Ministro interrompe soneca e defende governo

o-ministro-da-justica-jose-eduardo-cardozo-participou-do-poder-e-politica-projeto-do-uol-e-da-folha-em-4-de-junho-de-2012-1338835820774_956x500

Leio na internet que o ministro da Justiça resolveu acordar da soneca que vem tirando há meses (para não dizer anos) e rebateu acusações contra seu partido.

É uma resposta ainda meio sonolenta, fraquinha, de quem perdeu a prática.

Mas só o fato de responder, porém, já é uma boa novidade.

É chato assistir a uma partida de box em que um dos lutadores só apanha, sem reagir.

O ministro provavelmente resolveu sair de seu confortável silêncio porque o governo identificou, nos vazamentos ilegais e seletivos da Operação Lava Jato, a tentativa de macular a campanha da presidenta. E isso é perigoso, sobretudo no momento em que as contas da presidenta e do PT estão em mãos exatamente do cabo eleitoral da oposição no Judiciário: Gilmar Mendes.

Aliás, o processo que o PT decidiu mover contra Aécio, por causa daquela entrevista em que o tucano diz ter perdido a eleição para uma “organização criminosa”, caiu nas mãos de… Gilmar Mendes.

Por isso eu reitero que o PT jamais deveria terceirar a luta para o judiciário.

Quem faz isso é o cidadão comum, que não tem obrigação de fazer política.

O PT é um partido político. Esta é sua razão de ser, para isso recebe, legalmente, recursos públicos e privados: para fazer a disputa democrática de ideias e projetos, defender a si mesmo e atacar seus adversários.

Sua luta deve ser dar na política, não no Judiciário.

As falas do ministro foram as seguintes:

“As delações permitem uma pauta de investigação, para verificar se aquilo que falam é fato ou não, mas o que temos visto é que com base nesses depoimentos estão surgindo teses absolutamente inverossímeis e absurdas a partir de coisas sequer ditas pelos delatores”.

“De onde se tira que teve dinheiro para a campanha da presidente Dilma? É uma tese sem amparo nenhum nas delações. Não teve dinheiro para campanha da Dilma. De onde se tira a ideia de que a doação chegou próxima do Planalto?”

“Não estão satisfeitos com o resultado eleitoral e querem fazer disso um revanchismo. Querem ganhar no tapetão o que perderam nas urnas, por razões de frustração eleitoral.”

Parabéns pela coragem de abrir a boca, ministro.

Só esperamos que não amarele na primeira tréplica da mídia.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

21 respostas

  1. Será que os advogados do PT desconhecem o termo ‘suspeição”, no tocante à magistrados? Se o comportamento do gilmar mendes, com relação ao PT não é “suspeito’, no tocante à imparcialidade, desconheço quando possa ser…

      1. Também, não entendo. E, depois que assisti ao “mentirão”, tenho medo da Justiça do Brasil.

  2. Porque é que ainda não divulgaram quais são os políticos envolvidos na lava-jato?

    E porque é que não notícias diárias, detalhadas, com direito à filmagens infográficos, fotos dos suspeitos, teor dos depoimentos e etc, do TREMSALÃO da mesma maneira que o fazem com o caso da PETROBRÁS, visto que os dois casos são muito semelhantes, pra não dizer que um é continuação do outro?

    Pergunta retórica, todos nós sabemos!

  3. O suposto ministro teve um espasmo. O morto tem disso. As vezes tem alguns espasmos, somente isso. Não significa que esteja vivo.

  4. A culpa do golpismo é da inação do PT/Governo, que não faz o enfrentamento político com os meios de que dispõe. E este ministro deveria pedir o boné e ir para casa, já que a PF sob seu comando parece ter virado de vez um ninho tucano. Todo suspeito deve ser investigado, seja de que partido for. Mas não é isso que estamos vendo. Está mais do que na hora de o governo mostrar força, recompor sua base política e também sua base popular. Tenho chamado a atenção para a necessidade de garantir e ampliar as conquistas dos que já ascenderam socialmente. Refiro-me à Classe C, que é a chave contra o golpismo. É preciso uma série de medidas políticas e econômicas que pensem o suporte às multidões que ascenderam da pobreza para a base da classe média. É preciso informar melhor, proporcionar melhor acesso à saúde e a educação e aliviar o peso dos impostos sobre essa parcela da população. Garantir que continuem avançando e possam reconhecer quem lhes possibilitou isso. A série de textos abaixo reflete sobre esses temas:

    Informação Independente:
    http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR2.html

    Saúde:
    http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR3.html

    Educação:
    http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR4.html

    Introdução:
    http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR.html

  5. Antes tarde do que nunca. Mas o que ele disse foi bom. Não disse as coisas pela metade. Apenas está fora do timing.

  6. Ihhh, Fernando Brito, quando o sujeito que dorme pesado desse jeito acorda assim no meio de um incêndio é porque já é tarde demais; já não tem mais pra onde correr.
    O golpe hondurenho – ou paraguaio, se preferir – já está em marcha há um tempão e só agora ele sentiu o cheiro de fumaça e o fogo queimando o rabo dele.

  7. eu cheguei a conclusao de varias coisas , primeiro eu estou com a esquerda a verdadeira esquerda e os movimentos sociais e nao abro mao. segundo , se esse pt nao tomar postura de partido que nos represente de verdade e parta para o combate, ele merece ser exterminado. se o pt nao ser o pt de verdade , ele vai acabar. nao da mais para confiar num partido que hora fica de joelho para o pig , a direita e todo conglomerado, e o mesmo nao defende nem o seus acusados do mentirao e outra diz que vai fazer isso ou aquilo. e o que é pior, nao faz. ninguem ate querendo um partido radical , mas um partido que va para a luta junto com o povo e os movimentos sociais sem medo e covardia , e que tambem que extermine de uma vez por todas tucanos salafrarios como esse min. da justiça , que mas é um tucano infiltrado a serviço do pig e da direita. ou o pt tome uma atitude ou ele vai acabar.

  8. Não acredito que a Dilma va manter esse verme no ministério da justiça.
    Será que a Dilma esta enfeitiçada ou é cega mesmo.

  9. Não dê parabéns, mesmo que só por educação: primeiro porque é obrigação do ministro que dormiu até agora e, segundo, que se o Gilmar bater o pé essa reação acaba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *