Escrevo antes do voto de Gilmar Mendes consumando a absolvição de Michel Temer e antes do próximo escândalo a surgir, ainda no forno de vazamentos do Partido do Judiciário.
O que ouço agora, ao escrever, é a baboseira moralista da Sra. Rosa Weber, cujo primarismo , se tivesse boa oratória, uma boa comentarista de programa de rádio matinal.
Por inevitáveis, eles só mais alimentam a sensação do mal que está sendo feito a nosso país pelo aventureirismo judicial que o inconformismo do conservadorismo derrotado – recordem-se que a ação foi impetrada, nas palavras de Aécio Neves, para “encher o saco do PT” – que transformou o Poder Judiciário e seus satélites, o MP e a PF, em ferramentas de um projeto político.
Este processo levou à derrubada de Dilma Rousseff, mas a personalidade da mulher que era deposta ainda nos permitiu conservar valores e perceber que se perdia ali um pedaço da democracia.
Agora, diante de situações imensamente mais condenáveis do ponto de vista moral e, além disso, praticada da forma mais rasteira, vemos a sujeição dos poderes – Judiciário e Legislativo – ao micróbio que chefia, emporcalhado, o Executivo.
Tão sórdido que é difícil conter em nossas almas o desejo de que, por essa via do TSE, ele venha a ser retirado da Presidência.
Não o será, e talvez isso nos ajude a perceber que o Poder Judiciário, como expressão da elite dominante brasileira, é ferramenta não da moralidade, mas do controle do poder e da manutenção do status quo.
Michel Temer é tão pequeno que está acima da lei.
Ou você acha que, como se diz no sul, Sérgio Moro correu a mostrar as canjicas a Michel Temer, ou tagarelar, às risadas com Aécio Neves ou ainda trocar afagos com João Dória naquelas picaretagens empresariais do Grupo Lide.
Um país não se salva com tribunais, salva-se com seu povo.
Não alcança estabilidade, num país do tamanho do nosso, apoiado apenas nas elites, ainda que sejam esclarecidas – e as nossas estão a anos-luz de o serem.
Um cone só se equilibra pela base, jamais pelo seu vértice.
9 respostas
Por enquanto Janot e STF são os poderosos do mundo,os guardiões da “ética” e da ética”moral” só contra os deficientes físicos do PT.
Estão devendo e devendo e muito contra a quadrilha do PMDB/PSDB.
Esperamos que terça-feira,13/06,comece a”mudar”esse jogo com.a prisão de Aécio Garcia Neves.
Mais isso também não será o suficiente para tentar moralizar a justiça no Brasil,ja que eles tem a obrigação de prender Aécio,já que Delcídio Amaral foi preso por coisas bem menores.
Ora José, Delcídio “estava” no PT por isso foi preso. Aécio não vai ser preso. Até agora ninguém do psdb foi preso e tampouco condenado dentro desta tragédia do golpe.
Você tem razão,mas vamos esperar pelo menos está última tentativa que é a prisão de Aécio Neves.
Nos escândalos Temer e Aécio com provas irrefutáveis,de 0 a 100%, estou alimentando 20% de chances do criminoso Aécio Neves ser preso.
Vamos esperar.
VEJO MUITO DIFERENTE,NÃO CREIO SER JUSTIÇA PUNIR DILMA INOCENTE PELA SEGUNDA VEZ,VEJO MAIS UMA VEZ DIFERENTE,A CULPA NÃO DE NINGUÉM ALEM DE NÓS POVO E NOSSO VERGONHOSO PACIFISMO QUE ESCONDE HISTORICAMENTE A VIL COVARDIA.NOSSA CULPA<NOSSA MÁXIMA CULPA QUE NÃO TEMOS A CORAGEM PATRIOTICA DE SE CONTRAPOR COM VIOLÊNCIA MAIOR QUE A DE GOLPE DE ESTADO.
Nossa Luís, vc disse o que fica sempre engasgado na garganta qdo vejo o horror crescer todos os dias diante da plácida banalização do mal. Esse é o Brasil construído por brasileiros. Aos poucos vou entendendo as palavras do Mino Carta: o Brasil não tem jeito no curto prazo e nem no médio; esse pais sofrido ainda vai sangrar e morrer muitas vezes até poder se levantar de suas ruínas. É a guerra que sobrou para a AL. Falo isso tudo me beliscando porque é tão difícil aceitar tanta canalhice em estado puro.
terminou mais um ato dessa farsa que vimos sofrendo inermes. nós é que estamos de saco cheio dessa desgraça, desses egos inflados. como disse seu colega debatedor em BH: não só constituinte exclusiva mas tb tribunal constituinte!
Parabéns, FB! Disse tudo!
Até porque o Judiciário, ele mesmo, precisa ser investigado. Ou alguém supõe que ele é puro e imaculado?
O do topete, no seu voto, mais parecia um daqueles do triste espetáculo de 17 de abril na Câmara.
Gilmar, por sua vez, foi…Gilmar. Justiça à la carte é com ele mesmo. Sem disfarces. A depender das conveniências, e do quê ou quem está sendo julgado, ele dirá A ou o contrário de A. Assim, na cara de pau mesmo – e sempre super teatral. Aliás, um péssimo ator. Todos já percebem como ele é grosso e tem interesses a defender. E os defende!
Quanto à Weber, Santo Deus que ela repete a mesma fórmula e performance do Mensalão. Agora, porém, com fraseados que, acho, nem mesmo ela entende.
Caro Fernando Brito.
.
O melhor do artigo não está no texto nem no assunto que ele fala, mas sim na figura escolhida para definir o que é a situação brasileira, as três situações de equilíbrio.
Equilíbrio estável, instável e indiferente. Acho interessante o desenho pois como procuro estabelecer uma correlação ao que se chama modernamente a teoria do Caos (que é um desenvolvimento do desenho aí colocado) já escrevi algo sobre o assunto que coloco a sua disposição.
O artigo que escrevi se chama “Desculpe-me, mas todo o caos tem uma lógica!” e se encontra em:
http://jornalggn.com.br/blog/rdmaestri/desculpe-me-mas-todo-o-caos-tem-logica
Boa tarde,
O Julgamento da chapa Dilma/temer pelo TSE é a maior evidência de que a justiça do Brasil julga por conveniência política e onde se aplica dois pesos e duas medidas… pra Dilma era crime eleitoral so pelas convicções, “pra encher o saco do PT”; e pra temer com todas as provas de caixa 2 e recebimento de propinas de campanhas como a doacao do cheque de 1 milhão ai tudo é doação legal…
gilmar mendes ( com letra minúscula mesmo) é mais um que entra no rol do ” esqueçam o que eu disse ou escrevi”, iniciado por FHC e seguido por alexandre de moraes.
E na lista dos inimigos do povo brasileiro encabecadas pela rede globo, EUA, a grande midia e a divida publica, parece ter sempre um espaco pra mais um, o TSE e o STF. O Senador juca, “o caju”, ja dizia: – “colocar todos no acórdão” inclusive o STF…)
já passou da hora da manifestação popular fazer uma visita e bater as portas escancaradas de cinismo e hipocrisia do judiciário …”TOC TOC! Tem alguém ai?!”
https://www.google.com.br/amp/brasil.elpais.com/brasil/2016/11/18/politica/1479478191_401105.amp.html