Faltava ele.
Mas Merval Pereira, finalmente, veio se somar à unanimidade dos colunistas da grande imprensa na constatação de que não há como Romero Jucá permanecer ministro.
Ao final de seu comentário, porém, diz uma frase intrigante:
“É preocupante que o presidente Temer não tenha condições de demitir o ministro.”“Romero Jucá deveria ter apresentado do sua demissão imediatamente, para não atrapalhar o governo e o presidente Temer deveria ter pedido o cargo. Não pode ficar esperando a repercussão, para ver se a sociedade vai aceitar. Mas não há como justificar aquele diálogo. É uma conversa muito óbvia. Eles estavam falando de política mesmo, não era nada de economia. É preocupante que o presidente Temer não tenha condições de demitir o ministro.”
Não tem condições, Merval? Por que motivo?
Temer tem maioria folgada no Senado. Tem todos os poderes presidenciais. Nem mesmo teria desgaste com um eventual inconformismo meramente político de Jucá, que está mais sujo que pau de galinheiro, como dizia minha avó.
Então por que não pode demitir? Há algum segredo, algum pacto, algum “eu sei o que vocês fizeram no verão passado”?
Temos um Presidente da República amedrontado diante de um sujeito que fala abertamente em ter cooptado ministros do Supremo para a ideia do afastamento da presidenta legítima?
Estão acontecendo ameaças, chantagens, Merval?
Temer é refém de Jucá?
Conta pra gente, vai.
Não deixe este suspense: afinal, porque Temer treme e não tem condições de demitir Jucá.
Ou você também tem algum segredo para com seus leitores?
PS. Não obstante a afirmação de Merval, acho que Jucá sai. Se não sair, Temer sabe, o arrasta junto.
