Agiu bem, embora tardiamente, o ministro Alexandre de Moraes ao suspender a censura ao inominável site que se dedica a atacar o Supremo Tribunal Federal.
A questão, agora, é reposta ao leito do qual não deveria ter saído: a cumplicidade entre o Ministério Público e os insufladores, nas redes sociais, da “solução” de “um cabo, um jipe e um soldado” para as poucas e tímidas tentativas da Suprema Corte de zelar pelo cumprimento da Constituição.
Poucas e tímidas, porque, em matéria de censura, ela vinha sendo pródiga em mover verdadeira “operações de guerra” para censurar o ex-presidente Lula de conceder uma simples entrevista a órgãos de imprensa.
Coisa que não provocou indignação geral, nem editoriais, nem pronunciamentos em off de juízes.
A estes sujeitos, que praticam o obscurantismo do xingamento, da desqualificação, do ódio, jamais pode ser dado cobrirem-se do manto da liberdade de imprensa.
O açodamento de Dias Toffoli e de Alexandre de Moraes corresponde à desídia com que que o STF – e ambos, portanto – permitiram que se fizesse ao longo de anos, tolerando o processo arbitrário de destruição de reputações e de condenação prévia.
O combate aos abusos, antes de ser penal, é moral e nunca se pode perder esta vantagem diante dos abusadores.
View Comments (15)
Sem entrar no mérito sobre a questão da censura, eu penso que a questão de fundo é que os procuradores querem impedir que os abusos da Lava-jato envolvendo bilhões de reais venham a tona. Querem impedir que o STF prove uma conspiração da Lava-jato
contra aquela corte. A questão é que tudo que o STF constatar pode vir a tona independente de libelo acusatório contra quem quer que seja. E daí, o corporativismo do ministério público não vai valer de nada. Mesmo porque, conforme o andar da carruagem dona Dodge vai ser obrigada publicamente a agir.
Agir a favor de quem? Tudo que ela deveria fazer é cumprir a Constituição, tão vilipendiada desde que Moro resolveu rasgá-la.
Agir contra o Dalagnol, por exemplo, foi o que eu quis dizer nas entrelinhas.
Também acredito nisso. Não apenas o super-escândalo dos bilhões postos sob guarda da rapaziada de Curitiba, como também outras tortuosidades muito estranhas poderiam vir à tona.
Podres Poderes. Brasil é chacota no mundo todo. "...Com Supremo, com tudo...".
O STF acertou na dita censura ao blog facista do Mainardi O Antagonista, que sempre apoiou golpes e aplaudiu a censura a entrevista da Bergamo com Lula. É como se diz pimenta no c..dos outros é refresco. Nada como experimentar o mal que se deseja ao outro. Agora eu quero ver esses babacas defenderem a censura a entrevista da Folha com Lula.
São como gangsters medindo forças, testando o poder de fogo, trocando ameaças e mensagens. Não sabemos o que negociam, que nacos do poder disputam, apenas sabemos o que os uniu e o que os uniria de novo.
Acredito que o recuo não prejudicou em nada o objetivo da medida. O susto foi grande, para estes que, se ninguém disser nada, eles vão enfiando a faca até atingirem o coração. E o momento foi aproveitado de modo magistral pelo STF. - Não berraram tanto, a mídia cretina inteira, em favor da liberdade de expressão? Pois agora engulam uma entrevista com o Lula! Com tudo isso, continuo achando que a nova postura de independência e defesa da Constituição do STF tem um pano de fundo verde oliva.
A nossa Constituição foi rasgada, estuprada, queimada, desprezada... Não podemos esperar nada desses vermes do judiciário!
Vão dizer que ele é um presidiário pior que a Suzane e vão proibir as entrevistas... e os jornais vão bater palmas pra essa decisão. Tudo o que eles não precisam é do Lula falando contra a reforma da previdência.
Existe um erro na reportagem. Não se trata do Supremo Tribunal Federal mas do ínfimo. Deveria ser extinto e substituído por outro com juízes de verdade. É claro que isso não vai acontecer neste país de mentira.
Liberdade de imprensa e livre arbítrio parece ser a mesma coisa . O jornalista que entrevista alguém não pergunta o que tem se ser perguntado , a fim de esclarecer os fatos , segue a pauta do patrão , isto é liberdade de imprensa ? ., Manifestações sociais com milhares de pessoas , se quer sai um registro em empresas de comunicação que tem concessão pública . Também é liberdade de imprensa ? .
A minha ignorância no assunto é maior que o meu conhecimento. Acredito que liberdade de imprensa , se dá em dois movimentos , que deve ser feito pelo mesmo meio .
A atuação sorrateira do MP e de Mr. MouroUS, vai bem obrigado, basta saber se o STF está assimilando todas as nuances da malandragem dessa turma e tome ações que os direcione todos a seguirem a constituição, como alguém disse aqui, rasgada, estuprada e etc!
Para mim, é muito evidente que a batalha iniciada pelos lavajatistas (articulada com procuradores, militares e parlamentares) contra os ministros do STF tem por objetivo principal a manutenção de Lula na cadeia.
Querem impedir o Tribunal de decidir e cumprir a Constituição, daí a frase de Toffoli hoje sobre "obstrução da justiça".