Nos parece evidente que um juiz, assim como não pode receber presentes, segundo os próprios códigos de ética que regem a magistratura e o funcionalismo público, também não deveria receber prêmios de empresas privadas, cujos interesses econômicos e políticos se chocam com o da sociedade.
Imagine se o PT, por exemplo, instituísse um prêmio para juízes, e fizesse uma festança, todos os anos, para entregar o troféu para seus magistrados preferidos?
É o que faz a Globo, tão ou mais identificada com um espectro político do que o PT.
Um juiz com um mínimo de bom senso e desejo de se mostrar imparcial deveria saber disso.
A presença de Sergio Moro na festa da Globo, e sua aceitação do prêmio, constitui um tapa na cara dos que querem acreditar numa justiça isenta.
*
Em nome do decoro, Moro deveria ter rejeitado o prêmio da Globo
Por Paulo Nogueira, no Diario do Centro do Mundo.
Você pode imaginar um juiz britânico – Leveson, por exemplo, o que conduziu as discussões para a regulação da mídia no Reino Unido – numa festa de um magnata da mídia como Rupert Murdoch?
A resposta cabe em três palavras: não, não e não.
Mídia e Justiça devem fiscalizar uma à outra, numa sociedade séria e adulta. Não podem se dar tapinhas nas costas e confraternizar como velhos camaradas.
Que a Globo ignora esse princípio vital da democracia é óbvio. Cenas constrangedoras, no calor do Mensalão, reuniram juízes do STF e jornalísticos icônicos da Globo.
Que o juiz Sérgio Moro, da Lava Jato, não sabia disso é um fato novo, ainda que não surpreendente num país de Justiça partidária como o Brasil.
Num mundo menos imperfeito, Moro teria recusado um prêmio da Globo. Polidamente, assim como um jornalista rejeita um presente caro.
Mas Moro não resistiu, e as imagens dele na premiação são lastimáveis. A posteridade haverá de olhá-las como símbolo de um tempo de atraso no Brasil.
Não há almoço de graça, e nem prêmio. Uma organização como a Globo não premia ninguém sem que haja interesses por trás.
Do ponto de vista prático, o que se deve esperar de alguma causa jurídica que envolva a Globo e que acabe caindo nas mãos de Moro?
A aceitação da homenagem já foi um ruim. Mas as palavras de Moro – e o olhar deslumbrado traído pelas fotos da cerimônia – tornaram as coisas ainda piores.
Moro, segundo o site do Globo, disse ter ficado “particularmente tocado” com os protestos de domingo.
Visto que foram protestos em que Dilma foi massacrada, a declaração de Moro não poderia ser mais reveladora.
Mais que isso, só se ele dissesse que tem andado batendo panela.
Como Joaquim Barbosa antes, Moro já se tornou o herói não dos brasileiros – mas da direita nacional.
Também como Joaquim Barbosa antes, a Globo já tratou de armar a gaiola para ele.
Entre sorrisos, na premiação, Moro entrou nela – para prejuízo da sociedade.
22 respostas
A lei existe mas parece que ninguem mais a cumpre, esse mesmo juíz deveria ser declarado suspeito por varias razões, como pode julgar a mesma pessoa duas vezes? E as ligações de sua mulher com a oposição, se verdadeiras? E agora recebe um premio de uma empresa eminentemente anti-governo declarada; vivemos um teatro do absurdo, parece que as pessoas estão anestesiadas, o resultado disso não pode ser bom.
Esse mesmo anestesiamento da sociedade ocorreu no julgamento da AP 470. Ninguém se levantou contra os desmandos de Barbosa, contra o domínio do fato,contra as sentenças com fundamentações absurdas. Só se via a crítica tímida de um ou outro jurista.
Existem coisas acontecendo nos bastidores que a gente desconhece. Esse juiz Moro não passa de um instrumento para dar ares de legalidade à coisa.
Acho que são resquícios da DITADURA, ainda encarnada nesta geração.
Medo de se envolver com AUTORIDADES e sumir durante a noite..
Basta parar um camburão na rua e pegar você e colocar dentro da viatura, pronto…
E os policiais serão aplaudidos…ou NÃO!!
É isto, é o poder..!!!
Seria de grande utilidade que deputado e senadores do PT, levantasse quanto a Globo gastou com a festa desta premiação e com todas as outras que fizeram para juizes e promotores que investigaram integrante do PT.
Por que a Globo não premia juizes e promotores que investigam o pessoal do PSDB e DEM?
Mas Moro não caiu na armadilha da Globo. O que os une é uma causa comum. O anti-petismo doente e radical. Cada um, a seu modo, e utilizando das armas de que dispõe, quer apear o PT do poder. É uma questão de afinidade.
A Globo fez a mesma coisa com FHC com o filho que mais tarde não era dele!
SIMPLES, A GLOBO MANDOU ELE PEGAR O PRÊMIO, ELE FOI BUSCAR, POIS QUEM MANDA É A GLOBO E QUEM TEM JUÍZO OBEDECE.
“O pior é a tentativa de convencer o povo brasileiro de que só o PT tem problemas de corrupção ameaça institucionalizar no país esse esquema criminoso que envolve Imprensa, Legislativo, Executivo, Judiciário e o Ministério Público do Brasil. Tempos sombrios se avizinham para este país. Sob a versão de combate à corrupção, ela está sendo institucionalizada”. (Blog Cidadania)- Não querem uma justiça cidadã como propõem Dilma, onde o mal feito deva ser apurado, mas o retrocesso dos tempos aos amigos afagos, aos inimigos os rigores da lei. O comportamento desse Juiz, a exemplo Joaquim Barbosa, são escandalosos e um deboche p/ justiça do País.
