Miriam Leitão “urubuza” seca até debaixo d´água

urubologa

Hoje, em sua coluna em O Globo, a profetisa do caos elétrico, Miriam Leitão reclama assim da “ameaça de apagão”:

Ontem mesmo o ONS divulgou que o nível dos reservatórios do Sudeste caiu para 15,26%, o percentual mais baixo desde 2000 para meses de novembro. Até mesmo no ano do apagão, 2001, a taxa era maior do que agora, de 23,04%. É verdade que ainda pode se torcer para chover muito até o final do mês, mas nem mesmo o Operador Nacional do Sistema Elétrico acredita que isso vai acontecer. Na semana passada, o ONS reduziu a estimativa do nível dos reservatórios para 14,9% no final do mês. No Nordeste, chegará ao fim do mês em 12,6%. No mesmo período do ano passado, o nível do Sudeste era de 41% e no Nordeste, 22,19%.

O ONS, Míriam, faz sempre cálculos conservadores, como é do seu dever fazer.

Não pode contar com a chuva no…na nuvem.

Mas você poderia consultar os sites do tempo.

E vai ver que a região Sudeste, especialmente aquela onde se localizam as represas, está debaixo de temporais.

Liga para alguém em Belo Horizonte que te informam.

Ou então, se quiser ser mais “científica”, consulte as páginas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e veja os dados que são colhidos diariamente das estações meteorológicas.

Você vai ver como está chovendo a cântaros nas cabeceiras do São Francisco, do Paranaíba, e em trechos do Rio Grande e do Paranapanema,  com registros que vão de 30 a quase 100 milímetros em 24 horas.

Mas isso não é que nem encher banheira, Miriam, que abre a torneira do céu e a água começa a subir na mesma hora e daí a alguns minutos está cheia.

Primeiro tem de encharcar o chão, encher os córregos, daí os ribeirões, os rios e, finalmente, água na represa.  Que, no caso de algumas delas, são maiores que a Baía da Guanabara.

E mesmo aí, muitas vezes, não sobe de imediato, porque tem de soltar água, às vezes, para ajudar outras represas mais adiante, em situação difícil.

Nestas coisas, cara agourenta, não se pode fazer afirmações olhando um dia, nem  mesmo uma semana.

É devagar, devagarinho.

Tanto que não encho a paciência dos meus raros e caros leitores com qualquer 0,1% que caia o cantareira, porque sei que o problema não destes dias, mas de como será a estação seca do ano que vem.

Porque, se a temporada de chuvas de verão ocorrer normalmente, como todos os meteorologistas concordam, os reservatórios ganharão de 20 a 25% de sua capacidade, no mínimo.

Isso, no caso das represas das hidrelétricas, repete em 2015 o quadro desta época em 2014. Ruim, mas não o desastre.

Muito melhor que no caso de São Paulo, que tem hoje  menos 20%, fica com zero.

Sem terrorismo. E sem defender, como se faz na sua coluna, mais ganhos para as empresas elétricas, sob a alegação de que quem paga é o consumidor.

Porque é o consumidor que sempre paga.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

27 respostas

  1. A urubóloga devia destacar o fato de que quando havia 23% de água houve apagão no desgoverno tucano e agora, com 15% de água não há apagão no governo do PT.

    Até quando seremos obrigados a ver o monopólio de bestas formar a opinião pública?

    1. EXATO! Ela confessa e a tucanada finge que não vê… rs rs rs com 23% de água tivemos o apagão histórico dos tucanos, agora, com 15% de água, na era PT, racionamento algum. Quanta diferença não é Mirian? hahahaha

      Ah! Mirian… lembra o pessoal que na época do “apagão tucano”, embora não fosse por conta do “apagão tucano” foi quando o Brasil começou a importar energia, da, da, da… VENEZUELA… kkkkkkkkkkk

      Os tucanos que vivem gritando, “fora Cuba”, “fora Venezuela”, vão adorar a imagem do Fidel, Chaves e FHC juntinhos e irmanados, pois essa foto corre pela internet, mas, mas os tucanos da rede, dizem que é uma montagem (porque não tem a fonte original), mss com a fonte direta da folha, não vão ter como negar…. hahahaha

      http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc1408200119.htm

  2. De 2001 pra cá são 13 anos. 13 de PT!…rsss…O Sistema Elétrico Nacional totalmente integrado!…Alguém precisa dizer isso a ela ou será que se faz de mouca?!…Pra se ter uma ideia, o estado do Amapá, as margens esquerda do Rio Amazonas, era o último bastião dessa integração com o Linhão de Tucuruí. Uma obra fabulosa. Lá estão sendo construídas três novas hidrelétricas, sendo que a primeira, Ferreira Gomes, está praticamente pronta para alimentar o Sistema com pelo menos 264MW.

    1. Oi Sérgio, a urubóloga sabe sim de tudo isto, só que sonega dos vidiotas que ficam cada vez mais coxinhas!

  3. Pelo menos em minas, em especial belo horizonte,ano passado não choveu nada, mas este ano principalmente os últimos 15 dias tem chovido muito, e quando não esta chovendo o tempo esta fechado.

  4. Ela esqueceu que o sistema AGORA é interligado, o baixo nivel das represas do Sudeste é compensado com o bom nivel do Norte. teve INVESTIMENTO em TRANSMISSAO, avisa lá.

  5. Já que a Leitoa virou “moça do tempo” poderiam colocar a Michele Loreto pra comentar economia. Pelo menos é mais agradável de se ver.

  6. Ela foi expulsa da economia,pela sua falta de competência,não acerta uma,pode esperar,que as represas,vão ter água até a boca.

  7. STF adia julgamento de pedido para arquivar ação sobre “Trensalão Tucano”
    O Ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu vista do inquérito que apura suposto esquema de formação de cartel em licitações do sistema de trens e metrô de São Paulo. A Primeira Turma do STF voltou a julgar nesta terça-feira o pedido dos deputados federais José Anibal (PSDB-SP) e Rodrigo Garcia (DEM-SP) para arquivar a investigação.

    Retomado com o voto do ministro Luís Roberto Barroso, o julgamento estava empatado em 2 votos a 2. Segundo Barroso, apesar de não existirem provas concretas contra os deputados, as investigações devem continuar. “São frágeis os indícios que ligam os parlamentares aos fatos investigados. Eu compreendo que não tem custo zero para homens públicos de bom nome estar expostos a esse tipo de investigação. Curvo-me, porém, ao interesse público na apuração dos fatos e à circunstância de que, embora frágeis, não são inexistentes os indícios”, disse o ministro.

    O entendimento de Barroso foi seguido pela ministra Rosa Weber. Após o voto dela, Luiz Fux pediu vista. Não há prazo para o processo voltar a ser analisado. Os ministros Marco Aurélio e Dias Toffoli já haviam votado a favor do arquivamento.

    Com base na falta de indícios, o Supremo já arquivou inquéritos contra o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) e contra os deputados federais Arnaldo Jardim (PPS-SP) e Edson Aparecido (PSDB-SP).

    No inquérito, são apurados crimes de corrupção, evasão de divisas e lavagem de dinheiro. As investigações indicam que as empresas que concorriam nas licitações do transporte público paulista combinavam preços, formando cartel para, com anuência de agentes públicos, elevar os valores cobrados.

    A parte do processo que envolve investigados ligados à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) está sob responsabilidade da Justiça Federal em São Paulo. São citados João Roberto Zaniboni, Ademir Venâncio de Araújo e Oliver Hossepian Salles de Lima. Duas pessoas ligadas a Zaniboni e mais Arthur Gomes Teixeira também tiveram os nomes incluídos no inquérito.

    A combinação de preços entre as empresas que participaram de licitações para obras, fornecimento de carros e manutenção de trens e do metrô também é alvo de investigação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), do Ministério Público Federal e do Ministério Público Estadual.

  8. Mimi porcona nao sabe ou desconhece sistemas de transmiçao de energia hoje disponivel como emergencia e como prevençao .

  9. Podem ter certeza, depois da intervenção dela a coisa vai melhorar, pois tudo o que ela fala acontece ao contrário….

    Essa mulher é ridicula, acha que sabe de tudo….

  10. É preciso ser muito imbecil achar que num país com PIB quase zero é possível faltar energia quando um gerador só funcionando já é muito

  11. Na falta de notícias negativas contra o governo petista, a Globo apela para as notícias de coisas ruins que poderiam (mas não vão) acontecer.
    Está todo mundo vendo, Mirian. Tu não ficas com vergonha?

  12. Moro ao lado da Hidrelétrica de Ilha Solteira e faz mais de uma semana que não consigo lavar roupa direito por causa das chuvas. No campo já voltam os costumeiros carros atolados no solo encharcado. Foi um ano de grande seca, mas graças Deus a situação está melhorando. Essa Miriam não da uma dentro hein.

  13. Putz… agora ela é garota do tempo, ou melhor: Mocréia do tempo!
    Leitão é nome mesmo ou é uma alusão aos seus patrões?

  14. Tem gente que entra para a história pelos seus feitos e afirmações esclarecedoras e futuristicas.

    Essa mulher entrará na história (e logo esquecida) pelas merdas que fala e projeta. Triste fim de uma profissional cuja função é informar de forma clara, imparcial e objetiva a situação presente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *