Merval quase apela para cassarem Lula em nome de “candidato de centro”

Merval Pereira, o mais qualificado intérprete do “pensamento Globo” na política, esteve hoje à beira de fazer um apelo para que a candidatura do ex-presidente Lula seja cassada, para que um candidato decentro, como ele chama Geraldo Alckmin, possa ter chances eleitorais. Veja o insólito diálogo que manteve hoje com Carlos Alberto Sardenberg, no Jornal da CBN:

Sardenberg – Quer dizer que você acha que o Alckmin não tem chance numa disputa com o Lula e Bolsonaro?

Merval – Acho que não. Do jeito que a coisa vai, nessa campanha, a presença do Lula, radicalizando como em 89, chama um candidato mais agressivo, como foi o Collor em 1989. E acho que este papel vai ser o papel do Bolsonaro.(…)acho que os eleitores estão a fim de disputar, estão a fim de radicalizar, de um lado ou de outro. Não tem espaço para um candidato moderado como o Alckmin.

Sardenberg – Mas você acha que  isso está de barato ou ainda tem chance de mudar até o final do ano?

Merval – Eu acho que tem chance de mudar se o Lula sair da competição. Se o Lula não sair da competição, acho que o clima vai ser esse o tempo todo, porque ele está muito radical e não tem mais campo para ele voltar atrás, como fez em 2002(..)

Sardenberg – Mas aí você está dizendo que o Bolsonaro é favorito?

Merval – Eu acho que, num segundo turno com Lula, o Bolsonaro tem grandes chances de ganhar.

Sardenberg – E você acha que não tem a chance de aí, no meio do caminho, um terceiro nome do “centrão”, que seria o Alckmin?

Merval – Tem o Alckmin, mas eu acho que um nome para disputar nessa eleição radicalizada e populista teria que ser alguém do tipo do Huck, que não é radical, mas é popular. Pode fazer uma campanha populista. O programa dele que distribui… que conserta carro velho, que distribui casa. é tipicamente um programa populista. A marca dele é uma marca populista. Eu acho que um candidato deste tipo pode disputar, na base do populismo, pode disputarcontra Lula e Bolsonaro.

Vejam a sequência do raciocínio.

Primeiro, não há espaço para um candidato de “centro” crescer. Como, se as pesquisas deixam perto de 20% dos eleitores, segundo todas as pesquisas, mais do que tem o segundo colocado, Jair Bolsonaro? E Bolsonaro, a menos que arraste algum partido expressivo, está confinado a um tempo de televisão que mal dará para dizer: “Meu nome é Jair, bang-bang!“.

Segundo: Lula está “radicalizando” a campanha? O sujeito é xingado, perseguido, acusado. malhado na mídia como Judas em Sábado de Aleluia e está “radicalizando”?

Terceiro, de onde Merval  tirou a ideia de que Bolsonaro ganharia de Lula, se as pesquisas que simulam este segundo turno, como fez o Datafolha, no finalzinho de setembro, apontam que esta seria uma das vitória mais fáceis de Lula, por 47% a 33% (59% a 41% nos “votos válidos”).

Merval segue na linha da “polarização” Lula x Bolsonaro que a mídia agita para que o medo faça  ser viável uma candidatura anódina, como a de Luciano Huck que, quem diria, Merval saúda por seu estilo populista de “consertar carro e distribuir casa”.

Até populista na base  de “consertar carro e distribuir casa” serve, desde que seja da Globo?

O que fica, afinal, desta conversa de “militantes do establishment” é o apelo, quase desesperado: “cassem Lula, cassam logo, senão estamos perdidos!”

Para você, se quiser, verificar se não exagero, vai abaixo o áudio da CBN.

 

Fernando Brito:

View Comments (43)

  • O rótulo de candidato da globo não vai lhe cair bem, ainda mais agora que ela conseguiu a façanha de ser alvo no fogo cruzado entre direita e esquerda. As novelas já saturaram a população.

  • Ouvir Merval?! Me polpa deste vexame! Tenho respeito pelos meus neurônios.

  • Quem garante para eles que eles vencerão as Eleições se o LULA for impedido de participar? Quem garante para o Merval "Merdal" que o povo vai votar nos candidatos deles sem a presença do LULA? Vai ser muito vergonhoso para eles sendo derrotado por LULA mesmo ele estando preso, sim, porque é isso que vaqi acontecer.

  • Esse global é um burrinho de presepio que faz o que os patroes mandam. Um tolo completo. Lula nao é radical e somente ele pode agregar o pais com sua eleicao. O ex militar é despreparado em todos os sentidos a comecar pela economia. O aprsentador de TV é digno de risos e talvez uma " ovação". O fato é que a direita nao escapa da derrota mesmo que deem um golpe na candidatura do Lula. Quem ele apoiar estara dentro. O Ciro é burro de brigar com o PT.

    • O Ciro e o Brasil ganharia se unisse Ciro e Lula numa única chapa e teríamos um vice confiável, o que não aconteceu com a Dilma que não desconfiou na manobra do PSDB que sempre está no poder sem disputar diretamente eleição. Chega sempre de carona no Poder.

  • A rima de merdal cai muito bem para esta coisa ridícula que é o lixo merdal.merval

  • A Rede Golpe conta com Lula fora da eleição.
    Com a devida engenharia social, eles desmancham Bolsonaro e o povo foge para o mundo encantado dos Marinho.

    • A Rede Globo não é mais a mesma; quanto mais bate no Lula mais aumenta o ibope dele. Parece que caiu a ficha do povão,

  • Merdal e Sarnosoberg? Desde quando podemos levar à sério esses hipócritas ultraconservadores? Para ambos: VTNC.
    Radicalizei, como esses bostas fazem o tempo todo. Programas que eles participam deveriam vor com um aviso do Ministério da Saúde...

  • Se não fosse o Lula este canalha não teria sido escolhido pela plutocracia para assumir uma cadeira na ABL, foi com um livro difamando o governo Lula que projetou este Merdaval...Só queria fazer lembrar este mesmo formador ou manipulador de opinião, que Lula já perdeu eleições varias vezes antes de vencer pela primeira vez e todos nós sabemos do jogo sujo deste grupo que o mesmo representa, no entanto depois de duas vezes, ele ajudou a elege por 2x a sua sucessora e se não bastasse ajudou a a elege o prefeito de São Paulo. Qualquer comentário deste energúmeno é mera coincidência.

  • ATENÇÃO PARCELA DO BEM DA NAÇÃO BRASILEIRA

    O *PiMG intensifica a capilarização da narrativa do golpe!
    Aqui em Feira de Santana entrou no ar a Rádio Globo FM 90.5!
    A programação produzida nos estúdios em São Paulo e no Rio de Janeiro!
    Uma programação com cara de AM!
    Até as agendas culturais destas cidades sendo anunciadas aqui no Agreste/Sertão baiano!
    Uma agressão à cultura da região, aos valores locais...
    Mais um crime hediondo perpetrado pela direita bandida!
    Não haverá eleição com o eterno e honrado presidente Lula eleito!
    E dias muito piores virão!
    *PiMG (Partido da imprensa Mafiosa &$ Golpista)

Related Post