Renato,
Concordo com você. Acho que tempos negros se avizinham. Há um conluio entre a mídia, grande parte do judiciário(poder não eleito), ministério público(funcionários públicos que se acham uma casta superior, a elite da elite) para destruir um partido´de centro esquerda, que venceu as últimas quatro eleições democraticamente. Aquela direita de 1964(representada nos citados acima) não suportou tantas derrotas e o avanço popular e partiu para a mesma estratégia de 54 e 64, afinal, naquela época funcionou. Lamentavelmente, parece estar funcionando novamente. Funciona porque nos últimos 50 anos ninguém se preocupou em dar um mínimo de conhecimento político à população. Então, o que vemos é aquele circulo de horrores do último dia 15, onde o que existe de pior na sociedade saiu às ruas para vomitar o seu ódio ao outro e a democracia.
Procuradores do MPF não se acham apenas a elite da elite. O coordenador da Lava Jato se acha inclusive um “enviado de Deus”.
http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/a-corrupcao-era-um-modelo-de-negocio-para-as-empresas-diz-procurador-da-lava-jato/
“ESTADÃO: Nunca o sistema é efetivo? Como você explica o sucesso do caso Lava Jato?
DELTAN DALLAGNOL: Os casos em que o sistema é efetivo são pontos fora da curva. O caso Lava Jato é produto de uma série de fatores que, de modo extraordinário, concatenaram-se e produziram um resultado positivo. Dentre esses fatores estão a experiência e sinergia das equipes do Ministério Público, Polícia e Receita Federal que atuam no caso, compostas de profissionais técnicos e qualificados que têm bons relacionamentos pessoais, a alta qualidade técnica e capacidade de gestão do juiz, o apoio da imprensa e da opinião pública, o manejo responsável de acordos de colaboração por profissionais que acumularam conhecimento nessa matéria desde a Força Tarefa do Caso Banestado, a criação da Força Tarefa Lava Jato pelo Procurador-Geral da República, a manutenção das prisões mesmo após mais de cento e trinta habeas corpus, entre outras. São tantas as circunstâncias fortuitas que muitos chamariam isso de um grande acaso, uma conspiração do universo. EM RAZÃO DE MINHA COSMOVISÃO CRISTÃ, EU CREIO QUE DEUS ESTÁ AGINDO NO MEIO DAS CIRCUNSTÂNCIAS e nos dá uma oportunidade única na história de promovermos mudança estrutural em prol de uma sociedade mais justa e mais honesta.”
Cuidar do PT é só com ele.A Globo demonstrou publicamente que só confia nele e nos seus promotores paranaenses. A folha também. Já o trensalão, não precisa de tantos cuidados, tantos vazamentos, não precisa escandalizar. Que o MP tucano de SP cuida bem. E muito bem. Como acreditar na justiça, além dos fatos expostos pelo sistema judiciário já manjados pela população brasileira, quando em relação aos crimes de corrupção a obsessão é tanta que visa apenas um partido. A ponto de um deputado tucano dizer, ao ser apanhado em falcatruas que ele é tucano, nunca será nem preso. Repito: Nunca será PRESO. NUNCA. Capice, Moro, morou, né.Simples assim.
Não há nada mais emblemático do que essa camisa preta que o “juiz” enverga.
Sugestão: no google, digitem: Benito Mussolini, abram as fotografias e vejam a infinidade de fotos do prócer (provável guru do elemento) envergando camisas … pretas!
O obscuro juiz é o filhoco do paipai.
E o paipai é empedernido combatente contra o PT.
Logo o filhoco está fazendo o que foi programado para fazer. Encheu o paipai de orgulho patriótico anti-bolivariano petralha.
É triste, mas é por ai…
O funcionário necessita do reconhecimento pelos patrões.
Preparação de novo julgamento espetáculo… Joaquim deixou o caminho agora entra o “mocinho”… Tudo pelo pré-sal e LULA /18
Moro, no mínimo, deu a mão a prevaricação e mostrou que o seu caráter é fraco e a sua ética é suspeita. Parece que está deslumbrado e que perde a noção da realidade e da responsabilidade. Moro está tanto se mostrando como um grande desastre do mundo jurídico, como se mostra, também, muito parecido com um dos quatro cavalheiros do apocalipse.
Por falar em corrupção institucionalizada, como pode um Juiz Federal receber prêmio do pessoal da lista do HSBC em rede aberta de tv, ao vivo, exclusivo. Corrupção Institucionalizada, nãããão! isso é coisa do PT.
Para o De Sanctis a Globo não deu prêmio algum.
Viva o Brasil!
A “direita” está tão afoita e feliz com o resultado dos movimentos que estão fazendo para a instauração do caos politico no pais, que já estão, antecipadamente, premiando quem faz parte do processo. No caso o Juiz Moro representando o Judiciário!
Meu testemunho, vivendo na Australia há mais de 20 anos. Juizes e muito menos juízes da Suprema Corte nunca deram entrevistas aqui em qualquer jornal, radio, televisão ou revistas. Não comentam nada em público. Isto mostra o estado do atraso de nossa justiça e claro da midia, os dois bem perto da era medieval. Uma vergonha e falta de civilidade, um ato imoral onde a ética não existe. Vou publicar aqui na mídia local como é atrasada a justiça do Brasil, onde a mídia transformam os coronéis de toga em verdadeirso astros BBB. Este Moro aqui não teria carreira, talvez como ator, e péssimo por sinal. Sorte dele que vive cercado de uma direita, uma das mais atrasadas do planeta.
Vê-se que esse juiz Moro chutou o princípio da imparcialidade.
Bom que no futuro o que originar da lava a jato, para o bem ou para o mal, poderá ser anulado.
Brasil ..Brasil.
O Pais das meretricez da Midia… Fazem tudo por uma capa de revista..