plebiscito, sem ouvir o povo. Preferiu fazer uma negociação palaciana à base de corrupção.
Mas isso pode, né, Merval? Porque é uma corrupção tucana, cheirosa, do bem.
31 respostas
Já não existe bom censo algum nos colunistas do PIG. Agora perderam completamente o decoro, apelam para a indigência mental de quem ainda lhes dá alguma credibilidade para logo após sair em passeata pedindo golpe militar ou institucional.
Caramba, que a nossa grande mídia é hipócrita e cínica não é novidade alguma, mas assumir tão descaradamente esse cinismo e hipocrisia como o Merval fez, chega as raias do inacreditável… “corrupção do do PSDB é corrupção do bem…”… Aff! Manda importar óleo de peroba que o que tem no Brasil não vai dar para tamanha “cara de pau”.
PQP procê, Merdal!!!
Prescrição, lembram do que se trata? Há quantos anos FHC teria comprado votos? A lei penal suportaria chegar àquela longínqua era? Não. Já o que ocorre hoje é perfeitamente alcançável pelas “malhas da lei”. Eu me preocuparia com a notícia ou comentário do jornal de hoje, mesmo que escritos pelo Imortal Merval – que escreve mal pra caramba, diga-se de passagem! Hoje, de quase nada adianta falar nas peripécias de outrora do PSDB. A eleição é finda, Dilma ganhou. E precisa mais é governar do que se comparar com os principais opositores. O PSDB perdeu, diga-se de passagem, por conta do legado que construiu no imaginário popular. Imaginário que tem privataria, compra de voto para reeleição etc. O PT que se cuide para não construir imaginário semelhante…
A coluna do Merval é um desrespeito ao povo brasileiro.
Alguém saberia dizer, em valores atuais, quanto valeriam os 200 mil distribuídos no congresso pelo FHC?
Aproximadamente uns 600.000 mil, apenas com correção monetária, sem juros. Se considerarmos que o Congresso tem uns 500 parlamentares, mas supondo que 15% eram do próprio PSDB e por isso não precisariam receber, podemos ainda jogar um pouco para baixo tirando alguns alidados e deixar uns 300 parlamentares (para ser generoso com os tucanos) há 600.000 mil por cabeça o que daria uns 18 milhões de reais atualmente.
Há! No mensalão, SEM PROVA ALGUMA se estima que os parlamentares teriam recebido 50 mil por cabeça para aprovar a reforma da previdência e a reforma tributária (quase dez vezes menos e ainda assim não tinha nenhum projeto de manutenção do poder)
Eduardo,
Uma pequena correção:” atualmente daria R$ 180 milhões ..”
E por essas e outras que o governo tem que dar uma radicalizada e nao ficar dialogandp muito tipo duperativ primario, trem bala , enem ,taxar fortunas e meter guela a baixa dessa gente.
A suprema piada sem graça … O Estado Brasileiro virou a COSA NOSTRA de suas elites colonizadas !!!!! O Estado Brasileiro virou uma possessão das elites colonizas, que o transformaram num ‘esquemão’ para se dar bem e negar o desenvolvimento ao País e ao Povo. Chegamos ao ponto em que corrupção, mesmo não provada, com o objetivo de desenvolver o país de forma inclusiva, equânime e soberana, é corrupção do Mal, mas corrupção para favorecer a banqueiros de rapina e a voracidade de uma Malta de mauricinhos rentistas e insaciáveis da PRIVADA corrupta e inimputável, é corrupção do Bem !? ‘Coidilôco … SOCORRO POlÍCIA !! O que, a Polícia faz parte do esquema !?! ME TIRA OS TUBO !!!!’
“O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”
Bravo!
É exatamente isso, Yacov.
Ou, noutros termos: “corrupção do bem” na visão globo-mervalesca é a corrupção que atende a interesses de prepostos a serviço da direita mais estúpida do mundo, que, por isso mesmo, e por sua vez, sempre esteve a serviço da matriz colonizadora.
É um Mundo paralelo.
Tratamento paralelo.
Poder paralelo.
Força paralela.
Enfrentando isto, o pobre não sobrevive.
O lado de lá invade o lado de cá.
Não dá folga..
É a Mafia que bate a porta do Comerciante
e pede uma mensalidade.
Invadem tudo.
Desde o interior de Um Ministério, ao interior
das casas.
Cobram um custo altíssimo do lado de cá..
Incontida “satisfação”, pela certeza inquestionável da estupidez dos próprios leitores.
Segundo a tese do merdal, então existe traficante do bem, bandido bom, estuprador honesto, corrupto de Cristo, contanto que seja tradicional e não financie ou seja afiliado à partidos políticos!
E isso sem dizer que tem “um certo principal analista político da Globo” que de tanto falar asneiras acabou assim, dando bom dia a cavalo.
O uso sofismas já se tornou tão corriqueiro e tão descolado da realidade que… deu nisso: vexatório nonsense. E o vexame além de público, é diário.
Academia Braileira de Letras… humm… só se for de letras bélicas. Escritas a partir duma casamata, cuja própria história a coloca no patamar de a rainha do golpismo.
Das duas uma: ou a grana que recebem é altamente compensadora, ou caras como esse confiam cegamente naquele fukuyamico “Fim da História”. Bom, a não ser que vivam blefando politicamente. Sofismando, sim, vivem, com certeza, mas blefar…? Por que não? Não duvido.
“O petrolão é do mal, porque visava financiar partidos políticos.
O trensalão, por sua vez, é do bem, porque é uma corrupção “tradicional, digamos assim”. Ou seja, não faz tanto mal à república.”
__________________________
Enquanto isso…
Supremas nádegas continuam sentadas sofre aquele processo que impede doações financeiras provenientes de empresas com destino a campanhas eleitorais.
Houvesse um pingo de honestidade intelectual por parte dos golpistas, e seus líderes já saberiam sob qual governo e quem indicou as tais supremas nádegas para o STF;
Houvesse um pingo de honestidade, idem, idem, e os golpistas já saberiam sobre o escândalo BANESTADO [republicaníssimo escândalo, não é Mer?], bem como a quem serve a mulher do Juiz.
Os colunistas a soldo da grande mídia golpista estão a todo momento demonizando a Petrobras e o Partido dos Trabalhadores por
Os colunistas a soldo da grande mídia golpista estão a todo momento demonizando a Petrobrás e o Partido dos Trabalhadores por estratégia de desgaste progressivo do governo Dilma. Para neutralizar esta estratégia é preciso esclarecer pacientemente e exaustivamente o público de modo que fique claro os objetivos desse golpe midiático. Os valores até agora apresentados pelo Juiz do Paraná, em relação à Petrobras, são muito inferiores aos valores da corrupção dos trens de São Paulo. O diretor da Petrobras é um criminoso, ladrão confesso, que usou o seu cargo para roubar ou extorquir as empreiteiras em conluio com um doleiro “criminoso profissional” que já havia sido condenado e libertado por esse mesmo juiz. A mulher desse juiz é assessora de politico do PSDB do Paraná, e participa de uma banca de advogados que cuida de interesses de multinacionais do petróleo. Querem evidentemente prejudicar a Petrobras e atingir o governo Dilma. Todos os que roubaram seja da Petrobras ou de qualquer empresa ou órgãos públicos devem ser julgados e punidos. Todavia é preciso deixar claro que a Petrobrás foi vítima de criminosos os quais devem pagar pelo que fizeram.
Os colunistas a soldo da grande mídia golpista estão a todo momento demonizando a Petrobras e o Partido dos Trabalhadores por estratégia de desgaste de governo Dilma. Para neutralizar esta estratégia é preciso esclarecer pacientemente, exaustivamente o público. Os valores ate agora apresentados pelo juiz do Paraná são muito inferiores aos da corrupção dos trens de São Paulo. A mulher desse Juiz é assessora de político do PSDB do Paraná e participa de uma banca de advogados que cuida de interesses de multinacionais de petróleo portanto concorrentes da Petrobras. O diretor delator é um criminoso, ladrão confesso, que roubou ou extorquiu dinheiro das empreiteiras em conluio com o doleiro “criminoso profissional” que foi condenado anteriormente e libertado por esse mesmo juiz. Todos os que roubaram, seja de empresas ou de órgãos públicos, devem ser julgados e devidamente punidos. Mas é preciso deixar claro que a Petrobras é vitima desse esquema e, na media do possível, deve ser ressarcida. Não existe corrupção do bem ou do mal. Existem colunistas a serviço da grande mídia reacionária, vil e manipuladora que diuturnamente trabalha contra e não quer o Brasil como nação soberana, desenvolvida com inclusão social e vida com dignidade para todos os brasileiros.
Este menino Mer(d)val promete. Pois já chegou na Academia Brasileira de Letras (cheirosas) e com estes textinhos alçará definitivamente voo ao pedestal da gloria da literatura universal, ao lado de gigantes como Victor Hugo, Dostoievsky, Cervantes, Neruda, Hemingway.
Em suma, se o objetivo é desmoralizar o Brasil e a sua dita elite, não se precisa de mais ninguém: Mer(d)val é o melhor!
Corrupção cheirosa…sei, sei.
Querem o golpe……….td bem……..pode encomendar blindados…..seus FDP…..
Merval é uma daquelas pessoas que se deixou subir tão alto carregada oela soberba que não consegue mais enxergar os próprios pés. Patético.
Que bom! Né?
Ele nos ajudou – o bicudo -, agora vamos ficar 500 anos no poder.
Merval tropeçou na própria soberba e está envolto em vômitos. Não consegue mais soletrar. Baba tudo!
Oportunidade excelente para aparecer alguém do governo e apontar na direção desta mídia e mostrar publicamente quãio cinicamente eles agem . O problema é aparecer alguem lá . Será que alguem do PT ou do governo lê esses blogs ? Porque só leio Conversa Afiada , Carta Capital , Tijolaço e Cafezinho , entre outros , reclamando da falta de ação do governo e nem assim o governo se mexe !!!
Apontar o dedo na direção de Merval Pereira e GloboNews e largar algo como ” É bom saber que jornalistas da Globo têm definições diferentes para a palavra Corrupção” , seria épico . Mas , essa pessoa parece não existir.
Acorda , Dilma . Cria o Porta-Voz
O ‘povo’ que o FHC ouviu foi o povo chamado Roberto Marinho. Aprova, patrão? Então eu topo!
Esse Merval é um cínico mesmo. Um cara de pau, cuja alma está estampada no rosto, assim, só engana os incautos!…
É impressionante! E a Academia brasileira de iletras não faz nada, né?
Machado,este sim imortal, deve estar revoltado, pensando que não criou a Academia para abrigar tantos babacas.
Alguém me explique, por favor, como é que algúem que esta Merda foi parar lá?
Se Merval está defendendo a corrupção do ‘bem’ ou dos bens tucanos, isso é um bom sinal. Quando os culpados e prevaricadores entram na defensiva, aliás tardiamente, isso é um bom sinal. Sinal de que os próximos serão eles, os pioneiros, na verdade, de tanto mal feito.
*************
*************
****
*************.
* . . . . **** . . . . Lei de Mídias Já!!!! **** … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. **** … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …
Eu também acho,como o internauta Luis Paixão,que os blogs estão dando muita audiência pra esses Meias Tijelas do tipo Ataúlfo M.de Paiva e adjacencias.O que ele escreve e diz,poucos leem ou ouvem.São a personificação da DELAÇÃO PREMIADA!Dedos-Duros para os mais PARTICIPANTES DE ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA,que votaram em Dilma,e analfabetos como eu.